"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


Atividades 5º ano

Texto: MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA  (Ruth Rocha)
Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.

Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.

E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!

Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!

E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.

Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...

E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”

Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!

Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!

E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...

E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...

Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!

Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.

E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!

Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto


1.    E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também.

Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!

2.      Interpretação:

a)    O texto que você acabou de ler é uma narrativa. Que tipo de narrativa é apresentada? Retire uma frase do mesmo que justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Quem escolheu o nome do irmãozinho e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Relacione o título do texto com a história:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)    Você acredita realmente que Miguel não goste de seu irmão? Justifique sua resposta:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)    Você tem irmão ou irmã? Como é o relacionamento entre vocês?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


f)    Se a resposta anterior foi negativa, gostaria de ter um irmão ou irmã? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3.    Redação:

Crie uma narrativa onde você possa descrever as características de um amigo ou amiga que você considera como irmão.

- Quem é essa pessoa? Onde a conheceu? Há quanto tempo a conhece?

- Faça a descrição dessa pessoa.

- Qual a importância dessa pessoa na sua vida?


 A) LEITURA
Água, dona da vida



Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!

Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!
O nosso sistema hídrico
Está com deficiência
Passando por sacrifícios
Devido aos desperdícios
Ocorridos com frequência!

Desperta povão, desperta
Está na hora de acordar
ÁGUA é dona da VIDA
E não pode ser poluída




B) INTERPRETAÇÃO


a- O texto que você acabou de ler é:
(   ) um poema com 3 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.

b- ”Água é sustentação /  Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:
(   ) a água é dispensável para a vida;
(   ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia;
(   ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.

c- “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
Baseando-se no texto, explique os versos destacados acima.
________________________________________________________________________________________

d- “Devido aos desperdícios / Ocorridos com frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.

ð

ð

e- De acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.

A água vem sendo desperdiçada frequentemente. (   )
O texto serve como alerta na preservação da água. (   )
O sistema hídrico está em excelentes condições. (   )
Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. (   )


C) PRODUÇÃO DE TEXTO

   A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado"Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.”
   Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever uma narrativa em 3ª pessoa (narrador observador) sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:

1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.

Profa. SAra/DF/colegiosantamari

Atividades 5º ano

Texto: MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA  (Ruth Rocha)
Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.

Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.

E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!

Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!

E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.

Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...

E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”

Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!

Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!

E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...

E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...

Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!

Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.

E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!

Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto


1.    E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também.

Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!

2.      Interpretação:

a)    O texto que você acabou de ler é uma narrativa. Que tipo de narrativa é apresentada? Retire uma frase do mesmo que justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Quem escolheu o nome do irmãozinho e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Relacione o título do texto com a história:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)    Você acredita realmente que Miguel não goste de seu irmão? Justifique sua resposta:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)    Você tem irmão ou irmã? Como é o relacionamento entre vocês?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


f)    Se a resposta anterior foi negativa, gostaria de ter um irmão ou irmã? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3.    Redação:

Crie uma narrativa onde você possa descrever as características de um amigo ou amiga que você considera como irmão.

- Quem é essa pessoa? Onde a conheceu? Há quanto tempo a conhece?

- Faça a descrição dessa pessoa.

- Qual a importância dessa pessoa na sua vida?


 A) LEITURA
Água, dona da vida


Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!

Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!
O nosso sistema hídrico
Está com deficiência
Passando por sacrifícios
Devido aos desperdícios
Ocorridos com frequência!

Desperta povão, desperta
Está na hora de acordar
ÁGUA é dona da VIDA
E não pode ser poluída



B) INTERPRETAÇÃO


a- O texto que você acabou de ler é:
(   ) um poema com 3 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.

b- ”Água é sustentação /  Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:
(   ) a água é dispensável para a vida;
(   ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia;
(   ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.

c- “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
Baseando-se no texto, explique os versos destacados acima.
________________________________________________________________________________________

d- “Devido aos desperdícios / Ocorridos com frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.

ð

ð

e- De acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.

A água vem sendo desperdiçada frequentemente. (   )
O texto serve como alerta na preservação da água. (   )
O sistema hídrico está em excelentes condições. (   )
Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. (   )


C) PRODUÇÃO DE TEXTO

   A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado"Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.”
   Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever uma narrativa em 3ª pessoa (narrador observador) sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:

1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.


Atividades 4º ano
 LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto com atenção.

O VELHO BURRINHO


        
Certa vez, uns homens tinham de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.
Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar. O mais velho dos burros, que foi o primeiro a escolher, decidiu carregar o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos homens. Os outros burros caíram na risada:
        - Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro...
        E lá se foi o burrinho velho com todo aquele peso às costas e, ainda por cima, ouvindo a gozação dos companheiros.
        Mas, à medida que a viagem seguia, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio do velho burro. Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e folgado, com seu balaio quase vazio. Enquanto isso, os outros burros ainda suavam com o peso de suas cargas, que não tinham diminuído nem um pouquinho!                                                    
Pedro Bandeira.

1. Responda de acordo com o texto.

a. No início da viagem, os burros mais novos fizeram gozação com o mais velho. Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________

b. Quem levou a melhor no final da viagem? Explique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

c. O que este texto pode ensinar de positivo para as pessoas?
____________________________________________________________________________________________________


2. Circule a sílaba tônica das palavras e classifique-as de acordo com o nº de sílabas e quanto à tonicidade.

a. homens - _________________________

b. pássaro - _________________________

c. comida - _________________________

d. primeiro - _________________________

e. velho - _________________________


3. Acentue as palavras corretamente.

lampada      cafe        palacio

parabens   agua                 açucar

ambulancia        tambem            

chao

   4. Complete com M ou N.

ja ____ tar        bo____ba

ta ____ bor                ca____tor


5. Ordene as sílabas e forme palavras. Depois, classifique-as quanto à tonicidade.

a. RA – RE – ÇÃO – FRI - GE ___________ / ____________

b. DO-SA-PE
____________ / ___________

c. ROS-PA-COM-NHEI
____________ / ___________

d. PA-DA-LÂM
___________ / ____________

e. AS-RI-DA
___________ / ____________


6. Circule com lápis azul os adjetivos e com rosa os substantivos.

a. O cafezinho está quente e gostoso.

b. Aquela pequena menina é bondosa.

c. O portão vermelho está estragado.

d. Meu anel é novo, brilhante e muito bonito.                    

 Enviado pela Profa. Sara/DF/colegiosantamaria

ATIVIDADE PARA O 5º ANO
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

1 - Leitura Interpretativa:

GRIPE A: ENTENDA COMO A EPIDEMIA COMEÇOU.

A gripe A ameaça se alastrar pelo mundo, num devastador efeito dominó, e deixa em alerta autoridades sanitárias de vários países, além da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), que vislumbram o risco de uma nova pandemia internacional. O mal teve início no México, onde em 27 de abril havia suspeita de pelo menos 149 mortes, e em poucos dias atingia os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha e a Grã-Bretanha. Entenda o que é a gripe e como surgiu.

1. O que é a gripe A?
É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos, em abril de 2009, e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, provavelmente com a mesma capacidade de transmissão que a gripe comum tem.

2. Quais os sintomas?
Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o Influenza A (H1N1).

3. Qual é o agente causador da doença?
O vírus da nova gripe é o Influenza A (H1N1). Anteriormente a gripe era chamada de "suína" porque um teste de laboratório mostrou que muitos dos genes do novo vírus eram semelhantes ao vírus influenza que normalmente é encontrado nos porcos da América do Norte.

4. Quais são as formas de contágio?
A nova gripe não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

a – A nova gripe deixa em alerta duas Organizações importantíssimas. Observe as siglas e escreva o que cada uma significa.

OMS __________________________________________________________________________
ONU __________________________________________________________________________


b - Onde essa gripe teve início? Em qual data?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c – A gripe em poucos dias se espalhou por vários países. Quais são eles?


d – A gripe A é uma doença respiratória causada por um vírus. Qual é o nome desse vírus?

Segundo o Ministério da Saúde quais sintomas são comuns em um paciente que esteja com a Gripe A?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


f – A gripe já infectou centenas de pessoas em todo o mundo. Como a gripe A pode ser contraída?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2 – Assim como algumas doenças, as palavras nem sempre são conhecidas por todas as pessoas. Observe nos trechos as palavras destacadas e relacione–as de acordo com os seus significados.

( 1 ) “... Num devastador efeito dominó...”                (    ) Agente transmissor desconhecido de    algumas doenças.

( 2 ) “... O risco de uma nova pandemia...”                 (    ) Imprevisto, súbito.

( 3 ) “... O vírus foi detectado pela primeira vez...”      (    ) Epidemia muito generalizada.

( 4 ) “ A gripe A ameaça se alastrar pelo mundo...”     (    ) Qualquer resfriado.

( 5 ) “... apresentar uma febre repentina...”              (    ) Diz–se daquele que devasta.

( 6 ) “ A nova gripe não é contraída...”                      (    ) Espalhar, encher, propagar.




3 – Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão de doenças. Observe a figura (charge) e baseando-se nas perguntas que seguem, desenvolva um texto narrativo (com início, meio e fi ). Lembre-se de criar um título para sua história.

CHARGE



 a -  Onde acontece a história?
b - Quais são os personagens?
c – Por que o porco está sendo expulso da companhia dos outros animais?
d – A atitude do homem ao expulsar o porquinho é correta? Por quê?
e – O que alguns animais estão utilizando no rosto?
f -  Utilizar esse acessório atualmente é correto? Por quê?
g – O que você está fazendo para se prevenir da gripe A (Influenza H1N1)?

1-Interpretando  texto

Escola é

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobre tudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,

Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, 

Não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade, 

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)



Leia o texto e responda:



1) Que tema é abordado na poesia?

2) Qual a importância da escola?

3) O que podemos aprender na escola? 

4)- Por que a palavra “comece” não tem ç e a palavra “começar” tem?

5)- Circule no texto os encontros vocálicos.

6)- Retire do texto 4 palavras que possuam dígrafos e 5 palavras que possuam encontro consonantais.

7)- Escolha 5 verbos que fazem parte do texto acima.

8)- Copie do texto acima três palavras:

a- monossílabas

b- dissílabas

c- trissílabas

d- polissílabas


O GALO QUE LOGROU A RAPOSA

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa desapontada, murmurou consigo: "Deixe estar, seu malandro, que já te curo..." Em voz alta:
- Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
- Muito bem! - exclama o galo. - Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... Como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro Dona Raposa não quis saber de história, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigo, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para a outra vez a festa, sim? Até logo.
E raspou-se. "Contra esperteza, esperteza e meia".
"(Monteiro Lobato do livro Fábulas e Historias diversas ) "


ATIVIDADES:


1 – Na frase: “E raspou-se”. Entende-se que o personagem:
(A) saiu correndo. (C) foi embora devagar.
(B) raspou a mesa. (D) sentou-se no tronco.


 2 – O tema do texto é que o galo:
(A) bicou a raposa. (B) logrou a raposa.
(C) recebeu a raposa. (D) casou com a raposa.

3 – Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:
(A) num tronco. (C) numa árvore.
(B) num poleiro. (D) num galo quebrado.


4 – A raposa resolveu desistir da confraternização com o galo, porque ela:
(A) tem medo de cachorros. 
(B) ficou com medo do galo.
(C) ficou com raiva do galo. 
(D) lembrou que tinha outro compromisso.

5 – Na frase “Um velo galo matreiro”, a palavra grifada significa:
(A) atrevido. (B) asqueroso. 
(C) astuto. (D) malvado .

6 – No texto, a opinião do autor é que a raposa é um animal:
(A) dorminhoco. (B) esperto. 
(C) lento. (D) preguiçoso.

7 – o texto é um exemplo do gênero:
(A) carta. (B) convite. 
C) fábula. (D) receita.

8 – O texto tem por finalidade dar:
(A) uma ideia. (B) os parabéns. 
(C) uma informação. (D) uma lição de moral.

9 – De acordo com a imagem, o galo demonstra:
(A) acreditar na proposta da raposa.
(B) que ele vai descer para abraça-la.
(C) não acreditar na proposta da raposa.
(D) que ele já estava lá quando a raposa apareceu.

10 – O modo como o galo recebeu a notícia dada pela raposa ao pedir um abraço de paz foi:
(A) alegremente. (B) animadamente. 
(C) apressadamente. (D) tristemente.

11 – O galo recebeu a raposa empoleirado na árvore para:
(A) sentir seguro. (B) cantar mais alto.
(C) ficar mais imponente. (D) bicar os frutos da árvore.

12 – No trecho “... para que eles também tomem parte da confraternização...”, a palavra grifada se refere a:
(A) lobo e cordeiro. (B) onça e veado. (C) raposa e galinha. (D) três cachorros.

13 – O que deu origem aos fatos narrados nesse texto foi a esperteza:
(A) do galo. (B) da raposa. (C) do narrador. (D) do galo e da raposa.

14 – O que causa o humor presente no texto é a:
(A) chegada dos cães. 
(B) novidade contada pela raposa.
(C) subida do galo na árvore. 
(D) raposa desculpar-se fingindo pressa.

15 – No trecho “... Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...”, as aspas são usadas para marcar:

(A) um diálogo. 
(B) a fala de alguém.
(C) o desapontamento de alguém. 
(D) o desejo de falar de alguém.

16 – Quem narra o texto é:
(A) o galo. (B) o narrador. 
(C) a raposa. (D) a raposa e o galo.


Tempo bom na escola

Você sabia que a cada cem crianças que entram na primeira série apenas trinta chegam à quinta série? Para onde vão as outras setenta crianças que saem da escola? Será que existem histórias iguais a essa hoje em dia? Encontre a resposta nesta história de uma criança brasileira.
Assim, quando fiz sete anos, vó Luzia me apontou e disse:
- Ta na hora dele entrar pra escola.
Minha mãe vendeu o guarda-comida, me comprou cartilha, caderno, lápis e tudo o mais, pano para duas camisas brancas, para a calça azul; só faltou o calçado. Não fez diferença, quase todos os meninos iam de pé no chão.
A escola era uma sala ao lado da máquina de beneficiar café, trinta carteiras, a escrivaninha da professora e um quadro-negro que tomava a parede inteira. Dona Carolina vinha da cidade para dar aulas, na charrete da fazenda que às quatro horas a levava de volta, trazia os jornais da fazenda e a correspondência do patrão.
O filho do campeiro, moleque encapetado, logo inventou de chamar dona Carolina de “dona Creolina”. Como o nome dele era Raimundo ela botou nele o apelido de Viramundo; daí ele parou com aquela besteira.
Para mim a escola foi um tempo bom; eu pensava “enquanto estiver aqui não tem perigo de me mandarem pra roça”. A roça, puxar a enxada era nisto que nenhum menino queria pensar.
Enchi cadernos e mais cadernos; eu apreciava ver as letras saírem redondinhas do meu lápis:
- Fessora, e quando acabar a cartilha?
- Quando acabar a cartilha você já saberá ler.
- Vou poder ler gibi? Histórias em quadrinhos?
- Vai.
- O caso é que não tenho dinheiro pra comprar.
Toda a classe riu; a professora também:
- Então, todo dia em que ler corretamente, trago uma dessas revistinhas para você.
- Verdade? Promete mesmo?
- Prometo.
- Dona Carolina é pra frente!
Foi um tempo bom o da escola; apesar da palavra “carestia” sempre presente nas prosas dos mais velhos, fosse na casa do vizinho, fosse na nossa.
Acabei o primeiro ano, fiz o segundo e quando estava pra lá do meio do terceiro, setembro, com as chuvas e o começo das plantações, uma noite, depois de muito cochichar com vó Luzia e a mãe mais triste, vô Juvenal tocou no meu braço e, quando olhei, ele disse:
- Neguito, amanhã cedo ‘cê vai com nóis pra roça. A carestia... a carestia vai obrigar ocê a trabalhar com a gente... Tenho muita pena, meu filho, mas acabou-se a folgança da escola...
Sentado no degrau da cozinha, o preto de arroz com feijão sobre os joelhos, senti um nó na garganta, uma revolta que brotava do coração, queria arrebentar em soluços. Olhei para dentro de casa, para as paredes que em casa de colônia só vão até a altura de dois metros, por cima é a prosa dos vizinhos, não se têm segredos. Do lado de lá, seu Venerando criou coragem, disse para o filho menor, meu colega na escola:
- Ocê também, Zezinho, amanhã começa a gemer na enxada.
Do lado de cá até que me sentir melhor: “não estou sozinho na minha desgraça”. Olhei para minha avó, na beira do fogão – coava um café ralo – a mãe a chorar na porta da sala e o avô ali em pé, como à espera de uma palavra amiga.
- Não tem problema, vô. Não tem problema... Respondi, enquanto que o meu peito parecia crescer cheio de responsabilidade.

Lucília Junqueira de Prado. De sol a sol. Belo Horizonte, Comunicação, 1980.

Como é fácil conhecer palavras novas!

apreciava ver: tinha o prazer, gostava de ver.
campeiro: pessoa que trabalhava no campo.
casa de colônia: casa de trabalhadores do campo.
charrete:veículo geralmente de duas rodas,
puxado por um ou mais cavalos.
encapetado: travesso, traquinas, endiabrado.
folgança: folga, descanso, divertimento.
gemer na enxada: trabalhar com a enxada.
máquina de beneficiar café: máquina de descascar café.
prosa: conversa.

Como é fácil entender o texto!

1. Responda com frases completas:
a) A mãe da criança vendeu o guarda-comida para comprar o quê?
b) Como era a escola?
c) O que a professora prometeu trazer ao menino quando soubesse ler?
d) O que o avô Juvenal disse para o menino?
e) Até que série o menino pôde estudar?
f) Por que o menino não se sentiu sozinho na sua desgraça?

2. Enumere as frases na ordem dos acontecimentos do texto:
( ) Dona Carolina, a professora, ganhou o apelido de “dona Creolina”.
( ) O filho menor de seu Venerando parou de estudar para trabalhar.
( ) Quando o menino fez sete anos, vó Luzia falou que estava na hora de ele entrar para a escola.
( ) Em setembro, época de plantação, o menino parou de estudar.

3. Dê sua opinião e responda:
a) Por que ficou faltando o calçado no uniforme do menino?
b) Por que quase todas as crianças iam de pé no chão para a escola?
c) Por que o café que a vó coava era ralo?
d) Por que a mãe do menino chorava na porta?

4. Pesquise e escreva o que significa as expressões abaixo:
a) “Um nó na garganta”;
b) “Uma revolta brotar no coração”;
c) “Querer arrebentar em soluços”;

5. Copie as frases substituindo as palavras destacadas por outras do mesmo significado:
a) Você gosta de uma conversa com os amigos.
b) O menino trabalhava tanto que precisava de uma folgança.
c) O trabalhador gemeu na enxada das sete da manhã às cinco da tarde.
d) O moleque travesso amarrou uma lata no rabo do gato.

6. Pense e depois responda:
a) Por que a palavra carestia estava sempre presente na conversa dos mais velhos?
b) Você acha que carestia é um problema somente dos que moram no campo? Por quê?


VEJA ALGUNS exemplos a seguir:



Carta 1

                                          
REVISTA NOTA 1.000
Querida CHC! É a primeira vez que escrevo para dizer que essa revista é nota 1.000! Tenho 13 anos e estou cursando a 7ª série. Gostei muito da matéria “A linguagem dos códigos”, publicada na CHC 154. Gostaria que vocês publicassem uma matéria falando sobre correios e como organizar um diário. Seria muito divertido pesquisar os diários das adolescentes brasileiras. Quero pedir para toda a galera do Brasil que escreva para mim. Com carinho...
Danielli Araújo Monteiro. Rua Principal 170, Tutóia Velha, 65580-000, Tutóia/MA
Muito bem, Danielli, vamos anotar suas idéias. Quem sabe para as próximas edições? Abraços!

