"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de agosto de 2016



Acabei de fazer esta sequência didática,em algumas atividades me inspirei em trabalhos já existentes na internet, mas a elaboração e organização das atividades são minhas, espero que gostem.

1º Passo  - Para começar este trabalho ,vou fazer roda de leitura  com gibis, para apresentação do gênero textual " Histórias em Quadrinhos", eu tenho uma caixa de gibis, com várias obras de diversos autores, consegui este acervo nos últimos anos pedindo doações, é uma ideia legal, eu sugiro que vocês façam pois todos os anos venho usando e sempre a coleção vai ficando maior.

2º Passo - Roda de conversa e comentários sobre os gibis lidos.

3º Passo - As atividades da sequência didática.

4º Passo - Os alunos vão compartilhar as histórinhas elaboradas, fazer a exposição das atividades,aqueles que quiserem poderão ler para os colegas.

Obs.. Está atividade é interessante ser feita em duplas, de preferência com um aluno alfabético por dupla, para que o trabalho fique mais produtivo.

atividade 1


Atividade 2

Atividade 3

atividade 4

atividade 5quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Seqüência Didática – O Tangram - Professora – Maria Ivani dos Santos. 2º ano – A. Ensino Fundamental I



Área de estudo – Matemática /Língua Portuguesa / Artes/ Informática.

Tema- Geometria.

  • Objetivos – Reconhecer figuras geométricas através das peças do tangram.
                - Criar figuras geométricas utilizando as peças do Tangram.

  • Recursos utilizados – Folha imprensa com as partes do Tangram.
                                 - Livro de poesia.
                                 - Sala de informática. 
  • Conteúdos – Leitura Lenda do Tangram.
                  - Leitura Poesia – Caixinha Mágica.
                  - Elaboração de um livro da turma. 

  • Avaliação – Habilidade de reconhecer figuras geométricas.
                 - Usar a criatividade formando figuras através das peças do Tangram.

1º aula.
Leitura da história sobre a lenda do Tangram.
Pintura das peças do Tangram.
 Manuseio das peças do Tangram de forma aleatória, criando figuras.



2º aula. Interpretando as peças do Tangram.
Quais as formas geométricas encontradas no Tangram?
 Criação e observação de desenhos a partir das peças do Tangram.
Organização de figuras através das peças do Tangram.
Conhecendo as peças do Tangram.

 






3º aula. Construção de um cartaz com a nomenclatura de cada peça do Tangram.
Montagem novamente o quadrado com as peças do Tangram.
Caça Tangram.
 Localização das peças do Tangram entre outras figuras geométricas.



Criando figuras com as peças do Tangram.



Encontre e pinte as peças do Tangram entre as figuras geométricas.


4º aula. Sala de informática.
Construção figuras geométricas a partir das peças do Tangram.
Sala de Informática. Brincando e aprendendo


Criando figuras a partir das peças do Tangram.




5º aula. Leitura. História – Caixinha Mágica (Roseana Murray).

CAIXINHA MÁGICA


Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra
do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor.

Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.

O que é que você quer
esconder na minha caixa?

Após a leitura criação de algo que gostariam de esconder na Caixinha Mágica.

6º aula. Elaboração do livro do Tangram.
O livro deve conter.
- A Lenda do Tangram.
- Desenho aleatório com as peças do Tangram.
- Poema da Roseana Murray.
- Caça tangram.
- Figuras sobre o que gostariam de esconder na caixa
- Nossos momentos.

 O que você quer guardar na Caixinha Mágica?


Nenhum comentário:

Postar um comentário