"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 27 de março de 2017

Regras de jogo e literatura infantil
Autor: Miriam R.P.Machado
Reconhecer as regras de um jogo
Identificar o jogo presente na história
Experienciar as regras de um jogo.
Escrever um texto de instrução para o jogo, de forma coletiva.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer textos de instrução, como por exemplo, uma receita culinária.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula:
1) Iniciar a aula propondo a brincadeira: "Pedra, Papel, Tesoura" ou "Joquempô":
Os alunos podem brincar em pares ou trios. As mãos ficam escondidas nas costas e ao se falar "Pedra, Papel, Tesoura", os participantes mostram as mãos. Mão aberta é papel, mão fechada é pedra e dois dedos é tesoura. A tesoura corta o papel, a pedra amassa a tesoura e o papel embrulha a pedra. Em cada rodada tem-se um vencedor.
2) Terminada a brincadeira, a professora apresentará o livro a ser trabalhado com o seguinte título: Dona Pedra, Seu Papel e Dona Tesoura, de Maria da Conceição Torres Garcia.
A professora perguntará o que o título sugere à turma. Após ouvir os comentários, a professora apresentará o livro.
Os alunos farão a leitura silenciosa (caso a escola conte com um exemplar por aluno), a fim de verificar suas hipóteses sobre o tema do livro.



3) Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:
a) Quem são as personagens principais do livro? Quais eram as características de cada uma?
b) Onde elas moram?
c) O que faziam?
d) Qual era o desejo da menina?
e) Como ela realizou seu desejo?
f) O que você tem em comum com as personagens da história?
4) Os alunos poderão registrar em seu caderno o título do livro e nome da autora. Depois, poderão copiar a parte que acharam mais emocionante e ilustrar.
2ª aula
1) Releitura oral do livro pela professora. Pedir que alguns alunos recontem oralmente a história trabalhada.
2) Propor que os alunos façam as atividades abaixo baseadas no livro.
 
 
 
Fonte: Atividades produzidas pela publicadora da aula.
3) A professora poderá fazer a correção na lousa ou os alunos poderão trocar os cadernos a fim de que corrija o do outro.
3ª aula:
1) No livro aparece um jogo, mas a menina não sabia como jogar. Vamos fazer um texto de instrução a fim de ensinar outras pessoas a jogá-lo.
2) A professora proporá a escrita coletiva do jogo: os alunos darão as sugestões e a professora anotará na lousa.
Poderá ficar assim:
Jogo: Pedra, Papel, Tesoura
Preparação:
O jogo pode ser jogado em trio ou duplas.
Mãos para trás, só poderão ser mostradas após o sinal de "Pedra, Papel, Tesoura".
Regras:
Mão fechada - Pedra - amassa a tesoura
Mão aberta - Papel - embrulha a pedra
Dois dedos - Tesoura - corta o papel
Vencedor:
Vai depender do que o oponente apresentar:
Se um coloca pedra e o outro a tesoura, quem colocou pedra ganha.
Se colocar tesoura e o outro papel, a tesoura ganha.
Se colocar pedra e o outro papel, o papel ganha.

 
 
3) Em duplas, os alunos poderão brincar utilizando as mãos.
 

4) Após essa atividade, propor o jogo utilizando o corpo para representar a pedra, o papel e a tesoura. As duplas combinarão primeiro o que significará cada parte do corpo escolhida.
5) Os alunos também poderão jogar uma equipe contra a outra. Dessa forma, a turma poderá ser dividida em duas equipes. A cada rodada, a equipe combina como irá jogar.
Recursos Complementares
Outras informações sobre o jogo "Pedra, Papel, Tesoura" podem sem acessadas a partir do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra,_papel_e_tesoura
Avaliação
Observar se os alunos compreenderam o jogo presente na história.
Verificar se a turma foi capaz de reconhecer as regras do jogo e se foi capaz de escrever um texto de instrução.
Observar se os alunos conseguiram brincar com o jogo a partir do texto de instrução escrito.


Jogo online:
 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=2618 

Pedra, Papel E Tesoura  
Xuxa
Composição: Vanessa Alves / Ary Sperling / Rafael Sperling


Pedra, papel e tesoura
Quem for o mais forte
E tiver muita sorte
É quem vai ficar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Pedra fecha o punho
E papel de mão aberta
Dois dedos se for a tesoura
Papel ganha da pedra
Porque pode embrulhar
Tesoura do papel
Porque pode até cortar
A pedra se dá bem
Se der de cara com a tesoura
Porque é dura e quebra quase tudo...
Em caso de empate
Preste muita atenção
Tem que seguir jogando
Não pode parar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Joga, joga, joga
Até pode acelerar
Cada vez mais rápido
É engraçado de jogar
Joga, joga, joga
Um, dois, três
Mais uma vez
Quem tiver mais sorte
Vai ganhar, vai se dar bem !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário