"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     3º     Turma:A/B     Turno: M/V
Disciplina:     Geografiae História  Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE SOCIEDADE
(Período: 06/02à 30/11/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas percebendo a formação de um País

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·      Cartografia;
·      Informações gerais sobre omunicípio de Cícero Dantas;
·      Os vizinhos do Município de Cícero Dantas;
·      Paisagem rural e urbanizada;
·      As paisagens do Município de Cícero Dantas:
·      Relevo e Vegetação;
·      A água do Município: poluição, utilização e origem;
·      As principais atividades econômicas do Município;zona rural,zona urbana;
·      Identidade:- Quem é você?
·      - História de sua vida (linha do tempo)
·      História dos primeiros habitantes;
·        Calendário e suas datas comemorativas


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


·        Conhecer qual é a importância da história de sua vida (linha do tempo);
·      Proporcionar condições que leve o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico;
·      Possibilitar ao aluno por meio do estudo da História sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.

·         Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e município de Cícero Dantas;
·         Localização dos vizinhos do município deCícero Dantas, partindo da localização de seu próprio bairro;Discussão sobre a poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola
·         Ampliar os conhecimentos para os atuais problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

·      Conhecer o Município lugares e sociedade;
·      Identificar os limites e governo do Município;
·      Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município;
·      Representarpor meio de mapas a região em que mora;
·      Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
·      Registrar informações pessoais;
·      Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas;
·      Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País;



IIUnidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conhecer os aspectos culturais de um determinado
povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento escolar. Entendendo o passado também é importante para a compreensão do presente  reconhecermudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.



2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-A escola,o caminho para a escola;
-O trânsito, semáforo;
-Faixas de segurança e placas de sinalização;
-Os meios de transporte: terrestre,aquáticos e aéreos
-Otempo não para;
-Otempo passa, as pessoas  mudam;
-Registrando a passagem do tempo( o relógio);
-O calendário tem sua história;
-Projeto;Sítio do pica-pau-amarelo

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
            Culminância doProjeto;Sítio do pica-pau-amarelo
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo

- Conhecera escola e o caminho para a escola;
-Entender otrânsito e o  semáforo;
-Compreender as faixas de segurança e placas de sinalização;
-Conheceros meios de transporte: terrestre, aquáticos e aéreos
-Entenderque o tempo não para;
-Refletir e discutir sobre os problemas do tempo;
-Registrar a passagem do tempo( o relógio);
- Conhecer que o calendário tem sua história----Entender durante a unidade oProjeto;Sítio do pica-pau-amarelo.


IIIUnidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Organizar alguns repertórios geográficos, históricos culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado;  conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;  utilizar métodos de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico egeográfico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros e compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


-Percebe os diferentes tiposespaço de viver:o bairro e a suas características ;
-Saber queo bairro cresce e avida modifica;
-Observar a qualidade devida nos bairros de antigamente;
-Conhecero bairro  e os serviços ;
-Conhecer o bairro e a comunicação;
-Investigar oBrasil.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Cantinho da leitura (sala de leitura)
• Historinhas do bairro
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Exposição de objetos
• Fantoches

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Espaço de viver:o bairro e a suas características
-O bairro cresce e avida modifica;
-A qualidade devida nos bairros de antigamente;
-O bairroe os serviços ;
-O bairro e a comunicação;
-O Brasil.


IVUnidade



1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;  Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais locais eCompreender

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

A família;
Família diferentes;
Família de antes e agora;
Vida em família.
Mapas ;Confecção de mapas;
Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e pecuária;
Relacionar as principais atividades econômicas;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

-Aulas expositivas, explicativas e dialogada;
-Buscar informações por meio da observação direta e indireta, da experimentação, de entrevistas e visitas;
- Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, gráficos, listas, textos e maquetes.
- Atividades diversificadas;
- A história do nome do aluno (pesquisa previa com os pais par a obtenção de dados a esse respeito).
- A comparação do nome da criança em relação aos pais, para entendimento do sobrenome.
- Com quem a criança convive
- Nome, idade, sexo das pessoas e o lugar ocupado na família.
- Árvore genealógica com fotos das pessoas.
-Leituras de diversos textos;
- Pesquisa com mapas;
- Confecção de cartazes;
 -Filmes ou desenhos;
 - -Recursos tecnológicos.
 -Atividades extra-classe (passeios).
 -Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


-Saber utilizar a observação e a descrição da leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e de linguagem oral;
-Reconhecer no seu cotidiano, as referências espaciais de localização, orientação e distância, de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam
- Conhecer e começar a utilizar fontes de informações escritas e imagéticas, utilizando, para tento, alguns procedimentos básicos;
- Conhecer e comparar a presença da natureza expressa na paisagem local, com manifestações da natureza presente em outras paisagens;
- Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
- Reconhece a si mesmo com um sujeito construtor de história.
- Reconhece a família como parte integrante da formação do indivíduo.
- Valoriza as diferentes configurações familiares.
-Trabalhar durante a unidade oProjeto;Sítio do pica-pau-amarelo.


5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
Interesse e participação;
Respeito ao colega e ao professor, bem como ao ambiente escolar;
Registro das aulas
E organização do material;
Realização das tarefas propostas;
Apresentação oral;
Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos

Ø Quantitativamenteavaliarei...
-Prova oral e escrita;
-Escritura e reescrita de textos escolhidos e diálogos;
-Verificação de aprendizagem escrita sobre conteúdos estudados;
-Realização de pesquisa em sala de aula.
-Escritura e reescrita de textos escolhidos e diálogos;
-Verificação de aprendizagem escrita sobre conteúdos estudados;
-Realização de pesquisa em sala de aula.
Ø Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos



N.E.I.E.F  ESCOLA  MUL. VER. MOISÉS
RIBEIROGAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     2º      Turma:   A/B    Turno: M/V
Disciplina:  Ciências    Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e  agente de transformações do mundo em que vive.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Planeta terra;
Recursos naturais:
Ar puro e poluído;
Água potável e poluída; 
Onde encontramos água na natureza;
Importância da água;
Parte sólida e líquida da Terra;

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades de pesquisa e experiências;
 •Estudo de textos diversos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Conhecer os recursos naturais:
Perceber os diferentes tipos ar puro e poluído;
Refletir sobre a água potável e poluída; 
Descobrir onde encontramos água na natureza;
Refletir e discutir sobre os problemas da água;
Observar as parte sólida e líquida da Terra;



II  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


- Cultivo e Germinação de sementes;
-As plantas e o meio ambiente;
-Reflorestamento;
-Cuidados com as plantas;
-Plantas , aquáticas, terrestres e aéreas;
-Utilidades das plantas;
-Partes das plantas;
-Estações do ano;
-Sementes e mudas e germinação; 
-Jardim , horta e pomar.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
 
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano



III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.




2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Os cinco sentidos
- Reciclagem
-Planeta terra;
-Sol, lua e estrelas;
-Hábitos de higiene

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Trabalhos em grupo e individual;
Leitura
Pesquisa
Dramatização
Textos informativos
Trabalho em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
Entrevistas
Experiências
Gincanas


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Ø O sol como fonte primária de energia para a vida na terra e o processo de fotossíntese.
Ø Identificar os cinco sentidos
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Desenvolver o conceito de reciclagem
Ø Conhecer o planeta terra;
Ø Discutir as condições gerais do sol, lua e estrelas;


IV  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar e comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Seres vivos e sem vida

Os animais
Animais úteis e nocivos
Animais selvagens e domésticos 
Animais aquáticos e terrestres
Animais de duas e de quatro patas
Animais com ossos e sem ossos
Cadeia alimentar
Ambientes que habitam
Ciclo de desenvolvimento dos animais
Saúde e vacinas
Verminose ( profilaxia)
O corpo humano

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Quantitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Ciências/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
- MARIA, Tereza .Marcha  Criança  - Ciências / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- Ciências / (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- Ciências / ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio) Ciências
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio) Ciências
- Internet Google- Ciências

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.

        
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Professor (a)
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                                              Coordenador