"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 6 de abril de 2016


Jogo da sequência numérica

Como jogar?

Construa de cartolina o tabuleiro com os números de 1 a 20. Ou se sua turma já dominar mais números faça conforme a aprendizagem dos seus alunos. Separadamente faça tarjetinhas com a mesma numeração. Convide os alunos para que retire uma tarjeta e encaixa a mesma no tabuleiro. 

Esse jogo é bastante simples e muito interessante para ensinar a sequência dos números na alfabetização. Depois vc pode criar outras maneiras de trabalhar com o mesmo tabuleiro.




0

Viseira do Mosquito Aedes Aegypti

Viseira do Mosquito Aedes Aegypti




11 março 2016

4

Projeto saia da leitura




Saia da Leitura
Projeto super inovador que permite ao aluno trabalhar com diferentes tipos de atividades, além de despertar o gosto pela leitura.

Como funciona o projeto:
O projeto, é associado a leitura com uma saia colorida, em cada uma de suas pontas são coladas histórias que desperte o interesse das crianças, a cada contação de história o professor poderá substituir a história já contada por outra. Assim o desenvolvimento das ações sempre seguirá.


Sobre a confecção da saia:
A saia foi feita de feltro, com o cós fechado com velcro, assim como cada babado, que tbm foram feitos de feltro e colados ao cós tbm por velcro, assim que o aluno escolher qual história deseja ouvir, o professor destaca o babado do velcro e estende-o no tapete para iniciar a leitura.

Atividades:
No caso desta saia, foram escolhidas 6 histórias, pq a saia possui 6 babados, em cada babado será colado apenas a imagem dos personagens da história e o título. Para cada história o professor prepara atividades relativas ao assunto. As histórias escolhidas foram: Branca de Neve, O patinho feio, Daniel na cova dos leões, João e Maria, A raposa e a cegonha e A lebre e a tartaruga.


Público Alvo:
O projeto poderá ser desenvolvido com alunos do 1º ao 5º anos.


Duração do projeto:
Como são 6 histórias, poderá ser adequado dentro de 1 mês, mas, se o professor desejar ir substituindo cada história contada, o projeto só termina quando o professor quiser.


Texto 1 (Patinho feio)
  • Colar Imagem da história no babado;
  • Contar a história;
  • Realizar um ditado com a turma de palavras que apareceram na leitura;
  • Confeccionar um patinho de prato descartável.





Texto 2 (Branca de Neve)
  • Colar Imagem da história no babado;
  • Contar a história;
  • Dividir a sala em 3 grupos, entregar a história em fatias, para que montem a sequência no varal da sala.




















Texto 3 (João e Maria)
  • Colar Imagem da história no babado;
  • Contar a história;
  • Fazer questionamentos oralmente com a turma interpretando o texto;
  • dividir a sala em grupos, entregar para cada grupo uma cartolina e pedir que refaçam a história através de desenhos, depois faça uma exposição dos trabalhos.


Texto 4 (A lebre e a Tartaruga)
  • Colar Imagem da história no babado;
  • Contar a história;
  • Organizar com a turma a dramatização da história;
  • Xerocar para cada aluno a sequência com desenhos da história e pedir que recorte e cole em seu caderno.





Texto 5 (Daniel na Cova dos Leões)
  • Colar Imagem da história no babado;
  • Contar a história;
  • Imprimir para cada aluno a atividade de interpretação escrita da história.










Texto 6 (A raposa e a Cegonha)
  • Colar Imagem da história no babado;
  • Contar a história;
  • Solicitar que os alunos façam a reescrita da história;
  • Entregar a sequência da história e pedir que façam frases com as imagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário