"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


                          N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIR GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série:  5º ano      Turma:   B            Turno: Vespertino   
Disciplina: Ciências               Unidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra e conhecer e identificando os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra, reconhecendo  a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Universo e Sistema Solar;
 -Planeta Terra;
- Via Láctea: Nossa Galáxia
-Solo, ar e água;

-     a importância da água nos ecossistemas terrestres;
-     características físicas e químicas: sólido, líquido e gasoso;
-     a água para o ar, o solo, os vegetais, os animais e os homens;
-     a água como fonte de energia;
-     o problema da falta de água no mundo;
-     a qualidade da água no país e em Curitiba;

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

·       Conhecer a teoria da origem do Universo Bing-Bang e outras teorias populares de diferentes povos.
·       Entender que a Via Láctea é a nossa galáxia.
·       Compreender o tamanho e a distância dos planetas em relação ao Sol.
·          Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
·          Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
·          Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
·       Conhecer as camadas internas da Terra.
·       Discutir a importância, o ciclo e os estados da água, entendendo que este é um recurso esgotável e que precisa ser preservado.
·       Reconhecer a importância e os tipos de solo, entendendo os cuidados necessários para usá-lo nas plantações.
·       Analisar as leis de crime ambiental e compará-las com leis que envolvem o cuidado com os seres humanos.


II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?




2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·       O corpo humano
·        Como é formado  o corpo humano
·       Os cincos sentidos
·       Os movimentos do nosso corpo
·       Corpo humano e seus sistemas: sistema digestivo, sistema respiratório e o sistema circulatório:

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
 
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


·       Conhecer  Como é formado  o corpo humano;
·       Identificar o processo de cada órgão dos cincos sentidos;
·       Identificar as partes do corpo humano;
·       Identificar as partes do corpo humano;
·       Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos para a identificação das características de diversos ambientes
·       Destacar a importância  dos movimentos do nosso corpo;
·       Compreender a relação de interdependência entre os sistemas digestivo ,respiratório,circulatório do corpo humano, 

III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive e identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
  • Alimentos e nutrientes
  • Higiene e saúde
  • Partes da planta
  • Utilidades da planta
  • Como as plantas e os animais se  alimentam
  • A cadeia alimentar
  • A alimentação humana (industrializados)
  • Alimentos e nutrientes
  • Os vegetais;
  • Os animais.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

* Trabalhos em sala de aula com: vídeos, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
* Trabalhos com experimentos e pesquisa.
* Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
*Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática .
* Uso da biblioteca para pesquisa;
* Uso do quadro e caderno;
 * Cartazes;
 *Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
 *  Régua;
 *  Livros infantis;
 * Quadro e giz.
*Folha mimeografada;

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

  • Adquirir noções  de higiene e saúde;
  • Identificar e reconhecer as partes de uma  planta
  • Entender quais são as utilidades da planta
  • Conhecer como as plantas e os animais se  alimentam;
  • Valorizar todas as formas de vida, compreendendo que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente.
  • Adquirir noções das relações dentro das cadeias alimentares e refletir sobre as interferências humanas nesse equilíbrio;
  • Reconhecer que os seres humanos são animais e, portanto precisam de alimentos
  • Entendera necessidade da respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente.
  • Compreender que os alimentos estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e bactérias.
  • Identificar a importância do uso de embalagens e conservantes nos alimentos industrializados.

VI  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-As doenças ;
-Doenças  causadas por microorganismo : Fungos e bactérias;
-Doenças e vacinas;
-Doenças  causadas por vermes;
-Primeiros socorros;
-Alcoolismo e drogas.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

- Trabalhos em sala de aula com: vídeos, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
Trabalhos com experimentos e pesquisa.
·      
 - Aula expositiva e  dialogada;;
     -Debates;
    - Trabalhos com experiências;
    - Trabalhos em grupo;
    - Pesquisas;
     -Entrevistas;
    - Aula  de campo;
     -Mural;
     - Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
     - Aula experimental;
      -Receitas;
       -Cantinho do leitor;
  - Painel cultural
  -Uso do quadro e caderno;
  -Trabalhar com palestras e debates;

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

·       Reconhecer  a importância de prevenir as doenças
·       Entendera importância  de tomar as vacinas;
·       Conhecer quais são  as doenças  causadas por vermes;
·       Conhecer os Primeiros socorros;
·       Realizar pesquisas sobre  alcoolismo e drogas.
·       Reconhecer que o organismo possui um conjunto de defesas que impedem a penetração dos fungos, bactérias e vírus (micróbios) e o processo de defesa do organismo humano.
·       Entender a importância da imunização: vacinas, soros, remédios, como meios produzidos pelo homem para o fortalecimento do organismo;

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Qualitativamente avaliarei...  Formativa, contínua e processual.

Ø Diagnóstica
- Comportamento;
 -Assiduidade;
     -Participação;
     -Respeito;
Organização; 
    - Interesse;      

Ø Classificatória
      -Trabalho;
      -Estudo dirigido;
      -Prova;
      -Debate;

Qualitativamente avaliarei... prova escrita.

Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos


6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
- Marcha  Criança  de Tereza Maria - arte/ (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- arte/ (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- arte/ ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet Google- arte


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS:. A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.


                                           


_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)












Nenhum comentário:

Postar um comentário