Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Esta é uma excelente atividade para os pequenos especiais que pode ser adaptada para diversos temas.
Pode ser montada, inclusive com as fotos das crianças para identificação da primeira letra do nome.
Outras sugestões de montagem
Claro, que se serve bem aos especiais serve bem à todas as crianças que costumam se divertir muito com jogos de pregadores.
Sugestão de utilização:
Montamos cards com animais para trabalhar letra inicial de seus nomes.
Temos cards com:
Sapo, porco,elefante e dinossauro
Mais cards com cavalo, gato, vaca e tartaruga
E, por fim, cards com abelha, hipopótamo, urso e jacaré
As letras para recorte servem 4 jogos diferentes.
Você só vai precisar de:
- Peças do vestuário
- Partes da casa
- Personagens de história
- Figuras de brinquedos
Produzido por Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics |
Claro, que se serve bem aos especiais serve bem à todas as crianças que costumam se divertir muito com jogos de pregadores.
Sugestão de utilização:
- Virar todas as cartas na mesa
- Deixar a criança escolha uma carta
- Estimulá-la a encontrar o pregador com a letra correta
- Prosseguir até que todas as cartas estejam com seu pregador
Se a atividade for feita em grupo as crianças podem ajudar umas as outras na identificação da letra.
Outra forma de brincar é esconder as cartas, deixar que as crianças encontrem juntas e brinquem de forma espontânea.
Temos cards com:
Sapo, porco,elefante e dinossauro
Produzido por Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics |
Produzido por Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics |
Produzido por Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics |
Produzido por Ideia Criativa Educação Infantil |
Para montar seu jogo
Você só vai precisar de:
- Ofício
- Papelão
- Cola
- Pregadores
- Imprima seus cards
- Recorte e cole no papelão
- Plastique com duplex ou fita adesiva
- Recorte as letras e cole cada uma em um pregador
Espero que tenham gostado da sugestão.
Veja mais ideias com pregadores
- Fazendo Arte com Pregador de Roupa / Borboletinha
- Jogo Pedagógico Leitura Divertida
- Como fazer sondagem divertida com alunos de Educação Infantil
Atividade Numerais Recorte e Colagem Pareamento
Olá!
Esta é uma atividade que pode se tornar um arquivo permanente se você imprimir e plastificar.
Pode ser feito recorte e colagem ou apenas pareamento dos numerais. Você escolhe o que melhor se aplica à sua turma e aproveita.
Imprima em cartolina recorte a tabela e deixe que as crianças recortem as figuras e colem ou façam pareamento.
As crianças especiais adoram este tipo de atividade.
Atividade produzida por Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics |
LEMBRANDO QUE :
Este post é original do site Ideia Criativa Atividades Educação Infantil.
Estas imagens não podem ser , hospedadas, reproduzidas ou armazenadas em qualquer outro site ou grupos (incluindo blog, Facebook, Dropbox,4shared etc)
Você pode:
*Utilizar na sua sala de aula e/ou com seus filhos em casa
*Divulgar passando o endereço do site www.ideiacriativa.org e dos blogs.
Ofereço atividades e materiais grátis para auxiliar na jornada pedagógica de meus leitores.
*Suas frequentes visitas ao meu site é o que o mantém aberto e em pleno funcionamento.
Nos ajude a manter as luzes acesas.
Agradecemos a compreensão!
Cadernos sobre Autismo para baixar grátis
Olá!
Esta é uma super dica me passada pela querida Elisangela Mello ( Já disse que amo, né?).
Bem, trata-se de cadernos sobre autismo para baixar em pdf do site Pandorga Autismo
Esta é uma super dica me passada pela querida Elisangela Mello ( Já disse que amo, né?).
Bem, trata-se de cadernos sobre autismo para baixar em pdf do site Pandorga Autismo
- Aspectos neurobiológicos do autismo
- Direito, cidadania e pessoas com deficiência
- Os direitos das pessoas com deficiência– ênfase em autismo:uma tabela de direitos, textos legais e casos de jurisprudência
- Uma pequena história do autismo
- Cartilha Direitos das pessoas co autismo
São volumes disponibilizados para download pela Associação Mantenedora Pandorga Autismo onde você encontra também informações sobre a instituição, cursos, atendimento, etc...
Corre lá e baixa... São excelentes leituras!
Elisangela vive me passando super dicas e materiais.
Veja um pouco do trabalho da Elis...
Bebês com Síndrome de Down como estimulá-los?
Olá
São três volumes para download para aprender a estimular bebês down por idade:
de 0 a 3 meses
de 3 a 6 meses
de 6 a 9 meses
de 9 a 12 meses
No site Movimento Down você encontra estes e outros conteúdos para download, bem como:
Artigos,Gravidez e parto,cuidados médicos e exames de rotina, etc...
Imagem de Schreiben von schreibe |
Li recententemente sobre um casal que processou um hospital por "nascimento injusto", dizendo que eles abortariam o bebê caso soubessem que ele tinha Síndrome de Down, pois consideravam uma criança Down um frado pesado demais para ser suportado.
Ao longo do post no blog Schreiben Von Schreibe vi também este lindo bebê, filho da autora do blog que fala como podemos aprender a mudar nossas vidas e a forma repugnante que pensamos convivendo com os portadores da Síndrome de Down ( trissomia do cromossomo 21) . Estes seres humanos especiais que trazem consigo o chamado CROMOSSOMO DO AMOR. Eu leria o post inteiro, se fosse você. Ele tem muito a ensinar sobre uma coisa que tem faltado a muitos seres humanos que é justamente a humanidade, a consciência da importância do outro, seja ele um feto ou um ser humano completamente formado.
Ao longo do post no blog Schreiben Von Schreibe vi também este lindo bebê, filho da autora do blog que fala como podemos aprender a mudar nossas vidas e a forma repugnante que pensamos convivendo com os portadores da Síndrome de Down ( trissomia do cromossomo 21) . Estes seres humanos especiais que trazem consigo o chamado CROMOSSOMO DO AMOR. Eu leria o post inteiro, se fosse você. Ele tem muito a ensinar sobre uma coisa que tem faltado a muitos seres humanos que é justamente a humanidade, a consciência da importância do outro, seja ele um feto ou um ser humano completamente formado.
Mas vamos ao post de hoje que tem por título:
Bebês com Síndrome de Down como estimulá-los?
Pois
bem, esta é mais uma super dica de material que você pode baixar
gratuitamente e aprender mais e mais a fim de lidar melhor com seu bebê
ou aluno Down.
A
coleção desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas
para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos
com exercícios simples do dia a dia. - FONTE: MOVIMENTO DOWN.
São três volumes para download para aprender a estimular bebês down por idade:
de 0 a 3 meses
de 3 a 6 meses
de 6 a 9 meses
de 9 a 12 meses
No site Movimento Down você encontra estes e outros conteúdos para download, bem como:
Artigos,Gravidez e parto,cuidados médicos e exames de rotina, etc...
Atividade Vogais Discriminação Maiúscula Mínúscula Temática Festas Juninas
- A proposta é trabalhar a discriminação de letra maiúscula e minúscula utilizando Flash Cards com a temática festas juninas.
- Deixamos as vogais cursivas a disposição caso o professor deseje trabalhar a discriminação entre cursiva e bastão.
- Imprima em papel linho,papel cartão, cartolina ou mesmo em ofício, cuidando para colar em papelão em seguida bem como plastificar o material para ter maior durabilidade.
Os 5 Parâmetros da LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais
Olá!
A Linguagem Brasileira de sinais é uma língua que apresenta estrutura e sintaxe próprias. Sua estrutura da é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade.
Entenda melhor...
De acordo com o artigo LIBRAS em contexto FENEIS:
FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto : Curso Básico : Livro do Estudante / Tanya A.
Felipe. 8ª. edição- Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e Editora,2007.
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de
Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Lingüística e
Filologia, 1995.
A Linguagem Brasileira de sinais é uma língua que apresenta estrutura e sintaxe próprias. Sua estrutura da é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade.
Entenda melhor...
De acordo com o artigo LIBRAS em contexto FENEIS:
Os sinais são formados a partir da combinação
do movimento
das mãos com um determinado formato em um
determinado lugar, podendo
este lugar ser uma parte do
corpo ou um espaço em frente ao corpo.
Estas articulações
das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas
e às vezes aos morfemas, são chamados de parâmetros,
portanto, nas línguas de sinais podem ser encontrados os
seguintes parâmetros:
configuração das mãos, ponto de articulação,
movimento, orientação/direcionalidade,
expressão facial e/ou corporal.
Os parâmetros são, conforme Brito (1995):
• Configuração das mãos (CM):
são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do
sinal. Comparando-se as configurações utilizadas em LIBRAS e em ASL
(American Sign Language), percebe-se que há um grande número de
similaridades e algumas diferenças. Por essa divergência entre as duas
línguas pode-se notar que cada língua possui seu sistema de
configurações e que estas não se restringem apenas às nomeadas no
alfabeto manual (cf. anexo 4);
• Movimento (M):
é um parâmetro tão complexo que pode envolver uma grande quantidade de
formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do
pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjuntos de movimentos
no mesmo sinal;
• Ponto de Articulação (PA): é
o espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os
sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois
tipos: os que se articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se
aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a
cabeça, a cintura e os ombros.
E segundo Quadros (2004) ainda temos:
Orientação
da Mão (OR): a orientação da palma da mão não foi considerada como um
parâmetro distinto no trabalho inicial de Stokoe. Por definição,
orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do
sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41), na língua de sinais brasileira, e
Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientações da
palma da mão na língua de sinais brasileira: para cima, para baixo,
para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.
Expressões não-manuais (ENM):
as expressões não-manuais (movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou
do trono) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais: marcação de
construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.
No blog da Marina Domingos ( Professora e intérprete de LIBRAS) você encontra texto com ilustrações sobre os Parâmetros da Libras.
REFERÊNCIAS:
REFERÊNCIAS:
FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto : Curso Básico : Livro do Estudante / Tanya A.
Felipe. 8ª. edição- Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e Editora,2007.
Projeto e Atividades Inclusão Vila Sésamo- Super Dica
Momento super dica Ideia Criativa.
No Site da Vila Sésamo você encontra o Projeto INCLUIR BRINCANDO que é MARAVILHOSO com um material super rico para trabalhar a inclusão de crianças com necessidades especiais .
O Projeto tem Coleção Incluir Brincando com material para download envolvendo.
Atividade Libras Pareamento Material Concreto
Olá!
Vejam só que ideia legal para trabalhar com os numerais e as vogais em Libras.
Você vai precisar para montar seu material pareamento de cartela com letras e numerais em libras que você pode pegar aqui mesmo no site logo abaixo em tamanho perfeitinho, palitos de picolé (podem ser comuns mesmo. Eu usei os que consegui da Kibon que achei bem fofinhos) , cola, cartolina e uma serrinha.
E está pronto seu material
E mais adiante trabalhar o conceito número e quantidade
Vejam só que ideia legal para trabalhar com os numerais e as vogais em Libras.
Você vai precisar para montar seu material pareamento de cartela com letras e numerais em libras que você pode pegar aqui mesmo no site logo abaixo em tamanho perfeitinho, palitos de picolé (podem ser comuns mesmo. Eu usei os que consegui da Kibon que achei bem fofinhos) , cola, cartolina e uma serrinha.
- Com a serrinha simples divida os palitos de picolé ao meio. ( cuide para deixar os pares juntos para hora da montagem.
- Imprima os numerais, cole ( eu usei cola de isopor) na cartolina e em seguida no palito de picolé.
E está pronto seu material
Utilizar é bem simples.
Você pode dispor na mesa e pedir que as crianças façam pareamento
Após a fixação você pode colocar uma parte na mesa e outra numa caixa.
Ao sinal a criança correrá até a caixa e trará a outra metade do palito
Outra forma de trabalho é explorando as vogais como na figura abaixo.E mais adiante trabalhar o conceito número e quantidade
Olha as fichas para imprimir abaixo. Deixamos o modelinho do material na página para facilitar na hora da montagem.
Espero que tenham gostado da ideia.
Beijokinhas
Livro Brincar para Todos Download Grátis Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial
Olá
Esta eu nem vou chamar Super Dica, pois na verdade é HIPER. Trata-se de um material da Secretaria de Educação Especial(MEC) que me foi apresentado pela professora sempre querida Elisângela Melo. Aquela mesma do Espaço do Educador
Um livro completo de 156 páginas com ideias de brinquedos que podem ser utilizados na Educação Especial com texto explicativo de como fazer , como brincar e objetivos de cada brincadeira
O livro é chamado BRINCAR PARA TODOS. Título sugestivo, não?
Você vai adorar cada uma das ideias e certamente aproveitará em sua sala de aula ou em casa com seu filhote excepcionalmente lindo.
BAIXE AGORA SEU LIVRO BRINCAR PARA TODOS EM PDF
Esta eu nem vou chamar Super Dica, pois na verdade é HIPER. Trata-se de um material da Secretaria de Educação Especial(MEC) que me foi apresentado pela professora sempre querida Elisângela Melo. Aquela mesma do Espaço do Educador
Um livro completo de 156 páginas com ideias de brinquedos que podem ser utilizados na Educação Especial com texto explicativo de como fazer , como brincar e objetivos de cada brincadeira
O livro é chamado BRINCAR PARA TODOS. Título sugestivo, não?
Você vai adorar cada uma das ideias e certamente aproveitará em sua sala de aula ou em casa com seu filhote excepcionalmente lindo.
BAIXE AGORA SEU LIVRO BRINCAR PARA TODOS EM PDF
Atividade Educação Infantil Fita Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do
Autismo pensamos em montar junto com as crianças o símbolo, Fita quebra
cabeça , que " representa o mistério e a complexidade do autismo".
As peças do quebra cabeças foram representadas pelas mãozinhas das crianças.
A atividade é bastante produtiva e você só vai precisar de:
As peças do quebra cabeças foram representadas pelas mãozinhas das crianças.
A atividade é bastante produtiva e você só vai precisar de:
- 1 Tira de TNT - Eu escolhi azul por ser a cor definida para para oAutismo, mas você pode usar branco se quiser dar maior destaque
- Tinta guache ou acrílica de variadas cores
- Pincéis
- Coloque a tira de TNT no chão,
- Pinte as mãos das crianças , cada uma de uma cor e deixe que eles façam o carimbo por toda a fita
- No fim dobre, monte a fita e cole na parede com cola quente.
Fique a vontade para explorar o tema com as crianças em roda de conversa.
O Desafio da Inclusão do Aluno com Necessidade Diversificada
Contribuições de escola, alunos e sociedade
Gi Barbosa Carvalho
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em
Pedagogia da
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para
a disciplina [Produção
Textual Interdisciplinar Individual].
Orientadores: Prof.ª Lilian Salete,
Daniele
Fioravante / Carlos Eduardo de
Souza Gonçalves,Vilze Vidotte
Costa, Fábio Luiz
da Silva.
Introdução:
O presente trabalho tem por intuito apontar
as dificuldades e as diferentes formas de ação que podem contribuir com o
processo de inclusão de alunos portadores de deficiência em escolas regulares como
é proposto na LDB 9394/96 e ECA,
bem como tratar a questão da diversidade no âmbito escolar.
O não cumprimento do que estipulado está
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que diz respeito à
igualdade, pluralismo, respeito à liberdade, tolerância, valorização do
profissional de educação e gestão democrática acarreta inúmeras dificuldades
ligadas às questões da ação docente frente à diversidade humana Sabemos que para
que esse problema seja amenizado é preciso que haja um esforço conjunto entre
sociedade, governo, e comunidade escolar a fim de viabilizar projetos
inclusivos que possam favorecer o cumprimento da LDB estimulando o trabalho
coletivo para que a escola seja um espaço de troca de experiência em um
processo contínuo de aceitação, respeito mútuo e igualdade, e para que isso se
torne realidade é preciso do trabalho conjunto uma vez que:
"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática." [Karl Marx].Partindo do pressuposto acima se procurará compreender algumas questões que dificultam o cumprimento da Lei e por isso mesmo tornam o trabalho escolarem relação à diversidade lento e ineficaz.
Para isso nos utilizaremos das
informações retiradas de entrevista para tecer algumas considerações a cerca do
tema proposto.
Desenvolvimento:
Na
Escola XXXXXXXXXXXXXXXXX na cidade de Itabira
a pedagoga XXXXXX disse considerar seu papel enquanto profissional de
suma importância na efetivação da inclusão uma vez que entre suas competências
está auxiliar os professores na realização de pesquisas
de metodologias que atendam as dificuldades do aluno, para que consigam
trabalhar com igualdade visando o aprendizado dos mesmos; todavia diz ser
imprescindível o apoio da família uma vez que cabe à ela compreender que a
educação é direito assegurado por lei e procurar andar junto com a escola para
garantir que trabalhe com seu filho de forma inclusiva e não discriminatória.
A organização do trabalho pedagógico
contribui significativamente para o aprendizado e envolvimento do aluno e a Secretaria
da Educação ao disponibilizar professores de Braile, Libras e To, auxilia a
equipe escolar, embora parte dos professores não demonstre interesse, o que
torna o processo mais lento e dificultoso, pois não basta a escola desejar
colocar em prática o processo de inclusão, é necessário que os professores estejam
mobilizados no intuito de efetivá-lo.
Por isso é que, na formação permanente
dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática.
(FREIRE, 1996)
Foi citado o caso de três alunos portadores de
necessidades especiais, onde dois deles obtiveram avanços enormes por conta do
trabalho coletivo, todavia com o terceiro os avanços são lentos uma vez que lhe
faltou apoio do professor nos anos anteriores.
A cerca de preconceitos, foi citado o
caso de um dos alunos que fala omitindo sílabas, e sofre preconceito dos colegas.
A escola tendo consciência que comportamentos assim devem ser desestimulados
trabalha constantemente o respeito às diferenças, o que ameniza, mas não
extirpa o problema. Assim o deficiente
se sente excluído e isola-se apresentando dificuldades de aprendizado. Isso
seria diferente se a família ao ser notificada atendesse aos pedidos de encaminhamento
do aluno a fonoaudióloga, (o que não acontece), dificultando o trabalho da equipe
escolar. Segundo ela, a falta de apoio da família atrapalha mais que a própria
deficiência.
Uma pesquisa do Ministério do
Desenvolvimento Social com 190 mil famílias que recebem o Benefício de
Prestação Continuada, por terem em casa criança ou jovem com deficiência,
física ou intelectual, mostrou que a maioria (53%) das famílias cujas crianças
não estavam na escola apontou como razão o fato de considerar que os filhos não
tinham condições de aprender. (ZAMBONNI, Silva, 2010)
As
dificuldades também aparecem na fala da professora XXXXXXXXX da Escola XXXXXXXXX em Fortaleza; a
maior delas auxiliar o aluno portador de necessidades especiais no processo de
aprendizagem para que se sinta parte do universo escolar, dentro de suas
limitações, procurando tratá-lo com igualdade auxiliando assim em seu processo de
aprendizagem e socialização. Diz ser necessário para que isso se torne real que
aja, amizade e confiança para que possam ajudar-se mutuamente, assim poderá
detectar seu grau de dificuldade de aprendizado e avaliá-lo levando em
consideração sua bagagem de vida e aproveitando seus conhecimentos prévios.
Se analisarmos com atenção, tudo o que o que se diz da avaliação do aluno com deficiência, na verdade serve para avaliar qualquer aluno, porque a principal exigência da inclusão escolar é que a escola seja de qualidade – para todos! E uma escola de qualidade é aquela que sabe tirar partido das diferenças oportunizando aos alunos a convivência com seus pares... (SARTORETTO, Mara Lúcia, 2010)
Ao dar-se prosseguimento as entrevistas a
aluna XXXXXXXX do Centro XXXXXXXXXX localizado na Rua XXXXXX
na cidade de Tucano diz conhecer casos de colegas que sofrem Bullying e
exclusão por conta de alguns vícios de linguagem adquiridos no espaço social e
familiar, cor, opção sexual, religião e é incisiva ao dizer que em havendo
respeito às diferenças a incidência de Bullying seria bem menor não apenas dentro
da escola, mas em todo meio social.
Considera ainda primordial para que o
aluno consiga ter êxito em seus estudos prestar atenção nas aulas e separar
horários de lazer, e de estudo.
Compreendemos que existem múltiplos
fatores que interferem no aprendizado do aluno de forma positiva e outros
tantos que podem ter efeito contrário. Para Smith & Strick (p.31, 2001) um
ambiente estimulante e encorajador em casa produz estudantes adaptáveis e muito
dispostos a aprender, mesmo entre crianças cuja saúde ou inteligência foi
comprometida de alguma maneira.
Conclusão:
Dentro
das concepções colhidas por cada um dos agentes envolvidos no processo de
inclusão resta dizer que o processo de inclusão está
sendo efetivado dentro de suas limitações.
No Brasil, o número de crianças com
deficiências que estudam em escolas regulares aumentou em mais de 500%,
passando de 43 mil para 306 mil nos últimos dez anos, de acordo com o
Ministério da Educação (MEC). O Ministério defende que a integração com outras
crianças ajuda a desenvolver o aluno com deficiência e ainda promove a
diversidade nas escolas. “Não há nenhuma restrição para que todos os alunos
estejam na mesma escola”, diz a secretária de Educação Especial do MEC, Cláudia
Dutra. No entanto, aproximadamente 348 mil crianças e jovens com deficiência
ainda estão em escolas especiais. ( ZAMBONNI, Silva, 2010)
Partindo dos dados expostos e
das falas colhidas resta-nos concluir que:
Torna-se difícil o processo de
inclusão, por questões culturais, falta de apoio familiar, de treinamento
adequado dos profissionais de educação, e da cultura da desigualdade cultivada
desde os primórdios das civilizações e estimulada nos períodos de Ditadura
Militar.
Certo é que muitos têm obtido
êxito nesse processo dentro
de uma gestão escolar democrática, pois o trabalho conjunto entre sociedade e
escola se torna primordial para que o processo de inclusão dos alunos
portadores de deficiência na escola regular venha ter êxito.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Lei nº. 8.069, de 13 de julho de
1990. Dispõe
sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Brasília, DF, 13 de jul.1990, Disponível em:
BRASIL, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro
de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, Brasília, DF, 20 de dez. 1996, Disponível em: <http://cei.edunet.sp.gov.br/subpages/pedagogicos/arquivos/legisla.htm>.Acesso
em: 10 out. 2011.
COSTA, Vilze Vidotte. O
Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos. São Paulo: Pearson Education,
2009.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários
à Prática Educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SMITH
& STRICK. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z . São Paulo: Artes
Médicas, 2001.
SARTORETTO,
Mara Lúcia. Como Avaliar o Aluno com
Deficiência? 2010. Disponível
em < http://assistiva.com.br/Como_avaliar_o_aluno_com_defici%C3%AAncia.pdf>
SILVA, Samira Fayez Kfouri da; RAMPAZZO,
Sandra Regina dos Reis; PIASSA, Zuleika Aparecida Claro A ação Docente e a Divesidade Humana. São Paulo: Pearson Education,
2011.
STRECKER, Heidi. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2011.
TRISTÃO, Daniela Pedrosa Fioravante. Psicologia da Educação II. São Paulo:
Pearson Education, 2011.
ZAMBONI, Silvia.
Pais Barram Filhos Deficientes Em Escolas
Comuns. São Paulo: 2010. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/saber/783513-pais-barram-filhos-deficientes-em-escolas-comuns-aponta-pesquisa.shtml>
Acesso em: 10 out. 2011
Atividade Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Não podemos deixar de abordar o tema Autismo dentro das escolas no
próximo dia 2 de Abril , e mais, não podemos deixar de continuamente
buscar a conscientização dos alunos ,comunidade escolar e toda
sociedade sobre este tema.
Esta atividade é apenas uma forma de trabalhar o tema com os pequeninos de um forma leve e divertida.
Antes de aplicar a atividade é interessante ver com eles o Vídeo da Turma da Mônica que mostra o André, personagem autista utilizado nesta atividade.
Esta atividade é apenas uma forma de trabalhar o tema com os pequeninos de um forma leve e divertida.
Antes de aplicar a atividade é interessante ver com eles o Vídeo da Turma da Mônica que mostra o André, personagem autista utilizado nesta atividade.
Atividade com Flash Cards Numerais Abelhas
Olá!
Acabei de montar estes flash cards e adorei o resultado.
Muito interessante para trabalhar com crianças especiais ( e todas são) a escrita dos numerais.
Utilizamos como recurso o alfabeto móvel de bandeja de frios que ensinei a fazer aqui mesmo no site.
Sugerimos que utilize as bandejas mais finas caso deseje recortar com mais facilidade, contudo a bandeja mais grossa tem um efeito melhor.
Acabei de montar estes flash cards e adorei o resultado.
Muito interessante para trabalhar com crianças especiais ( e todas são) a escrita dos numerais.
Utilizamos como recurso o alfabeto móvel de bandeja de frios que ensinei a fazer aqui mesmo no site.
Sugerimos que utilize as bandejas mais finas caso deseje recortar com mais facilidade, contudo a bandeja mais grossa tem um efeito melhor.
Flash Cards Letras do Alfabeto Libras
Olá!
Segue um modelinho de Flash Cards letras do alfabeto LIBRAS que pode ter diversas utilidades em sala de aula. O professor pode:
Segue um modelinho de Flash Cards letras do alfabeto LIBRAS que pode ter diversas utilidades em sala de aula. O professor pode:
- Fazer jogo da memória apenas com as partes do alfabeto em libras, ou apenas das figuras (cortando ao meio)
- Fazer jogo do MICO. Para isso basta retirar uma carta
- Fazer pareamento letra figura ou letra objeto (miniaturas)
- Fazer leituras e fixar a aprendizagem do uso das letras em libras, etc...
Mini Dicionário Brasileiro de Libras
Mais uma Super Dica de Inclusão.
Esta me foi enviada por Elisangela de Melo Gerez Souza- Professora de Apoio e Acompanhamento a Inclusão CEFAI/DRE-MP
Sobre o material...
Esta me foi enviada por Elisangela de Melo Gerez Souza- Professora de Apoio e Acompanhamento a Inclusão CEFAI/DRE-MP
Sobre o material...
"O mini dicionário ilustrado de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, elaborado em 2008 pelo CAS (Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas surdas) e que atualmente está sob a coordenação do SAT – Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS que está vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. "Sobre a autoria do material
"Participaram da confecção deste material os instrutores de LIBRAS do SATO material está disponível no site da FADERS para download gratuito.
Janaína Pereira Cláudio, Luciano da Silva Abreu, Patrícia da Silva Rodrigues, Renata
Heinzelmann Bosse , Simone Machado Fontoura e a ex- coordenadora do CAS Rejane
Carpin."
Software para alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
Sabe aquela super dica que sempre deixa você feliz?
Pois é... o grupo Ideia Criativa tem mais uma espetacular.
Trata-se de um software para alfabetização ... Eu testei e adorei!
Ele se chama PROGRAMA PARTICIPAR
Logo que preenche o formulário no site do PROJETO PARTICIPAR o link para download é liberado
e você pode executar o programa e utilizar.
Mil vezes é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O não só para o trabalho com crianças especiais, mas com os pequeninos da Educação Infantil a fim de aprenderem as letras do alfabeto.
Pois é... o grupo Ideia Criativa tem mais uma espetacular.
Trata-se de um software para alfabetização ... Eu testei e adorei!
Ele se chama PROGRAMA PARTICIPAR
O Programa Participar é de propriedade intelectual da Fundação Universidade de Brasília.É bom deixar claro que
...é proibida sua comercialização, bem como o uso em atividades com exploração comercial. (A menos que haja autorização expressa pela Universidade de Brasília).Portanto, você não pode baixar e sair armazenando em sites. Pode baixá-lo para uso com sua turma, na sua escola, ou na sua casa com seu filho após preenchimento de formulário
Logo que preenche o formulário no site do PROJETO PARTICIPAR o link para download é liberado
e você pode executar o programa e utilizar.
Mil vezes é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O não só para o trabalho com crianças especiais, mas com os pequeninos da Educação Infantil a fim de aprenderem as letras do alfabeto.
Jardim de Tulipas- Atividade Letras do Alfabeto
Olá professor(a)
Este é o jardim que montei para fazer associação entre dois tipos de letra.
Como vocês podem ver, em cada folha temos uma letra cursiva( pode ser bastão ou imprensa) e em cada tulipa uma letra maiúscula.
O professor poderá montar apenas o espaço com a grama e os caules, ou apenas a grama ( vai depender da intencionalidade) e direcionar a atividade.
Eu pensei em colocar as tulipas em uma caixa e chamar cada criança por vez pedindo que retire uma delas, fale o nome da letra em voz alta para os colegas e em seguida procure o espaço onde ela deve ser fixada fazendo associação entre um e outro tipo de letra.
Abaixo eu deixo o molde da tulipa
Este é um excelente trabalho a se fazer com crianças especiais ou na estimulação de crianças ainda na Educação Infantil
Este é o jardim que montei para fazer associação entre dois tipos de letra.
Como vocês podem ver, em cada folha temos uma letra cursiva( pode ser bastão ou imprensa) e em cada tulipa uma letra maiúscula.
O professor poderá montar apenas o espaço com a grama e os caules, ou apenas a grama ( vai depender da intencionalidade) e direcionar a atividade.
Eu pensei em colocar as tulipas em uma caixa e chamar cada criança por vez pedindo que retire uma delas, fale o nome da letra em voz alta para os colegas e em seguida procure o espaço onde ela deve ser fixada fazendo associação entre um e outro tipo de letra.
Abaixo eu deixo o molde da tulipa
Este é um excelente trabalho a se fazer com crianças especiais ou na estimulação de crianças ainda na Educação Infantil
Atividade Número e Quantidade Fuleco Copa do Mundo
Olá colegas!
Este é mais um recurso espetacular para trabalhar com crianças especiais autistas.
Temos o mascote da Copa do Mundo 2014 nos flash cards junto com os numerais, e bolinhas de chocolate.
A criança irá colocando abaixo de cada flash card a quantidade de bolinhas mostrada.
As bolinhas são bem baratinhas. Comprei aqui perto de casa por 10 centavos cada,mas você pode utilizar bolinhas em miniatura, bolinhas de gude, etc...
Este é mais um recurso espetacular para trabalhar com crianças especiais autistas.
Temos o mascote da Copa do Mundo 2014 nos flash cards junto com os numerais, e bolinhas de chocolate.
A criança irá colocando abaixo de cada flash card a quantidade de bolinhas mostrada.
As bolinhas são bem baratinhas. Comprei aqui perto de casa por 10 centavos cada,mas você pode utilizar bolinhas em miniatura, bolinhas de gude, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário