Construir, interpretar e elaborar gráficos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
 - Trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
 - Interpretar informações em gráfico e tabela;
 - Colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
 - Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA,
 - visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
 

Estratégias e recursos da aula
Informações ao professor
Com a temática desta aula, pode-se trabalhar diversos conteúdos, além
de abordar vários assuntos como, por exemplo: quantas letras têm os
nomes dos alunos da turma; quantos alunos fazem aniversário em “tal”
mês; peso e medidas dos alunos; resultado da votação sobre algum
momento vivenciado na sala de aula. Nesta aula escolhemos trabalhar
com as brincadeiras preferidas da turma.

RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso
organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o
espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do
outro. Neste momento, apresente aos alunos a pintura do autor Ricardo
Ferrari com o título “Memória de Infância”, 2004.
 Converse com os alunos sobre a pintura.
- O que as crianças estão fazendo?
 - Onde as crianças estão? Quantas crianças existem na imagem?
 - Quais as brincadeiras que você mais gosta de brincar?
 - Quais as brincadeiras você prefere brincar na escola?
 
com os nomes de suas brincadeiras preferidas. O registro deverá ser feito
no caderno de Língua Portuguesa com a seguinte instrução:
- Converse no seu grupo sobre as suas brincadeiras preferidas.
 - Faça uma lista das brincadeiras preferidas pelo seu grupo.
 
grupo. Logo após, peça aos alunos que criem um gráfico das brincadeiras
preferidas.
O gráfico poderá ser elaborado utilizando o programa KSpread (Metasys>
Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Planilha
Eletrônica). Em seguida, ao abrir a planilha digite os dados, os nomes das
brincadeiras do grupo; selecione e clique em inserir > Gráfico. Não se
esqueça do título. Veja abaixo um exemplo:

Brincadeiras da Turma
  Professor, o trabalho com gráficos nas salas de Alfabetização Inicial
ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como
proporciona condições favoráveis para a aquisição de uma nova linguagem
Matemática e a alfabetização. Permite ainda, que o aluno estabeleça
relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
Percebendo isto,retome o gráfico anterior e solicite que registrem as
questões no caderno de Matemática juntamente com o gráfico.
Com as seguintes instruções:
Observe o gráfico das Brincadeiras da Turma.
Leia e responda as questões correspondentes ao gráfico:
Quantas brincadeiras foram citadas no gráfico?
Qual a brincadeira mais conhecida pelos alunos?
Quantos votos a brincadeira "corre cutia" teve a mais que a brincadeira 
"esconde esconde"?
Com qual das brincadeiras registradas no gráfico, você prefere brincar 
na escola? Justifique sua resposta.
 
brincadeiras
dos tempos dos pais e avós. Para sucesso da mesma é importante ler as
orientações abaixo.
Senhores pais ou outros responsáveis, o laptop Classmate possui um
dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá
juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem
brincava e as instruções das brincadeiras.
Para acessar o programa KRecord, siga as orientações acessando:
(Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
 
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar,
escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som.
Em seguida, pressione OK.
Caso a sua escola ainda não possua laptop, a orientação da tarefa
poderá ser da seguinte maneira:
Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no
caderno de casa.
 
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam
ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.
Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a construção de uma
tabela para registrar a pesquisa.
Para a construção utilizem nos seus laptops o programa KWord
( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys >
Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório >
Processador de Texto).
Peça, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna -
nome das brincadeiras; 2º coluna – quantidade de optantes)
Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matemática e façam
a seguinte atividade sobre a mesma:
Leia a tabela abaixo:
Escreva os nomes das brincadeiras pesquisadas e destaque a primeira
letra de cada uma, com lápis de cor.

 Atividade de Casa
Faça uma pesquisa com seus familiares sobre os nomes de algumas brincadeiras
dos tempos dos pais e avós. Para sucesso da mesma é importante ler as
orientações abaixo.
Senhores pais ou outros responsáveis, o laptop Classmate possui um
dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá
juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem
brincava e as instruções das brincadeiras.
Para acessar o programa KRecord, siga as orientações acessando:
(Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).

Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar,
escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som.
Em seguida, pressione OK.
Caso a sua escola ainda não possua laptop, a orientação da tarefa
poderá ser da seguinte maneira:
Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no
caderno de casa.
Nome do Entrevistado 
 | 
Nome da Brincadeira 
 | 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam
ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.
Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a construção de uma
tabela para registrar a pesquisa.
Para a construção utilizem nos seus laptops o programa KWord
( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys >
Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório >
Processador de Texto).
Peça, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna -
nome das brincadeiras; 2º coluna – quantidade de optantes)
Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Brincadeiras do tempo da vovó
Nome das brincadeiras 
 | 
Quantidade de optantes 
 | 
| Cantigas de roda | 
29 
 | 
| Bolinhas de gude | 
20 
 | 
| Roda Peão | 
18 
 | 
| Passa Anel | 
21 
 | 
| Corre Cutia | 
16 
 | 
| Esconde esconde | 
24 
 | 
| Cinco Marias | 
17 
 | 
| Escravos de Jó | 
14 
 | 
| Batata quente | 
12 
 | 
| Bolhas de Sabão | 
09 
 | 
| Peteca | 
07 
 | 
| Bandeirinha arreou | 
15 
 | 
| Boca de Forno | 
12 
 | 
| Boca de Forno | 
11 
 | 
| Macaquinho Chinês | 
10 
 | 
| Morto e Vivo | 
08 
 | 

Solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matemática e façam
a seguinte atividade sobre a mesma:
Leia a tabela abaixo:
Escreva os nomes das brincadeiras pesquisadas e destaque a primeira
letra de cada uma, com lápis de cor.
Leia os títulos das brincadeiras e coloque-os em ordem alfabética. 
Marque com um X o nome das brincadeiras abaixo, que obtiveram 
mais votos.
(          ) Bolinhas de Gude                                        
(           ) Amarelinha
(          ) Cantigas de Roda                                         
(           ) Passa Anel
                                                                                          Professor, transforme os dados da tabela em um gráfico para fixar
na sala de aula, imprima ou faça
uma ampliação (Xerox) da imagem, da seguinte forma:
 

Leve para a sala de aula, cartazes contendo gráficos e tabelas de
diferentes tipos, que abordam vários assuntos.
Em roda, converse com os alunos sobre:
- Quem conhece o nome desses desenhos?
 - Para que servem no dia a dia?
 - Quais são as informações que eles apresentam?
 - Para que servem?
 
os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados e
os nomes que recebem.
Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gráficos em
sala de aula.
Tabela da votação das brincadeiras para a semana
Brincadeiras da semana do 1º Ano
Brincadeira de Bola 
 | 
10 
 | 
Pique pega 
 | 
6 
 | 
Corre Cutia 
 | 
14 
 | 
Esconde esconde 
 | 
9 
 | 
Gráfico das Brincadeiras em forma de pizza

Tabela dos aniversariantes do mês
Amanda 
 | 
10/09 
 | 
Andressa 
 | 
12/09 
 | 
Gabriel 
 | 
18/09 
 | 
Arthur 
 | 
28/09 
 | 
Gráfico dos aniversariantes em forma de colunas 3D

Tabela das quantidades de letras no nome de crianças
Andressa 
 | 
8 
 | 
Paulo 
 | 
5 
 | 
Marcos 
 | 
6 
 | 
Matheus 
 | 
7 
 | 
Gustavo 
 | 
7 
 | 
Nathália 
 | 
8 
 | 
João Pedro 
 | 
9 
 | 
Gráfico das quantidades de letras do nome de crianças em forma de barras 2D
 
alunos.
Essa escolha deverá ser feita de acordo com a realidade vivenciada em cada
sala de aula.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido
como construir,
interpretar e elaborar gráficos e tabelas de situações vivenciadas.
Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
Avaliação
É de suma importância observar se os alunos estão participando e 
realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no
processo de aprendizagem.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais
deverá verificar se os alunos conseguiram:
construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
interpretar informações em gráfico e tabela;
colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e
resoluções das atividades propostas.
É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais
dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no
processo de aprendizagem.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais
deverá verificar se os alunos conseguiram:
construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
interpretar informações em gráfico e tabela;
colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e
resoluções das atividades propostas.
É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais
dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Retirado do site Portal do Professor
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