"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     2º               Turma:A/B             Turno: M/V
Disciplina:Matemática  Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
•Aprendendo a contar;
• Números naturais 99 (no mínimo)
• Ordem crescente e decrescente
 • Adição Problemas
Espessuras (grosso/fino)
Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
Cores
Jogos de contagem (adição e subtração)
Características quantitativas e qualitativas
Contagem oral
Perto/longe
Jogos de dominó, baralho e dado.
Curto/comprido
 


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Filmes
Livros infantis
Gibis
Revistas
Músicas
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
 
Cruzadinhas
Cartazes
Jornal
Histórias
Regras de jogos
Receitas
Material da sala de aula


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Identificar osnúmeros nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
Entender as informações transmitidasnos números e aprendendo a contar;
• Identificar osnúmeros naturais 99 (no mínimo)
•Distinguirquando os números estão em ordem crescente e decrescente;
 •Reflete e discute sobre os problemasadição ;
•Distinguir sobre as espessuras (grosso/fino)
Representar cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
•Identificar diferentes formas de Cores
•Observaros Jogos de contagem (adição e subtração)
•Compreender a importânciadas características quantitativas e qualitativas  dos cálculos;
•Observar a contagem oral;
•Distinguirperto/longe
•Conhecer o jogo de dominó, baralho e dado.
IdentificarCurto/comprido
 



IIUnidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base naobservação de  regularidades ,  utilizando- se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Classificação
- Alto/Baixo´/ Mais/Menos/ Maior/Menor
 
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangram
- Características qualitativas e quantitativas
- Agrupamento de 2 em 2
- Dúzia e meia dúzia.
- Sucessor e antecessor
-Númerospares  e ímpares

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

•Dramatização de situações que envolva relações de pertinência com os próprios alunos da classe.
•Escrita de numerais.
•Escrita de quantidades através de ilustrações e colagens de materiais concretos.
cadernos, para identificação de quantidades,
•Representação da adição e subtração da reta numerada, evidenciando a necessidades de contagem dos espaços.
•Emprego do material concreto (lápis, palito, pedrinhas, números e numerais).
•Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
•Interpretação de resolução de problemas de adição e subtração.
• Resolução de adições e subtrações sem recurso, e com recursos através de passos.
•Seleção de objetos que usamos ao pares: sapatos meias luvas e brincos etc.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


-DistinguirAlto/Baixo´/ Mais/Menos/ Maior/Menor 
-Desenvolver habilidades nas  dobraduras com formas geométricas;
-Desenvolver habilidades na montagem doTangram
-Classificar e Analisar números, formas e informações.
1- Reconhecer os números em suas diferentes funções: a de quantificar, a de ordenar e a de codificar.
- Registrar os resultados dascontas adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- Identificar a sequência dos números pares e impares .
- Identificar a operação e resolve problemas de estrutura aditiva, subtrativa.
Descobrir o contextodos números e suas  Características qualitativas e quantitativas
- Discutir sobre o agrupamento de 2 em 2
-Identificardúzia e meia dúzia.
-Perceber as diferenças entre Sucessor e antecessor;
- Conhecer exemplos de númerospares  e ímpares.


IIIUnidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela ediferentes representações matemáticas;

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Atividades de culinária
- Cálculo mental com adição, subtração e multiplicações ( só oralidade )
- Seqüência numérica ( 1 até 20)
- Estabelecer relações de Curvas
- Situação-problema de adição, subtração e multiplicação
-Números ordinais;
-Números romanos





3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

 Quadro e giz;
Atividadesmimeografada;
Cartazes;
Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
 Régua;
Livros;
Material dourado;
Revistas;
Livros infantis;
Aula diologada;
Aula com DVD’s ,CD’s, Vídeo;
Aula experimental;
Receitas;
Vendinhas;
Cantinho do leitor;
Painel cultural





4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

 - Investigar ediscutir as atividades de culinária
- Problematizar o cálculo mental com adição, subtração e multiplicações ( só oralidade )
- Entender oSeqüência numérica ( 1 até 50)
- Estabelecer relações de Curvas
- Discutir  sobre a Situação-problema de adição, subtração e multiplicação

- Identificar Números ordinais;
-Identificar Números romanos





IVUnidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Tabela
- Gráficos
- Medidas de massa,medidas de capacidade
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
- Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
- Números/Contagem
 
- Seqüência numérica (1 até 200)
- Adição e subtração com reserva

- Multiplicação e divisão com 1 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações
-Geometria

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


-Entender as informações transmitidas nos Gráficos;
- Conhecer Medidas de massa,medidas de capacidade;
- Identificarde números em diferentes contextos;
- Calcular mentalmente as divisões e multiplicações;
-
Reflete e discute sobre a situação-problema;
- Compreender a importânciade agrupamento de 5 e 10 unidades;
-
Representar a sequência numérica (1 até 200);
- Identificaras várias formas Geométricas;
- Resolver  a adição e subtração com reserva
- Resolver a  multiplicação e divisão com 1 algarismos
- Compreender a importânciadas situações problemas com as quatro operações
-Identificaras várias formas Geométricas.


5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Quantitativamente avaliarei...
-Relatório escrito;

Total de pontos nesta unidade:
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :Matemática / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta sérieBrasília :MEC/SEF, 1997.
SOUZA,Cássia Garcia ,de olho no futuro:Matemática.2º ano -São Paulo :quinteto editorial,2008.
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio Livro da Escola)
- Eu Gosto ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet - Google
KLEIMAN, A. (1992) Oficina de Leitura - Teoria & Prática. Pontes, Campinas, São Paulo.
  ............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, opossível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)



 N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV 
ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

Docente:  Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     5º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:  Arte          Unidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas e habilidades e que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas como.
•Música
• Dança
• Teatro
Obras de arte .

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Obras de arte _ Tarsila;
As cores: primarias e secundarias.

•Danças;
•filme
•Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
•Brinquedos e cantigas de roda;
• Textos literários:, histórias, contos;
Pintar  e desenhar  livremente;
Desenho dirigido;
Datas comemorativas
Projeto : pintor Picasso


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
-Trabalhar com Canções com expressões corporais
-   Discriminar sons do ambiente                             
-Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
-Apreciação e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
-Conhecimento da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas, dobraduras, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
-Exploração de materiais naturais para pintura.
-Observação e descrição de idéias artísticas

II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Expressar e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva. Cabe ao professor introduzir alguns conceitos básicos de arte, possibilitar experiências visuais e artísticas, ampliar o repertorio e disponibilizar técnicas e materiais. Tudo isso num caráter bastante lúdico que aproveite o envolvimento natural dos alunos, ramificando assim a arte em conceitos e conteúdos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Ø Pintura
Ø Desenho livre
Ø Desenho dirigido
Ø Dobraduras ORIGAMI
Ø Recortar
Ø As cores secundárias.
Ø Formas geométricas
Ø Tangram
Ø filmes:
Ø Datas comemorativas
Ø Projeto : pintor Picasso

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
- Usar repertório de canções para desenvolver memória musical.
-Escutar  obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos (africanos e indígenas).
 -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.

III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Ø Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura;
Ø Datas comemorativas;
Ø Artes visuais e plásticas;
Ø Teatro e dramatizações;
Ø Confecção de cartões;
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
Ø Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
Ø Canções folclóricas e populares;
Ø Expressão corporal danças;
Ø Interpretando o desenho.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais;
Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando;
Ø Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
Ø -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música;
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;


VI  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

 Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Obras de; Vincent Van Gogh 

As cores: primarias e secundarias.
•Danças;
•filme
•Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
•Brinquedos;
• Textos literários:, histórias, contos;
Pintar  e desenhar  livremente;
Desenho dirigido;
Datas comemorativas

Projeto : Vincent Van Gogh 


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Bamboler
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Pincel e tinta
Ø Internet
Ø Entre outros
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

 

•Conhecer as obras de Vincent Van Gogh ;

•Identificar  as cores: primarias e secundarias.
•Desenvolver o gosto pela :Danças; Músicas e os textos literários:, histórias, contos;
•Ter habilidade   na
Pintar  e no  desenho  livre;
•Comemorar as datas   comemorativas do semestre;

Trabalhar de maneira lúdica o Projeto : Vincent Van Gogh .



5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?

Qualitativamente avaliarei... O aluno será avaliado no seu dia a dia, em que será lhe atribuído uma nota semestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Ø Qualitativamente avaliarei... prova escrita.
Ø Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos


6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES,Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- Marcha  Criança  de Tereza Maria- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte /
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
 INTERNET Google- Arte .