"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 14 de julho de 2013

A linha



A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. 

 

A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.

 

A linha é obtida através de infinitos pontos.

Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha.


A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. 
Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.



As principais propriedade das linhas são:

Contém grande expressividade gráfica e muita energia.

Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
Ilusão de óptica causada pelas linhas. Embora não pareça, as duas figuras são do mesmo tamanho.



Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra.


Cria separação de espaços no grafismo.


A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.
Fonte: Blog do Regis



podemos classificar as linhas da seguinte maneira: 
        

1 - Quanto à forma a linha pode ser:


2 – Quanto à posição a linha pode ser:



3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:



4 - Quanto à direção as linhas podem ser:

 




GRAFISMO

Grafismo é a arte em que são mais relevantes as formas, as cores e detalhes do que a figura ou representação.
Pode ser também uma forma mais sucinta de representar um objeto ou composição de objetos, contanto que os impactos de cor e forma façam sentido com a proposta do artista.
A arte do grafismo é simples e exuberante das cores, criando conceitos como a repetição, ritmo, equilíbrio e escala. O grafismo pode mostrar uma ideia estática ou com a sensação de movimento.










  









Atividade – MARGEM DECORADA COM GRAFISMOS.

Nesta atividade vamos criar uma margem decorada em uma folha de papel sulfite branco, canson ou mesmo em uma folha de seu caderno de desenho. Para isso vamos utilizar grafismo com linhas. Observe os exemplos grafismo e capriche em sua obra!





Agora que você já tem uma folha com margens decoradas, vamos criar um desenho para seu interior. E já que estamos falando de linhas, que tal criar desenhos usando grafismos com linhas, use apenas uma cor para contrastar com o fundo do papel. Observe os exemplos dessa artista:








Atividade – DESENHO COM LINHAS COLORIDAS.

Nesta atividade você irá criar um ou mais desenhos e deverá pintar o seu interior com linhas retas coloridas. Observe os exemplos abaixo. Solte a imaginação e capriche!








Atividade – COMPOSIÇÃO ABSTRATA COM LINHAS.

Nesta atividade você irá criar uma composição abstrata usando caneta hidrográfica para criar linhas diversas. Escolha apenas uma cor que irá contrastar com o fundo. O importante é ocupar todo o espaço do quadro do desenho. Capriche!






Atividade – DESENHO COM FUNDO DECORADO COM LINHAS COLORIDAS.


Nesta atividade vamos criar um desenho e enfeitar seu fundo com diversas tramas de linhas coloridas, sejam elas retas, curvas, onduladas, quebradas ou as que você desejar. Observe os exemplos abaixo. Inspire-se e capriche!







Atividade – DESENHO A PARTIR DE LINHAS.

Nesta atividade vamos exercitar a criatividade. A partir das linhas sugeridas nos quadros abaixo crie desenhos. Solte a imaginação e capriche pintando os desenhos e também o fundo da imagem.







ARTE LINEAR



É a arte criada com linhas que formam composições figurativas ou abstratas.
Criar um trabalho com fios (que também são linhas) é divertido e tem um efeito visual incrível. Você pode criar composições abstratas ou figurativas, tecendo fios ou passando pelos pregos fixados sobre uma base de madeira ou cortiço.

O estilo linear vê em linhas, o pictórico em massas, ver de forma linear significativo, então procura o sentido e a beleza do objeto no contorno, significa, ainda que os olhos são conduzidos ao longo dos limites das formas e induzidos a tatear as margens.

O plano é o elemento das linhas e a verdadeira oposição de estilos, que é obtido apenas no instante em que o observador já não se encontra em uma sucessão de setores.

A arte clássica é a arte das verticais e horizontais bem definidas.
Os elementos manifestam-se com total nitidez e precisão.

Na arte clássica, a totalidade das formas é concebida como unidade, que se observa, é um todo articulado, coloca todos os meios de representação a serviço da nitidez formal.

Uma visão que privilegia as linhas é aquela pelo qual o sentido de beleza que é próprio à representação do mundo visual se exprime através dos contornos, da formas, o que significa uma valorização do sentido do todo.
 


A escultora de Naum Gabo, construção linear no espaço, de 1949, utiliza plástico e fios de nylon, denotando uma nova forma de apreciação da obra de arte, podendo ser fruída por vários sentidos do espectador.

Vídeo: Arte linear por Alex Josheph



Atividade – CONSTRUINDO UMA OBRA DE ARTE LINEAR.
01. Faça seu projeto no papel (caderno de desenho ou sulfite branco)

a) Trace uma reta horizontal. Localize o meio dela e marque com um ponto. Sobre ele trace uma reta vertical. As duas retas devem ter a mesma medida.

b) Coloque a ponteira do compasso sobre cada extremidade e trace círculos.

02. Transporte o seu projeto para a madeira:
a) Fixe o projeto com durex sobre uma base de madeira.

b) Prenda os pregos de um em um centímetro contornando todo o desenho. Certifique-se de que os pregos estejam bem fixos e retire o papel.

c) Vá traçando os fios de linha de uma extremidade à outra.



Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)

Haddad, Denise Akel. Arte de fazer arte.
- São Paulo: Saraiva, 2004. (Coleção - Arte de fazer arte)

Marchesi Jr. Isaías.
Atividades de educação artística.
- São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Atividades de educação artística - Comprar livros)

Valadares, Solange. Diniz, Célia.
Arte no cotidiano escolar. 
- Belo Horizonte: Editora Fapi, 2001. (Coleção - Arte no cotidiano escolar)

Briochi, Gabriela.
Arte hoje.
- São Paulo: FTD, 2003 (Coleção - Arte hoje)

O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores. (Livros a venda no mercado livre)


Composição Visual




Você já deve ter sido convidado para ir uma festa. Pois bem, a primeira coisa em que você pensa é: “Como vou vestido?”. Daí você já começa a imaginar e lembrar-se das roupas que tem; seu pensamento vai até seu guarda-roupa, passa pelas suas gavetas e volta. E, então você começa a “compor” mentalmente o seu traje para a festa, isto é, junta os elementos que você tem e resolve: “...Vou com sapato preto que comprei no Natal, com aquela camisa pólo que está na moda,pois adoro sua cor! Vou de calça jeans, pois me sinto bem com ela e, de quebra, vou com o cinto preto que combina com o sapato.”

“É ...acho que vou dar um corte no cabelo para melhorar o visual, aquele perfume preferido... e estou pronto para ir à festa!”

O que você fez foi “compor” o traje em que melhor se enquadrou para ir à festa.

Pois saiba que o artista, quando produz uma obra, faz exatamente o que você fez. Ele “compõe” uma obra de arte, isto é, ele junta todos os elementos que o satisfazem e são necessários para a sua produção e realiza uma composiçãovisual.

Esta composição visual poderá ser: uma pintura, uma gravura, uma escultura, umdesenho, um grafite, um cartaz, uma instalação, uma arquitetura, um recorte ecolagem. Todas essas formas de expressão artística são também chamadas de Artes Plásticas, pois se manifestam por meio de elementos visuais ou táteis.

Toda pessoa que produz qualquer uma dessas Artes é chamada de “artista plástico”.







Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002.
4. 

O que é composição visual?

 
Todos os trabalhos de arte visual são composições, e para compreendê-las é necessário conhecer oselementos que estruturam a linguagem e os princípios que regem a combinação desses elementos.

composição é a organização ou arranjo dos elementos da arte visual de acordo com os princípios da arte visual.


Elementos da linguagem visual

Os elementos que estruturam a linguagem visual são chamados de elementos formais. Estes elementos fazem parte de objetos de arte visual, como as imagens, esculturas e edifícios, e transmitem muitos sentimentos e sensações. Os elementos formais são:

PontoValor
Linha Forma
Textura Figura
Cor Espaço


Princípios da linguagem visual

Podemos organizar os elementos da linguagem seguindo alguns princípios. Os artistas visuais utilizam os elementos a fim de criar um trabalho especial e pessoal, que resulta em expressão.

Os princípios da linguagem visual são:

EquilíbrioRitmo
Ênfase Padrão
Proporção Harmonia
Movimento Variedade

Arte é comunicação




As pessoas comunicam-se com seus semelhantes de várias formas. Uma delas é a linguagem Artística, que é tão antiga quanto o homem.

Na Pré-História, há mais ou menos quarenta mil anos, quando o homem pintava cenas de caça e de guerra, símbolos de fecundidade, de vida e de morte, através dos traços ou manchas esquemáticas, já estava sugerindo o primeiro sistema de comunicação. Você percebeu como a Arte é antiga?

As pinturas que os homens pré-históricos faziam nas paredes das cavernas chamavam-se Pintura Rupestre que quer dizer gravado ou traçado na rocha.




Você observou como as duas imagens acima, o primeiro feito na Europa, há cerca de 40.000 anos, e o segundo feito no Brasil há mais ou menos 10.000 anos, parecem tão semelhante? Pelo seu traçado e estilo percebemos como era a vida dos nossos antepassados. Os homens desse período usavam técnicas rudimentares e até mesmo as próprias mãos como pincel para executar o trabalho. Retiravam a tinta do barro ou das folhas e frutas da natureza. Veja como o homem buscava soluções inteligentes, dentro de suas condições, para tentar se comunicar. Percebeu com a Arte é importante, como registro histórico, para conhecermos a História da Humanidade?


Mais sobre Arte rupestre:

Vídeo: Arte Pré-Histórica

Vídeo: Arte Rupestre - Piauí - Brasil


            Vídeo: Como se faz Arte Rupestre, passo a passo

      Vídeo: Fazendo um pintura rupestre




Desde a Pré-História o homem mostrava sua necessidade de comunicar-se através de outras linguagens. Antes mesmo de falar ou escrever, ele dançava e desenhava; por isso, podemos afirmar que a primeira linguagem com a qual o homem se comunicou foi aLinguagem Artística.

Você já observou, que a todo instante, nossa atenção é atraída por alguma imagem?











 São as mais modernas e contemporâneas formas artísticas de comunicação visual. Servimo-nos de vários recursos para passar a nossa mensagem e tudo o que foi citado faz parte da arte de Comunicação – Expressão.

Buscando mostrar o que via, pensava, sentia, conhecia e imaginava o artista, desde a Antiguidade, comunicava-se através das suas obras, das mais variadas formas. E nos vários momentos históricos e nos fatos importantes ocorridos no mundo, o artista inovava a comunicação visual, dando-lhe características, tendências e corpo de obra de arte.









Mas o importante é que você perceba que cada artista, na sua época e da sua maneira, criou imagens cheias de significado e simbolismo. Como diz Ernest Fischer: “O homem é por princípio um mágico, e como mágico transforma o mundo”.

Usando a madeira, o osso, o barro, a pedra ou o metal, o homem faz estátuas e esculturas, modela formas, cria imagens, como num passe de mágica. Com o lápis e pincel, ele desenha e pinta imagens que sua mente criativa elabora e sua pessoa vive. Ele transforma em obras a comunicação do seu pensamento elaborado e reproduzido, não somente pela palavra ou pela escrita, mas pela forma com a qual ele melhor se identifica e o torna feliz, que é a obra de arte, ou seja, a sua Composição Visual.


 
Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)

O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores.