"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 21 de março de 2016

PLANEJAMENTO PARA O 3º ANO / 2ª SÉRIE

3° ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS


Disciplina – Língua Portuguesa

Objetivos

. Ler, escrever, escutar e falar;
Dar continuidade ao processo de alfabetização escolar;
Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado.

Objetivos Específicos

Os alunos deverão produzir os mais diversos tipos de textos contendo dramas e soluções;
Expressar-se oralmente e fisicamente por meio de dramatizações;
Desenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem e competência;

O aluno deverá ser capaz de:

Conhecer e utilizar os mais diferentes tipos de textos;
Entender a escrita e a leitura como fonte de informação e socialização;
Aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Conteúdo

Leitura diversificada dos mais diferentes tipos de textos;
Escrita e reescrita de textos diferenciados;
Estruturação de palavras, frases e textos;
Noção de tempo: passado, presente e futuro;
Gramática contextualizada;

Desenvolvimento Metodológico

Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.

Justificativa da disciplina

O ensino da Língua Portuguesa é meio para que o aluno aprimore seu nível de linguagem e entendimento dentro de uma sociedade, incentivando a um processo de aprendizagem contínuo, consciente e reflexivo.


Avaliação

Será continua por meio de observação e interferência, possibilitando uma reavaliação do professor e progressos dos alunos, respeitando suas possibilidades e limitações.




Disciplina: Matemática

Objetivos


• Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair;
Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento;
Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia e a terminologia matemática.

Objetivos Específicos

• Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração;
Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações;
Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo;
Compreender tabelas e gráficos;

Conteúdo

• Sistema de numeração decimal;
Adição, subtração, multiplicação e divisão;
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
Sistema monetário
Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário;

Desenvolvimento Metodológico

• Sistema de numeração decimal;
Leitura e escrita de um número;
As quatro operações envolvendo os números naturais;
Antecessor e sucessor de um número;
Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;
Interpretar tabelas e gráficos;

Justificativa da Disciplina

O ensino da Matemática tem por finalidade:

• contribuir para a construção da cidadania;

Avaliação

Contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida.
Disciplina História

Objetivos

•Sua identidade e origem na história;
Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País;
Compreender a Migração e Imigração dentro de um País;
Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

Objetivos Específicos

• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
Registrar informações pessoais;
Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas;
Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País;

Conteúdo

• Identidade:
- Quem é você?
- História de sua vida (linha do tempo)
Fatos importantes dos deslocamentos populacionais no Brasil;
História dos primeiros habitantes;
Construção da América;
Calendário e suas datas comemorativas;

Desenvolvimento Metodológico

• Proporcionar condições que leve o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico;
Possibilitar ao aluno por meio do estudo da História sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.


Justificativa da disciplina

• Permitir ao aluno condições para rever pré-conceitos elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercer sua cidadania, expor idéias e pensamentos e situar-se em relação ao tempo histórico.

Avaliação

• Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.





Disciplina Geografia

Objetivos

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modifica-lo;
Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

Objetivos específicos

• Conhecer o Município – lugares e sociedade;
Identificar os limites e governo do Município;
Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município;

Conteúdo

• Cartografia;
Informações gerais sobre o Estado de São Paulo;
Os vizinhos do Município de São Paulo;
As paisagens do Município de São Paulo: Relevo e Vegetação;
A água do Município: poluição, utilização e origem;
As principais atividades econômicas do Município;

Desenvolvimento Metodológico

• Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e |Município de São Paulo;
• Localização dos vizinhos do município de São Paulo, partindo da localização de seu próprio bairro;
• Discussão sobre a poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola;
• Ampliar os conhecimentos para os atuais problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;

Justificativa da disciplina

• O ensino da Geografia tem como objetivo levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

Avaliação

• Contínua e sistemática, com respostas livres e pessoais possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo.

Disciplina Ciências

Objetivos

• Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

Objetivos Específicos

•Água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos;
Ar sua importância e prejuízos da poluição;
Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade;
Identificar dentro da fauna brasileira vertebrada e invertebrada, cadeia alimentar, reprodução da espécie e sua classificação;
Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

Conteúdo

• Higiene e Saúde;
• Universo;
• Água:
- Estados físicos;
- Ciclo da água na natureza;
•Ar:
- Poluição do ar;
- Temperatura e umidade do ar;

•Plantas:
- Como são as plantas;
- Partes de uma planta;
- Necessidades de uma planta;
- Respiração e transpiração;
- Nutrição e reprodução;
• Animais:
- Como são e como se alimentam;
- Classificação;
- Animais úteis e prejudiciais ao homem;
- Reprodução dos seres vivos;


Desenvolvimento Metodológico

• Desenhos
Elaboração de relatórios
Observação de fatos concretos
Discussões em grupo a partir de leituras.

Justificativa da disciplina

Propor ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

Avaliação

A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura.



RECEBI ESTE PLANEJAMENTO POR EMAIL.... DE NANCY BORGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário