N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:
3º Turma:A/B Turno: M/V
Disciplina: Geografiae
História Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE
SOCIEDADE
(Período: 06/02à 30/11/2012)
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Integrar a
criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolver
o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação
da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua identidade e
origem na história , valorizando as diferentes culturas percebendo a formação
de um País
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
· Cartografia;
· Informações gerais sobre omunicípio de Cícero Dantas;
· Os vizinhos do Município de Cícero Dantas;
· Paisagem rural e urbanizada;
· As paisagens do Município de Cícero Dantas:
· Relevo e Vegetação;
· A água do Município: poluição, utilização e
origem;
· As principais atividades econômicas do
Município;zona rural,zona urbana;
· Identidade:- Quem é você?
· - História de sua vida (linha do tempo)
· História dos primeiros habitantes;
·
Calendário e
suas datas comemorativas
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
·
Conhecer
qual é a importância da história de sua vida (linha do tempo);
· Proporcionar condições que leve o aluno a
compreender a importância da história vivida como sujeito do processo
histórico;
· Possibilitar ao aluno por meio do estudo da
História sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que
vive.
·
Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e
município de Cícero Dantas;
·
Localização dos vizinhos do município deCícero
Dantas, partindo da localização de seu próprio bairro;Discussão sobre a
poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola
·
Ampliar os conhecimentos para os atuais
problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
· Conhecer o Município – lugares e sociedade;
· Identificar os limites e governo do Município;
· Reconhecer os espaços geográficos e as atividades
econômicas do Município;
· Representarpor meio
de mapas a região em que mora;
· Perceber-se como parte integrante da história e
da comunidade num todo;
· Registrar informações pessoais;
· Reconhecer a formação de um País com a
colaboração das diferentes culturas;
· Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas
como cultura de um País;
IIUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Conhecer os aspectos culturais de um determinado
povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento
escolar. Entendendo o passado também é importante para a compreensão do
presente reconhecermudanças e permanências nas vivências
humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou
distantes no tempo e no espaço.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-A escola,o
caminho para a escola;
-O trânsito,
semáforo;
-Faixas de
segurança e placas de sinalização;
-Os meios de
transporte: terrestre,aquáticos e aéreos
-Otempo não
para;
-Otempo
passa, as pessoas mudam;
-Registrando
a passagem do tempo( o relógio);
-O
calendário tem sua história;
-Projeto;Sítio
do pica-pau-amarelo
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
•Culminância doProjeto;Sítio do pica-pau-amarelo
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Relógio móvel
• Fantoches
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo
- Conhecera
escola e o caminho para a escola;
-Entender otrânsito
e o semáforo;
-Compreender
as faixas de segurança e placas de sinalização;
-Conheceros
meios de transporte: terrestre, aquáticos e aéreos
-Entenderque
o tempo não para;
-Refletir e discutir
sobre os problemas do tempo;
-Registrar a
passagem do tempo( o relógio);
- Conhecer
que o calendário tem sua história----Entender durante
a unidade oProjeto;Sítio
do pica-pau-amarelo.
IIIUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Organizar alguns repertórios geográficos, históricos
– culturais que lhes
permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a
formular explicações para algumas questões do presente e do passado; conhecer e respeitar o modo de vida de
diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações
culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e
diferenças entre eles; utilizar métodos de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico egeográfico,
aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros e compreender a
espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas
dinâmicas e interações.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Percebe os diferentes
tiposespaço de viver:o bairro e a
suas características ;
-Saber queo
bairro cresce e avida modifica;
-Observar a qualidade
devida nos bairros de antigamente;
-Conhecero
bairro e os serviços ;
-Conhecer o
bairro e a comunicação;
-Investigar oBrasil.
3-Que atividades
e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende
FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos
alunos?
• Cantinho da leitura (sala de leitura)
• Historinhas do bairro
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Exposição de objetos
• Fantoches
• Historinhas do bairro
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Exposição de objetos
• Fantoches
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Espaço de
viver:o bairro e a suas características
-O bairro
cresce e avida modifica;
-A qualidade
devida nos bairros de antigamente;
-O bairroe
os serviços ;
-O bairro e
a comunicação;
-O Brasil.
IVUnidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa
da geografia para compreender o
espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção,
identificando suas relações, problemas e contradições;
Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em
diferentes espaços e tempos, de
modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e
reativa nas questões sócio-ambientais locais eCompreender
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
A família;
Família
diferentes;
Família de
antes e agora;
Vida em
família.
Mapas ;Confecção de mapas;
Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e
pecuária;
Relacionar as principais atividades econômicas;
Estudos em grupos, diálogos,
exercícios, leitura, cartazes em
grupos, brincadeiras.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
-Aulas
expositivas, explicativas e dialogada;
-Buscar informações por meio da observação direta e indireta, da
experimentação, de entrevistas e visitas;
- Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros,
tabelas, esquemas, gráficos, listas, textos e maquetes.
- Atividades diversificadas;
- A história do nome do aluno (pesquisa previa
com os pais par a obtenção de dados a esse respeito).
- A comparação do nome da criança em relação aos pais, para entendimento do
sobrenome.
- Com quem a criança
convive
- Nome, idade, sexo das pessoas e o lugar ocupado
na família.
- Árvore genealógica com fotos das pessoas.
-Leituras de diversos textos;
- Pesquisa com mapas;
- Confecção de cartazes;
-Filmes ou desenhos;
- -Recursos tecnológicos.
-Atividades extra-classe
(passeios).
-Estudos em grupos, diálogos,
exercícios, leitura, cartazes em
grupos, brincadeiras.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Saber utilizar a observação e a descrição da
leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e de
linguagem oral;
-Reconhecer no seu cotidiano, as referências espaciais de localização,
orientação e distância, de modo a deslocar-se com autonomia e representar os
lugares onde vivem e se relacionam
- Conhecer e começar a utilizar fontes de
informações escritas e imagéticas, utilizando, para tento, alguns procedimentos básicos;
- Conhecer e comparar a presença da natureza
expressa na paisagem local, com manifestações da natureza presente em outras
paisagens;
- Reconhecer a importância de uma atitude
responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando
o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na
manutenção da natureza.
- Reconhece
a si mesmo com um sujeito construtor de história.
- Reconhece
a família como parte integrante da formação do indivíduo.
- Valoriza
as diferentes configurações familiares.
-Trabalhar
durante a unidade oProjeto;Sítio
do pica-pau-amarelo.
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente
avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
Interesse e
participação;
Respeito ao colega e ao professor, bem como ao ambiente escolar;
Registro das aulas
Respeito ao colega e ao professor, bem como ao ambiente escolar;
Registro das aulas
E
organização do material;
Realização das tarefas propostas;
Apresentação oral;
Realização das tarefas propostas;
Apresentação oral;
Assiduidade
e pontualidade na entrega dos trabalhos
Ø Quantitativamenteavaliarei...
-Prova oral
e escrita;
-Escritura e
reescrita de textos escolhidos e diálogos;
-Verificação de aprendizagem escrita sobre conteúdos estudados;
-Verificação de aprendizagem escrita sobre conteúdos estudados;
-Realização
de pesquisa em sala de aula.
-Escritura e
reescrita de textos escolhidos e diálogos;
-Verificação de aprendizagem escrita sobre conteúdos estudados;
-Realização de pesquisa em sala de aula.
-Verificação de aprendizagem escrita sobre conteúdos estudados;
-Realização de pesquisa em sala de aula.
Ø Total de pontos nesta
unidade: 5,0 pontos