"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jogos Matemáticos que eu uso em sala, e outros jogos legais

Ábaco






Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

JOGO DO NUNCA 10 (DEZ)





Eu prefiro no ábaco aberto esse que está ai em cima:




Nunca 10
Objetivos:
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Material:
Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo
Metodologia:
Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
Contando os objetos
Objetivos:
- Realizar contagens, utilizando a correspondência biunívoca (um a um);
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Material:
objetos
ábaco de pinos (1 por aluno)
Metodologia:
Poderão ser selecionados na classe objetos (lápis de cor, giz, pedaços coloridos de papel, borrachas, etc.) em quantidades superiores a 10 unidades, ou poderá ser pedido aos alunos que tragam objetos (bolinhas de gude, figurinhas, botões, tampinhas, moedas, etc.) de casa para montar uma "coleção". Os alunos deverão contar esses objetos, a princípio um a um, registrando a quantidade obtida no ábaco (lembrando que não podem deixar mais de 10 argolas num mesmo pino). Posteriormente, os alunos deverão encontrar outras formas de contar a quantidade de objetos que possuem. Pode-se propor ou aceitar contagens de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4..., até que os alunos percebam que quando têm quantidades maiores que 10, podem registrá-las diretamente no pino das dezenas.
Operações
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração;



Material Escala Cuisenaire:









Quem inventou o material Cuisenaire?


Origem
O material cuisenaire foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) Esse ai ao ladodepois de ter observado o desespero de um aluno, numa de suas aulas. Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.
Durante 23 anos, Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de Thuin. Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas. Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo.
Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 –em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.
Introdução
O material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica.
Uma adaptação desse material pode ser a sua confecção em papel quadriculado, o que ressalta o número de unidades correspondente a cada cor:


Atividades Propostas
Construindo um muro
Objetivo:
- Introduzir a operação de adição e a comutatividade.
Material:
- Material Cuisenaire
Metodologia:
O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial
As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade.
Construindo um muro especial
Objetivo:
- Introduzir o conceito de multiplicação, enquanto soma de parcelas iguais.
Material:
Material Cuisenaire
Metodologia:
O professor pode pedir aos alunos que formem muros usando, por exemplo:
2 tijolos pretos
4 tijolos vermelhos
5 tijolos roxos
Após a realização das atividades concretamente, professor pode pedir que os alunos registrem como fizeram a construção do muro e discutir com seus alunos as formas de registro.





CARTAZ VALOR LUGAR (CAVALU) eu Chamo de QVL- Quadro de Valor e Lugar

O cartaz valor lugar, abreviadamente chamado de cavalu pode ser usado no trabalho com números (sistema de numeração) e operações. De fácil confecção o cavalu, pode ser confeccionado colando-se uma folha de papel pardo pregueado (cada prega pode ter aproximadamente a profundidade de 3 centímetros) sobre um pedaço de papelão ou uma folha de papel cartão. Depois deve-se fazer duas separações verticais, usando para isso fitas, durex colorido ou até mesmo tiras de papel colorido. Com esse cartaz e alguns palitos, pode-se representar os números no sistema posicional além de realizar principalmente as operações de adição e subtração.
Por ser um material de fácil confecção, cada aluno pode confeccionar o seu próprio cavalu.
A seguir apresentamos o cavalu representando o número 12:
Atividades propostas:
O cavalu é um material que pode ser utlizado como variação para atividades de Sistema de Numeração. Por isso, sugerimos, como atividades introdutórias, as mesmas realizadas com oábaco e com o material dourado.
Para uma variação posterior, podem ser propostas atividades com a ordem do milhar, que foram pouco exploradas nos outros materiais.




GEOPLANO:





O geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos de seu lado, por exemplo, 5x5, ou seja, cada lado do geoplano tem 5 pinos (pregos).
Atividades Propostas
QUE FIGURA É ESSA?
Objetivos:
Desenvolver a percepção visual de formas geométricas planas;
Comparar, ampliar e reduzir formas e figuras;
Fazer uso de nomenclatura adequada às formas;
Trabalhar com perímetro, lados e vértices.
Usar régua para desenhar.
Material:
Geoplano
Elásticos
Material para registro escrito.
Metodologia:
Esta atividade pode ser realizada em grupo, em duplas, ou individualmente.
O professor mostra uma forma já conhecida, pelo menos visualmente, ou seja, que eles conheçam e possam reproduzir, mesmo sem saber nomeá-las (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, hexágono, etc.)
No geoplano, usando 1 elástico, deverão reproduzi-la.
O professor pode sugerir que a figura deve ser montada utilizando um n.º de pregos. (se a figura mostrada estiver desenhada na malha pontilhada, facilitará a visualização da quantidade de pregos.)
Com a figura montada, o professor questiona o nome da figura; quantos lados ela tem; quantos pregos ela está tocando (possibilitando um 1º contato com a noção de perímetro).
A seguir, pergunta o que é preciso fazer para que essa figura fique maior.
Deixando-os explorar o geoplano, eles irão deslocar os elásticos para ampliá-la. Depois, pode pedir que a diminuam.
Daí, podem surgir questionamentos sobre quantos pregos foram usados na figura maior, e na menor, o que houve com as figuras – se ficaram iguais ou mudaram a forma.
Todas as questões podem ser registradas, e num segundo momento, as figuras formadas, desenhadas em quadriculados.







TANGRAN


O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.


Com o uso do tangram você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas., visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção. Se utilizado em terceiras e quartas séries pode envolver ainda noções de área e frações.



Este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de Artes e está cada vez mais presente nas de Matemática. O trabalho com o tangram deve em suas atividades iniciais visar a exploração das peças e a identificação das suas formas.Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, nesse caso, cabe ao aluno reconhecer e interpretar o que se pede, analisar as possibilidades e tentar a construção. Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades das peças do tangram e da figura que se quer construir, se detendo ora no todo de cada figura, ora nas partes.








Jogos que dispensam comentários:



1. Macaca ou Marelinha









Colaca- se os números nas casas, ou multiplos, triplos, resultados, enfim e a criança deve jogar a pedrinha na casa da resposta correta



2. Soma com dados (bozó)









Materiais:

Em educação pode -se usar quantos dados for o nível da turma:
Material:Um copo de arremesso – de preferência de couro
Dados comuns (bozó)Uma caderneta de anotação para cada Jogador (dupla).

Preparação:
Cada um coloca os dados no copinho de couro e emborca o copo na mesa, ou na rodinha e soma os pontos, a criança anota ganha quem tirar o número maior.




3. Bingo

O bingo é conhecido né??!! Os materiais são pedras numeradas até 80 e cartelas, milho, feijão ou outra coisa para marcar ganha quem preencher a cartela primeiro, é bem baratinho em centros comerciais acho que sai mais barato que fazer




4. Resta Um
Tem uns vendidos na feira de artesanato que tem o tabuleiro em pedra e os pinos são de bola de bude, bila, peteca! Chiquérrrrimos para dar de presente e por na mesa de centro da sala e nem são caros uns 25 reias!




Mas como é um jogo antigo também é vendido em casas de 1.99 que tanto pode jogar sozinho quanto em duplas, vc vai comendo as pinos até conseguir deixar a menor quantidade possível de pinos.



5.Can Can
Can-can é um jogo de cartas da Grow extremamente parecido com o Uno (Mattel) e o conhecido mau-mau (este último é jogado com cartas de baralho de 52 cartas).



eu adorrrrooo jogar isso! Jogo de Carta bom para a família toda, é relativamente barato se comparado a brinquedos de qualidade! Custa em média uns 30 reias, mas vale a pena viu contagia a família toda!


6. Háaa o jogo de cartas 21
Que bate o jogo quem formar 21 ou chegar mais próximo, sem estourar (passar)
7.Rummikub(Grow / 2 a 4 jogadores)Excelente jogo, baseado no jogo de cartas Mexe-Mexe. A base do jogo é o jogo de buraco, mas aqui os jogos não são de ninguém. O desafio é se livrar de suas cartas, conseguindo manter os jogos da mesa sempre coerentes com as regras. Um desafio de raciocínio. As fichas plásticas facilitam os procedimentos. É um dos jogos mais vendidos no mundo
8.*Tô paquerando com esse jogo* Eu querooooooo!
Jenga
Nesse envolvente jogo de destreza da Hasbro, todos vão ficar na ponta da cadeira, ansiosos pelo próximo passo. O desafio é retirar blocos da base para o topo da torre, que vai ficando cada vez mais instável. Sucesso nos Estados Unidos, já apareceu no Brasil com o nome de Torremoto.



9.Vários jogos de tabuleiro tradicionais também ajudam na matématica, nem precisa ser um XADREZ, já vale uma dama, ludo, seí lá aqueles kits de jogos tradicionais que nem são caros mas que refoçam a estratégia e com isso o raciocínio lógico matemático


Dica de Blog que descobri e achei bacana, menções honrosas e agradecimentos: Ludo Mania Os jogos Mais legais





Inconfidência Mineira


Inconfidência Mineira

Menino
A Inconfidência Mineira
Foi um grande movimento
Pela nossa liberdade.
Na época, o maior evento.
Menina
Na nossa Ouro Preto,
Que Vila Rica se chamava,
Reuniam-se os revoltosos
E o ideal se aclarava.
Menino
Mas sei que tudo se acabava,
Porque houve traição.
Joaquim Silvério dos Reis
Foi o mentor dessa ação.
Menina
Joaquim José da Silva Xavier,
Apelidado por Tiradentes,
Era o mais entusiasmado
De todos os inconfidentes.
Menino
Os outros foram condenados
A viver longe do Brasil,
Mas o grande Tiradentes
Recebeu a sentença vil.
Menina
Na cidade do Rio de Janeiro,
Ele foi enforcado
E, no Estado de Minas Gerais,
Seu corpo esquartejado.
Menina
Em terras brasileiras,
Ele lançou a semente
Da nossa independência,
Esse grande inconfidente.
Todos
Ao nosso querido Tiradentes
Nossa pequena homenagem.
Todo povo brasileiro
Lhe dedica esta mensagem.
Clêdes Pessoa


JOGRAL BRASIL SOMOS NÓS TODOS


JOGRAL 1

FESTA DA PÁTRIA!

BRASIL SOMOS NÓS TODOS:
Deus fez este mundo todo Tão grande,
tão lindo Cheio de florestas verdesCoberto com um céu de anil
E neste mundo, Um pedacinho muito especial Chamado BRASIL.
(Mostrar as letras escritas em papel laminado)
CANTO: Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.
VOZ 1: E acham vocês, meninos, Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,neste mundo todo?
VOZ 2: Não! O Brasil é muito mais!

T
ODOS: São montanhas e serras Cheias de riquezas sem fim são rios, lagos, mares, florestas, flores, bichos, pássaros e festas, enfim.

domingo, 18 de dezembro de 2011

BIOGRAFIA DE CECÍLIA MEIRELES (JOGRAL)

BIOGRAFIA DE CECÍLIA MEIRELES (JOGRAL)

1- CECÍLIA MEIRELES NASCEU NO RIO DE JANEIRO EM 1901 E FALECEU NA MESMA CIDADE EM 1964.
2- ÓRFÃ DE PAI E DE MÃE, CECÍLIA FOI CRIADA POR SUA AVÓ PORTUGUESA, D. JACINTA GARCIA BENEVIDES.
3- AOS NOVE ANOS, ELA COMEÇOU A ESCREVER POESIA.
4- COMO PROFESSORA, ESTUDOU LÍNGUAS, LITERATURA, MÚSICA, FOLCLORE E TEORIA EDUCACIONAL
TODOS - DESSA FORMA, FOI PROFESSORA, EDUCADORA, JORNALISTA, ESCRITORA E TRADUTORA.
1- PUBLICOU SEU PRIMEIRO LIVRO QUANDO TINHA APENAS 18 ANOS.
2-NO ANO DE 1922, ELA SE CASOU COM O ARTISTA PLÁSTICO PORTUGUÊS FERNANDO CORREIA DIAS, COM QUEM TEVE TRÊS FILHAS.
2- DENTRE ESSAS TRÊS, A MAIS CONHECIDA É MARIA FERNANDA QUE SE TORNOU ATRIZ DE SUCESSO.
3- SEU MARIDO FALECU EM 1935.
4- E ELA VOLTOU A SE CASAR NO ANO DE 1940 COM O PROFESSOR E ENGENHEIRO AGRÔNOMO HEITOR VINÍCIUS DA SILVEIRA GRILO, FALECIDO EM 1972.
TODOS- CECÍLIA MEIRELES É CONHECIDA INTERNACIONALMENTE PRINCIPALMENTE POR SUA OBRA POÉTICA.
1- O LIVRO “OU ISTO OU AQUILO” EM 1664, FOI PIONEIRO EM DEDICAÇÃO À INFÂNCIA, E TAMBÉM PREMIADO.
2- ESTE LIVRO AINDA É CONSIDERADO O MAIS MARCANTE DA LITERATURA BRASILEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS.
3- SUA FORMAÇÃO COMO PROFESSORA E INTERESSE PELA EDUCAÇÃO LEVARAM-A A FUNDAR A PRIMEIRA BIBLIOTECA INFANTIL DO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 1934.
4- E DEPOIS CRIOU A REDE DE BIBIOTECAS PÚBLICAS NESTA CIDADE.
TODOS- ESCREVEU VÁRIAS OBRAS NA ÁREA DE LITERATURA INFANTIL COMO, POR EXEMPLO:
1- “O LEILÃO DE JARDIM”,
2- “O MOSQUITO ESCREVE”,
3- “CAVALINHO BRANCO”,
4- “COLAR DE CAROLINA”,
1-“SONHOS DE MENINA”,
2-“O MENINO AZUL”,
3- “A POMBINHA DA MATA”,
4-ENTRE OUTROS.
TODOS - CECÍLIA MEIRELES É UMA DAS GRANDES ESCRITORAS DA LITERATURA BRASILEIRA. SEUS POEMAS ENCANTAM OS LEITORES DE TODAS AS IDADES

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BIOGRAFIA DE CECÍLIA MEIRELES (JOGRAL)

BIOGRAFIA DE CECÍLIA MEIRELES (JOGRAL)

1- CECÍLIA MEIRELES NASCEU NO RIO DE JANEIRO EM 1901 E FALECEU NA MESMA CIDADE EM 1964.
2- ÓRFÃ DE PAI E DE MÃE, CECÍLIA FOI CRIADA POR SUA AVÓ PORTUGUESA, D. JACINTA GARCIA BENEVIDES.
3- AOS NOVE ANOS, ELA COMEÇOU A ESCREVER POESIA.
4- COMO PROFESSORA, ESTUDOU LÍNGUAS, LITERATURA, MÚSICA, FOLCLORE E TEORIA EDUCACIONAL
TODOS - DESSA FORMA, FOI PROFESSORA, EDUCADORA, JORNALISTA, ESCRITORA E TRADUTORA.
1- PUBLICOU SEU PRIMEIRO LIVRO QUANDO TINHA APENAS 18 ANOS.
2-NO ANO DE 1922, ELA SE CASOU COM O ARTISTA PLÁSTICO PORTUGUÊS FERNANDO CORREIA DIAS, COM QUEM TEVE TRÊS FILHAS.
2- DENTRE ESSAS TRÊS, A MAIS CONHECIDA É MARIA FERNANDA QUE SE TORNOU ATRIZ DE SUCESSO.
3- SEU MARIDO FALECU EM 1935.
4- E ELA VOLTOU A SE CASAR NO ANO DE 1940 COM O PROFESSOR E ENGENHEIRO AGRÔNOMO HEITOR VINÍCIUS DA SILVEIRA GRILO, FALECIDO EM 1972.
TODOS- CECÍLIA MEIRELES É CONHECIDA INTERNACIONALMENTE PRINCIPALMENTE POR SUA OBRA POÉTICA.
1- O LIVRO “OU ISTO OU AQUILO” EM 1664, FOI PIONEIRO EM DEDICAÇÃO À INFÂNCIA, E TAMBÉM PREMIADO.
2- ESTE LIVRO AINDA É CONSIDERADO O MAIS MARCANTE DA LITERATURA BRASILEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS.
3- SUA FORMAÇÃO COMO PROFESSORA E INTERESSE PELA EDUCAÇÃO LEVARAM-A A FUNDAR A PRIMEIRA BIBLIOTECA INFANTIL DO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 1934.
4- E DEPOIS CRIOU A REDE DE BIBIOTECAS PÚBLICAS NESTA CIDADE.
TODOS- ESCREVEU VÁRIAS OBRAS NA ÁREA DE LITERATURA INFANTIL COMO, POR EXEMPLO:
1- “O LEILÃO DE JARDIM”,
2- “O MOSQUITO ESCREVE”,
3- “CAVALINHO BRANCO”,
4- “COLAR DE CAROLINA”,
1-“SONHOS DE MENINA”,
2-“O MENINO AZUL”,
3- “A POMBINHA DA MATA”,
4-ENTRE OUTROS.
TODOS - CECÍLIA MEIRELES É UMA DAS GRANDES ESCRITORAS DA LITERATURA BRASILEIRA. SEUS POEMAS ENCANTAM OS LEITORES DE TODAS AS IDADES


ESCOLA DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
4º ANO B PROFESSORA MARLI

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BRINQUEDO DE SÃO JOÃO

BRINQUEDO DE SÃO JOÃO PARA SER REPRESENTADO
Ele:
Bom dia, dona Maria
Hoje madruguei pra lhe falá
Saí com a barra do dia
Pra aqui bem cedo chegá
Sou sortêro, não sou véio
Quero contigo casar


Ele:
Bom dia, dona Maria
Hoje madruguei pra lhe falá
Saí com a barra do dia
Pra aqui bem cedo chegá
Sou sortêro, não sou véio
Quero contigo casar


Ele:
Tu também conta farofa
Não posso acreditá
Tua vida, eu bem sei
Sempre foi pra namorá
Tu diz que não me qué
Grenada pra casá

Ela:
Eu não sou namoradeira
Nem grenada pra casá
Meu tempo é pouco pra casa
Tenho coisas pra cuidá
Não tou contando farofa
Nem querendo me casá

Ele:
Tu tá contando farofa
Dizendo que não qué casá
Basta arguem te pô os oios
Pra tu logo te assanhá
Basta arguem te pô os oios
Pra tu querê namorá

Ela:
Não sou namoradeira
Nem grenada pra casá
Quando me olham me assanho
Com medo de olhado pegá
Gaio verde atrás da oreia
Mode os oiado cortá

Ele:
Gaio verde na oreia
Não pode oiado cortá
Quem manda tu sê bonita
Pros cabra todo oiá?
É mió falá com o Pade
Mode mandá te rezá

Ela:
É mió falá com o Pade
É pra mandá te arretirá
Não aguento mais tua cara
Nem teu modo de falá
Vou pedi ao Pade uma reza
Mode tu te desterrá

Ele:
Tu pede ao Pade uma reza
Mode eu me desterrá
Não seja maluca, bichinha
Tu tá querendo mangá
Se eu fô embora de vez
Com quem tu vai dançá?
Tá perto de São Pedro
De São João mais perto tá
Tá tudo botando bandeirinha
Das portera pros portá
Mode na vespra da festa
Numa função se dançá

Ela:
Mode na vespra da festa
Numa função se dançá
Não é coisa doutro mundo
Um parceiro se arranjá
Tem Tico de Jeremia
E Juvêncio do Canaviá

Ele:
Tico de Jeremia
Juvêncio do Canaviá
São dois cabra enfezado
Não sabe nem mesmo varsá
Com uma dama sacudida
Eles vão é sincrencá

Ela:
Com uma dama sacudida
Eles pode sincrencá
Mas com um cabra como tu
Eu só posso é refugá
Sentá na bêra da fogueira
Até a festa acabá

Ele:
Sentada na bêra da foguera
Até a festa acabá?
Tu vai é ficá na espia
Até o fogo apagá
Pra lê na cinza quentinha
Com quem é que tu vai casá

Ela:
Vou lê na cinza quentinha
Com quem é que vou casá
Pro mode se fô com teu nome
Tê tempo de me livrá
Fazê promessa ao santo
Pra tu de mim se afastá

Ele:
Fazê promessa ao santo
Pra eu de ti me afastá
Bobage de cabeça dura
Que não tem inda pensá
É mió fazzê promessa
Pros mio não fartá

Ela:
Sem mio não tem San Jão
Nem aqui nem no arraiá
Nem espiga pras canjica
Nem espiga pra assá
Que conversa mais sem graça
Na hora de se armoçá!…

Ele:
Armoço de café
Tá na hora de botá
Nós cunversamo tanto
E nada de se acertá
Sou sortêro, não sou véio
Quero contigo casá

Ela:
Em tempo de San Jão
Eu preciso te explicá
Se come, se brinca, se dança
Até o dia raiar
Sou sortêra, não sou véia
O que eu quero é dançá

Ele:
Se o causo então é dançá
Eu posso tudo ajeitá
Sou sortêro, não sou véio
O casório pode esperá
Na vespra de San Jão
Vamo juntinho dançá

(Recolhido em Praia Grande, subúrbio de Salvador, Bahia. 
Era representado em comédias encenadas nas escolas)

(In São João na Bahia

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BRINQUEDO DE SÃO JOÃO PARA SER REPRESENTADO

 



BRINQUEDO DE SÃO JOÃO PARA SER REPRESENTADO
Ele:
Bom dia, dona Maria
Hoje madruguei pra lhe falá
Saí com a barra do dia
Pra aqui bem cedo chegá
Sou sortêro, não sou véio
Quero contigo casar


Ele:
Bom dia, dona Maria
Hoje madruguei pra lhe falá
Saí com a barra do dia
Pra aqui bem cedo chegá
Sou sortêro, não sou véio
Quero contigo casar



Ele:
Tu também conta farofa
Não posso acreditá
Tua vida, eu bem sei
Sempre foi pra namorá
Tu diz que não me qué
Grenada pra casá


Ela:
Eu não sou namoradeira
Nem grenada pra casá
Meu tempo é pouco pra casa
Tenho coisas pra cuidá
Não tou contando farofa
Nem querendo me casá


Ele:
Tu tá contando farofa
Dizendo que não qué casá
Basta arguem te pô os oios
Pra tu logo te assanhá
Basta arguem te pô os oios
Pra tu querê namorá


Ela:
Não sou namoradeira
Nem grenada pra casá
Quando me olham me assanho
Com medo de olhado pegá
Gaio verde atrás da oreia
Mode os oiado cortá


Ele:
Gaio verde na oreia
Não pode oiado cortá
Quem manda tu sê bonita
Pros cabra todo oiá?
É mió falá com o Pade
Mode mandá te rezá


Ela:
É mió falá com o Pade
É pra mandá te arretirá
Não aguento mais tua cara
Nem teu modo de falá
Vou pedi ao Pade uma reza
Mode tu te desterrá


Ele:
Tu pede ao Pade uma reza
Mode eu me desterrá
Não seja maluca, bichinha
Tu tá querendo mangá
Se eu fô embora de vez
Com quem tu vai dançá?
Tá perto de São Pedro
De São João mais perto tá
Tá tudo botando bandeirinha
Das portera pros portá
Mode na vespra da festa
Numa função se dançá


Ela:
Mode na vespra da festa
Numa função se dançá
Não é coisa doutro mundo
Um parceiro se arranjá
Tem Tico de Jeremia
E Juvêncio do Canaviá


Ele:
Tico de Jeremia
Juvêncio do Canaviá
São dois cabra enfezado
Não sabe nem mesmo varsá
Com uma dama sacudida
Eles vão é sincrencá


Ela:
Com uma dama sacudida
Eles pode sincrencá
Mas com um cabra como tu
Eu só posso é refugá
Sentá na bêra da fogueira
Até a festa acabá


Ele:
Sentada na bêra da foguera
Até a festa acabá?
Tu vai é ficá na espia
Até o fogo apagá
Pra lê na cinza quentinha
Com quem é que tu vai casá


Ela:
Vou lê na cinza quentinha
Com quem é que vou casá
Pro mode se fô com teu nome
Tê tempo de me livrá
Fazê promessa ao santo
Pra tu de mim se afastá


Ele:
Fazê promessa ao santo
Pra eu de ti me afastá
Bobage de cabeça dura
Que não tem inda pensá
É mió fazzê promessa
Pros mio não fartá


Ela:
Sem mio não tem San Jão
Nem aqui nem no arraiá
Nem espiga pras canjica
Nem espiga pra assá
Que conversa mais sem graça
Na hora de se armoçá!…


Ele:
Armoço de café
Tá na hora de botá
Nós cunversamo tanto
E nada de se acertá
Sou sortêro, não sou véio
Quero contigo casá

Ela:
Em tempo de San Jão
Eu preciso te explicá
Se come, se brinca, se dança
Até o dia raiar
Sou sortêra, não sou véia
O que eu quero é dançá


Ele:
Se o causo então é dançá
Eu posso tudo ajeitá
Sou sortêro, não sou véio
O casório pode esperá
Na vespra de San Jão
Vamo juntinho dançá

(Recolhido em Praia Grande, subúrbio de Salvador, Bahia. Era representado em comédias encenadas nas escolas)

(In São João na Bahia

segunda-feira, 28 de março de 2011

AS MÃES SÃO FLORES






AS MÃES SÃO FLORES (4 participantes)
(Aderita Alves da Silva) 


1 – As mães são flores maravilhosas,
2 – São lírios lindos e belas rosas,
3 – São dálias, cravos, açucenas,
4 – Jasmins, violetas amenas.
1 – Flores belas, simples ou perfumadas,
TODOS – As mães são flores sagradas!
2 – Merecem nosso carinho, a nossa admiração,
3 – O nosso amor mais sincero, a nossa dedicação.
4 – Por tudo o que elas sofrem,
1 – E pelo amor que elas têm,
2 – Bem merecem no seu dia
TODOS – Mil beijos e parabéns!
3 – As mães são símbolo de amor,
4 – De sacrifício e dores,
1 – Fazemos-lhes, portanto, justiça
3 – Dizendo: “As mães são flores!”
TODOS - Ó mães queridas, nós vos amamos,
E neste dia vos abraçamos.
Ao Deus bendito por vós rogamos
Que vos dê vida por muitos anos!