Jogos, aventais, tapetes, brinquedos, brincadeiras feitos com sucatas
POSTADO POR PROFESSORAGEORGIA ON SEGUNDA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2011
 Bonecos feitos com potes e tampinhas
 Carrinho feito com garrafas PET
 Fantoche  O  rei mandou
 História A velha e a bicharada
 Família Bonecos de pano
 História Quantos patos?
 Almofadas dos sentimentos 
 Painel da Chamada
 Luva  mosquito da Dengue
 Livro  A descoberta das formas (fechado)
 Livro A descoberta das formas ( aberto)
 História A casa do coelho
 Macacão Lobo Mau
 Boné Lobo Mau
 História  A formiga Rabiga
 Fantoche Lobo Mau ( história Chapeuzinho Amarelo)
 Jogo Dados da Alegria
 Tapete Qual a história? 
 Luva  Elefante na teia de aranha
 Fantasia de palhaço
 Boneca articulada ( para brincadeiras de roda)
 Luva Os dez indiozinhos ( jacaré)
 Luva  Os dez indiozinhos ( frente)
História O gato solitário
 História Era  uma vez....
 Jogo Barrigas  e barriguinhas
  Livro O patinho feio
 Avental   de história Fogo no céu
 Avental de história  Branca de Neve
 Jogo Palavra escondida 
 Avental de história  Branca de Neve
 Avental de história João e  o pé de feijão
 Jogo da velha gigante As princesas
Jogo das sombras As princesas
 Jogo das Princesas
 Avental de história  Cachinhos dourados e os três ursos
 Avental de história O lobo e os sete cabritinhos
 Jogo da velha gigante Personagens Disney
 fada  Fadonstra
 Fada Encantada 
 Jogo Pescaria 
 Jogo Matemática com pizza
 Corrida com monstrinhos 
 Matemática com frutas
 História Confusão na roça
 História Tudo por um pacote  de amendoim
 Jogo pares e ímpares
 Jogo Pesca polvo
 Jogo dos chapéus
 Corrida em zigue zague
 Jogo enfiando a linha  na agulha
 Dominó gigante
 Jogo O caça tesouros
 Jogo do varal 
 Jogo das argolas
 Jogo Mil faces
 Jogo  do varal 
 Jogo do tato 
 Jogo Construindo uma casa
 Tapete  O Reino  das borboletas brancas
 Fantoche  A arara cantora
 Luva  Os cinco ratinhos amigos
 Livro Livrolino
 Avental Mágico
 Livro  Quem conta um conto....
 Fantoche   A abelha chocolateira 
 Painel A velha e os números 
 Almofadas   encaixe as formas geométricas
 Avental de história  Festa no céu
 Livros de pano
 Tapete de história  O peixinho Arco-íris
 Fantoches  A galinha ruiva
 Avental do Mágico
 Avental interativo
 fantoche Planetinha
 Fantoche  Bom dia todas as cores
  Fantoche Um bichinho diferente
 Fantoches A cigarra e a formiga
 Pirata de palavras
 Tapete Trânsito

















































































Jogos
SUDOKU DE CARTAZ
* Peça a cada grupo que se organize (se eles tverem dificuldade de fzr isso sozinhos, vc deverá auxiliá-los ou decidir por eles) e escolha 2 representantes;
jogador A1, jogador B1, jogador A2, jogador B2, sempre respeitando essa ordem intercalada. O 1º jogador a jogar deve comprar uma carta (pegar uma carta do BOLO da mesa) e logo em seguida jogar uma carta sua fora, dando início ao LIXO (montinho de cartas descartadas pelos jogadores durante o jogo). Tanto o LIXO quanto o BOLO ficam no centro da mesa. A partir da 2ª jogada, todos os jogadores procederão da mesma forma: primeiro compram uma carta (que pode ser do BOLO oudo LIXO, sendo que no caso do BOLO o jogador compra uma carta só e no LIXO o jogador é obrigado a pegar todas as cartas que estiverem ali, mesmo que só queira uma.
*O BOLO deve ficar de face para baixo amontoado uma carta sobre a outra e o LIXO de ficar de face para cima separadas para que todos os jogadores possam ver o que tem no LIXO.
Baralho MDC
Tabuleiro Tabú
* NÃO ESQUEÇA DE IMPRIMIR O DADO 2 VEZES EM PAPEL CARTONADO!!!!!
Dica:
Baralho Alfa e Baralho Silábico
http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/
TIRANDO SUGESTÕES DA COLEÇÃO "HOJE É DIA DE MATEMÁTICA"
TRILHA DO RESTO
DICA:
* Seguindo a ideia de reciclagem do blog que tal guardar as suas peças dentro de um simpático pote de maionese (DE PLÁSTICO)?
TABULEIRO DE FORMAS
* Excelente para trabalhar figuras geométricas planas e ângulos.
* DICA:
No lugar de marcadores de papel utilize as tampinhas de garrafa Pet pintadinhas e guarde o dado e os marcadores em potes de sabão pastoso ou margarina......reciclar é a palavra de ordem!!!
POLIMINÓS
Usando diversos quadrados de mesmo tamanho, prém em posições diferentes o poliminó é um ótimo jogo para desenvolver o raciocínio lógico.
* Copie e cole a malha quadriculada 4 vezes para formar o tabuleiro do jogo;
* Imprima os poliminós de acordo com as cores dispostas na malha quadriculada abaixo e corte-os para ter as peças do jogo: monominó, dominó, triminós, quadriminós, pentaminós e hexaminós (no caso desse jogo coloquei a disposição somente até o hexaminó, mas existem peças com quantos quadrados vc quiser trabalhar);
* O jogo é feito com 2 participantes, onde cada um joga alternadamente encaixando as peças na malha quadriculada do tabuleiro. Ganha o jogo aquele que for o último jogador a conseguir encaixar uma peça.
MALHA QUADRICULADA PARA FAZER O TABULEIRO
PEÇAS DO MONOMINÓ ATÉ OS PENTAMINÓS
* Para obter cada peça recorte seguindo as cores e ignore os quadrados brancos.
PEÇAS DOS HEXAMINÓS E HEPTAMINÓS
* Eu tentei colar como foto para o blog nos tamanhos correspondentes, porém os quadrados da malha do tabuleiro ficaram com tamanho diferente dos quadrados da malha das peças. Se vcs quiserem o arquivo em PDF é só enviar e-mail para lis_quim@yahoo.com.br que eu envio o arquivo.
* Vc tbm pode fzr o seu poliminó em EVA com as peças bem grandes. Desenhe a malha quadricula em uma folha inteira de EVA, sejamos praticos.....rsrsrs....é só usar a própria largura da régua como medida....fica muito mais rápido e do mesmo jeito faça as peças bem coloridas naqueles retalhos que sempre sobram nos nossos armários.
* Não esqueça de colar a sua malha de EVA em um papelão para que seu tabuleiro fique bem firme e não "sambe" enquanto os alunos jogam! (com toda aquela delicadeza de criança que lhes é peculiar....rsrs.....)
* Ideia da minha mãe...todos os créditos vão p ela!!!!!!!!! Guardar as peças do Poliminó naquelas cxs. de bombom Ferrero Rocher.........Olha só q chick que ficou....chickerrrrrrrrrrrrrreeeeeeeemmmmooooo!!!!!!!!!!........rsrsrsrs.............
JOGO DO BARCO
Muito bom para trabalhar figuras geométricas e raciocínio lógico!!!!!!
* Pode ser jogado com até 3 jogadores;
* Cada jogador na sua vez joga os 2 dados e segue a indicação colocando as figuras na quantidades indicadas pelos dados com o objetivo de montar a figura do barco;
* Se cair uma figura na quantidade indicada que já não tenha mais figuras disponíveis o jogador perde a vez;
* Quem conseguir cobrir o barco 1º ganha o jogo.
O Jogo do Para Frente ou Para Trás é uma versão do Viagem à Lua onde os jogadores contam as casas de acordo com os números que saem nos dados. A diferença é que nessa brincadeira o jogador pode andar casas para frente ou para trás.
* Podem brincar quantos jogadores quiserem por partida;
* Cada jogador na sua vez joga o dado e se cair para cima a face amarela o jogador anda a quantidade de casas para frente e se cair para cima a face vermelha o jogador anda a quantidade de casas para trás;
* Vence o jogador quem chegar 1º ao final da trilha.
QUANTA FALTA PARA COMPLETAR 10
O objetivo desse jogo é trabalhar a adição e subtração em sequência;
* Deve ser jogado com 2 jogadores por rodada;
* Cada jogador na sua vez joga os 2 dados iguais que vão de 0 à 5 e soma os resultados. Se cair 3 em um dado e 4 no outro ele deve somar 3+4=7. Depois deve tirar 7 de 10 para saber de 7 quanto falta para completar 10.....R= 3 e aí então deve marcar sua ficha no número 3;
* Se sair um valor já marcado por ele, este deve passar a vez;
* Cada valor do tabuleiro pode ser marcado no máximo 2 X : 1vez por jogador;
* Quem completar o tabuleiro 1º ganha o jogo.
REUTILIZANDO IDEIAS COMUNS DE SALA DE AULA
Jogo da Velha de Tabuleiro
JOGO DA VELHA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Vc pode fzr tbm com tampinhas o Jogo da Velha normal....só para descontrair e ajudar a desenvolver o raciocínio lógico com o uso de estratégia e ainda economiza papel....
Na hora de imprimir os dados ao invés de usar cartolina use papelão fino de embalagens como cx de bombom, cx de camisa, cx de aveia e outros cereais, roupa de cama, capa de caderno fino, etc....
* O papelão é como um aglomerado de folhas mais finas....sendo assim vc pode 'desfolhá-lo' e retirar a parte da propaganda e deixar só a parte que interessa, depois é só colocar na impressora e mãos à obra....vc vai ter dados durinhos.....
* Que tal uma caixa para guardar esses jogos?????
Confira o passo a passo aqui... http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2011/09/confeccionando-jogos-pedagogicos-com.html
Jogo para trabalhar a memória e o conceito de antônimo.
* Imprima os cartões em papelão fino....vão durar muito mais tempo!!!!!
* No site http://amigadaedu2.blogspot.com.br/2010/02/jogo-do-contrario-para-download.html vc encontra outras opções de jogos para download.
9 - Jogo da Memória com placas de trânsito