"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de abril de 2013


ÔNIBUS DA SALVAÇÃO




ÔNUBUS DA SALVAÇÃO - Teatro Cristão Um ônibus com vários passageiros, representando a Igreja do Senhor.
Há uma menina que está a busca de um namorado, e escolhe um de fora do ônibus.
Há um passageiro que não gostou dos últimos passageiros que chegaram.
Dentre outros há um que acabou de chegar, e curioso quer saber como funciona, como permanecer, porque é tão triste perceber que alguém saiu...
Nas explicações pra este “novato” no ônibus a mensagem do evangelho é anunciada.

O teatro se inicia com cadeiras dispostas 2x2 como se fosse um ônibus.
O motorista não fica visível, mas o seu lugar aparece.
Alguém (não visível) fala ao microfone: “Este é o ônibus da salvação”, só para situar o público a cena ilustrada.
Um som de motor toca ao fundo

CENA 1

Várias pessoas estão sentadas, conversando entre si, mas há também lugares vazios.
Uma nova pessoa entra no ônibus e todos a recebem com festa e alegria. A colocam em assentada em um dos lugares.
Duas personagens que estão sentadas estão conversando:
PERSONAGEM 3:  Amiga, eu to orando para Deus e tenho certeza que Ele vai colocar no meu caminho “o namorado” mas aquele… não vejo a hora!!!
PERSONAGEM 4:  Glória a Deus menina!!!
PERSONAGEM 3:  (olha pela janela e vê um rapaz passando pelo lado de fora e se encanta - muito exaltada) É ele, é ele... é o que eu pedi, tá ali, glória a Deus, eu vou lá buscar ele.
PERSONAGEM 4: (fica assustada e nervosa) Calma amiga, traz ele aqui pra dentro antes de querer algo mais, e não se esquece de se segurar no motorista para não cair do ônibus!
PERSONAGEM 3: (vai descendo do ônibus, chega no rapaz, conversam um pouco (não precisa aparecer o diálogo) ela dá a mão pra ele e tenta voltar para o ônibus)
(O rapaz não se move e convence ela de ir por outra direção)
(Ela parece um pouco insegura, mas por fim decide acompanhar o rapaz e sai de cena)
CENA 2
(Em outro banco se inicia uma discussão de dois homens)
PERSONAGEM 5: (esbraveja e grita com outro palavras negativas e desce do ônibus)
(Todos os passageiros fazem careta de dor)
(Ao ver ele descendo do ônibus um outro passageiro fala com seu colega de banco)
PERSONAGEM 6:  Misericórdia! (exclama)
PERSONAGEM 7:  É triste! A melhor coisa agora é orar.
PERSONAGEM 6:  Mas ele orava tanto… não, isso tá errado, se ele ta saindo é porque ele sabe de alguma coisa… eu é que não vou ficar aqui.
PERSONAGEM 7:  Calma, onde você vai?
PERSONAGEM 6:  Eu vou atrás dele… ele ora muito, Deus falou alguma coisa para ele. Desce do ônibus e novamente os passageiros fazem cara de dor.
CENA 3
(Fora do ônibus, passa uma pessoa machucada e mal vestida)
(Os passageiros do ônibus se mobilizam, ficam de pé, e fazem uma corrente humana, segurando no motorista para alcançar o transeunte)
(Pegam ele pela mão, trazem para dentro do ônibus e em jubilo abraçam o novo integrante do ônibus)
(As feridas dele são curadas - alguém limpa a maquiagem )
(Ele arruma vestes melhores e ele se alegra)
(Outras pessoas [por volta de 3] passam pelo ônibus, o novo integrante grita pela janela, para que elas entrem no ônibus)
(Elas entram e há nova festa no ônibus)
PERSONAGEM 8:  (que estava sentada em outro banco e não ajudou na corrente humana para resgatar o primeiro transeunte vira para sua colega de banco)
PERSONAGEM 8:  Misericórdia… olha só o que esta igreja está virando!
PERSONAGEM 9:  Que isso irmão(ã), glória à Deus que novas vidas estão sendo resgatadas!
PERSONAGEM 9:  Resgatadas nada, isso é um bando de maltrapilho, sujo, bêbado, drogado que não tem valor nenhum… isso aí ta no mundo e nunca vai ser salvo (enquanto diz isso ela levanta e vai saindo do ônibus)
PERSONAGEM 9: (assustada) Mas irmão(ã) por que você ta descendo do ônibus?
PERSONAGEM 8:  Eu??? Descendo do ônibus? Quem você pensa que é? Eu estou na igreja há muito mais tempo que você e vem você querer insinuar que eu to descendo do ônibus.
Na verdade é você que ta fora junto com esse povinho aí.
Não basta vir a igreja para garantir o lugar no ônibus não, viu?!
Eu ajudo as pessoas, eu limpo a igreja, eu canto, e por isso tenho certeza que já tenho o meu lugar garantido neste ônibus
(enquanto vai dizendo isso ela vai saindo do ônibus e sai de cena)

