"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

                  JOGOS EDUCATIVOS – TEXTOS



Por que utilizar jogos educativos no processo ensino aprendizagem?

       Piaget e Vygotsky são unânimes em suas teorias sobre a importância da utilização dos jogos no processo de ensino aprendizagem.

       Para Piaget os jogos tem dupla função:

       – Consolidam as estruturas já formadas (aprendizagens adquiridas)

       - Dão prazer e/ou equilíbrio emocional à criança. Ele classifica os jogos em várias fases de acordo com as estruturas mentais. As crianças do Ensino Fundamental 1 (6 a 10 anos) se encontram nas fases pré-operatório e operatório concreto, tornando-se imprescindível o contato com o objeto de aprendizagem o que é favorecido através da utilização de jogos.

       Vygotsky realça a influencia do lúdico no desenvolvimento infantil, por meio deles as crianças aprendem a agir, tem a curiosidade estimulada e adquirem iniciativa e autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

Para alcançar todo o desenvolvimento que o trabalho com jogos pode oferecer, é necessário estar atento a algumas questões didáticas.

       Veja as vantagens e desvantagens do jogo segundo Grando (2001) no contexto de ensino aprendizagem.

Vantagens

Desvantagens

- Fixação de conceitos já aprendidos de uma forma motivadora para o aluno;

 - Introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;

 - Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos);

 - Aprender a tomar decisões e saber avaliá-las;

- Significação para conceitos aparentemente incompreensíveis;

- Propicia o relacionamento de diferentes disciplinas (interdisciplinaridade);

- O jogo requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento;

- O jogo favorece a socialização entre alunos e a conscientização do trabalho em equipe;

- A utilização dos jogos é um fator de motivação para os alunos;

- Dentre outras coisas, o jogo favorece o desenvolvimento da criatividade, de senso crítico, da participação, da competição “sadia”, da observação, das várias formas de uso da linguagem e do resgate do prazer em aprender;

 - As atividades com jogos podem ser utilizadas para reforçar ou recuperar habilidades de que os alunos necessitem. Útil no trabalho com alunos de diferentes níveis;

 -As atividades com jogos permitem ao professor identificar, diagnosticar alguns erros de aprendizagem, as atitudes e as dificuldades dos alunos;

- Quando os jogos são mal utilizados, existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula. Os alunos jogam e se sentem motivados apenas pelo jogo, sem saber por que jogam;

 - O tempo gasto com as atividades de jogo em sala de aula é maior e, se o professor não estiver preparado, pode existir um sacrifício de outros conteúdos pela falta de tempo;

 - As falsas concepções de que devem ensinar todos os conceitos através dos jogos. Então, as aulas, em geral, transformam-se em verdadeiros cassinos, também sem sentido algum par ao aluno;

 - A perda de “ludicidade” do jogo pela interferência constante do professor, destruindo a essência do jogo;

 - A coerção do professor, exigindo que o aluno jogue, mesmo que ele não queira, destruindo a voluntariedade pertencente a natureza do jogo;

 - A dificuldade de acesso e disponibilidade de materiais e recursos sobre o uso de jogos no ensino, que possam vir a subsidiar o trabalho docente.

Obs:  As vantagens prevalecem sobre as desvantagens e essas são passíveis de correção.

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