Um sapato em cada pé
Esta é a história de dois pezinhos.
Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava assim rápido nem via muita diferença entre eles. Podia achar que um fosse o reflexo do outro como num espelho, mas eram muito diferentes.
O esquerdo tinha o dedão mais gordinho e gostava de futebol. O direito morria de cócegas e adorava balé.
O esquerdo preferia usar tênis. Já o direito, por ele vivia descalço.
O esquerdo, muito vaidoso, ficava feliz de unhas cortadas. O direito, mais desleixado, às vezes cheirava chulé.
Como os pezinhos dependiam de sua dona, viviam fazendo acordos:
- Tá bom, eu vou para trás na hora do arabesque, lá na aula de balé – dizia o esquerdo. – Mas, no futebol, eu chuto a bola.
- Legal. – concordava o direito. – Mas, quando a gente estiver dançando, não fique reclamando que a sapatilha aperta.
Conversavam sempre à noite, quando Mariana, a dona deles, dormia. Assim, podiam se entender melhor.
Uma noite, Mariana perdeu o sono. Enquanto contava carneirinhos, ouviu uma vozinha dizendo assim:
- Tomara que amanhã ela ponha meia rosa.
A menina levou um susto. Levantou a cabeça do travesseiro, a tempo de ouvir o pé direito responder:
- Ah, não. Gosto mais daquelas de listrinhas azuis.
Mariana não podia acreditar no que via e ouvia. Os pezinhos continuaram:
- Esqueceu que amanhã tem aula de futebol? – lembrou o esquerdo. – Ela sempre põe meias cor-de-rosa quando vai jogar.
- Droga, então vai vestir as chuteiras também. Depois você reclama se eu fico cheirando a chulé.
- Vou marcar um golaço, duvida? – gabou o esquerdo.
- Não, sei que graça você vê em futebol! – suspirou o direito.
Mariana fez uma cara de quem tinha descoberto a América:
- Então é por isso que eu chuto melhor com a esquerda!
Os pezinhos prosseguiram no papo:
- Não ligue. À tarde, ela vai na aula de dança e ai você fica feliz.
- Vou fazer a melhor pirueta da minha vida, me espere!
A menina se surpreendeu mais uma vez:
- Por isso eu arraso quando fico na ponta do pé direito!
Comovida, Mariana pensou no esforço que seus pezinhos faziam para se entenderem, apesar das diferenças. Pensou também como seria se todas as pessoas fizessem o mesmo.
Afundou no travesseiro e dormiu.
Na manhã seguinte, ela resolveu fazer uma surpresa para os seus pés. No esquerdo, vestiu a meia rosa e a chuteira. No direito, a meia listradinha de azul e a sapatilha. Foi para escola assim, com um pé de cada jeito.
Quando pisou na sala de aula, seus colegas começaram a caçoar dela. Mariana tentou explicar que seus pés eram diferentes um do outro e que isso não tinha o menor problema. Mas a turma não parava de rir.
Mariana descobriu como era difícil ser diferente. Só porque não usava sapatos iguais como todo mundo, tinha virado motivo de riso. Morrendo de raiva, ela foi chorar na biblioteca.
Escondida atrás de uma estante, abaixou-se para ficar mais perto de seus pés. Acariciando ora o esquerdo, ora o direito, e disse:
- Não liguem para esses bobos. Eu não vou deixar de gostar de vocês só porque são diferentes um do outro.
Estava nisso quando alguém se aproximou. Mariana olhou pela fresta de uma prateleira e tudo que viu foi dois pés. Um estava calçado com tênis. O outro, com chinelo de praia.
A menina levantou os olhos, maravilhada. Deu de cara com o Edgar, o novo colega de escola. Ele estendeu-lhe a mão dizendo:
- Não chore, Mariana. Nenhum PÉ É IGUAL AO OUTRO.
Foram os dois para o pátio. Ela já nem ligava mais para a zoada dos colegas. Mariana só ficava pensando num jeito de apresentar seus pés aos pés de Edgar.
Cláudio Fragata. In: Recreio Especial: Era uma vez..., n. 1. São Paulo, Abril, s/d.
Vocabulário
arabesque: constitui uma das poses básicas do Ballet Clássico.
gabou: orgulhou-se
ESTUDO DO TEXTO:
1) “Esta história é sobre dois pezinhos. Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava assim rápido nem via muita diferença entre eles. Podia achar que um fosse o reflexo do outro como num espelho, mas eram muito diferentes.”. Escreva as diferenças que existiam entre os dois pezinhos: (0,5)
Pé direito
|
Pé esquerdo
|
2) “A menina perdeu o sono e levou um susto.” (0,5)
a) Que fato ocorreu que surpreendeu a menina?
_____________________________________________________________________________________
3) “Mariana fez uma cara de quem tinha descoberto a América.” Que grande descoberta ela teve? (0,5)
_____________________________________________________________________________________
4) O texto mostra que os colegas de Mariana reagiram de maneira errada. Marque com x aquela que resume melhor a reação dos colegas de Mariana: (0,5)
( ) medo ( ) preconceito ( ) raiva ( ) simpatia
5) “ Mariana descobriu como era difícil ser diferente.” O que a fez se sentir diferente de todo mundo? (0,5)
_____________________________________________________________________________________
6) “Mariana olhou pela fresta de uma prateleira e tudo que viu foi dois pés.” Neste momento como ela ficou? (0,5)
_____________________________________________________________________________________
7) Qual é a lição que Mariana aprendeu? (0,5)
_____________________________________________________________________________________
ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA
1)- Leia o trecho do texto, circule os pronomes e classifique-os: (0,5)
- Então é por isso que eu chuto melhor com a esquerda!
Os pezinhos prosseguiram no papo:
- Não ligue. À tarde, ela vai na aula de dança e ai você fica feliz.
- Vou fazer a melhor pirueta da minha vida, me espere!
_____________________________________________________________________________________
2) Preencha os espaços com os pronomes dos parênteses: (0,5)
a- ____ avistei uma montanha bem verde. (ela – eu – tu)
b- ____ convidaram para uma festa na cidade. (nos – tu – eu)
c- Mariana não vai _________ no passeio. (lhe – comigo – eles)
d- Não ____ deixe sozinho esta noite! (se – te – me)
e- Nem ____ conte porque você fez isso. ( se – ele – nos)
3)- Circule os adjetivos e substitua-os pelo seu superlativo: (0,5)
a- O atleta foi muito veloz na corrida.______________________________
b- Aprender a ortografia é muito útil._______________________________
c- Jardel é um aluno muito inteligente.______________________________
d- Coitado! Ele era um sujeito muito bom._________________________
4)- Complete: (0,5)
a- Quem nasce em Goiás é _______________.
b- É pernambucano quem nasce em _______________.
c- __________________é quem nasce no Maranhão, e quem nasce na Bahia é ________________.
d- O filho de Marcos nasceu na cidade de São Paulo, portanto ele é _________________, mas sua mãe nasceu no estado de São Paulo. Ela é ______________________.
e- É gaúcho quem nasce no______________________________________.
5)- Complete as frases com adjetivos referentes às locuções adjetivas : (0,5)
a- Aquela menina tinha um rosto ____________________. (de anjo.)
b- O avô tinha cara de que nunca tinha visto as coisas _________________ . (do mar)
c- O menino tinha um amor ________________ pela menina. (de irmão)
d- A mãe morria de medo da água ___________________ (da chuva)
e- Faço três horas ____________________ de ginástica. (por semana)
6)- Complete as frases com : (0,5)
“CUMPRIMENTO(S)”, “COMPRIMENTO”, “SEXTA” OU “CESTA”: ”DESPENSA” OU “DISPENSA”
a) Chapeuzinho Vermelho levava uma __________________ de frutas para a vovó.
b) Os noivos receberão os _____________________ na Igreja.
c) Luiza é a _______________ aluna da fila.
d) Os alimentos são colocados na_________________.
e) A parede tinha dois metros de _________________.
f) Vou pedir________________________ das aulas de educação física.
7)- DITADO; (0,5)
Leocadia Aparecida Souza Medeiros - Professores Solidários
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Coração conta diferente
— Ai...
— O que é que você tem, Tiago?
Quem falou ai fui eu. Quem me perguntou o que é que eu tinha foi o Renato, que fica sentado do meu lado e pode vigiar tudo o que faço. Ele deve ter pensado que alguma coisa estava doendo. Mas esse ai não era de dor.
Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno. E pra dentro, baixinho, pra ninguém escutar, eu gemi: Ai, Adriana...
É que ela levantou para ir ao quadro. Logo hoje que ela soltou o cabelo comprido daquele rabo-de-cavalo que ela costuma usar. O cabelo dela é tão lindo... Parece de seda e tem um brilho que eu ia dizer que parece o Sol. Mas a Adriana tem cabelos pretos e Sol moreno fica meio esquisito.
7x5 =45...
— Tá errado, tia! Tá errado! — gritou toda esganiçada a Catarina.
A tia então mandou a Adriana sentar. A Catarina correu e meteu o apagador em cima daqueles números tão bem desenhados, corrigindo com um 35 tão sem graça quanto a sua voz.
Adriana voltou pro lugar dela e eu nem pude ver se ela estava com a cara muito vermelha. Ela ficou com a cabeça abaixada um tempão. Eu senti que ela estava triste e fiquei muito triste também. Aí, arranquei a beiradinha da última página do meu caderno e escrevi:
Não liga, Adriana. O 45 que você escreve é tão lindo quanto o seu cabelo.
Dobrei meu bilhete. Fiz bem depressa uma bolinha com o bilhete dobrado, mirei e joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
Meu coração bateu depressa. Ai, ai, ai, meu coração martelando tantosais no peito. A Adriana foi desamassando o bilhete bem devagar. Ela leu, depois guardou dentro do estojo. Nem olhou pro meu lado. De repente me lembrei de uma coisa terrível: EU NÃO TINHA POSTO O MEU NOME NO PAPEL!
Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava naquela confusão.
—Tá errado! Tá errado! Deixa eu fazer, tia?
Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 = 36... A tia me mandou sentar. Fui, morrendo de sem graça.
Cheguei na minha carteira e vi uma bolinha de papel bem em cima do meu caderno. Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
Eu também me amarro no seu 36.
No cantinho do papel estava assinado: Adriana
Coração conta diferente.Lino de Albergaria São Paulo: Scipione, 1992.
1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O texto é uma narrativa.
( ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
( ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
( ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
( ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.
2- Faça a correspondência, de acordo com o texto:
(A) Tiago ( ) Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato ( ) Narra a história.
(C) Adriana ( ) Senta-se próximo ao narrador.
(D) Catarina ( ) Tem a voz esganiçada.
3- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”?
4- Como a professora da turma é tratada no texto?
_______________________
5- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.
6- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?
___________________________________
7- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva comovocê chegou
a essa conclusão?
8- Enumere as ações de acordo com o texto:
( ) Tiago escreve um bilhete e o joga para Adriana.
( ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
( ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
( ) Adriana erra a resposta.
( ) Tiago vai ao quadro e também erra a resposta.
( ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.
( ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.
9- A gíria é uma forma de expressão oral ou escrita, usada por determinados grupos em situação de intimidade. Ela faz parte da linguagem coloquial.
As gírias devem ser evitadas em situações formais ou cerimoniosas porque nessas ocasiões deve-se utilizar a linguagem padrão que obedece às regras da Língua Portuguesa.
Ø A partir das informações dadas acima, responda:
a)- Adriana usa uma gíria no bilhete que escreve para Tiago. Que expressão indica essa gíria?
___________________________________
b)- Por que foi possível o uso da linguagem coloquial no bilhete escrito por Adriana?
_____________________________________
c)- Reescreva o bilhete de Adriana substituindo a gíria por uma expressão da linguagem padrão, sem alterar o sentido da mensagem.
Trabalhando a Gramática
1- Leia a frase abaixo e marque a alternativa correta:
Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno.
A palavra destacada é um:
A – pronome oblíquo.
B – pronome pessoal do caso reto.
C – pronome possessivo.
D – pronome demonstrativo.
2- Retire do texto:
a) do 3º parágrafo um pronome pessoal do caso reto: ___________________
b) do 16º parágrafo, um pronome possessivo:______________________
3- Classifique os pronomes destacados na estrofe do poema abaixo:
Não passa sozinho.
Ele leva consigo
o que encontrar,
deslizando depressa
em busca do mar...
_________________________________
1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O texto é uma narrativa.
( ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
( ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
( ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
( ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.
2- Faça a correspondência, de acordo com o texto:
(A) Tiago ( ) Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato ( ) Narra a história.
(C) Adriana ( ) Senta-se próximo ao narrador.
(D) Catarina ( ) Tem a voz esganiçada.
3- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”?
4- Como a professora da turma é tratada no texto?
_________________________________________
5- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.
6- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?
________________________________
7- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva comovocê chegou
a essa conclusão?
8- Enumere as ações de acordo com o texto:
( ) Tiago escreve um bilhete e o joga para Adriana.
( ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
( ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
( ) Adriana erra a resposta.
( ) Tiago vai ao quadro e também erra a resposta.
( ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.
( ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.
1) LEIA o texto.
UMA MENINA CHAMADA CHAPEUZINHO AZUL
Aposto que você adivinhou que essa menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Azul era irmã daquela outra menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Vermelho.
As duas meninas ganharam seus chapeuzinhos no mesmo dia. Foi no Dia da Criança de mil, seiscentos e me esqueci. Elas gostaram tanto de ganhar seus chapeuzinhos que até se esqueceram de ficar bravas porque não tinham ganhado as bonecas que tanto queriam.
Esses chapeuzinhos na verdade eram duas capinhas com capuz, mas todo mundo conhece a história
da menina que ganhou a roupinha vermelha como “Chapeuzinho Vermelho”, então vamos fingir que as capinhas com capuz eram chapeuzinhos, está bem?
Naquele dia em que a menina do chapeuzinho vermelho saiu de casa para levar doces para a vovozinha que estava doente e se encontrou com o lobo etc. e tal, a irmã dela ficou em casa. Ela passou o dia todo no quarto porque estava com gripe.
Ninguém nunca ouviu falar na Chapeuzinho Azul porque ela nunca teve um dia tão agitado como o da irmã dela. Ninguém nunca ouviu falar também do pai das duas meninas porque quando a Chapeuzinho Vermelho foi pela estrada afora bem sozinha, o pai dela estava na cidade, que ficava não muito ali por perto. Ele saía de casa todo dia bem cedinho e só voltava de noite. Porque trabalhava, junto com muitos outros homens, na construção de uma ponte que estava sendo feita sobre um grande rio.
Ninguém nunca ficou sabendo também que a Chapeuzinho Vermelho tinha uma outra avó. Isso é fácil de imaginar, porque afinal as crianças geralmente têm duas avós, a mãe da mãe e a mãe do pai. Essa outra avó era mãe do pai. Aquela que quase virou comida de lobo era a mãe da mãe.
Essa outra avó das Chapeuzinhos se chamava Iolanda, mas todo mundo a chamava de Vó Gorda, você pode imaginar por quê, né?!! Mas, ela não se importava com esse apelido, e até achava graça. Então, a Vó Gorda saiu lá da casinha dela com uma cestinha de doces para levar para a Chapeuzinho Azul que, como eu já contei, estava gripada, coitadinha.
No caminho para a casa da netinha, a avó se encontrou com um lobo. Um lobo tão Lobo Mau quanto aquele que enganou a Chapeuzinho Vermelho. E esse outro Lobo Mau tentou enganar a Vó Gorda, dizendo para ela ir pelo caminho da floresta. Mas como ela não era boba, foi pelo caminho mais curto e chegou antes do Lobo Mau. E quando ele chegou pronto para comer a Chapeuzinho Azul e a avó dela, deu de cara com o pai das meninas, que já tinha voltado do trabalho. Ele estava esperando pelo lobo na frente da casa com sua espingarda em punho. Lá dentro a Chapeuzinho Azul, a mãe dela e a Vó Gorda espiavam pela janela e riam.
O lobo, que era tão Lobo Mau quanto o outro, mas também tão esperto quanto a Vó Gorda, quando viu a espingarda, deu um tchauzinho de longe e deu no pé. Na noite desse mesmo dia, a Chapeuzinho Vermelho chegou acompanhada pelo caçador e contou sua aventura. Foi por isso que os pais das meninas nunca mais deixaram as duas andarem sozinhas pela floresta. Depois do jantar, as duas irmãs pediram para comer os doces que a Vó Gorda tinha trazido em sua cestinha. Mas ela deu uma gargalhada e confessou que tinha ficado com fome no caminho e foi beliscando, beliscando, beliscando e, quando chegou, a cesta já estava vazia.
(De Flávio de Souza, livro: Que história é essa? 2. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2000)
____________________________________________________ Fim
Responda as questões a seguir, de acordo com o texto que você acabou de ler.
QUESTÃO 1 MARQUE, com um X, a alternativa CORRETA.
A história que você acabou de ler é
A) um poema C) uma lenda
B) um conto D) uma história em quadrinhos
QUESTÃO 2 EXPLIQUE o significado das palavras/expressões destacadas, de acordo com o texto.
a) “E quando ele chegou pronto para comer a Chapeuzinho Azul e a avó dela, deu de cara com o pai das meninas, que já tinha voltado do trabalho.”
______________________________________________________________
b) “O lobo, que era tão Lobo Mau quanto o outro, mas também tão esperto quanto a Vó Gorda, quando viu a espingarda, deu um tchauzinho de longe e deu no pé.”
_________________________________________________________________
c) “Mas ela deu uma gargalhada e confessou que tinha ficado com fome no caminho efoi beliscando, beliscando, beliscando e, quando chegou, a cesta já estava vazia.”
_____________________________________________________________
d) “Aposto que você adivinhou que essa menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Azul era irmã daquela outra menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Vermelho.”
____________________________________________________________
QUESTÃO 3 No Dia das Crianças de mil, seiscentos e me esqueci as irmãs ganharam
A) bonecas C) cestas de doces
B) chapeuzinhos D) chocolates
QUESTÃO 4 No texto, o autor concluiu que as meninas gostaram muito do presente que elas ganharam.
O autor chegou a esta conclusão porque as meninas
A) agradeceram muitas vezes a pessoa que lhes dera o presente.
B) deram pulos de alegria, beijaram e abraçaram quem as deu o presente.
C) esqueceram de ficar bravas porque não tinham ganhado as bonecas que tanto queriam.
D) usaram o presente logo que ganharam.
QUESTÃO 5 Chapeuzinho Azul e o pai das meninas não ficaram conhecidos na história de Chapeuzinho Vermelho por que
COLOQUE V se as explicações forem verdadeiras e F se forem falsas.
___ A menina enganava as pessoas e ficou de castigo no quarto.
___ O pai tinha falecido e não pode participar das aventuras da filha.
___ Chapeuzinho Azul passou o dia em casa porque estava gripada.
___ O pai da menina trabalhava na cidade que não era perto da casa deles.
QUESTÃO 6 LEIA e COMPARE algumas informações da história contada no texto e a história tradicional de Chapeuzinho Vermelho.
INFORMAÇÕES
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Chapeuzinho Azul
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Chapeuzinho Vermelho
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Quais os personagens que mais participam da história?
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Chapeuzinho Azul, Vó Gorda, o pai da menina e o Lobo Mau.
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Chapeuzinho Vermelho, sua mãe, uma avó, o caçador e o Lobo Mau.
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Quem leva doces para quem?
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A avó Iolanda leva doces para Chapeuzinho Azul.
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Chapeuzinho Vermelho leva doces para a avó doente.
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Quem encontra com o lobo primeiro?
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Vó Gorda
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Chapeuzinho Vermelho
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O que aconteceu com a avó?
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Foi para a casa da neta pelo caminho mais curto e não foi atacada pelo lobo.
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Foi engolida pelo lobo e depois salva pelo caçador.
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O que aconteceu com o lobo?
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Quando viu a espingarda, deu no pé.
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Foi morto pelo caçador.
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CONSULTE a tabela da página anterior e CITE uma semelhança e uma diferença entre as duas histórias comparadas (Chapeuzinho Azul e Chapeuzinho Vermelho)
SEMELHANÇA
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DIFERENÇA
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QUESTÃO 7 LEIA o trecho.
“Essa outra avó das Chapeuzinhos se chamava Iolanda, mas todo mundo a chamava de Vó Gorda, você pode imaginar por quê, né?!! Ela não se importava com esse apelido...”
MARQUE, com um X, qual era a atitude da avó das Chapeuzinhos que demonstrava que ela não se importava com o apelido de Vó Gorda.
A) fingia que não escutava.
B) achava graça.
C) criava outros apelidos também.
D) ignorava as pessoas.
QUESTÃO 8 LEIA outro trecho (adaptado).
“No caminho para a casa da netinha, a avó se encontrou com um lobo. (...) E esse Lobo Mau tentou enganar a Vó Gorda (...) e ainda chegou pronto para comer a Chapeuzinho Azul, mas...”
PINTE a alternativa que indica o que impediu o lobo Mau de comer a Chapeuzinho Azul.
o caçador apareceu e atirou no lobo.
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a mãe da menina preparou um lanche envenenado e deu a ele.
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o pai da menina esperou o lobo com uma espingarda em punho.
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o celular dele tocou o lembrando de um compromisso inadiável.
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QUESTÃO 9 Segundo o texto, os pais das meninas nunca mais deixaram as duas andarem sozinhas pela floresta porque
A) descobriram que as duas filhas viveram aventuras com lobos.
B) haviam obras que dificultavam o deslocamento por lá.
C) haviam caçadores perigosos circulando na região.
D) achavam que floresta não era lugar de menina brincar.
QUESTÃO 10 “Depois do jantar, as duas irmãs pediram para comer os doces que a Vó Gorda tinha trazido em sua cestinha.”
As meninas não puderam comer os doces da avó porque
A) a avó deu os doces para o Lobo Mau.
B) os doces estragaram.
C) o caçador recebeu a cesta de doces como premiação pelos seus atos.
D) a avó ficou com fome e comeu os doces pelo caminho.