CENA 4

(personagem 1 entra no ônibus e se senta ao lado de outra)
PERSONAGEM 1:  Que ônibus é esse?
PERSONAGEM 2:  Esse é o ônibus da Salvação!
PERSONAGEM 1:  E como eu vim parar nele?
PERSONAGEM 2:  Não sei! O que você fez hoje?
PERSONAGEM 1:  Eu fui à igreja!
PERSONAGEM 2:  E o que aconteceu lá? (pergunta sorrindo)
PERSONAGEM 1:  Bem, o pastor me falou de Jesus. Me disse que Jesus tinha morrido para garantir que eu não morresse!
PERSONAGEM 2:  E você aceitou Jesus como seu único Senhor e Salvador?
PERSONAGEM 1:  Sim!
PERSONAGEM 2:  É por isso que você está aqui!
PERSONAGEM 1:  Mas…
(nisso desce uma pessoa do ônibus)
AI!!!! (todos os passageiros do ônibus demonstram dor).
PERSONAGEM 2:  Dói, né?!
PERSONAGEM 1:  Sim, muito, mas por quê?
PERSONAGEM 2:  Quando nós aceitamos Jesus e entramos nesse ônibus nós passamos a fazer parte do corpo de Cristo, porém, quando alguém sai é como se um pedaço do corpo fosse cortado.
PERSONAGEM 1:  Ué? Mas depois que nós entramos no ônibus nos corremos o risco de sair dele?
PERSONAGEM 2:  Meu irmão, vamos achar essa resposta na palavra viva que contém todas as respostas… você tem uma Bíblia? Então abra comigo no Evangelho de Lucas no Capítulo 13, versículo 22 - (ler então do versículo 22 ao 27)
Depois Jesus foi pelas cidades e povoados e ensinava, prosseguindo em direção a Jerusalém.
Alguém lhe perguntou: "Senhor, serão poucos os salvos? " Ele lhes disse:
"Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.
Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. "Ele, porém, responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês’.
"Então vocês dirão: ‘Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas’.
"Mas ele responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal! ’
PERSONAGEM 2: (ao final da leitura) ...então o que você entendeu?
PERSONAGEM 1: A Salvação é mais difícil do que eu imaginava
PERSONAGEM 2:  (ri)  Não é tão complicado assim não, tudo que você precisa saber está aqui (Bíblia), mas eu vou ler outro capítulo para você, lê 1 Coríntios 13.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
PERSONAGEM 1:  Então basta o amor para permanecer neste ônibus (Salvação)?
PERSONAGEM  2:  Depois que você aceita Jesus como seu único Senhor e Salvador e o seu coração se mantém transbordante do amor de Cristo, compartilhando este amor em todas as coisas da sua vida e com todas as pessoas, seu lugar no ônibus está garantido.
PERSONAGEM 1:  E como eu faço para o meu coração ficar cheio do amor de Cristo?
PERSONAGEM 2:  A resposta agora está no livro de Josué, capítulo 1, versículo 8 (ler o versículo).
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.
PERSONAGEM 1: Mas se eu pecar, eu terei que sair do ônibus e não poderei voltar?
PERSONAGEM 2: Acho que você terá a resposta agora mesmo…
(a personagem que havia descido do ônibus agora pouco retorna e pede perdão arrependido do seu erro - os passageiros se alegram, se abraçam e festejam a volta)
PERSONAGEM 2:  Você acha que Deus, que deu seu Filho único para morrer pela humanidade, iria condenar o homem sem chance de arrependimento? (ler 1ª João 1:8 e 9).
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
PERSONAGEM 1:  E por que houve tanta festa quando esse irmão voltou?
PERSONAGEM 2:  E você não ficaria satisfeito ao ver um pedaço do seu corpo, que se julgava morto, retornar cheio de vida? E além do mais (ler Lucas 15:4 a 7)
"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros
e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".
PERSONAGEM 1: Posso fazer uma última pergunta? Quem dirige esse ônibus e como sei que ele realmente me levará para Deus e para vida eterna?
PERSONAGEM 2: (sorrindo)- Você ainda tem dúvida meu irmão? Então leia João 14:6 e descobrirá nosso motorista
PERSONAGEM 1: (lê em voz alta)  “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
FIM DO TEATRO

