"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 14 de julho de 2013

A linha



A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. 

 

A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.

 

A linha é obtida através de infinitos pontos.

Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha.


A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. 
Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.



As principais propriedade das linhas são:

Contém grande expressividade gráfica e muita energia.

Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
Ilusão de óptica causada pelas linhas. Embora não pareça, as duas figuras são do mesmo tamanho.



Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra.


Cria separação de espaços no grafismo.


A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.
Fonte: Blog do Regis



podemos classificar as linhas da seguinte maneira: 
        

1 - Quanto à forma a linha pode ser:


2 – Quanto à posição a linha pode ser:



3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:



4 - Quanto à direção as linhas podem ser:

 




GRAFISMO

Grafismo é a arte em que são mais relevantes as formas, as cores e detalhes do que a figura ou representação.
Pode ser também uma forma mais sucinta de representar um objeto ou composição de objetos, contanto que os impactos de cor e forma façam sentido com a proposta do artista.
A arte do grafismo é simples e exuberante das cores, criando conceitos como a repetição, ritmo, equilíbrio e escala. O grafismo pode mostrar uma ideia estática ou com a sensação de movimento.










  









Atividade – MARGEM DECORADA COM GRAFISMOS.

Nesta atividade vamos criar uma margem decorada em uma folha de papel sulfite branco, canson ou mesmo em uma folha de seu caderno de desenho. Para isso vamos utilizar grafismo com linhas. Observe os exemplos grafismo e capriche em sua obra!





Agora que você já tem uma folha com margens decoradas, vamos criar um desenho para seu interior. E já que estamos falando de linhas, que tal criar desenhos usando grafismos com linhas, use apenas uma cor para contrastar com o fundo do papel. Observe os exemplos dessa artista:








Atividade – DESENHO COM LINHAS COLORIDAS.

Nesta atividade você irá criar um ou mais desenhos e deverá pintar o seu interior com linhas retas coloridas. Observe os exemplos abaixo. Solte a imaginação e capriche!








Atividade – COMPOSIÇÃO ABSTRATA COM LINHAS.

Nesta atividade você irá criar uma composição abstrata usando caneta hidrográfica para criar linhas diversas. Escolha apenas uma cor que irá contrastar com o fundo. O importante é ocupar todo o espaço do quadro do desenho. Capriche!






Atividade – DESENHO COM FUNDO DECORADO COM LINHAS COLORIDAS.


Nesta atividade vamos criar um desenho e enfeitar seu fundo com diversas tramas de linhas coloridas, sejam elas retas, curvas, onduladas, quebradas ou as que você desejar. Observe os exemplos abaixo. Inspire-se e capriche!







Atividade – DESENHO A PARTIR DE LINHAS.

Nesta atividade vamos exercitar a criatividade. A partir das linhas sugeridas nos quadros abaixo crie desenhos. Solte a imaginação e capriche pintando os desenhos e também o fundo da imagem.







ARTE LINEAR



É a arte criada com linhas que formam composições figurativas ou abstratas.
Criar um trabalho com fios (que também são linhas) é divertido e tem um efeito visual incrível. Você pode criar composições abstratas ou figurativas, tecendo fios ou passando pelos pregos fixados sobre uma base de madeira ou cortiço.

O estilo linear vê em linhas, o pictórico em massas, ver de forma linear significativo, então procura o sentido e a beleza do objeto no contorno, significa, ainda que os olhos são conduzidos ao longo dos limites das formas e induzidos a tatear as margens.

O plano é o elemento das linhas e a verdadeira oposição de estilos, que é obtido apenas no instante em que o observador já não se encontra em uma sucessão de setores.

A arte clássica é a arte das verticais e horizontais bem definidas.
Os elementos manifestam-se com total nitidez e precisão.

Na arte clássica, a totalidade das formas é concebida como unidade, que se observa, é um todo articulado, coloca todos os meios de representação a serviço da nitidez formal.

Uma visão que privilegia as linhas é aquela pelo qual o sentido de beleza que é próprio à representação do mundo visual se exprime através dos contornos, da formas, o que significa uma valorização do sentido do todo.
 


A escultora de Naum Gabo, construção linear no espaço, de 1949, utiliza plástico e fios de nylon, denotando uma nova forma de apreciação da obra de arte, podendo ser fruída por vários sentidos do espectador.

Vídeo: Arte linear por Alex Josheph



Atividade – CONSTRUINDO UMA OBRA DE ARTE LINEAR.
01. Faça seu projeto no papel (caderno de desenho ou sulfite branco)

a) Trace uma reta horizontal. Localize o meio dela e marque com um ponto. Sobre ele trace uma reta vertical. As duas retas devem ter a mesma medida.

b) Coloque a ponteira do compasso sobre cada extremidade e trace círculos.

02. Transporte o seu projeto para a madeira:
a) Fixe o projeto com durex sobre uma base de madeira.

b) Prenda os pregos de um em um centímetro contornando todo o desenho. Certifique-se de que os pregos estejam bem fixos e retire o papel.

c) Vá traçando os fios de linha de uma extremidade à outra.



Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)

Haddad, Denise Akel. Arte de fazer arte.
- São Paulo: Saraiva, 2004. (Coleção - Arte de fazer arte)

Marchesi Jr. Isaías.
Atividades de educação artística.
- São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Atividades de educação artística - Comprar livros)

Valadares, Solange. Diniz, Célia.
Arte no cotidiano escolar. 
- Belo Horizonte: Editora Fapi, 2001. (Coleção - Arte no cotidiano escolar)

Briochi, Gabriela.
Arte hoje.
- São Paulo: FTD, 2003 (Coleção - Arte hoje)

O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores. (Livros a venda no mercado livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário