"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 3 de março de 2015

Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista. POESIA Pontos de interrogação. Atividades

A pontuação é um dos temas   mais difíceis da língua. O seu uso correto pressupõe conhecimentos seguros de morfossintaxe: sujeito, predicado, complementos, período, oração, etc. Este post pretende ajudá-lo. 

Os sinais de pontuação servem para estruturar os textos, estabelecer  as pausas e as entonações da fala. Sem esses sinais não conseguiremos entender um texto escrito. Preste atenção nas imagens e nos textos, e depois faça as atividades para ajudá-lo a estudar. Bons estudos ! 





















PONTO E VÍRGULA 
Como o nome indica, este sinal serve de intermediário entre o PONTO e a VÍRGULA. É muito utilizado na  enumeração de itens de leis, decretos, regulamentos, etc. 

O PODER DA VÍRGULA 

Vírgula pode ser uma pausa... ou não:
Não, espere.
Não espere.
Ela pode reforçar o que você não quer:
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
A vírgula também pode definir um caso de amor:
Não, vá embora!
Não vá embora!
Ela pode sumir com seu dinheiro:
23,4.                             2,34.
Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
..e vilões:
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução:
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião:
Não queremos ler.
Não, queremos ler.
A vírgula pode condenar ou salvar:
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
Uma vírgula pode mudar tudo:
Já que todos são contra eu não sou a favor.
Já que todos são contra, eu não, sou a favor. 
 
Vamos conhecer agora  o Conto intitulado Pontos de Vista. Acompanhe o acalorado debate entre os Sinais de Pontuação. Junte um grupo de colegas para fazer uma dramatização com os personagens do conto.  Sucesso! 


Conto Pontos de Vista 

Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Autor do conto: João Anzanello Carrascoza.  ilustrado por Will. Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003

                                                  Atividades

Leia o conto acima e responda as questões: 
1.Qual o título do conto ?  Quem é o seu autor ? Quem fez as ilustrações ?
2.Quais são os   personagens do conto? 3. O que eles estão discutindo ? 
4. como terminou a discussão ?
5. Complete o quadro abaixo com os nomes dos sinais de pontuação. Escreva a função de cada um deles: 

Interrogação
Exclamação
Vírgula
Ponto e Vírgula
Aspas






Jogral é  um tipo de coral falado, ao invés de cânticos. A  fala obedece uma ordem, o que confere  musicalidade e ritmo à declamação. O conjunto fica harmonioso. Deve ser bem ensaiado e  falado em voz alta.

6. Leia em voz alta o Jogral da Pontuação.  Forme um jogral com seus colegas de classe  para apresentar o Jogral da Pontuação. Conte quantos versos tem o texto e divida-os com os participantes.  Cada um declama um verso em voz alta. Escolha os versos que serão declamados pelo grupo todo, em harmonia. 
Veja o vídeo para você  ter uma ideia   https://www.youtube.com/watch?v=1KQO4LUlkfU

Agora leia a poesia Pontos de Interrogação. Outro grupo da turma vai apresentar um jogral com a poesia, onde cada um vai declamar um verso e todos vão falar juntos as frases em interrogação. Capriche !

POESIA - Pontos de interrogação

Acontece cada coisa,   cada baita confusão!
            OUÇA ENTÃO:
Um caracol de bigode  mascava barba-de-bode!
            PODE?
Um sapo levou toda a prole  para comer rocambole!
           É MOLE?
O peixe mais gordo do rio bateu as asas e sumiu!
            VIU?
Um gambá viu o caipora, deu um pulp e foi-se embora!
           E AGORA?
Uma cobra, no  Japão, se engasgou com macarrão!
           E ENTÃO?
---- Pulga, fique onde está! vou caçar um bitatá!
           TÁ?
Bundinha de tanajura injeção de mel não fura!
           JURA?
Namorando no aquário a esmo um burro engoliu um torresmo!
           É MESMO?
---- Eu voo que nem carcará!
Gabou- se o lobo-guará.
           SERÁ?
Comer bem é mania. Bom mesmo é barriga vazia!
          SABIA?
Rosnando que nem um cão a ostra mordeu o leão!
          OU NÃO?
Nada como um cafuné na orelha ou no pé!
           NÉ?
Nas barbas da sucuri a cuca beijou o saci!
         E DAÍ?
Um mosquito espadachim fez um verso em latim!
        COMO ASSIM?
Um macaco europeu ao pular furou o pneu!
         ENTENDEU?
E agora, curumim, a brincadeira fica assim:
         FIM!
Autora:Tatiana Belinky 

Fique por dentro!  Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Fique por dentro das novas regras de acentuação, a inclusão das letras W - Y - k no alfabeto português, divisão silábica... Acesse: 
http://apcrsi.pt/dossiers/acordo_ortografico/acordo_ortografico.pdf

Recapitulando: copie no seu caderno para não esquecer jamais
PONTO FINAL .     Indica que a frase terminou.
VÍRGULA  ,            Faz  uma pequena pausa na leitura. Serve também  para separar expressões ou palavras.
        João, José, Bia  e Maria são primos. 
DOIS PONTOS :    Indica que alguém vai falar.
                    João disse a Bia: gosto muito de você. 
PONTO E VÍRGULA  ;  Indica uma pausa maior que a vírgula.
TRAVESSÃO  -      Indica que alguém está falando.
EXCLAMAÇÃO !         Indica admiração, alegria, surpresa, espanto.           Que dia lindo !
INTERROGAÇÃO ?    Indica que está se fazendo uma pergunta.               Quer brincar comigo ?

RETICÊNCIAS  ...     Mostra que a frase foi interrompida.    Gosto de comer doces, mas...

PARÊNTESES (   )  São usados para separar palavras ou expressões numa frase, para dar uma explicação.

Referências
Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/pontos-vista-634247.shtml
Blog Visão Multidisciplinar.
http://csjd-a.blogspot.com.br/2013/04/visao-multidisciplinar-sinais-de.html
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
http://apcrsi.pt/dossiers/acordo_ortografico/acordo_ortografico.pdf
Todas as imagens são do Google

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