"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de abril de 2013


Música boa para criança



Dó  Ré  Mi  Fá  Sol  Lá  Si!

Notas musicaisVocê conhece essas sete siglas aí de cima? Não?! A gente te apresenta: Plenamigo, essas são as notas musicais! Se a gente pegasse uma faca imaginária e partisse aquela canção que adoramos, o menor pedacinho seria uma das sete notas musicais.

Estamos falando sobre esse assunto porque a música e seus pequenos pedaços fazem parte de toda a nossa vida, antes mesmo de sairmos na barriga de nossas mães. É a música que nos faz lembrar de momentos especiais, pessoas e lugares. Elas são capazes de nos fazer rir, chorar e dançar sem parar. Por isso, aproveite esta aventura musical que o Plenarinho preparou para você!
Desde a barriga
A nossa experiência com a música começa muito cedo, antes mesmo de a gente nascer. É que os bebês que ainda estão na barriga da mamãe já podem reconhecer vários sons. O professor de música Ricardo Dourado, da Universidade de Brasília (UnB), explicou que depois do nascimento muitos sons ouvidos pelo bebê ainda na barriga serão reconhecidos, como a voz da mamãe e do papai. “O desenvolvimento da fala e das relações de carinho acontece de acordo com o que se ouviu antes de sair da barriga”, explicou o professor.
bebê músicoE tem mais: Algumas pesquisas compravam que a música clássica estimula o cérebro do bebê dentro da barriga, causando uma sensação de tranquilidade. Em bebês que nasceram antes dos noves meses, a música clássica tem o poder de acalmar os batimentos do coração.

(Clique aqui e escute uma música clássica de um compositor muito famoso que conheceremos melhor mais abaixo).

Se dentro da barriga, os sons e a música já são tão importantes, imagina depois... Você provavelmente não lembra, mas com um aninho, tudo que escutou era ritmado, todos os sons ouvidos pareciam pequenas melodias. É o que garante o professor Ricardo. Além disso, há as canções de ninar que as mães e pais cantam. Elas fazem parte da nossa história e serão lembradas por muitos e muitos anos!
Música e estudo
A gente cresce, cresce e a música só vai aumentando em importância na nossas vida. Como?! Na hora de estudar, por exemplo. Os professores e especialistas garantem que quem estuda música tem maior capacidade de concentração e de atenção. Assim, a pessoa que tem contato com a música consegue guardar mais informações sobre o que escuta. E  isso na escola é muito importante para entender e lembrar o que os professores ensinam, não é mesmo?

MozartPequeno grande músico
Não é de hoje que a música faz parte do universo infantil. Joannes Christostomos Wolfgang Gottlib Mozart, que ficou famoso apenas como Mozart, nasceu no ano de 1756, em Salzburgo, na Áustria. Mozart foi um grande compositor e é respeitado e conhecido até hoje pelo seu trabalho. O mais incrível de tudo é que ele começou cedo: aos cinco anos de idade compôs as primeiras peças de piano e antes de completar sete, aprendeu a tocar violino sozinho!

Quando Mozart tinha apenas seis aninhos ele fez a primeira excursão com sua família para mostrar seu trabalho em Monique, na Alemanha.

(Clique aqui e escute uma das mais conhecidas composições de Mozart).
Desde cedo
Mozart é um exemplo de como a música não tem idade.  E a brasiliense Giulia Grossi prova que um bom ritmo começa cedo. Hoje a nossa amiga tem 13 anos, mas o gosto pela música vem de berço. O pai dela, Marcelo Silva, é maestro. A mãe, Valeriana Grossi, apresentou à filhota como era o rock and roll em outros tempos.
O resultado é que hoje Giulia é fã de carteirinha da banda System of a Down e se dedica ao estudo de piano e guitarra. As tarde de sexta-feira são sempre reservadas ao estudo da música. Aliás, Giulia acha que a música deveria ser uma disciplina ensinada nas escolas. “Seria bom para as pessoas conhecer um pouco mais de música. Meus amigos não entendem muito de música, mas eu sempre toco para eles quando vem na minha casa e é muito legal” contou.
zé plenarinho e a mamãeEstudando música
Se você se interessou pela música e ficou com vontade de estudar essa arte, converse com seus pais ou professora sobre esse desejo. Você pode adiantar as coisas procurando na internet os locais onde há aulas de música na sua cidade. Em Brasília, por exemplo, há um curso muito bacana na Universidade de Brasília. Desde o ano 2002, há por lá o curso de musicalização infantil.

Nas aulas do curso da UnB você aprenderá mais sobre o ritmo, a respiração e o canto. Depois poderá escolher um instrumento para tocar. Já pensou que instrumento parece com você? Flauta, violino, bateria ou guitarra?

Dica musical
Hoje existe música de tudo quanto é jeito. Com letras de protesto, apaixonadas ou mesmo sem palavras. Mas existem também músicas feitas para você! Isso mesmo, música para a criançada, que quer mais saber é de brincar e contar história. Por isso, não deixe de curtir as músicas feitas por estas duas grandes artistas!

Bia BedranBia Bedran
A cantora Bia Bedran junta duas grandes paixões das crianças: música e história. Bia é mestre na arte de cantar histórias. Ele já lançou mais de dez discos e suas apresentações são  verdadeiros espetáculos, recheados de teatro e música.

Bia conversou com o Plenarinho e até deu uma palhinha para você. Clique aqui e escute a entrevista com Bia Bedran.


Sandra Peres e Paulo TatitPalavra Cantada
O grupo Palavra Cantada nasceu em 1994. É resultado da união de dois grandes amigos: Sandra Peres e Paulo Tatit, que queriam fazer música de qualidade para criançada. Hoje eles juntam música, brincadeiras e poesias em dez CDs e já ganharam cinco prêmios por conta de seus trabalhos.

Sandra Peres, do Palavra Cantada também conversou com o Plenarinho e contou como é a emoção de compor músicas exclusivamente para você. Clique aquie escute a entrevista exclusiva com a cantora.


A arte brasileira pinta na sua tela



A arte brasileira pinta na tela


Tarefas escolares, trabalhos, provas... As aulas do segundo semestre começaram pra valer, não é mesmo? Mas o que você faz quando quer se divertir ou esquecer um pouco as responsabilidades do dia-a-dia?

A nossa amiga Xereta gosta de sintonizar uma boa música no rádio e dançar a valer; já a Cida e o Adão a-d-o-r-a-m brincar de interpretar e sempre apresentam teatrinhos de histórias escritas pela Légis.

Você pode até não fazer essas coisas aí; mas talvez goste de pintar, desenhar, tocar um instrumento, fotografar, brincar de massinha, viajar na leitura, escrever versinhos... É por isso que você não pode perder esta reportagem, que traz um tema superlegal: a arte, que está por toda a parte (e até mesmo dentro de nós)!
A arte vai muito além das aulas de Educação Artística oferecidas nas escolas. Ela está presente em vááários momentos da nossa vida. Nasce e cresce dentro de cada pessoa, tornando-nos mais sensíveis a tudo na vida. Então, que tal mergulhar nesse mundo de criatividade e imaginação? Venha pintar o sete com a Turma do Plenarinho. É uma forma de comemorar o 12 de agosto, Dia Nacional das Artes!


Arte

Adão fazendo uma escultura do Zé PlenarinhoMas afinal, o que é arte? Muito curioso, Vital correu para o dicionário e descobriu que "arte é o produto final da manipulaçao humana sobre uma matéria-prima qualquer". Ixi, complicou? Vamos tentar simplificar: Arte é tudo o que uma pessoa cria pelo uso da imaginaçao e de alguma habilidade.

Ficou claro? Entao, o que seria arte hoje em dia? A pintura, a dança, a literatura, a música, o cinema, o teatro, a fotografia, a escultura, as histórias em quadrinho e as artes digitais (feitas no computador), entre tantas outras formas. Na verdade, é meio difícil classificar o que é e o que nao é arte. Qualquer coisa pode ser considerada arte desde que a sociedade a considere assim. Por esse motivo, de época em época o conceito "arte" pode ser modificado. Entendeu?
A arte nasceu há cerca de 25 mil anos. E por meio da preservação dessas representações tão antigas, é possível imaginar como nossos ancestrais pensavam, agiam, e como era a cultura deles. Os primeiros quadros foram pintados em cavernas, provavelmente há 15 mil anos. Eram pinturas de veados, cavalos, bois, mamutes e javalis, encontradas em cavernas, longe das superfícies habitadas e da luz do sol.

Os pesquisadores que investigam o passado, chamados de arqueólogos, acreditam que os artistas criavam as figuras para garantir uma boa caça. Muitos animais aparecem trespassados por flechas, e furos nas paredes indicam que os habitantes das cavernas atiravam lanças nos animais desenhados. Superinteressante, não?


Arte brasileira

Cida pintando um quadro da bandeira do BrasilDesde sempre os homens têm a necessidade de expressar seus sentimentos por meio da arte, o que tem resultado em fantásticas obras com diversas técnicas, muita beleza e encantamento. A arte brasileira evoluiu através dos tempos e conquistou espaço no mundo todo, encantando muita gente por aí.

É por isso que agora vamos conhecer um pouquinho da arte do nosso país! Mas para isso, vamos fazer um trato? Em cada época, imagine-se participando da situaçao. Por exemplo, na Pré-História, imagine-se morando em uma caverna e seu pai indo caçar animais para comê-lo; já na Arte Indígena, pense numa tribo, com direito a arco e flecha e toda aquelas roupas de índio. E aí, combinado? Aposto que vai ficar bem mais legal nossa viagem pelo tempo!


Pré-História

Homem pré-históricoHá milhares de anos, viveram por aqui homens que faziam pinturas nas rochas, conhecidas como rupestres. Eram feitas com tintas produzidas por meio da raspagem das pedras, que resultavam em pigmentos coloridos. Essas substâncias, misturadas com a cera de abelha ou resina das árvores, viravam tinta. No Brasil, entre as mais importantes localidades, encontramos pinturas rupestres lá no Piauí.


Arte Indígena

Xereta dançando como uma índiaMilhares de anos depois, quando os índios eram os únicos moradores do País, produziam suas artes com matéria-prima retirada da natureza, do trançado dos cestos feitos das plantas, as cerâmicas, os colares, cocares, armas e muito mais. Os artigos produzidos tinham como objetivo trazer boa sorte na caça, na pesca, na vida da tribo e aumentar a interação com a natureza.

Outra forma de arte dos índios é a construção da taba, aldeia onde vivem as famílias, composta por 10 ocas, capazes de abrigar por volta de 300 a 400 índios. É um arquitetura bem interessante, erguida com varas e fechada com palhas ou folhas.


Arte Colonial

Com a chegada dos portugueses no Brasil, por volta do ano de 1500, a arte indígena começa a ser bastante influenciada pela cultura da Europa. Os padres jesuítas ensinaram os índios e os negros a trabalhar com barro, madeira e pedra. Légis com a arte colonial


Arte Barroca 

Edu coruja ao lado de uma estátuaLogo depois, por volta do ano 1800, a arte barroca passou a ser desenvolvida no Brasil. Nessa época, o ouro foi descoberto, e a procura por ele transformou a sociedade brasileira e atraiu vários pintores, escultores e comerciantes europeus interessados nas nossas riquezas minerais.

A arte barroca é composta por obras de arte ricas e exuberantes, construções muito decoradas e enfeitadas com ouro.

Nessa época, a religião tomava conta das artes, e as igrejas ganharam detalhes recobertos em ouro, tetos pintados com representaçoes bíblicas, esculturas de santos e anjos detalhados em ouro.

Podemos conferir esse tipo de arte por meio da pintura, escultura e arquitetura nas cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Tiradentes. Já visitou alguma delas? Um dos artistas brasileiros que se destacou nessa época foi Aleijadinho. Já ouviu falar dele?
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto. Aprendeu desenho, arquitetura e escultura com o pai. Sua obra está em igrejas de 11 cidades mineiras, mas a maioria está em Ouro Preto.

Ele passou a ser conhecido como Aleijadinho aos 50 anos de idade, quando teve uma doença que aos poucos deformou e inutilizou o artista. Mas ele não se deu por vencido. Arrastava-se, usando uma espécie de joelheira de couro, e mandava que lhe amarrassem o martelo as mãos para continuar a esculpir. Um grande exemplo de talento e persistência. Se quiser conhecer algumas obras desse grande artista, cliqueaqui ou aqui.


Semana da Arte Moderna

Xereta pintando um quadroA Semana da Arte Moderna, realizada de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de Sao Paulo, foi muito importante para o País. Nessa época, as artes brasileiras eram meras repetiçoes do que se produzia na Europa.

Inconformados com essa situação, muitos jovens artistas propuseram um movimento de renovação da cultura nacional, que tornasse o País independente nas idéias, artes plásticas, música e literatura. Eles queriam romper com o passado para dar chance de surgir novas idéias artísticas.

Acontece que nem sempre o novo é bem aceito, nao é mesmo? A Semana chocou a sociedade conservadora e recebeu bastantes críticas. Mas mesmo assim, foi importantíssima para a renovação artística do Brasil.
Após a Semana de 22, o movimento modernista (esse que queria a renovação das artes, sabe?) continuou a se desenvolver, com a participação de vários artistas, que queriam uma arte realmente brasileira e de qualidade - como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira (na literatura), Tarsila do Amaral, Cândido Portinari , Anita Malfati e Di Cavalcanti (na pintura) e Heitor Villa-Lobos e Frutuoso Viana (na música), entre tantos outros.
Aprecie o quadro "Abaporu", que significa "o homem que come", criado por Tarsila do Amaral em 1928. A obra representa o espírito antropofágico modernista, isto é, de "devorar e adaptar ao estilo brasileiro toda a cultura européia". Em 1995, o quadro foi leiloado por US$ 1, 5 milhao de dólares, tornando-se a tela mais cara da história brasileira!


Arte Naïf 

Adão pintando um quadroApós a Semana da Arte Moderna e alguns movimentos modernistas, surgiu a Arte Naïf (a palavra francesa naïf significa ingênuo, inocente), que é bastante ligada à arte popular. Os artistas naïfs brasileiros têm uma arte muito rica que reflete a cultura brasileira por meio de tradições populares, mostrando os usos, costumes e comportamentos urbanos de uma maneira simples e pura. Esse tipo de pintura é conhecido mundialmente, e seus artistas sao sempre convidados a expor nos mais diversos lugares do mundo.

Um dos artistas naïf mais conhecidos é o pintor Heitor dos Prazeres, nascido no Rio de Janeiro em 1898 e falecido em 1966. Separamos algumas obras do artista para você conhecer.
Já na escultura naïf, quem se destacou muito foi o Mestre Vitalino. Sempre inspirado no folclore brasileiro, suas esculturas retratam tipos regionais do Sertão de Pernambuco em suas figuras de barro. Deixou muitos seguidores de sua arte, inclusive sua mulher e seus filhos. Ficou curioso para ver algumas esculturas dele, não?


Arte popular

Edu coruja lendo um livro para Vital e CidaEi, Plenamigo, esta com certeza você conhece, quer apostar? Arte popular é a arte feita pelo povo, por pessoas não conhecidas, que não freqüentaram escolas de arte, mas que criam obras de reconhecido valor artístico.

Os artistas populares continuam em seus ambientes de origem, e suas obras são consumidas basicamente por sua comunidade, em seu meio social. São geralmente objetos de cerâmica ou de tecelagem, manifestações feitas na rua, ditos populares ou ainda histórias contadas e inventadas em rodas de conversa e passadas pelas pessoas através dos tempos.
São elas: tradições; crenças; lendas; contos; danças, como a congada, o frevo, o maracatu e o baião; cordéis (folhetos desenhados com histórias muitas vezes rimadas); fábulas; pratos típicos; vestimentas; superstições; brinquedos; lutas, como a capoeira; artesanato; e festas como o carnaval e a festa junina, entre outras manifestações folclóricas. É por esse motivo que todos nós somos artistas! Afinal, somos pessoas comuns, mas nascemos com a arte dentro de nós!


Arte no Congresso

Zé Plenarinho e Légis ao lado do Congresso
A capital do País, Brasília, é um monumento arquitetônico, obra de arte que encanta e deslumbra os turistas e moradores. O Congresso Nacional é um exemplo dessa grandeza. O Zé Plenarinho lembra que, além de ser o lugar onde se fazem e se discutem as leis, o Congresso é também a realização de uma idéia admirável, imaginada por Oscar Niemeyer, que surpreende pelo valor artístico.
Pelos salões, gabinetes e corredores do Congresso, distribuem-se telas e desenhos, gravuras, esculturas, vitrais e painéis, móveis, jardins e objetos assinados por alguns dos mais famosos artistas brasileiros e estrangeiros, como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti e Burle Marx. E essas obras pertencem ao povo brasileiro!
O Congresso é lugar de incentivo à arte. Por aqui sempre rolam muitas exposições e apresentações artísticas. A Câmara tem inclusive um Espaço Cultural, responsável por organizar e divulgar exposições artísticas muito interessantes ao longo do ano, todas abertas à visitaçao pública e com entrada franca.
A Légis lembra que, assim com o a política, a arte permite que cada povo expresse a sua visão de mundo e a sua riqueza cultural. "Exposições no Congresso ajudam (e muito) a conhecer ainda mais manifestações de nossa gente e da nossa cultura", destaca a nossa deputada mirim.


Entrevista com Athos Bulcão

Foto de Athos BulcãoA nossa repórter Xereta conseguiu uma entrevista exclusiva com o famoso artista carioca Athos Bulcão, que hoje tem 88 anos e mora em Brasília. Ele afirma que vários artistas influenciaram seu estilo, como os estrangeiros Pablo Picasso, Paul Klee, Morandi, Delacroix, Braque e Cézanne, e os brasileiros Segall, Guinnard, Di Cavalcanti e Portinari (de quem foi discípulo).

Muitas de suas obras de arte encantam a arquitetura de Brasília, como a parte de fora do Teatro Nacional, o mural do plenário da Câmara dos Deputados, o Memorial JK, o Auditório do Hospital Sarah e vários outros monumentos.

Nosso entrevistado conta que cresceu indo ao Teatro Municipal para concertos, óperas, balés e outros eventos culturais; mas na infância não era incentivado para as artes. "Meu pai queria que eu estudasse Medicina e cursei até o 3º ano do curso", declara. "Teria sido um péssimo médico!"
Segundo Athos Bulcão, a arte é sempre importante; por meio dela é possível contar a história de um país, sensibilizar, educar, despertar talentos e reunir pessoas. E o famoso artista tem um recado para as crianças do Plenarinho: "Que sejam honestas, respeitem o meio ambiente, que retribuam com respeito o que a cidade lhes oferece, que preservem seu patrimônio cultural e trabalhem com responsabilidade".
 
  



TEXTOS PARA LER, INTERPRETAR...

TEXTO 01
O Pavão
E considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma.O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
(BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 120)

1 - No 2º parágrafo do texto, a expressão: ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES, significa o artista:
(A) fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.
(B) conseguir o maior número de tonalidades.
(C) fazer com que o pavão ostente suas cores.
(D) fragmentar a luz nas bolhas d’água.

2 - O poeta compara a beleza das cores do pavão com o Amor. Retire do texto fragmentos que comprovem essa comparação.
_____________________________________________________________________________
=======================================================================

textro 2

No 1º quadrinho, a fala do personagem pode ser substituída por:





(A) “Quer namorar comigo?”
(B) “Você é muito bonita para mim!”
(C) “Você é muito simpática!”
(D) “Você é muito humilde!”
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TEXTO 03

Considere o seguinte trecho:

     Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.

O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:

a) ao médico do Milan.
b) a Cafu.
c) ao doutor José Luiz Runco.
d) ao volante Edu.
e) ao atacante Ricardo Oliveira.
==================================================
TEXTO 04

O cão e o osso
Autor desconhecido
    
     Um dia, um cão, carregando um osso na boca, ia atravessando uma ponte. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o osso que este tinha na boca, e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e perdeu-se para sempre.

”Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar!”

O texto que você leu é uma fábula e, como toda fábula, tem uma moral, um ensinamento. Qual a moral dessa história? Explique:



____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TEXTO 05

       O Caracol InvejosoO caracolzinho sentia-se muito infeliz. Via que quase todos os animais eram mais ágeis do que ele. Uns brincavam, outros saltavam. E ele aborrecia-se debaixo do peso de sua carapaça!
       - Vê-se que meu destino é ir devagarinho, sofrendo todos os males! dizia ele, bastante frustrado.
Seus amigos e familiares tentavam consolá-lo, mas nada conseguiam.
       - Caracolino, pense que, se a Natureza lhe deu essa carapaça, para alguma coisa foi, disse-lhe a tartaruga, que se encontrava em situação semelhante à dele.
       - Sim, claro, para alguma coisa será! Pode explicar-me a razão? perguntava Caracolino, ainda mais chateado por receber tantos conselhos.
       Caracolino tornou-se tão insuportável por suas reclamações, que todos o abandonaram. E ele continuava com sua carapaça às costas, cada vez mais pesada para o seu gosto.
        Um dia, desabou uma tempestade. Choveu durante muitos dias. Parecia um dilúvio! As águas subiram, inundando tudo. Muitos dos animaizinhos que ele invejara, encontravam-se agora em grandes dificuldades.     
        Caracolino, porém, encontrou um refúgio seguro. Dentro de sua carapaça estava totalmente protegido!
        Desde então, compreendeu a utilidade de sua lenta e pesada carapaça. Deixou de protestar, tornando-se um animalzinho simpático e querido por todos.

Autor Desconhecido)

Por que o Caracolzinho era infeliz?

______________________________________________________________________________

Caracolino falava sempre que tinha um destino na vida. Qual era ele?
_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Os amigos de caracolino acabaram por abandoná-lo. Qual foi o motivo?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Um dia um acontecimento mudou o modo de pensar do caracolzinho. O que houve? A que conclusões Carolino chegou?
____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
No final do texto, vemos que Carolino finalmente encontrou a felicidade. Explique:
________________________________________________________________
_________________________________________________________________





Ainda tem mais para brincar

Descobertas sobre HQs são sempre muito legal. Neste ambiente descobrimos o stripcreator onde você cria suas tiras de quadrinhos podendo escolher os personagens, cenários e as falas. Apesar de ser todo em inglês, a sua interface é simples de usar. Como já pudemos observar ( quem assinou o site) basta selecionar os personagens (existem centenas de opções), que são no máximo dois por quadrinho, depois, o cenário onde a cena se desenrola (alguns possuem imagens realísticas) e por ultimo, o dialogo entre os personagens. "É um barato".
Se você quiser continuar brincando com as HQs descobrimos também outras diferentes softwares ligados à historias em quadrinhos, entre eles esta o "Gibizinho" que é um programa de criação de história em quadrinhos com uma turminha muito divertida. Nele é possivel criar muitas histórias com uma turminha 'maneira': a Bruna, o Beto, o Edu e a Aninha. São mais de 300 desenhos com personagens, cenários, balões e objetos. O problema é que alguns destes sofwares, como o gibizinho não são gratuitos. Mas é muito divertido.

Tutorial


Para criar suas HQs no Stripcreator siga os passos a seguir:
  1. Entre no site stripcreator.com e, se como eu não sabe Inglês, peça para traduzir a página. Uma boa opção de tradutor é o Bebel Fisch .
  2. Na barra azul clic em registro e faça seu cadastro preenchendo nome de usuário e endereço de email.
  3. Vá ao site indicado por você e entre no link oferecido pelo stripcreator e confirme seu cadastro.
  4. Volte ao site e entre em edit account, preencha seus dados e clic em update.
  5. Volte ao site e na barra azul, novamente, clic em iniciar uma sessão e faça login com a senha fornecida pelo Stripcreator.
  6. Novamente na barra azul clic em faça um comic.
  7. Em interruptor você poderá escolher o nº de painéis que quiser usar na sua tira.
  8. No link disposição comic aleatória o site lhe oferecerá várias opções de painéis.
  9. Você pode editar seus painéis escolhendo, nas opções caráter esquerdo e direito,os personagens que preferir. Em fundo você pode escolher em categoria e tipo de fundo. Observe que ao lado das janelas existe uma indicação ,em vermelho, que abre pop-ups com visualização das opções de categoria.
  10. Em narration você pode colocar um texto narratório e em diálogo você coloca o texto e escolhe o tipo de balão.
  11. Em clone painel você insere o texto narrativo em cada um dos painéis.
  12. Por fim, preencha o título, usuário e senha e clic em save a comic.
  13. Para ver sua tira volte a página original e clic em your comics.
  14. Ainda na barra azul você pode enviar como mensagem e ou postar um comentário.
  15. Site também permite a participação em fóruns e competições, além de avaliar as HQs de outros usuários.

Construindo Comics com Stripcreator


Fiz meu cadastro no Stripcreator, clicando em "edit your account", informando e-mail e passaporte. Após, basta abrir o e-mail e copiar log in e senha. No site, preencher os dados recebidos. Pronto!

Dá para visitar fóruns de discussão sobre comics em "visit the forums".

Também , criei uma história, clicando em "make a comic". Escolhi painel de 3 quadrinhos. Para o primeiro quadrinho, escolhi personagens: morcego e esquilo. Escrevi a fala, o diálogo. Dei um nome ao quadrinho. Para o segundo, escolhi "category" e "carachter": morcego e galinha. Isto foi feito para "carachter left" e "right". O "dialog" e "typ" também foi selecionado e preenchida a fala. O terceiro traz um canguru armado assaltando um senhor. Para o background, escolhi "category" rural e só alterei o "background" nos quadros. Coloquei como "Narration", em cada quadrinho, uma frase referente ao contexto. Por fim, escolhi um título, preenchi usuário e senha,... salvei. Simples! Eis o meu primeiro "Comics"!
Sempre que eu acessar o sitehttp://www.stripcreator.com , posso fazer log in e encontrar minhas histórias em "your comics".

Mais um pouco de Quadrinhos...

Tico-tico Lá e Cá - Revista VirtualInaugurada no dia 25 de Janeiro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a exposição Tico-tico Lá e Cá conta com um “espaço lúdico”: uma revista virtual desenvolvida pela Base, traduzindo para uma linguagem atual de internet antigos passatempos, como palavras cruzadas, agora em Flash, bonequinhas de vestir e frases enigmáticas, que reproduzem, em parte, o conteúdo da Revista.O visitante pode ainda conhecer mais sobre a história, personagens, ilustradores e curiosidades da revista no aplicativo multimídia criado pela Base e disponibilizado em diversos micro computadores no local da exposição.
http://ziraldo.com/livros/perere.htm

Hagáquê - construção de quadrinhos




O que é?

"O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens. O som é um recurso extra oferecido para enriquecer a BD criada no computador."


ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM A

 HISTORIA PEQUENO PRÍNCIPE



ATIVIDADE 1

LINGUA    PORTUGUESA
BIOGRAFIA DO  AUTOR:

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe
Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre 

Grenoble e Annecy. Recentemente, o alemão Horst Rippert 
assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry. Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado.

Obra   
Suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.

               Destaca-se O pequeno príncipe (O Principezinho, em Portugal) (1943), romance de grande sucesso de Saint-Exupéry. Foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos, quando teria feito visitas ao Recife.

ATIVIDADES: (RESPONDA NO CADERNO)

  1. 1)       Após a leitura do   texto, explique:  o que é  uma biografia?
  2. 2)      Qual a data de nascimento do autor?
  3. 3)      Onde ele nasceu?
  4. 4)      Há  quantos anos ele nasceu?  ( faça os cálculos)
  5. 5)      Qual  a data de sua  morte?
  6. 6)      Onde ele morreu?
  7. 7)      Há quantos anos ele morreu?
  8. 8)      Qual sua principal obra?
  9. 9)      Quando e onde foi escrito  “O Pequeno Príncipe”?
  10. 10)   Agora faça sua  auto biografia: {nome, data de nascimento, onde você nasceu, nome dos seus pais, irmãos (coloque idade deles), algum fato interessante que aconteceu na sua vida até   o momento,   onde fez a pré escola,   escolas  que já frequentou...}


atividade 02


ARTES:  LEITURA E INTERPRETAÇÃO   DE   IMAGENS

Você sabe que desenho  é  esse?___

_________________________________

---------dobre aqui o papel  para que o 

aluno ou 

outra  pessoa veja apenas a primeira figura------


E agora, o que você vê?_______________________________
____

Faça esta mesma atividade com outras pessoas.

Quantas responderam, que viram um chapéu, 

montanha...ao  olhar o primeiro desenho?_____

Quantas disseram que viram uma jibóia engolindo 

um elefante?_____________________

Qual é  a sua  conclusão?_________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



atividade 03 
LINGUA  PORTUGUESA

1-       ORTOGRAFIA:  O  PEQUENO  PRINCIPE

LEIA E FAÇA  UMA LISTA DE PALAVRAS COM 
QUA



QUE



QUI



QUO







AN



EN



IN



ON



UN







PR







atividade 04

LINGUA  PORTUGUESA

Leia o trecho do livro “O Pequeno Príncipe”  e depois  reescreva-a  

em  forma de História  em Quadrinhos   HQ

Descrição: http://multiply.com/mu/amiceli/image/32/photos/19/1200x120/17.gif/caixa-com-carneiro.gif?et=Ne99L91eMR04rJGjtLmcfQ&nmid=1482964
 
                (...) Então, perdendo a paciência, e como tinha 

pressa em desmontar o motor, rabisquei o seguinte 

desenho.   E arrisquei:
                _
   __Esta  é  a  caixa.  O  carneiro  que   

queres  está  aí   dentro. - E Fiquei  surpreso  ao ver  

iluminar-se  a face  do  meu   pequeno   juiz:
                     
 __Era assim mesmo que eu queria!   Será   

preciso muito  capim   para  esse   carneiro?
                      __
Por  quê?
                    
  __Porque  é  muito   pequeno  onde eu   moro...
                      _
_Qualquer  coisa    chega.   Eu   te   dei   somente  um   

carneiro!
                      Inclinou   a    cabeça   sobre    o   desenho:
                      __Não é   tão  pequeno  assim...   Olha!  Ele   adormeceu...
                      E  foi  assim   que   conheci,   um   dia,   o   

pequeno   príncipe. (...)





















atividade 05
LINGUA  PORTUGUESA
Leia  atentamente  esta   HQ:
O PEQUENO PRÍNCIPE ( fragmentos)

Agora  reescreva  esta HQ,  em  forma de texto:
_______________________________