"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 23 de julho de 2013

21

jul
2011

USANDO OS PORQUÊS...

...DÚVIDA NUNCA MAIS...
                                  
Quem já não ficou com esta dúvida cruel, usar corretamente os porquês...
Aproveite este momento para relembrá-los e usá-los corretamente.
Observe abaixo as 4 maneiras de usar os porquês:

SEPARADO COM ACENTO:
Sempre que a palavra QUE estiver em final de frase , deverá receber o acento, não importando o elemento que surja antes dela.
Ex.: Ela não foi à escola e não disse por quê.
      Você está rindo de quê?
      Você veio aqui para quê?

JUNTO SEM ACENTO:
Utilizamos este porque para respostas.Também é possível trocar por POIS.
Ex.: Resposta: Comprei isso porque necessitava.
                       Comprei isso pois necessitava.

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10

set
2009

...PENSE UM POUCO...


      
       
         QUEIRAMOS OU NÃO, ENQUANTO VIVERMOS, NECESITAREMOS DAS PALAVRAS E SUAS REGRAS.
         PARA QUE SAIBAMOS ESCREVÊ-LAS E CONSIGAMOS ENTENDER SEU SIGNIFICADO, PRECISAREMOS SEMPRE DE ÓTIMOS LIVROS.
         POR MEIO DA LEITURA CONSEGUIMOS VIAJAR POR LUGARES QUE JAMAIS IMAGINARÍAMOS. APRENDEMOS PALAVRAS QUE NOS AJUDARÃO A ADQUIRIR UM VOCABULÁRIO MAIS REBUSCADO.
         ABAIXO ESTARÁ UM DICA PARA ESCREVERMOS CORRETAMENTE PALAVRAS OXÍTONAS.   
         SABEMOS QUE AS OXÍTONAS ACENTUADAS SÃO AS TERMINADAS EM: A(S), E(S), O(S), EM E ENS.
EX.: GUARANÁ, CIPÓ, REFÉM, CAFÉ, PARABÉNS

         SABEMOS TAMBÉM QUE AS OXÍTONAS QUE NÃO RECEBEM ACENTOS SÃO AS TERMINADAS EM: I(S), U(S).
EX.: TUPI, CAJU, PERMITI-LA, DIVIDI-LA
AGORA POR QUE AS OXÍTONAS ABAIXO SÃO ACENTUADAS SE TERMINAM COM I?
  DISTRIBUÍ-LA               CONSTRUÍ-LA

FELIZMENTE NA LÍNGUA PORTUGUESA SEMPRE HÁ UMA EXPLICAÇÃO. LEIAMOS ABAIXO E NÃO ERREMOS MAIS NA HORA DE ESCREVER E ACENTUAR AS PALAVRAS.

ATENÇÃO:
SEMPRE QUE A LETRA I FOR TÔNICA E A SEGUNDA VOGAL DE UM HIATO ELA SERÁ ACENTUADA. POR ISSO DISTRIBUÍ-LA E CONSTRUÍ-LA SÃO OXÍTONAS ACENTUADAS.

                                


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20

ago
2009

PRESTE ATENÇÃO... MUITA ATENÇÃO

5ª REGRA

ACENTUAMOS O IU TÔNICOS, QUANDO FOREM A SEGUNDA VOGAL DO HIATO.

EXEMPLO:
SAÍDA
    
       I TÔNICO E 2ª VOGAL DO HIATO

SAÚDE
    
      U TÔNICO E 2ª VOGAL DO HIATO

ATENÇÃO:

NEM O I NEM O RECEBEM ACENTO QUANDO APARECEREM ANTES DE NH, OU QUANDO ESTIVEREM NA MESMA SÍLABA DE L, M, N, R,U.

EXEMPLO:

        NH - RAINHA
L - SAUL
M - RUIM
    N - AINDA
R - SAIR
U - SAIU


UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO

NÃO ACENTUAMOS O U TÔNICO DEPOIS DE UM DITONGO, DAS PALAVRAS PAROXÍTONAS.

EXEMPLO:

BAIUCA
FEIURA


MAIS ATENÇÃO

AS PALAVRAS PAROXÍTONAS QUE POSSUEM IU REPETIDOS E EM SEQUÊNCIA NÃO RECEBEM ACENTO.

EXEMPLO:
XIITA
JUUNA
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20

ago
2009

PROPAROXÍTONAS

4ª REGRA

ACENTUAMOS TODAS AS PALAVRAS PROPAROXÍTONAS.

EXEMPLO:

ÁRVORE
DICO
PARALELEPEDO
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20

ago
2009

PAROXÍTONAS

3ª REGRA

ACENTUAMOS TODAS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM:

L
N
R
X
à (S)
I  (S)
US
UM (UNS)
ONS
OS
DITONGO (SEGUIDO OU NÃO DE S)

EXEMPLO:

ÚTIL
PÓLEN
ÍMPAR
TÓRAX
ÍMÃ (S)
JÚRI (S)
VÍRUS
FÓRUM (UNS)
NÊUTRONS
BÍCEPS
SÍTIO
CÁRIE
ÓRGÃO (S)


ATENÇÃO:

AS PALAVRAS PAROXÍTONAS QUE POSSUEM OS DITONGOS ABERTOS ÉI, ÓI, ÉU EM SUA SÍLABA TÔNICA NÃO SÃO ACENTUADAS.

EXEMPLO:

HEROICO
ANDROIDE
NUCLEICO
PROTEICO
CAFEICO

MAIS ATENÇÃO:

NÃO ACENTUAMOS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS NOS ENCONTROS VOCÁLICOS EIA, OIA ABERTOS.

EXEMPLO:

IDEIA
COLMEIA
BOLEIA
ATEIA
JIBOIA
TROIA
BOIA

AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EMOOEEM TAMBÉM NÃO SE ACENTUAM.

EXEMPLO:

VOO
ZOO
ABENÇOO
VEEM
DEEM
LEEM
CREEM
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20

ago
2009

OXÍTONAS

2ª REGRA

ACENTUAMOS TODAS AS PALAVRAS OXÍTONAS TERMINADAS EM:

A (S)
E (S)
O (S)
EM (ENS)


EXEMPLO:

CARÁ - CARÁS
CAFÉ - CAFÉS
CIPÓ - CIPÓS
REFÉM - REFÉNS

PORTANTO NÃO LEVAM ACENTO AS TERMINADAS EM:

I  (S)
U (S)
CONSOANTES

EXEMPLO:

TUPI
AQUI
ALI
CAJU
ANGU
BAURU
URUBU
TALVEZ
XADREZ
INFANTIS

ATENÇÃO:

AS PALAVRAS OXÍTONAS QUE POSSUEM  DITONGOS ABERTOS: ÉI, ÓI, ÉU RECEBEM ACENTO.

EXEMPLO:
PAPÉIS
DESTRÓI
CHAPÉU
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20

ago
2009

MONOSSÍLABOS TÔNICOS

1ª REGRA:

ACENTUAMOS TODAS AS PALAVRAS MONOSSÍLABAS TÔNICAS TERMINADAS EM:

A (S)
E (S)
O (S)
EXEMPLO:
MÁ - MÁS
RÉ - RÉS
SÓ - SÓS

PORTANTO NÃO LEVAM ACENTO AS TERMINADAS EM:

I  (S)
U (S)
CONSOANTES

EXEMPLO:

RI
TI
TU
CRU
NU
MEL
FLOR
DOR
MAR

ATENÇÃO:
AS PALAVRAS MONOSSÍLABAS TÔNICAS QUE POSSUEM DITONGOS ABERTOS: ÉI, ÓI, ÉU TAMBÉM RECEBEM ACENTO.

EXEMPLO:
RÉIS
MÓI
C
ÉU
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20

ago
2009

Aprendendo a acentuar...

AGORA QUE JÁ SABEMOS OS NOMES DOS ACENTOS, VAMOS PARA AS REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA.

APRENDA A ACENTUAR AS PALAVRAS DE UMA MANEIRA BEM MAIS FÁCIL...
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20

ago
2009

Acentuação gráfica

ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS

ACENTOS GRÁFICOS

Acentos gráficos são sinais adotados na ortografia para indicar
a sílaba tônica e se uma vogal é aberta (´) ou fechada (^).
Em português existem três acentos gráficos: o acento agudo (´), o acento circunflexo (^) e o acento grave (`).

O que cada acento indica
O acento agudo (´) indica que a sílaba é tônica e que a vogal é aberta (café, pó). Ás vezes indica apenas que a sílaba é tônica (recém, refém).

O acento circunflexo (^) indica que a sílaba é tônica e a vogal é fechada (alô, você).

O acento grave (`) indica a crase (à, àquele)
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20

ago
2009

ACENTUAÇÃO

ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS

ACENTOS GRÁFICOS

Acentos gráficos são sinais adotados na ortografia para indicar
a sílaba tônica e se uma vogal é aberta (´) ou fechada (^).
Em português existem três acentos gráficos: o acento agudo (´), o acento circunflexo (^) e o acento grave (`).

O que cada acento indica
O acento agudo (´) indica que a sílaba é tônica e que a vogal é aberta (café, pó). Ás vezes indica apenas que a sílaba é tônica (recém, refém).

O acento circunflexo (^) indica que a sílaba é tônica e a vogal é fechada (alô, você).

O acento grave (`) indica a crase (à, àquele)
Tragam Tochas
Solo
Tragam tochas pra iluminar
Ao estábulo venham correndo
Jesus nasceu, venham adorar
Maria o chama a contemplar
Coral
Vem, vem, venha ver o menino
Vem vem, venha ver o Senhor
Solo
Digam aos outros que venham saudar
Digam que venham ao menino adorar
Um por um venham ao seu lado
E em silêncio, se ajoelhar
Coral
Vem, vem, venha ver o menino
Vem vem, venha ver o Senhor
Solo
Vamos lá
Tragam tochas pra iluminar
Ao estábulo venham correndo
Jesus nasceu, venham adorar
Maria o chama a contemplar
Coral (2x)
Vem, vem, venha ver o menino
Vem vem, venha ver o Senhor
Solo (adulto)
Venham ver o menino
Solo
Vem, vem, venha ver o Senhor




4

set
2011

Aprendendo concordância verbal com música...

Aprendendo concordÂncia verbal com música...
Olha que legal que encontrei uma música para aprender concordância verbal.

Concordância Verbal (música)
REFRÃO
Você vai ver, vai achar legal
Vai aprender a concordância verbal (BIS)

O verbo concorda com o núcleo do sujeito
Os passarinhos destruíram a horta.
Mais de, menos de, perto de...
Mais numeral verbo no singular
Verbo no plural
Mais de um animal escapou
(Volta REFRÃO)

Com sujeito composto
Antes do verbo, verbo no plural...
Depois do verbo, verbo no plural
Ou concordando com o núcleo mais próximo
Com pessoas gramaticais diferentes
Se for 1ª, 1ª no plural
Sem a 1ª pessoa não faz mal
O verbo vai para a 2ª ou 3ª no plural
(Volta REFRÃO)

Preste bem atenção não passe mal
A concordância de verbo impessoal
Haver no sentido de existir
Como acontecer é verbo impessoal
Fica no singular tanto sozinho
Quanto em locução verbal
Fazer indicando o tempo transcorrido
Como transcorrer também é verbo impessoal
A regra a seguir é a mesma
Fica no singular tanto sozinho
Quanto em locução verbal
Ontem fez dois meses que ele morreu.
É o exemplo que eu te dou ta legal.



15

abr
2012

O livrinho falante

Vamos Cantar? 

Sou o livrinho falante
E não paro na estante (bis).


Ajudo muita gente,
Que vem me consultar,
Sobre planetas, estrelas
E o que neles podem achar.

Sei tudo sobre jatos,
Cápsulas, controles, nações.
Conheço a história antiga,
Navios à vela, aviões.

Sou o livrinho falante,
Que registra a todo instante...
Tudo que no mundo acontece,
Que nasce, cresce, perece!

Sei histórias fascinantes,
Além da imaginação...
Posso contar a vocês,
Tenho alma e coração!

Sou o livrinho falante,
E não paro na estante!


Ideia: Que tal fazer um fantoche para cantar a música?
Você pode fazer bem simples, de papel mesmo ou EVA, usando o molde acima... ou se quiser bem mais elaborado aí vai a dica: faça um livrinho usando uma caixa de fósforo encapada... depois é só fazer o rostinho e colar num palito de picolé para usar como fantoche... Boa Aula!!!

ALFABETO PARA CANTAR



EM VISTA DE ESTARMOS DESCOBRINDO O ALFABETO NAS ASAS DAS BORBOLETAS, ESTAMOS ESTUDANDO O NOME DAS LETRAS E A ORDEM ALFABÉTICA. PARA FICAR MAIS DIVERTIDO ESTAMOS CANTANDO O ALFABETO!!!
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17

mai
2011

MÚSICA DAS FLORES

PARA DESCONTRAIR...
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Divisão





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18

jul
2013

Exercício divisão


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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7

jun
2013

Tabuada

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7

jun
2013

Substantivos Próprio e Comum

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7

jun
2013

O uso dos porquês.

Atividade pra se trabalhar o uso dos porquês nas turmas de 5º ano.
Primeiro uma explicação com exemploes detalhados e depois a verificação do aprendizado.

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7

mai
2013

Modelos cartões dia das mães.




Fonte: Espaço Educar
 
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7

abr
2013

Atividades em sala de aula...

Olha que ideia maravilhosa meus alunos tiveram!
Foto: Olha que ideia maravilhosa meus alunos tiveram!
Através da pirâmide alimentar os alunos do 4º ano compreenderam a importância de cada nutriente para o bom funcionamento do nosso corpo.
Foto: Através da pirâmide alimentar os alunos do 4º ano compreenderam a importância de cada nutriente para o bom funcionamento do nosso corpo.
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31

mar
2013

Páscoa


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17

mar
2013

Atividades: substantivo próprio e comum