TDHA - Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade
Lendo um livro sobre transtornos comportamentais, encontrei uma texto bem interessante e instrutivo para pais e professores que atuam ou que tem dúvidas sobre o TDAH – Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Entre 3 a 5% das crianças em idade escolar pode apresentar esta patologia sendo ocorrência maior entre os meninos. Os sintomas incluem falta de atenção, atividade corporal expressiva e impulsividade. Estes sintomas podem aparecer de forma isolada ou combinada e tendem a persistir na adolescência, ficando mais amenos na vida adulta. Isto porque o portador desenvolve mecanismos para lidar com o transtorno. È um distúrbio neuro comportamental mais comum na infância, pois há um comprometimento da região frontal do cérebro, responsável pela inibição de comportamentos; capacidade de prestar atenção; auto controle; e planejamento das ações. Desta forma, não podemos
Orientação para pais e professores
Olá, depois de um tempinho sem postar estou de volta a ativa, aos poucos estarei postando novas atividades para inicio das aulas.
Encontrei em meus arquivos estes textos sobre o desenvolvimento da criança, quando fazia meu curso de pedagogia amava falar sobre isso! As crianças!
Tenho certeza de que quando um professor ou educador conhece a criança e suas fases fica muito mais fácil aplicar as atividades adequadas para cada idade. Saber disso é importante também aos pais, que por vezes, devido a vida corrida e pouco espaço em casa acabam não sabendo mais brincar com seus filhos.
Digo sempre... juntando três ingrediente você pode fazer a diferença em tudo na vida:
O querer fazer + poder fazer + saber fazer = DAR O MELHOR DE SI
ORIENTAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES
- Dê tempo e espaço para a criança fazer coisas para si mesma;
- De-lhe jogos para que ela use as habilidades motoras que envolvam pular, jogar bola, etc;
- Deixe-a colocar líquidos de uma jarra para um copo;
- Providencia uma variedade de materiais e atividades para usar enquanto você a acompanha;
- Responda a todas a questões sobre para que as coisas são e como elas funcionam;
- Providencia experiências inéditas para a aprendizagem;
- Repita experiências frequentemente. Criança não aprende fazendo uma coisa só uma vez, elas precisam de repetição;
- Reforce idéias acuradas da criança e percepções com palavras: “Você está certo, precisamos de mais uma colher na nossa mesa”;
- Comece a ler livros e história com enredo simples e ensine-lhes cantigas com letras mais simples;
- Inclua mais objetivos em jogos dramáticos;
- Mostre-lhe que você ama e confia nela;
- Responda a suas ofertas de amizade. Mostre constantemente que você gosta dela;
- Deixe-a ajudar em atividades reais, como limpar, passar panos em objetos, guardar brinquedos;
- Agradeça-lhes e elogie a sua ajuda;
- Aceite os fortes sentimentos de companheiros imaginários ou medo de coisas imaginárias ou reais. Não brinque com esses sentimentos. Ore com a criança para que ela se sinta segura.
A CRIANÇA AOS 02 ANOS
Aos dois anos a criança mostra certa independência, é capaz de realizar atividades mãos complexas e relacionar-se mais facilmente com adultos ou com crianças.
Desenvolvimento físico-motor:
- Abre e fecha portas (com trinco somente);
- Sobe e desce a cama sozinha;
- Sobe as escadas colocando os pés em cada degrau;
- Corre relativamente bem;
- Participa despir-se e descalçar-se;
- Rabisca numa folha grande de papel;
- Encaixa os cubos em diferentes dimensões.
Desenvolvimento mental:
- Identifica algumas cores, embora não cite seus nomes;
- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras, com alguma correção;
- Conta até 3 (por repetição e memorização, sem que isso signifique que compreenda);
- Reconhece objetos de pessoas vistas cerca de dois meses antes;
- Forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário;
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;
- Inicia o emprego do “quem”.
Desenvolvimento sócio emocional:
- Reconhece expressões fisionômicas;
- Reconhece a mãe em fotografias;
- Compreende ordens negativas e proibições;
- Necessitar estar sempre ocupada;
- Necessita muito da assistência da mãe ou substituta;
- É negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);
- Começa a procurar um companheiro para brincar ( a convivência com estranhos é útil para brincar (a convivência com estranhos é útil para o seu desenvolvimento socioemocional);
A Criança aos 3 anos
A CRIANÇA AOS 03 ANOS
Desenvolvimento físico e motor:
- Continua aprendendo a coordenar o músculos maiores, por meio de atividades repetitivas;
- Sente prazer em correr e pular;
- No desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
- Geralmente tem controle esfincteriano;
- Pode agarrar bolas com as duas mãos;
- Pode construir uma torre de 09 a 10 blocos;
- Pode abotoar, mas não desabotoar;
Desenvolvimento Cognitivo:
- Começa a formar sentenças mais longas com três ou quatro palavras;
- Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
- Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
- Gosta de inventar nomes para as pessoas e objetos;
- Gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
- Pode comparar tamanhos;
- Começa a usar números com significados;
- Começa a aprender cores e figuras;
- A duração da atenção depende do interesse na atividade;
- Pode aprender semelhanças e diferenças;
- Pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);
- Começa a entender direções (embaixo e em cima);
- Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
- Começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);
- Pode falar até dez, embora só possa contar dois objetos;
- Começa a entender o significado de “mais”.
Desenvolvimento de Linguagem Oral:
- Gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
- O vocabulário é geralmente de 750 palavras;
- Entende e usa palavras abstratas como: em cima, embaixo, agora, depois;
- Expressão comum: “eu não sei”;
- Ri muito;
- Gosta de cantar;
- Conversa com adultos, mas sempre está interessada em suas respostas;
- Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada;
Desenvolvimento Emocional
- Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;
- As vezes faz birra;
- Pode ter ciúmes duradouro;
- Mostra crescer em independência, ressentindo interferências;
- Pode expressar raiva por meio de uma atividade física;
- Está mais aberta a falar palavras;
- Gosta de elogios e aprovação;
- Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
- Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
- Começa a entender o significado de certo e errado;
- Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
- Mostra confiança e amor com palavras e ações;
- Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais;
- Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc;
- Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
- Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;
- Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;
Conhecer o desenvolvimento da criança e suas fases é
importante para o professor, pois essas informações irá
auxilia-lo a compreender o comportamento e desenvolver
atividades específicas de acordo com a idade.
A Criança aos 02 anos de Idade:
Aos 02 anos a criança demonstra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexa e relaciona-se mais facilmente com adultos e com crianças.
Desenvolvimento físico e motor:
- Abre e fecha as portas (com o trinco somente);
- Sobe e desce da cama sozinha;
- Sobe escadas colocando os dois pés nos degraus;
- Corre relativamente bem;
- Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
- Faz rabiscos em folhas grandes de papel;
- Encaixa cubos de diferentes dimensões.
Desenvolvimento Mental
- Identifica algumas coisas apesar de não falar ainda seus nomes;
- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras com alguma correção;
- Conta até 03 (por imitação e não por assimilação, isso não significa que compreenda);
- Reconhece objetos e pessoas que tenha visto a dois meses atrás;
- Forma frases com duas ou três palavras, isso caracteriza aumento de vocabulário;
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;
- Inicia i emprego do “Quem”.
Desenvolvimento Socioemocioal:
- Reconhece expressões fisionômicas;
- Reconhece a mãe em fotografias;
- Compreende ordens negativas e proibições;
- Necessita estar sempre ocupado;
- Necessita muito da assistência mãe ou substituta;
- É negativista (gosta sempre de ser do contra, protestar);
- Começa a procurar um companheiro para brincar ( a convivência com estranho é importante para o seu desenvolvimento socioemocioal).
Esse final de semana postei sobre o Jogo do Uno, que é um jogo que desenvolve habilidades nas crianças auxiliando no seu processo de desenvolvimento, acredito que tudo que é bom tem que ser dividido, na verdade temos diversas marcas que proporcionam para crianças atividades divertidas no seu dia a dia, vamos tomar como exemplo algumas caixas de gelatina, que vem com carinhas para as crianças adivinharem o seu estado emotivo. Joguinhos de quebra cabeça, labirinto, e tantos outros. As vezes não damos conta, mas essas atividades desenvolvem a percepção, habilidares motoras e tantas outras que se for citar não vou para mais de digitar.
Algumas mães veem isso como perda de tempo, ou dinheiro jogado fora, pois esses produtos geralmente são um pouco acima do valor "normal' de mercado, mas mesmo que a criança brinque só uma vez, se ela o fez e fez bem feito, se desenvolveu a brincadeira ou atividade corretamente isso já foi de grande valia para a criança, quando a criança consegue atingir o objetivo do jogo ou brincadeira além de auxiliar no seu desenvolvimento essas atividades aumentão sua alto estima, faz com que a criança acredite em si e aumente ainda mais o seu potencial. É por isso que temos tambem que supervisionar as brincadeiras e orientar as crianças sobre o ganhar e perder, pois quando a criança perde ela cria um sentido de derrota muito grande, que não é bom, isso pode levá-la a desistir de participar antes mesmo de saber o tipo de brincadeira está em questão.
Trago agora para vocês alguns produtos de marcas conhecidas e conceituadas que se preocupam com o desenvolvimento infantil.
Danoninho lança Dino letras uma iniciativa inédita com o objetivo de incentivar momentos educativos mais divertidos e gostosos para as famílias brasileiras, principalmente as que têm crianças em fase de alfabetização. A ação é uma oportunidade para as crianças colecionarem as letras do alfabeto e aprenderem brincando. Disponível a partir de junho, as bandejas de 360 gramas com oito potes de Danoninho trazem encartado um envelope com dois cards magnéticos ilustrados com letras coloridas e o mascote da marca, o Dino. A nova embalagem já está nas prateleiras de todos os supermercados nas versões Morango, Frutas Sortidas e Multi Sabores.
O conceito Dino letras é um sucesso em diversos países. No Brasil, a promoção reforça a preocupação da marca em oferecer um produto alinhado com as necessidades nutricionais e educacionais das crianças brasileiras. Além de entregar um produto balanceado, Danoninho estimula o aprendizado infantil, conceito já apresentado recentemente no lançamento de Danoninho para Plantar, que incentiva a educação ecológica. Eu já comprei o Danoninho das sementinhas, coloquei para crescer, quando as sementes estiverem brotando eu vou postar as fotos para vocês verem.
Todas as Pesquisas mostram que a leitura para a criança é a coisa simples mais importante que os pais podem fazem para prepará-las para o êxito em sua futura carreira acadêmica. A leitura em alto o bom tom ajuda as crianças e entenderem o objetivo da palavra impressa, e a contruir seu vocabulário. A leitura também prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras porque ela agora vai saber o que elas significam. Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com este processo. É importante lembrar que estes livros além de poucas páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.
Créditos: Site de dicas - UOL
A Importancia dos Brinquedos Cantados na Educação Infantil
Brinquedos cantados ou brincadeiras cantadas são formas mais elementares de dança, nas quais existem ritmo e movimento, a educação através da música alem de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano.
É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente. A dança e a musica no ensino fundamental forma uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança, representam a natural expressão de uma infância feliz, e contribui para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, ajuda também a desenvolver a organização temporal e espacial.
As brincadeiras cantadas são apresentadas de acordo com o desenvolvimento e a maturidade da criança, brincando de roda exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos.
As atividades devem ser realizadas de forma lúdica, respeitando o nível de compreensão das crianças.
Os brinquedos cantados mais conhecidos quando crianças são: Roda Cutia, Atirei o Pau no Gato, Ciranda-Cirandinha, Marcha Soldado, O Sapa Não Lava o Pé, Borboletinha, Escravos de Jô, Passa Anel, Boi da Cara preta, etc. Nas datas comemorativas temos: Noite Feliz, Coelhinho da Páscoa, Mãezinha do Céu, enfim são inúmeras cantigas ou canções que escutamos ao longo da nossa infância, as musicas por vezes sofrem modificações ou cortes dependendo de cada região.
Na nossa cidade a maioria das escolas utilizam brincadeiras cantadas, até mesmos aquelas que tem como alunos crianças especiais com problemas auditivos, ou até mesmo físico, o importante mesmo é a participação de cada um na brincadeira. A brincadeira cantada é o primeiro passo que a criança dá para a socialização, o resto fica por conta da espontaneidade e do relativo controle infantil, que varia de acordo com grau de sociabilidade ou capacidade de disciplina emocional. Não se espera que todas as crianças reajam igualmente a um determinado estimulo, não há preocupação da demora em certos casos, para adquirir um bom controle motor.
Por outro lado, algumas crianças são mais ativas que outras, então participam mais, é um método de ensino, tanto para entreter as crianças quanto para avaliar sua sensibilidade e educá-las musicalmente. A criança pode se expressar através de brincadeiras, cantos, danças, procurar a forma e o ritmo para melhor transmitir o que pretende comunicar, adquiri uma nova linguagem (alem da verbal, corporal e plástica) que lhe permite transmitir o que sente.
É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente. A dança e a musica no ensino fundamental forma uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança, representam a natural expressão de uma infância feliz, e contribui para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, ajuda também a desenvolver a organização temporal e espacial.
As brincadeiras cantadas são apresentadas de acordo com o desenvolvimento e a maturidade da criança, brincando de roda exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos.
As atividades devem ser realizadas de forma lúdica, respeitando o nível de compreensão das crianças.
Os brinquedos cantados mais conhecidos quando crianças são: Roda Cutia, Atirei o Pau no Gato, Ciranda-Cirandinha, Marcha Soldado, O Sapa Não Lava o Pé, Borboletinha, Escravos de Jô, Passa Anel, Boi da Cara preta, etc. Nas datas comemorativas temos: Noite Feliz, Coelhinho da Páscoa, Mãezinha do Céu, enfim são inúmeras cantigas ou canções que escutamos ao longo da nossa infância, as musicas por vezes sofrem modificações ou cortes dependendo de cada região.
Na nossa cidade a maioria das escolas utilizam brincadeiras cantadas, até mesmos aquelas que tem como alunos crianças especiais com problemas auditivos, ou até mesmo físico, o importante mesmo é a participação de cada um na brincadeira. A brincadeira cantada é o primeiro passo que a criança dá para a socialização, o resto fica por conta da espontaneidade e do relativo controle infantil, que varia de acordo com grau de sociabilidade ou capacidade de disciplina emocional. Não se espera que todas as crianças reajam igualmente a um determinado estimulo, não há preocupação da demora em certos casos, para adquirir um bom controle motor.
Por outro lado, algumas crianças são mais ativas que outras, então participam mais, é um método de ensino, tanto para entreter as crianças quanto para avaliar sua sensibilidade e educá-las musicalmente. A criança pode se expressar através de brincadeiras, cantos, danças, procurar a forma e o ritmo para melhor transmitir o que pretende comunicar, adquiri uma nova linguagem (alem da verbal, corporal e plástica) que lhe permite transmitir o que sente.
A Arte Auxilia a Criança no Processo de Aprendizagem nos Anos Iniciais?
A questão da educação gira sempre em torno da criação e da criatividade: ao aprender, estamos criando um esquema de significados que permite interpretar nossa situação e desenvolver nossa ação numa certa direção. A arte deve extrapolar as dimensões da escola ultrapassando a teoria do pensamento artístico. Toda cultura e todo o meio em que se vive têm suas próprias características, seus padrões, valores, normas, idéias e objetivos, que são transmitidos e reforçados para as gerações que em nela se vive. De modo geral, a cultura na qual a criança cresce prescreve conteúdos, métodos e modos em que ela deverá ser treinada, estabelecendo assim atitude e valores a serem implantados. Dessa forma, o ensino da arte deve ser voltado à parte intelectual e social do individuo, fazendo assim com que ele ultrapasse suas próprias barreiras do conhecimento. Assim sugere Lima, “A inteligência, vai se construindo, na medida que vai descobrindo e inventando. Para a criança, o mundo deve ser reinventado e, na medida em que a criança reinventa o mundo, desenvolve a sua inteligência”.1
É a função primordial da Arte objetivar o sentimento de modo que possamos contemplá-lo e entendê-lo. Através do ponto de vista da pessoa que cria, em termos de fisiologia e temperamento, hábitos e valores, também pode ser processos mentais, motivação, percepção, aprendizado, pensamento e comunicação e potencialidade. É necessário despertar nas crianças sentimento de amor pela arte.
Na realidade, muito freqüentemente, a sociedade não utiliza toda a potencialidade da criança, e fecha os caminhos para a utilização de todas as suas possibilidades. É importante que a sala de aula seja um local agradável, gerador espontâneo de motivação ao conhecimento. Um local que não seja constrangedor, que tolha o desenvolvimento do aluno, e sim, facilitador do seu crescimento pessoal. No lugar de obrigação, deve haver satisfação do educando em se fazer presente neste ambiente. A criança deve se sentir livre e a vontade, se sentir segura, o educador deve transformar a criança num ser curioso, despertar a sua imaginação e criatividade, assim sua criatividade e curiosidade se expandem para outras disciplinas, ela precisa ser estimulada a gostar do que faz. O ensino da arte é um dos melhores recursos, afinal, qual a criança que não gosta de pintar, desenhar? Elas na maioria das vezes se expressam através da Arte. É claro que nem sempre uma criança é curiosa é inteligente no ponto de vista educador, mas através da Arte o educador precisa guiar a curiosidade do aluno para os temas culturais e sociais, integrando assim, a criança junto às outras disciplinas, é o educador fazendo um papel de facilitador no processo ensino-aprendizagem.
No ensino da Arte para os anos iniciais o educador não pode ser o autor, mas sim um coadjuvante. As atividades devem ser feitas exclusivamente pelo aluno, o educador apenas orientará o aluno em sua atividade, para que ela não se desvie do caminho trilhado pelo educador. Todo o educador tem um grande obstáculo, um desafio, cada criança tem a sua própria personalidade, gostos, inquietações e dificuldades, nem sempre um método de ensino e aprendizagem que envolva a arte serve para toda a turma, é preciso que o educador esteja preparado para diferenciar os seus métodos, a criança nesta fase inicial vive em constante mudança, mas nem sempre assimilar todas elas, assim conseguirá fazer da criança uma peça a mais para a construção do seu próprio aprendizado. É preciso dar oportunidade para a criança fazer, e que perca o medo de errar, muitas vezes o “medo” prejudica a criança a aprender.
Algumas pesquisas feitas nas escolas mostraram que os educadores do ensino da Arte tem ciência que a Arte ajuda na capacidade de aprendizagem para outras disciplinas, segundo elas o ensino da Arte as torna mais observadoras, despertando a imaginação e estimulando o conhecimento.
A questão da educação gira sempre em torno da criação e da criatividade: ao aprender, estamos criando um esquema de significados que permite interpretar nossa situação e desenvolver nossa ação numa certa direção. A arte deve extrapolar as dimensões da escola ultrapassando a teoria do pensamento artístico. Toda cultura e todo o meio em que se vive têm suas próprias características, seus padrões, valores, normas, idéias e objetivos, que são transmitidos e reforçados para as gerações que em nela se vive. De modo geral, a cultura na qual a criança cresce prescreve conteúdos, métodos e modos em que ela deverá ser treinada, estabelecendo assim atitude e valores a serem implantados. Dessa forma, o ensino da arte deve ser voltado à parte intelectual e social do individuo, fazendo assim com que ele ultrapasse suas próprias barreiras do conhecimento. Assim sugere Lima, “A inteligência, vai se construindo, na medida que vai descobrindo e inventando. Para a criança, o mundo deve ser reinventado e, na medida em que a criança reinventa o mundo, desenvolve a sua inteligência”.1
É a função primordial da Arte objetivar o sentimento de modo que possamos contemplá-lo e entendê-lo. Através do ponto de vista da pessoa que cria, em termos de fisiologia e temperamento, hábitos e valores, também pode ser processos mentais, motivação, percepção, aprendizado, pensamento e comunicação e potencialidade. É necessário despertar nas crianças sentimento de amor pela arte.
Na realidade, muito freqüentemente, a sociedade não utiliza toda a potencialidade da criança, e fecha os caminhos para a utilização de todas as suas possibilidades. É importante que a sala de aula seja um local agradável, gerador espontâneo de motivação ao conhecimento. Um local que não seja constrangedor, que tolha o desenvolvimento do aluno, e sim, facilitador do seu crescimento pessoal. No lugar de obrigação, deve haver satisfação do educando em se fazer presente neste ambiente. A criança deve se sentir livre e a vontade, se sentir segura, o educador deve transformar a criança num ser curioso, despertar a sua imaginação e criatividade, assim sua criatividade e curiosidade se expandem para outras disciplinas, ela precisa ser estimulada a gostar do que faz. O ensino da arte é um dos melhores recursos, afinal, qual a criança que não gosta de pintar, desenhar? Elas na maioria das vezes se expressam através da Arte. É claro que nem sempre uma criança é curiosa é inteligente no ponto de vista educador, mas através da Arte o educador precisa guiar a curiosidade do aluno para os temas culturais e sociais, integrando assim, a criança junto às outras disciplinas, é o educador fazendo um papel de facilitador no processo ensino-aprendizagem.
No ensino da Arte para os anos iniciais o educador não pode ser o autor, mas sim um coadjuvante. As atividades devem ser feitas exclusivamente pelo aluno, o educador apenas orientará o aluno em sua atividade, para que ela não se desvie do caminho trilhado pelo educador. Todo o educador tem um grande obstáculo, um desafio, cada criança tem a sua própria personalidade, gostos, inquietações e dificuldades, nem sempre um método de ensino e aprendizagem que envolva a arte serve para toda a turma, é preciso que o educador esteja preparado para diferenciar os seus métodos, a criança nesta fase inicial vive em constante mudança, mas nem sempre assimilar todas elas, assim conseguirá fazer da criança uma peça a mais para a construção do seu próprio aprendizado. É preciso dar oportunidade para a criança fazer, e que perca o medo de errar, muitas vezes o “medo” prejudica a criança a aprender.
Algumas pesquisas feitas nas escolas mostraram que os educadores do ensino da Arte tem ciência que a Arte ajuda na capacidade de aprendizagem para outras disciplinas, segundo elas o ensino da Arte as torna mais observadoras, despertando a imaginação e estimulando o conhecimento.