N.E.I.E.F ESCOLA MUL.
VER. MOISÉS RIBEIR GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação
pedagógica: Prof. Felipe
Carvalho Castro
Série: 5º ano
Turma: B Turno: Vespertino
Disciplina: Língua
Portuguesa Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Desenvolver
um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e
escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos),
considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo
ensino-aprendizagem.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
Alfabeto
som e letra, encontro vocálico, dígrafos, encontro consonantal,classificação
quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos próprio e
comum,pontuação,tipos de frases.
Textos: Zé diferente ,Da cabeça
aos pés, O vendedor de ovos, O incrível
bicho-homem, Janela discreta
,Experiências.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
-Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em
duplas, em grupos, , de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas,
ficha de leitura oral, leitura cantada
de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos
textos;
-Entrega de
crachás com nome completo dos alunos;
- Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos e identificando os tipos de frases;
- Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos e identificando os tipos de frases;
- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como:
substantivos próprios e comuns;
-Exposição
de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras
estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente;
-Fazer a correção dos textos
criados no quadro coletivamente e no caderno;
Uso do dicionário para pesquisar palavras com
letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se,
si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç.
Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz;
Recortes de jornais e revistas;
Debates;
Recortes de jornais e revistas;
Debates;
Brincadeiras;
CDs áudio;
CD ROM;
Aparelho de som;
Vídeo;
Músicas;
Letras de músicas;
CDs áudio;
CD ROM;
Aparelho de som;
Vídeo;
Músicas;
Letras de músicas;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
- Compreende
a imagem com ferramenta na comunicação e identifica desenhos, letras e números
como recursos instrucionais.
-Pesquisar
curiosidades despertando o interesse pela investigação empregando os encontros
vocálicos e consonantais.
-Organiza idéias, fatos principais num texto para produzir um resumo.
-Organiza idéias, fatos principais num texto para produzir um resumo.
- Produz
textos coerentes, utilizando as formas ortográficas e gramaticais.
- Semântica:
recurso usado para garantir clareza.
- Reconhece infográficos, suas mensagens e suas funções.
-Pesquisar curiosidades despertando o interesse pela investigação empregando os encontros vocálicos e consonantais.
- Reconhece textos informativos, cria textos informativos usando os elementos necessários corretamente nos tipos de frases.
- Reconhece a importância dos elementos de coesão para a organização e clareza (sentido) do texto e identifica-se em textos diversos.
- Diferencia, textos com imagens e infográficos.
- Reconhece os elementos utilizados na gramática;quanto ao números de sílabas , sílabas tônicas,substantivos próprio e comuns;
- Reconhece infográficos, suas mensagens e suas funções.
-Pesquisar curiosidades despertando o interesse pela investigação empregando os encontros vocálicos e consonantais.
- Reconhece textos informativos, cria textos informativos usando os elementos necessários corretamente nos tipos de frases.
- Reconhece a importância dos elementos de coesão para a organização e clareza (sentido) do texto e identifica-se em textos diversos.
- Diferencia, textos com imagens e infográficos.
- Reconhece os elementos utilizados na gramática;quanto ao números de sílabas , sílabas tônicas,substantivos próprio e comuns;
- Compreende
a importância da utilização do dicionário e identifica as palavras e seu
significado corretamente.
- Emprega
corretamente os sinais de pontuação descritos na unidade.
- Acentua
corretamente palavras paroxítona, proparoxítona, oxítona e hiato.
- Produz
resumos de textos diversos coerentes.
- Expõe suas
idéias de modo argumentativo e claro.
-Compreender o conceito de sons e letras a
sonaridade e a grafia de palavras com g
ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca,
que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç.
II
Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Contribuir
para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e
produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência
e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Substantivo Coletivo primitivo ,derivado,
simples e composto;
-Gênero do substantivo
-Número do substantivo
-Grau do Substantivo
-Artigo:definidos e indefinidos;
- Sinônimo e antônimo homônimo; Uso do dicionário
-Uso do l e u,
trás ,traz - som de z e ch;x;ao/m ce e
ci; ç e sons do x. do h; nh;
-Textos:As mil faces de Maria Lisa
-Textos:As mil faces de Maria Lisa
-Picasso
-A
casinha invisível, Cheque
-Anuncio de Zoonal
Pequenos gestos, grandes transformação
O segredo do casco da tartaruga
Sutileza da vida
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
-Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos,
gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos
alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura
oral, leitura cantada
de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos
textos.
Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos,
interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto,
argumentação, entendimento e
extrapolação dos textos.
- Uso do dicionário,
retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
-Produção de textos coletivo e individual
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
-Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
-Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras
estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente. Fazer a correção
dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
ü Recursos
- Livros didáticos e paradidáticos.
- Meios de comunicação audiovisuais.
-Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
-Biblioteca
-Sala de informática
- Fichas de
leitura
-Recorte de jornais e revistas
-Nomeação dos objetos da sala
-Construção de novas palavras
-Folhas mimeografadas, impressas.
-Recorte de jornais e revistas
-Nomeação dos objetos da sala
-Construção de novas palavras
-Folhas mimeografadas, impressas.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Ler e interpretar textos de forma individual e
coletiva, oralmente e silenciosamente
-Perceber a
importância da escrita e sua função na sociedade
-Produzir
pequenos textos – coletivo e individual
Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
-Expressar-se oralmente e por escrito
- Identificar o gênero do substantivo, número do substantivo e o grau do substantivo;
-Empregar substantivos: coletivo primitivo ,derivado, simples e composto de forma correta;.
Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
-Expressar-se oralmente e por escrito
- Identificar o gênero do substantivo, número do substantivo e o grau do substantivo;
-Empregar substantivos: coletivo primitivo ,derivado, simples e composto de forma correta;.
-Utilizar
corretamente o gênero do substantivo;
-Empregar os artigo:definidos e indefinidos;
-Empregar os artigo:definidos e indefinidos;
-Identificar e utilizar corretamente o sinônimo
e antônimo ,homônimo dos substantivos;
-Sistematizar a grafia do l e u, trás ,traz - som de z e ch;x;ao/m ce e ci; ç e sons do x. do h; nh ,nas palavras propostas;
-Sistematizar a grafia do l e u, trás ,traz - som de z e ch;x;ao/m ce e ci; ç e sons do x. do h; nh ,nas palavras propostas;
III Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas
diversas possibilidades e situações e preparar
o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia, conseguindo:
ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Adjetivos;
-Grau do adjetivo;
-Pronomes pessoais: retos, oblíquos, e tratamento;
-Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos;
-Preposição,
combinação, crase;
-Numeral
-Por que,
porque, por quê e porquê j/g; e/i; c/g;ans ,ens,ins
,ons ,uns, consoantes mudas;
Textos: Giovanna
Salada cultural;
Vó caiu na piscina;
Apenas um mal-entendido ;
O drible da vaca.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Livro didático
• Conversa informal
• Quadro e giz
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Musicas
• Jogos
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Historinhas
• Livro didático
• Conversa informal
• Quadro e giz
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Musicas
• Jogos
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Aprender a direção correta da escrita e o
espaçamento entre as palavras;
-Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender os textos e pensar de modo consciente a sua realidade.
- Reconhecer o som inicial e final das palavras com j/g; e/i; c/g;ans ,ens,ins ,ons ,uns e consoantes mudas.
-Reconhecer nas palavras os pronomes pessoais: retos, oblíquos, e tratamento ;
-Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender os textos e pensar de modo consciente a sua realidade.
- Reconhecer o som inicial e final das palavras com j/g; e/i; c/g;ans ,ens,ins ,ons ,uns e consoantes mudas.
-Reconhecer nas palavras os pronomes pessoais: retos, oblíquos, e tratamento ;
-Usar corretamente os por que, porque, por quê e porquê
- Identificar e empregar os pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos;
- Identificar e empregar os pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos;
-Produzir pequenos textos – coletivo e
individual
-Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo preposição, combinação, crase nas palavras estudadas.
- Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros de HQ , fichas…
-Analisar e refletir sobre o sistema de escrita de palavras com: por que, porque, por quê e porquê ; j/g; e/i; c/g;ans , ens ,ins ,ons ,uns, consoantes mudas;
-Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo preposição, combinação, crase nas palavras estudadas.
- Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros de HQ , fichas…
-Analisar e refletir sobre o sistema de escrita de palavras com: por que, porque, por quê e porquê ; j/g; e/i; c/g;ans , ens ,ins ,ons ,uns, consoantes mudas;
VI Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Possibilitar
ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver
situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação
para o mundo letrado e aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas e
gramaticais: falar, escutar, ler e escrever.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Verbo
-Conjunção
-Advérbio e locução adverbial
-Produção de
textos
-Ditado interativo,uso do
lh/li,
-Leitura dirigida e análise de obras infantis
-Leitura e escrita de
-Verbos e
tempos verbais.
-Verbos da
1ª, 2ª e 3ª conjugação.
-Uso
dos verbos que designam ação, estado e fenômeno da natureza.
- Conjugação dos verbos regulares e auxiliares;.
-Oração: sujeito e predicado;
-Objeto direto e indireto;
- Conjugação dos verbos regulares e auxiliares;.
-Oração: sujeito e predicado;
-Objeto direto e indireto;
-Diferença entre a onde / aonde.
Textos: Mais que nunca é preciso;
Por um mundo melhor;
O diário de Zalata;
Tempo de paz.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
-Aula
dialogada;
-Aulasexpositiva;
-Aulas na biblioteca;
-Aulas na sala de informática;
-Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais); -Debates;
-Dinâmicas de grupo;
- Discussão;
-Leituras de vários gêneros textuais;
-Livros Paradidáticos;
-Recortes de jornais e revistas;
-Trabalhos em grupos;
-Trabalhos individuais;
-Cartazes;
-Aulasexpositiva;
-Aulas na biblioteca;
-Aulas na sala de informática;
-Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais); -Debates;
-Dinâmicas de grupo;
- Discussão;
-Leituras de vários gêneros textuais;
-Livros Paradidáticos;
-Recortes de jornais e revistas;
-Trabalhos em grupos;
-Trabalhos individuais;
-Cartazes;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Empregar o advérbio e locução adverbial
-Perceber a diferença entre a onde / aonde.
- Compreende
as adaptações na concordância verbal quando o texto apresenta-se na voz do
narrador.
- Emprega os advérbios em textos de modo coerente e reconhece sua relevância na construção de um texto.
- Utiliza os recursos lingüísticos e ortográficos necessário para adequação de um discurso direto e indireto.
- Reconhece e classifica e emprega advérbios.
- Reconhece e emprega corretamente recursos e elementos para evitar a repetição de palavras em textos.
- Reconhece e utiliza os elementos de coesão.
- Emprega os advérbios em textos de modo coerente e reconhece sua relevância na construção de um texto.
- Utiliza os recursos lingüísticos e ortográficos necessário para adequação de um discurso direto e indireto.
- Reconhece e classifica e emprega advérbios.
- Reconhece e emprega corretamente recursos e elementos para evitar a repetição de palavras em textos.
- Reconhece e utiliza os elementos de coesão.
-Empregar bem/ bom /mal/mau
-Conjugar os
verbos regulares e auxiliares;.
-Identifica no texto o sujeito e predicado
- Correlacionar textos lidos.
- Reconhecer as características de um objeto direto e indireto;.
- Reconhecer o uso dos verbos que designam ação, estado e fenômeno da natureza.
-Empregar os verbos regulares e auxiliares;.
-Identifica no texto o sujeito e predicado
- Correlacionar textos lidos.
- Reconhecer as características de um objeto direto e indireto;.
- Reconhecer o uso dos verbos que designam ação, estado e fenômeno da natureza.
-Empregar os verbos regulares e auxiliares;.
-Ler e escrever os tempos verbais da 1ª, 2ª e 3ª conjugação.
-Sistematizar a
grafia de palavras
com lh/li;
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Qualitativamente avaliarei _ A avaliação será processual e continua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão
utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação
do crescimento individual e coletivo dos alunos;
- Trabalhos
individuais e de grupo;
- Síntese de textos;
- Provas
escritas;
- Produção de
textos;
- Aplicação dos projetos;
Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes
inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e
disciplina;
- Participação
nas aulas;
- Capacidade
de análise e síntese;
- Autonomia
nos estudos.
-Para casa
Qualitativamente avaliarei... prova escrita.
Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais : Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental I. Ensino de primeira à
quarta série– Brasília : MEC/SEF, 1997.
- SOUZA, Garcia
Cássia . De Olho no Futuro Língua Portuguesa.5º
ano – (Livro.
Adotado).
-
Assim eu Aprendo . Língua Portuguesa (Apoio –
Livro da Escola)
-
Brincando com as palavras Língua Portuguesa ( exemplar próprio)
-
Revista Nova Escola .Língua Portuguesa ( exemplar próprio)
-
Revista Guia Prático para professores –
Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
-
Internet - Google
7-Campo aberto para sinalizar (se houver
necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do
conteúdo, etc.
OBS.: Os critérios de avaliação têm um
papel importante, pois explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando
objetivos e conteúdos propostos para a área e ano.
A organização lógica e interna dos conteúdos, as particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situação, na qual os alunos tenham boas condições de desenvolvimento do ponto de vista pessoal e social. Importante assinalar que os critérios de avaliação representam as aprendizagens imprescindíveis ao final de cada etapa e possíveis à maioria dos alunos submetidos às condições de aprendizagem propostas.
Os critérios não expressam todos os conteúdos trabalhados, mas apenas aqueles que são fundamentais para se considerar que um aluno adquiriu as capacidades previstas de modo a poder continuar aprendendo nas etapas subsequentes, sem que seu aproveitamento seja comprometido.
A organização lógica e interna dos conteúdos, as particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situação, na qual os alunos tenham boas condições de desenvolvimento do ponto de vista pessoal e social. Importante assinalar que os critérios de avaliação representam as aprendizagens imprescindíveis ao final de cada etapa e possíveis à maioria dos alunos submetidos às condições de aprendizagem propostas.
Os critérios não expressam todos os conteúdos trabalhados, mas apenas aqueles que são fundamentais para se considerar que um aluno adquiriu as capacidades previstas de modo a poder continuar aprendendo nas etapas subsequentes, sem que seu aproveitamento seja comprometido.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)