N.E.I.E.F ESCOLA MUL.
VER. MOISÉS RIBEIR GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação
pedagógica: Prof. Felipe
Carvalho Castro
Série: 5º ano
Turma: B Turno: Vespertino
Disciplina: Ciências Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar
e o Planeta Terra e conhecer e identificando os componentes: ar, água e solo no
Planeta Terra, reconhecendo a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram
destruídos;
2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Universo e Sistema Solar;
-Planeta Terra;
- Via Láctea: Nossa Galáxia
-Solo, ar e água;
- a importância da água
nos ecossistemas terrestres;
- características
físicas e químicas: sólido, líquido e gasoso;
- a água para o ar, o
solo, os vegetais, os animais e os homens;
- a água como fonte de
energia;
- o problema da falta
de água no mundo;
- a qualidade da água
no país e em Curitiba;
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
• Exploração
oral;
• Discussão
de pesquisas;
•
Levantamento de questões;
• Reflexão e
discussão em grupo;
•Relatos de experiências pessoais;
• Projetos
de estudos;
• Seqüências
de atividades;
•Estudo de textos;
•Experimentos ;
•Uso de recursos midiático.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
· Conhecer a teoria da
origem do Universo Bing-Bang e outras teorias populares de diferentes povos.
· Entender que a Via
Láctea é a nossa galáxia.
· Compreender o tamanho
e a distância dos planetas em relação ao Sol.
· Compreender e ampliar conhecimentos sobre o
Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
· Reconhecer e identificar os componentes: ar,
água e solo no Planeta Terra;
· Reconhecer a necessidade de preservarem
ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
· Conhecer as camadas
internas da Terra.
· Discutir a
importância, o ciclo e os estados da água, entendendo que este é um recurso
esgotável e que precisa ser preservado.
·
Reconhecer a importância e os tipos de solo, entendendo os cuidados
necessários para usá-lo nas plantações.
·
Analisar as leis de crime ambiental e compará-las com leis que envolvem
o cuidado com os seres humanos.
II
Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
· O corpo
humano
· Como é formado o corpo
humano
· Os cincos sentidos
· Os movimentos do nosso corpo
· Corpo humano e seus sistemas: sistema digestivo,
sistema respiratório e o sistema
circulatório:
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
· Conhecer Como
é formado o corpo humano;
· Identificar
o processo de cada órgão dos cincos sentidos;
·
Identificar as partes do corpo humano;
·
Identificar as partes do corpo humano;
·
Reconhecer a
importância dos órgãos dos sentidos para a identificação das características de
diversos ambientes
· Destacar a
importância dos movimentos do nosso corpo;
· Compreender a relação
de interdependência entre os sistemas digestivo ,respiratório,circulatório do corpo humano,
III
Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo
o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive e
identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e
condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Alimentos
e nutrientes
- Higiene e saúde
- Partes da planta
- Utilidades da planta
- Como
as plantas e os animais se alimentam
- A
cadeia alimentar
- A
alimentação humana (industrializados)
- Alimentos
e nutrientes
- Os
vegetais;
- Os
animais.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
* Trabalhos
em sala de aula com: vídeos, cartazes, debates, palestras e atividades com
profissionais da saúde.
* Trabalhos
com experimentos e pesquisa.
* Uso do
caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
*Trabalhos
com informação através de: revistas, jornais, informática .
* Uso da
biblioteca para pesquisa;
* Uso do
quadro e caderno;
* Cartazes;
*Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
*
Régua;
*
Livros infantis;
* Quadro e giz.
*Folha
mimeografada;
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
- Adquirir
noções de higiene e saúde;
- Identificar
e reconhecer as partes de uma planta
- Entender
quais são as utilidades da planta
- Conhecer
como as plantas e os animais se alimentam;
- Valorizar todas as formas de
vida, compreendendo que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns
dos outros, direta ou indiretamente.
- Adquirir noções das relações
dentro das cadeias alimentares e refletir sobre as interferências humanas
nesse equilíbrio;
- Reconhecer que os seres humanos
são animais e, portanto precisam de alimentos
- Entendera necessidade da
respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e
o ambiente.
- Compreender que os alimentos
estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e
bactérias.
- Identificar a importância do
uso de embalagens e conservantes nos alimentos industrializados.
VI Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em
diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas,
políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer
algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas
vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-As doenças
;
-Doenças causadas por microorganismo : Fungos e
bactérias;
-Doenças e
vacinas;
-Doenças causadas por vermes;
-Primeiros
socorros;
-Alcoolismo
e drogas.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos,
cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
Trabalhos com experimentos e pesquisa. ·
Trabalhos com experimentos e pesquisa. ·
- Aula
expositiva e dialogada;;
-Debates;
- Trabalhos com experiências;
- Trabalhos em grupo;
- Pesquisas;
-Entrevistas;
- Aula de campo;
-Mural;
- Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
- Aula experimental;
-Receitas;
-Cantinho do leitor;
- Painel cultural
-Uso do
quadro e caderno;
-Trabalhar com palestras e debates;
-Trabalhar com palestras e debates;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
· Reconhecer a
importância de prevenir as doenças
· Entendera
importância de tomar as vacinas;
· Conhecer quais são as doenças
causadas por vermes;
· Conhecer os Primeiros socorros;
· Realizar pesquisas sobre alcoolismo e drogas.
· Reconhecer que o
organismo possui um conjunto de defesas que impedem a penetração dos fungos,
bactérias e vírus (micróbios) e o processo de defesa do organismo humano.
· Entender a
importância da imunização: vacinas, soros, remédios, como meios produzidos pelo
homem para o fortalecimento do organismo;
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Qualitativamente
avaliarei... Formativa, contínua e processual.
Ø
Diagnóstica
- Comportamento;
-Assiduidade;
-Participação;
-Respeito;
- Organização;
- Interesse;
Ø
Classificatória
-Trabalho;
-Estudo dirigido;
-Prova;
-Debate;
Qualitativamente avaliarei... prova escrita.
Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
BRASIL, Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte/ Secretaria
de Educação Fundamental I. Ensino de
primeira à quarta série– Brasília : MEC/SEF,
1997.
- Assim eu Aprendo- arte/ (Apoio – Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- arte/ ( exemplar
próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet – Google- arte
7-Campo aberto para sinalizar (se houver
necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do
conteúdo, etc.
OBS:. A
avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar
aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e
fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala
de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que
diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso
intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
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Professor
(a)
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Coordenador(a)
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