"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 30 de abril de 2013


Atividades: A Galinha Choca

Os livros da coleção Gato e Rato, de Mary e Eliardo França  inspiraram a Professora Marilyn a alfabetizar sua turminha de um modo diferente e interessante. Através dos mesmos, sua turminha está lendo cada vez mais e com interesse e gosto. A partir da leitura  e interpretação dos livros, a turma parte para a identificação das letras, escrita de palavras e textos. Ela decidiu compartilhar conosco este modo lindo de alfabetizar e colaboramos com ela, montando as atividades abaixo. A Professora Gi Barbosa, do Idéia Criativa também tem sua parcela de colaboração, já que montou diversas atividades para o projeto de leitura da Tia Marilyn. Abaixo, atividades sobre o livrinho "A galinha Choca":





  • Fazer a roda de leitura com a turma. Ler em voz alta ou deixar que leiam. Conversar sobre o texto, falar sobre os acontecimentos, personagens, deixar que dêem opiniões sobre o livro.
  • Destacar palavras do texto, fixar letras das palavras-chave;
  • Formar novas palavras, criar novos textos;
  • Reescrever a história, modificar o final, criar novo título, ilustrar a história, etc.


















Atividades: A Galinha Choca

Os livros da coleção Gato e Rato, de Mary e Eliardo França  inspiraram a Professora Marilyn a alfabetizar sua turminha de um modo diferente e interessante. Através dos mesmos, sua turminha está lendo cada vez mais e com interesse e gosto. A partir da leitura  e interpretação dos livros, a turma parte para a identificação das letras, escrita de palavras e textos. Ela decidiu compartilhar conosco este modo lindo de alfabetizar e colaboramos com ela, montando as atividades abaixo. A Professora Gi Barbosa, do Idéia Criativa também tem sua parcela de colaboração, já que montou diversas atividades para o projeto de leitura da Tia Marilyn. Abaixo, atividades sobre o livrinho "A galinha Choca":





  • Fazer a roda de leitura com a turma. Ler em voz alta ou deixar que leiam. Conversar sobre o texto, falar sobre os acontecimentos, personagens, deixar que dêem opiniões sobre o livro.
  • Destacar palavras do texto, fixar letras das palavras-chave;
  • Formar novas palavras, criar novos textos;
  • Reescrever a história, modificar o final, criar novo título, ilustrar a história, etc.