N.E.I.E.F ESCOLA
MUL. VER. MOISÉS
RIBEIROGAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: 2º Turma:
A/B Turno: M/V
Disciplina: Ciências Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o
ser humano parte integrante e agente de
transformações do mundo em que vive.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
Planeta
terra;
Recursos
naturais:
Ar
puro e poluído;
Água
potável e poluída;
Onde
encontramos água na natureza;
Importância
da água;
Parte
sólida e líquida da Terra;
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
• Exploração
oral;
• Discussão
de pesquisas;
•
Levantamento de questões;
• Reflexão e
discussão em grupo;
•Relatos de experiências pessoais;
• Projetos
de estudos;
• Seqüências
de atividades de pesquisa e experiências;
•Estudo de textos diversos;
•Experimentos ;
•Uso de recursos midiático.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
Conhecer
os recursos naturais:
Perceber os diferentes tipos ar puro e poluído;
Refletir sobre a água
potável e poluída;
Descobrir
onde encontramos água na natureza;
Refletir e discutir sobre os problemas da água;
Observar
as parte sólida e líquida da Terra;
II Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
• Formular
questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos
e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Cultivo e Germinação de sementes;
-As plantas e o meio ambiente;
-Reflorestamento;
-Cuidados
com as plantas;
-Plantas
, aquáticas, terrestres e aéreas;
-Utilidades
das plantas;
-Partes
das plantas;
-Estações do ano;
-Sementes
e mudas e germinação;
-Jardim
, horta e pomar.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
Ø Identificar
as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
III Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
• saber utilizar conceitos científicos básicos,
associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema,
equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações,
registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e
informações.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Os cinco sentidos
- Reciclagem
-Planeta terra;
-Sol, lua e estrelas;
-Hábitos de higiene
-Hábitos de higiene
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Trabalhos em
grupo e individual;
Leitura
Pesquisa
Dramatização
Textos
informativos
Trabalho em
grupos
Exercícios e
atividades de fixação
Jogos
Entrevistas
Experiências
Gincanas
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
Ø Compreender e ampliar conhecimentos sobre o
Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Ø O sol como fonte primária de energia para a
vida na terra e o processo de fotossíntese.
Ø Identificar os
cinco sentidos
Ø Desenvolver
hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Desenvolver o conceito de reciclagem
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Desenvolver o conceito de reciclagem
Ø Conhecer o planeta
terra;
Ø Discutir as condições gerais do sol, lua e estrelas;
IV Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções
para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar e comunicar de
modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e
conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas
para justificar suas ideias.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
Seres vivos e sem vida
•Os
animais
•Animais
úteis e nocivos
•Animais
selvagens e domésticos
•Animais
aquáticos e terrestres
•Animais
de duas e de quatro patas
•Animais
com ossos e sem ossos
•Cadeia
alimentar
•Ambientes
que habitam
•Ciclo
de desenvolvimento dos animais
•Saúde
e vacinas
•Verminose
( profilaxia)
•O corpo
humano
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
• Exploração
oral;
• Discussão
de pesquisas;
•
Levantamento de questões;
• Reflexão e
discussão em grupo;
•Relatos de experiências pessoais;
• Projetos
de estudos;
• Seqüências
de atividades;
•Estudo de textos;
•Experimentos ;
•Uso de recursos midiático.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
Ø
Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente
avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-
Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos
conhecimentos.
Ø Quantitativamente
avaliarei...
-Prova oral
e escrita
Total
de pontos nesta unidade: 5,0 pontos
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
BRASIL, Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Ciências/
Secretaria de Educação Fundamental I.
Ensino de primeira à quarta série–
Brasília : MEC/SEF, 1997.
- Assim eu Aprendo- Ciências / (Apoio – Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- Ciências / (
exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
Ciências
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
Ciências
- Internet – Google- Ciências
7-Campo aberto para sinalizar (se houver
necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do
conteúdo, etc.
OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os
alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira
cooperativa e produtiva.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador
Nenhum comentário:
Postar um comentário