Obs: Em todos os momentos, quando alguém entre no ônibus, todas as personagens devem se alegrar e receber o novo integrante.
Da mesma forma, toda vez que alguém sai, todos fazem cara de dor e manifestam através de gemidos, vulgo AI! UI! AUCH! (versão internacional)



LÁGRIMAS DE UM PALHAÇO

LÁGRIMAS DE UM PALHAÇO - Teatro Cristão Num mix de crianças e palhaços, em meio a brincadeiras, é passada a mensagem da porta estreita, da escolha do caminho que leva ao céu.

Apelo e oração pelas decisões acontecem durante a apresentação.

Mensagem evangelística apresentada às crianças, pelos palhaços.

I Ato
CENA 1:
(Júnior se encontra pensativo na espera dos seus amiguinhos)
JÚNIOR: Cadê eles que não chegam? Ou será que eu cheguei cedo demais? (olha para o relógio). Nossa eu que cheguei atrasado. Carla! Pedro! Rita! Ricardo! Luíza! Onde estão vocês!!! Será que eles já foram? (Começa a chorar)
(Entram todos gritando alegremente fazendo uma grande festa. Júnior!!!).
LUÍZA: Ih!!! Pessoal, o Júnior está chorando!!!Buá!Buá!!Buá!!!
JÚNIOR: Não estou chorando não, é que... Entrou um cisco no meu olho.
RITA: Pessoal, para de pegar no pé do Júnior.
JÚNIOR: Obrigado Rita.
RITA: Quem disse que homem também não chora! Rrsrsrsrsrs!!
(Todos caem na gargalhada e vão fazer cosquinha no Júnior)
JÚNIOR: Eu não estava chorando. ( RSRSRSR) Para pessoal, se não vou molhar nas calças!!Rsrsr!
PEDRO: Pessoal! Pessoal não podemos ir agora, está faltando alguém! Mas não lembro quem é?
RICARDO: Ih! Isso é porque ele só tem 10 anos, imaginem quando ele tiver a idade da Palhaça Dipilim.
PEDRO: Isso! Isso! Isso mesmo!!!
RICARDO: Não falei!!!
(Todos caem na gargalhada)
PEDRO: É a Dipilim que está faltando.
TODOS: É mesmo
PEDRO: Depois sou eu que estou esquecendo das coisas.
CARLA: Mas onde será que ela está?
LUÍZA: Falando nela. (grita) Dipilim, estamos aqui!!!
DIPILIM: Oi pessoal, como vocês estão?
TODOS: Bem
CARLA: Você que está atrasada e muito!
DIPILIM: Perdoem-me pelo atraso, é como eu estava vindo para cá, aproveitei para fazer uma pesquisa para o meu primo o palhaço Pim.
RITA: Pesquisa? Mas que pesquisa?
DIPILIM: Sobre o livre arbítrio.
PEDRO: Porque você não falou antes, ontem passou o jogo do Santos contra o Corinthians. Santos! Santos! (gritando)
JÚNIOR: Corinthians! Corinthians!
PEDRO: Santos! Santos! Santos (Canta um pedaço do hino do Santos)
RICARDO: Não é nada disso que vocês dois estão falando.
PEDRO: Como não?
RICARDO: Ela está fazendo uma pesquisa sobre árbitros serem livres pelos campos percorridos a cada jogo, não é pesquisa sobre o Santos muito menos o Corinthians.
CARLA: Alô! Alô! Alou!
CARLA: Meninos só pensam em jogo.
CARLA: Ela está falando do livre arbítrio. Quem manda faltar na escola dominical? É isso que dá.!
LUÍZA: É mesmo Rita, livre arbítrio é...
DIPILIM: Isso mesmo, vocês podem me ajudar?
TODOS: Nós?
DIPILIM: Isso mesmo!
RICARDO: Oba! Oba! Vamos ajudar a Dilipim! (pulando alegremente)
RITA: Lembrei isso também tem a ver como os dois caminhos? Só um leva até Deus, e outro não leva.
JÚNIOR: Eu sei que caminho é esse, eu sei, eu sei (pulando e levantando a mão).
DIPILIM: Então fala Júnior.
JÚNIOR: Esse caminho é.. esse caminho é...
LUÍZA: Então!! Estamos esperando! Para de fazer suspense.
JÚNIOR: Jesus! Jesus! Jesus!
DIPILIM: Isso mesmo Júnior. Está de parabéns.
RITA: Mas fui eu que falei primeiro.
DIPILIM: Você também está de parabéns.
PEDRO: Não entendi? (coçando a cabeça)
LUÍZA: Deixa que eu explico. É simples, você vai decidir para onde quer ir, ou seja, tem dois caminhos. Um que é cheio de pecado, mentira, tristeza, dor, amargura, destruição... (suspense)
PEDRO: Chega! Fala logo.
LUÍZA: O outro é através de Jesus, um caminho de paz, verdadeira felicidade, amor, onde aceitei a Jesus como o meu Senhor e Salvador e tudo mudou em minha vida.
(Todos os também)
DIPILIM: E digo mais, o livre arbítrio ele vai muito além.
Deus quer o melhor para nossas vidas, mas eu e vocês é que decidimos o caminho que vamos tomar, se vamos ser homens e mulheres de bem ou do mal.
TODOS: Eu quero ser do bem
DIPILIM: Isso mesmo.
RICARDO: (triste)
JÚNIOR: Que foi Ricardo, aconteceu alguma coisa?
RICARDO: É que ainda não aceitei a Jesus como o meu Senhor e Salvador, eu quero sim ter uma nova vida.
DIPILIM: Hoje é dia de festa.
CARLA: Porque Dipilim?
DIPILIM: Porque quando alguém aceita a Jesus como Senhor da sua vida, há festa no céu.
RITA: Quero que todo o dia tenha festa no céu.
(Palhaço Pim entra neste momento)
PALHAÇO PIM: Eu vim atrás de vocês porque estavam demorando muito, vocês parecem que estão fazendo festa e nem iam me convidar.
RITA: Sabe Pim, o Ricardo aceitou a Jesus.
PALHAÇO PIM: Iwopi!!!Iwopi!!! (sai pulando de alegria).
PALHAÇO PIM: Que bom estou muito alegre com a sua decisão.
RICARDO: Eu sei o que quero pra minha vida, quando eu estiver com a sua idade Palhaço Pim.
PALHAÇO PIM: Esta me chamando de velho?
(Todos caem na gargalhada)
RICARDO: Não palhaço Pim. Sabe que é eu quero ser um homem de bem, ajudar as pessoas, ser um verdadeiro amigo. Como todos, inclusive você, que é o meu amigão.
(Palhaço Pim começa chorar de emoção e todos se abraçam alegremente)
LUÍZA: Ih!!! Pessoal o Júnior esta chorando!!!Bua!Bua!!Bua!!!
TODOS: Luísa!!!
LUÍZA: Brincadeirinha pessoal.
PALHAÇO PIM: Já sei, vamos levantar um senso agora. (chama 4 crianças voluntárias do público).
PALHAÇO PIM: Aqui tem quatro portas. Qual destas portas vocês querem entrar? (aponta)
1. Essa porta tem brinquedos, doces, álcool e também mentira;
2- Essa porta tem brinquedos, doces, álcool, mentira e drogas,
3- esta porta tem brinquedos, doces, álcool, mentira, drogas e colar na prova,
4- e na ultima porta tem, a verdadeira felicidade, vida eterna, amor. Essa porta é Jesus.
Qual dessas 4 portas vocês querem entrar, eu vou contar até 10 e vocês correm até a porta. 1, 2, 3, 4....
(Neste momento interagem com as crianças e depois fazem o apelo que quer aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador)
PALHAÇO PIM: (ora com as crianças e pergunta) Quando vocês tiverem com a minha idade o que vocês querem ser?
(Todos gritam queremos ser homem e mulher de bem )
FIM
Personagens:
CARLA: Talita
PEDRO: Felipe
RITA: Bianca
LUÍZA: Graziela
JÚNIOR: Caio
RICARDO: Rafael
PALHAÇO PIM: Flávio Kadeth
Palhaça DIPILIM: Bruna
Os direitos autorais deste texto são de Flavio Kadeth.


Nenhum comentário:

Postar um comentário