                                                                                                                CHC, 170 – julho de 2006, p.29.




Carta 2


LEITORA ANSIOSA
Querida CHC, eu me chamo Ana Carolina e é um prazer escrever esta pequena carta. Fico ansiosa esperando a revista chegar para ler e ver se a minha carta foi publicada. Quando fico sem nada para fazer, vou ler bem rapidinho, pois me distraio bastante. O artigo que mais gostei foi “Cheirinho bom no ar”, publicado na CHC 153. Um abraço para todos da turma e parabéns pela linda revista. Tchau!
Ana Carolina Dias Batista. Contagem/MG.
Veja a sua carta publicada, Ana Carolina! A turma toda está retribuindo o abraço.


Carta 3


PALEONTÓLOGO
Eu me apresento como um dos mais novos leitores. Minha amiga me deu uma assinatura de presente de Natal. O meu sonho é ser paleontólogo, já li várias matérias de vocês sobre o assunto. Se possível, gostaria que publicassem mais textos sobre dinossauros e também sobre os museus que existem no Brasil. Mando um abraço para o Rex, a Diná, o Zíper e para todo o pessoal da CHC.
Davi Felipe de Oliveira. São Paulo/SP
A CHC 128 traz uma matéria sobre a profissão de paleontólogo, Davi. Estude bastante. Quem sabe um dia você não escreve um artigo sobre paleontologia para a CHC! Abraços do Rex e de toda a turma!

                                                                                                CHC, 162 – outubro de 2005, p.29.2064

Carta 4


POR QUÊ?
Nós, alunos do terceiro ano da E.M. Prof. Amilton Suga Gallego, viemos por meio desta fazer uma pergunta à revista Ciência Hoje das Crianças. A CHC é ótima, traz bastante temas interessantes, ensina a proteger a natureza e os animais, então... Por que a revista desperdiça plástico – que leva um tempão para se decompor – embalando revista por revista, se a maioria das pessoas joga os saquinhos no lixo?
Bianca de Souza Mamed e mais 81 assinaturas.
Que bom saber que você e seus amigos, Bianca, usaram os conhecimentos que têm a respeito do meio ambiente para fazer uma crítica construtiva e, assim tentar evitar qualquer desperdício que possa prejudicar a natureza. A CHC agradece pelo alerta e informa que o uso de plástico para embalar cada edição da revista está sendo reavaliado.

                                                                                                        CHC, 174 – novembro de 2006, p.29.

ATIVIDADE – 1

 Analise uma carta por vez e responda as questões:

1. A carta do leitor está cumprindo o principal objetivo: apresentar a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos, veiculados nelas?
2. A carta possui:
a). Referências às matérias comentada? ........................
b). Posicionamento/ou opinião do leitor em relação ao fato ou à matéria comentada..........................
c). Dados de identificação do leitor como, cidade e a sigla do Estado em que foi escrita, e nome completo de quem escreveu? .................................
3. As informações da carta aparecem de maneira direta, sem rodeios?...................
4. A crítica ou a opinião apresentada aos autores da revista é respeitosa e contribui com a revista?...........
5. O texto está escrito em primeira pessoa?.......................................
6. O texto está escrito de forma que possa circular nessa revista (considerando o seu público leitor) ortograficamente correto?.......................................


ESTIMULANTE PEDAGÓGICO


LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR
COMPOSIÇÃO:          Os comprimidos contém todas as virtudes que formam o Estimulante Pedagógico: amor, humildade, criatividade, sinceridade, alegria, inspiração, energia, visão, garra, paixão, persistência, dedicação e integração e estudo.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

          Por todas as experiências pelas quais passamos e por tudo o que temos estudado e comprovado, não há dúvida de que o Estimulante Pedagógico é o remédio ideal para qualquer tipo de crise.
          Para que o tratamento atinja seus objetivos é indispensável dedicação total de corpo e espírito para quem quer curar a causa e não o sintoma da doença.
          Destina-se a quem está disposto a sofrer uma transformação íntima e jamais se arrepender disso.

INDICAÇÕES:
          Ao paciente, que demonstrar de imediato apatia, desinteresse, pessimismo, falta de motivação, baixa de auto-estima, descontrole emocional, recomendado especialmente para pessoas que desistiram de sonhar ou para as que desistiram de si próprias.

CONTRA-INDICAÇÕES:

          Nem a mais avançada ciência é capaz de apontar uma contra-indicação para o amor, a positividade e a energia.

PRECAUÇÕES:

          Mantenha este medicamento ao alcance de todas as pessoas para que possam ser contagiadas.
          Mantenha também ao alcance de todas as crianças. Não há prazo de validade, pode ser utilizado por toda a vida e sem o conhecimento de seu médico.
POSOLOGIA E MODO DE USAR:
          Adultos - 1 drágea por dia ao acordar ou se preferir tomar todas as drágeas em dose única.  O resultado será surpreendente.
          Crianças - o tratamento deverá ser iniciado com muito amor. Tomando uma dose por dia com muito sorriso e muito carinho, Estímulo constante aos seus sonhos e criatividade também fazem parte do tratamento.


http://www.pojuca.ba.gov.br/site/upload/dia%20do%20professor_dentro.jpg
Homenagem ao dia do professor
As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue
 
olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.

Felicidades !!!
Autor: (Desconhecido) 

***
O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
Fonte: www.portaldafamilia.org
 ***
 Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Antonio Pedro Schlindwein

Texto com interpretação - 3º Ano

O Porquinho Feio



Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes. Quatro deles eram os patinhos mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar.
Mas o quinto era cor de rosa, tinha focinho e um rabinho enrolado.
“Ele é muito crescido para a sua idade”, pensava mamãe pata. “Será que ele é um filhote de peru como todos dizem?”
Mamãe pata levou seus filhotes para a aula de natação no lago. Todos os patinhos pularam logo na água, até o cor de rosa, apesar de ele não nadar tão bem como seus irmãos.
“Bem, aquele patinho com certeza não é um peru!”, pensou sua mãe.
No dia seguinte, chegou a hora de grasnar. Mamãe pata soltou um QUAC e cada um de seus filhotes a imitou.
Mas, quando chegou a vez do patinho cor de rosa, no lugar de QUAC, ouviu-se ÓINC!
―Ele não é um pato! –gritaram todos. ―Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio!
E, assim dizendo, enxotaram o porquinho dali.
Cansado, faminto e abandonado, o porquinho feio vagou durante vários dias em busca de um novo lar.
Mas nem o passarinho lhe dava atenção.
―Suma daqui, seu porquinho feio! – gritavam, assim que o viam.
Um dia, o porquinho feio chegou a uma fazenda, e viu alguns porcos.
Aproximando deles falou:
― Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?
― Um porquinho feio?! – eles exclamaram.
―Você é o porco mais lindo que já vimos!
E, daquele dia em diante, ele viveu feliz para sempre.

(Sugald Steer – São Paulo: Brinque-Book,1999)

Interpretação do texto

1 – Quem são os personagens da história?

2 – Qual foi a primeira lição que a mamãe pata ensinou a seus filhotes?

3 – Quando foi que a mamãe pata descobriu que o porquinho não era um pato?Por quê?

4 – O que a mamãe e os patinhos fizeram com o porquinho depois da descoberta? Assinale a resposta correta:
( ) Ensinaram o porquinho a ser como um pato.
( ) Mandaram o porquinho embora.

5 – Quanto tempo o porquinho vagou à procura de um novo lar?

6 – Em que momento da história o porquinho conseguiu ser feliz?

7 – A história conta que nem um passarinho quis lhe dar atenção. Copie da história o que o passarinho disse a ele.


Sugestão retirada do Blog Sempre Haverá Um Arco-Íris da Professora Gislaine
You might also like: