"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Projeto Histórias Infantis


As histórias possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a atenção das crianças. Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelo pai, mãe, tias, avós ou professores? Quem não se lembra das histórias maravilhosas com enredos mirabolantes, com fadas, príncipes e bruxas? Quem consegue esquecer do “Era uma vez” e do marcante “Foram felizes para sempre”? Quem não se lembra dos agradáveis momentos de fantasia vividos durante a leitura ou a audição de uma história? Quantos de nós são e já foram solicitados a recontar ou reler uma história encantada? Lembrar dos contos de fadas remete-nos a agradáveis momentos vividos na nossa infância e que com certeza gostaríamos de cultivar e compartilhar com nossas crianças. E, por isso decidi aqui, explorar um pouco desse maravilhoso mundo de magia e encanto proporcionado pelas histórias infantis. Nesse projeto pretendo, relembrar histórias clássicas, e contos que fizeram parte de nossas infâncias e, se fazem presentes também na infância de nossos filhos e/ou alunos.

A Galinha Ruiva


Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
A Galinha Ruiva
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento.
Pé de milho verde
A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Café da manhãA Galinha Ruiva
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
Gato CachorroPorcoVaca
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
- Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Não
Todo mundo disse não.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto ...
Bolo
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
GatoCachorroPorcoVaca
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.
Balões
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
PintinhoPintinhoPintinhoGalinhaPintinhoPintinhoPintinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário