N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO
EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:
2º Turma:A/B Turno: M/V
Disciplina:Matemática Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Identificar
os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo
à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da
Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de
investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
•Identificação de números nos diferentes contextos (
agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
•Aprendendo a contar;
•Aprendendo a contar;
• Números
naturais 99 (no mínimo)
• Ordem
crescente e decrescente
• Adição –
Problemas
•Espessuras (grosso/fino)
•Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
•Cores
•Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
•Cores
•Jogos de contagem (adição e subtração)
•Características quantitativas e qualitativas
• Contagem oral
• Perto/longe
•Jogos de dominó, baralho e dado.
•Curto/comprido
•Características quantitativas e qualitativas
• Contagem oral
• Perto/longe
•Jogos de dominó, baralho e dado.
•Curto/comprido
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Filmes
Livros infantis
Gibis
Revistas
Músicas
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
Cruzadinhas
Cartazes
Jornal
Histórias
Regras de jogos
Receitas
Material da sala de aula
Livros infantis
Gibis
Revistas
Músicas
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
Cruzadinhas
Cartazes
Jornal
Histórias
Regras de jogos
Receitas
Material da sala de aula
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
•Identificar osnúmeros nos diferentes contextos (
agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
•Entender as informações transmitidasnos números e aprendendo a contar;
•Entender as informações transmitidasnos números e aprendendo a contar;
• Identificar
osnúmeros naturais 99 (no mínimo)
•Distinguirquando
os números estão em ordem crescente e decrescente;
•Reflete e discute sobre os problemasadição ;
•Distinguir
sobre as espessuras (grosso/fino)
•Representar cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
•Identificar diferentes formas de Cores
•Representar cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
•Identificar diferentes formas de Cores
•Observaros Jogos de contagem (adição e subtração)
•Compreender a importânciadas características quantitativas e qualitativas dos cálculos;
•Observar a contagem oral;
•Distinguirperto/longe
•Conhecer o jogo de dominó, baralho e dado.
•IdentificarCurto/comprido
•Compreender a importânciadas características quantitativas e qualitativas dos cálculos;
•Observar a contagem oral;
•Distinguirperto/longe
•Conhecer o jogo de dominó, baralho e dado.
•IdentificarCurto/comprido
IIUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Interpretar
e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base
naobservação de regularidades , utilizando- se da linguagem oral, de
registros informais e da linguagem matemática.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Classificação
- Alto/Baixo´/ Mais/Menos/ Maior/Menor
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangram
- Características qualitativas e quantitativas
- Agrupamento de 2 em 2
- Dúzia e meia dúzia.
- Alto/Baixo´/ Mais/Menos/ Maior/Menor
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangram
- Características qualitativas e quantitativas
- Agrupamento de 2 em 2
- Dúzia e meia dúzia.
- Sucessor e antecessor
-Númerospares e ímpares
-Númerospares e ímpares
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado
dos alunos?
•Dramatização
de situações que envolva relações de pertinência com os próprios alunos da
classe.
•Escrita de
numerais.
•Escrita de
quantidades através de ilustrações e colagens de materiais concretos.
cadernos,
para identificação de quantidades,
•Representação
da adição e subtração da reta numerada, evidenciando a necessidades de contagem
dos espaços.
•Emprego do
material concreto (lápis, palito, pedrinhas, números e numerais).
•Interpretar
e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
•Interpretação
de resolução de problemas de adição e subtração.
• Resolução
de adições e subtrações sem recurso, e com recursos através de passos.
•Seleção de
objetos que usamos ao pares: sapatos meias luvas e brincos etc.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-DistinguirAlto/Baixo´/
Mais/Menos/ Maior/Menor
-Desenvolver habilidades nas dobraduras com formas geométricas;
-Desenvolver habilidades na montagem doTangram
-Classificar e Analisar números, formas e informações.
-Desenvolver habilidades nas dobraduras com formas geométricas;
-Desenvolver habilidades na montagem doTangram
-Classificar e Analisar números, formas e informações.
1-
Reconhecer os números em suas diferentes funções: a de quantificar, a de
ordenar e a de codificar.
- Registrar os resultados dascontas adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- Identificar a sequência dos números pares e impares .
- Identificar a operação e resolve problemas de estrutura aditiva, subtrativa.
- Registrar os resultados dascontas adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- Identificar a sequência dos números pares e impares .
- Identificar a operação e resolve problemas de estrutura aditiva, subtrativa.
Descobrir o
contextodos números e suas Características qualitativas e quantitativas
- Discutir sobre o agrupamento de 2 em 2
-Identificardúzia e meia dúzia.
- Discutir sobre o agrupamento de 2 em 2
-Identificardúzia e meia dúzia.
-Perceber as
diferenças entre Sucessor e antecessor;
- Conhecer exemplos de númerospares e ímpares.
- Conhecer exemplos de númerospares e ímpares.
IIIUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Comunicar-se
matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com
precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e
estabelecendo relações entre ela ediferentes representações matemáticas;
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Atividades de culinária
- Cálculo mental com adição, subtração e multiplicações ( só oralidade )
- Seqüência numérica ( 1 até 20)
- Estabelecer relações de Curvas
- Situação-problema de adição, subtração e multiplicação
-Números ordinais;
- Cálculo mental com adição, subtração e multiplicações ( só oralidade )
- Seqüência numérica ( 1 até 20)
- Estabelecer relações de Curvas
- Situação-problema de adição, subtração e multiplicação
-Números ordinais;
-Números romanos
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Quadro e
giz;
Atividadesmimeografada;
Cartazes;
Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
Régua;
Livros;
Material dourado;
Revistas;
Livros infantis;
Aula diologada;
Aula com DVD’s ,CD’s, Vídeo;
Aula experimental;
Receitas;
Vendinhas;
Cantinho do leitor;
Painel cultural
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
- Investigar
ediscutir as atividades de culinária
- Problematizar o cálculo mental com adição, subtração e multiplicações ( só oralidade )
- Entender oSeqüência numérica ( 1 até 50)
- Estabelecer relações de Curvas
- Discutir sobre a Situação-problema de adição, subtração e multiplicação
- Identificar Números ordinais;
- Problematizar o cálculo mental com adição, subtração e multiplicações ( só oralidade )
- Entender oSeqüência numérica ( 1 até 50)
- Estabelecer relações de Curvas
- Discutir sobre a Situação-problema de adição, subtração e multiplicação
- Identificar Números ordinais;
-Identificar Números romanos
IVUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Sentir-se
seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos,
desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções e resolver
situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo
formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia,
estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como
instrumentos tecnológicos disponíveis.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Tabela
- Gráficos
- Medidas de massa,medidas de capacidade
- Gráficos
- Medidas de massa,medidas de capacidade
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
- Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
- Números/Contagem
- Seqüência numérica (1 até 200)
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 1 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
- Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
- Números/Contagem
- Seqüência numérica (1 até 200)
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 1 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
-Geometria
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Entender as informações transmitidas nos Gráficos;
- Conhecer Medidas de massa,medidas de capacidade;
- Conhecer Medidas de massa,medidas de capacidade;
- Identificarde números em diferentes contextos;
- Calcular mentalmente as divisões e multiplicações;
- Reflete e discute sobre a situação-problema;
- Compreender a importânciade agrupamento de 5 e 10 unidades;
- Representar a sequência numérica (1 até 200);
- Identificaras várias formas Geométricas;
- Resolver a adição e subtração com reserva
- Resolver a multiplicação e divisão com 1 algarismos
- Compreender a importânciadas situações problemas com as quatro operações
- Calcular mentalmente as divisões e multiplicações;
- Reflete e discute sobre a situação-problema;
- Compreender a importânciade agrupamento de 5 e 10 unidades;
- Representar a sequência numérica (1 até 200);
- Identificaras várias formas Geométricas;
- Resolver a adição e subtração com reserva
- Resolver a multiplicação e divisão com 1 algarismos
- Compreender a importânciadas situações problemas com as quatro operações
-Identificaras várias formas Geométricas.
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente
avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-
Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos
conhecimentos.
Ø Quantitativamente
avaliarei...
-Relatório escrito;
Total de
pontos nesta unidade:
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
BRASIL,Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :Matemática /
Secretaria de Educação Fundamental I.
Ensino de primeira à quarta série–Brasília
:MEC/SEF, 1997.
SOUZA,Cássia Garcia ,de
olho no futuro:Matemática.2º ano -São Paulo :quinteto editorial,2008.
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre – Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio – Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio – Livro da Escola)
- Eu Gosto ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet - Google
KLEIMAN,
A. (1992) Oficina de Leitura - Teoria & Prática. Pontes,
Campinas, São Paulo.
............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, opossível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
............. Texto e Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura Pontes, Campinas, São Paulo; 1989.
LERNER,Delia. Ler e escrever na escola o real, opossível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade)
observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os
alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira
cooperativa e produtiva.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)