PLANO ANUAL 2º E 3º ANO 2016
Objetivos
de Linguagem
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Conteúdos
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Estratégias:
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Avaliação
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· Ler e reconhecer diversos tipos
e gêneros de textos;
· Valorizar a leitura literária
como fonte de apreciação e prazer;
· Utilizar a linguagem oral com
fluência, expressando e defendendo seu ponto de vista;
· Utilizar os conhecimentos
gramaticais no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
· Utilizar e adequar os
conhecimentos ortográficos no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
· Desenvolver a capacidade de
aproveitar a leitura como fonte de informação e recreação;
· Ler e fazer antecipação e
inferência no texto;
· Desenvolver a capacidade de
desenvolver mentalmente o pensamento e exprimi-lo por escrito;
· Produzir textos com coerência
utilizando os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e por
outros organizadores textuais;
· Utilizar o dicionário para
superar as dúvidas relacionadas ás demais questões gramaticais e ortográficas
na produção e revisão de textos.
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Leitura: regras de instrução, receita,
bilhetes, cartas, informativos, propaganda, anúncios, poesias, biografias,
quadrinhos e letras de música;
Interpretação dos diversos textos;
Escrita: Produção de textos:
individualmente, em dupla e coletivamente;
Ortografia: f e v, p e b, t e d, r inicial, r brando e r dobrado, s inicial e depois de consoante, z e s com som de z, s e z finais, ç e s dobrado, ce-ci e ç, ch, lh, nh, h inicial, ge e gi, je e ji, l e u, m antes de p e b, n antes de consoantes, e i ou o e u, gu e qu, gua e guo e guão, qua e quo e quão, ns, lh e li, til, mal x e ch, am e ao, x com som de s, cs e z, xc, sc.
Gramática: alfabeto maiúsculo e
minúsculo, classificação das sílabas, encontro vocálico, encontro
consonantal, dígrafo, classificação quanto a posição da sílaba tônica, acento
agudo e circunflexo, sinais auxiliares (hífen, til, e cedilha), pontuação
(vírgula, ponto, e travessão), artigo, substantivo: próprio, comum e
coletivo, número de substantivo, palavras simples e compostas, adjetivo,
numeral, verbo:
Frases: interrogativa, exclamativa,
declarativa, afirmativa, negativa.
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Leitura individual e coletiva;
Atividades diversificadas;
Reescrita de textos;
Recortes e colagens;
Produção de textos coletivos,
em duplas e individuais;
Revisão de texto;
Uso de dicionário.
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ü A avaliação ocorrerá
continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü Serão utilizados registros
escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
alunos.
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Objetivos
de Matemática
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Conteúdos
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Estratégias:
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Avaliação
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· Identificar os conhecimentos
matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
· Compreender e aplicar técnicas
de resolução de adição sem reserva e com reserva e de subtração com recurso,
multiplicação simples e divisão;
· Aplicar os conhecimentos de
adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de situações-problemas;
· Identificar e interpretar
situações-problemas;
Interpretar e construir tabelas e gráficos;
· Compreender e resolver
situações-problemas que envolva gráficos e tabelas;
· Identificar o sistema monetário
brasileiro;
· Comparar figuras geométricas
identificando suas características e estabelecendo relações de semelhanças e
diferenças entre elas;
· Reconhecer os sistemas de
medida e utilizar as unidades convencionais em contextos matemáticos,
domésticos;
· Reconhecer números fracionários
no dia-a-dia.
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§ Sequencia numérica;
§ Sistema de numeração decimal;
§ Técnicas operatórias: adição
sem reserva e com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e
divisão;
§ Sistema monetário;
§ Sistema de medidas: tempo,
comprimento,
capacidade/volume e massa;
§ Fração;
§ Formas geométricas e sólidos
geométricos;
§ Numeração romana;
§ Números primos;
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Material dourado;
Atividades xerocadas;
Atividades mimeografadas;
Livro didático;
Experiências;
Atividades em grupo;
Construção de sólidos.
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ü A avaliação ocorrerá
continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü Serão utilizados registros
escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
alunos.
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Objetivos
de Ciências
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Conteúdos
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Estratégias
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Avaliação
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· Compreender a natureza como um
conjunto dinâmico;
· Identificar as relações entre
ciência, tecnologia e mudanças nas condições de vida;
· Compreender a tecnologia como
meio para suprir as necessidades humanas;
· Utilizar conceitos científicos
básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema,
equilíbrio e vida;
· Entender a saúde como um bem
individual que deve ser garantido pela sociedade;
· Compreender o corpo humano como
um conjunto integrado e a saúde como bem-estar físico e psíquico;
· Relacionar a falta de asseio e
higiene com a ocorrência de doenças;
· Compreender a importância da
coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da
saúde.
· Caracterizar materiais
recicláveis e processos de tratamento de alguns componentes do lixo (orgânico
e inorgânico).
· Confrontar as suposições
individuais e coletivas com as informações obtidas;
· Valorizar a vida em sua
diversidade e também a preservação do meio ambiente.
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§ Saneamento básico;
§ Higiene alimentar;
§ Higiene pessoal;
§ Recursos naturais, meio
ambientes;
§ Ecologia;
§ Recursos tecnológicos;
§ Sol, Lua e Terra;
§ Três RS: reciclar, reutilizar e
reaproveitar;
§ Corpo humano;
§ Saúde.
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Buscar informações por meio da
observação direta e indireta, da experimentação, de entrevistas e visitas;
Organizar e registrar as
informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, gráficos,
listas, textos e maquetes.
Atividades diversificadas;
Vídeo;
Leitura de textos informativos,
jornalísticos;
Confecção de cartazes;
Pesquisas;
Trabalho em grupo;
Experiências.
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ü A avaliação ocorrerá
continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü Serão utilizados registros
escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
alunos.
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Objetivos
de História
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Conteúdos
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Estratégias
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Avaliação
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· Entender a noção de tempo
histórico, no qual os acontecimentos se sucedem;
· Reconhecer e compreender
diferentes formas de medir o tempo;
· Conhecer e compreender a
colonização brasileira;
· Conhecer alguns aspectos
econômicos, políticos e culturais relacionados ao comércio (pau-brasil,
açúcar, ouro, café);
· Compreender a formação
territorial brasileira;
· Conhecer aspectos da cultura
brasileira originada pela cultura indígena;
· Desenvolver respeito e
tolerância, rejeitando atitudes de preconceitos, discriminação e racismo de
qualquer forma;
· Reconhecer a formação da
população brasileira como resultante da mistura de povos;
· Reconhecer a pluralidade, a
diversidade histórica e cultural na sociedade brasileira;
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§ O homem e o tempo;
§ Conhecimento histórico sobre
você;
§ Memória de outros tempos;
§ Linha do tempo;
§ Os povos indígenas e a ocupação
territorial;
§ Escravidão;
§ Imigrantes.
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Leitura de textos;
Pesquisa;
Registros por escrito, cartazes
e desenhos;
Filmes;
Dramatização;
Atividades extraclasses
(passeio).
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ü A avaliação ocorrerá
continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula,
possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü Serão utilizados registros
escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
alunos.
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Objetivos
de geografia
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Conteúdos
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Estratégias
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Avaliação
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· Conhecer aspectos gerais do
modo de ser e de viver de povos que vivem no Brasil;
· Reconhecer a presença de outros
povos (indígenas, europeus, africanos e asiáticos) na formação do povo
brasileiro e suas influencias na cultura brasileira de uma foram geral;
· Reconhecer que as pessoas se
deslocam pelo território e que esse deslocamento é chamado fluxo migratório;
· Conhecer dados numéricos da
população brasileira da atualidade e do passado;
· Conhecer e identificar as
paisagens urbanas e suas transformações ao longo do tempo;
· Identificar as regiões do Brasil;
· Ler e interpretar mapas;
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§ Influencias culturais;
§ Formação étnica e cultural do
povo brasileiro;
§ Migração e imigração;
§ Dados numéricos da população
brasileira no presente e no passado;
§ Processo de urbanização do
território brasileiro;
§ Paisagens urbanas e suas
transformações;
§ Divisão regional do Brasil;
§ Mapa como representação do
espaço, uma construção humana ao longo dos tempos.
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Leituras de diversos textos;
Mapa Mundi, do Brasil,do
Nordeste e do Ceará.
Pesquisa;
Confecção de cartazes;
Filmes ou desenhos;
Registro por escrito ou oral;
Recursos tecnológicos.
Atividades extraclasses
(passeios).
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ü A avaliação ocorrerá
continuamente, vinculada às atividades do dia-a-dia da sala de aula,
possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü Serão utilizados registros
escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos
alunos.
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