atividades de educação física
1ª Atividade – O VARAL
Conceito: velocidade
Desenvolvimento: formar 2 colunas de acordo com o numero dos participantes, dado o sinal o primeiro sai correndo e coloca a toalha no varal, volta bate a mão no próximo e este vai recolher a toalha e assim sucessivamente até o final. Vence quem terminar primeiro.
MATERIAL: toalha, prendedor e corda.
2ª Atividade – PASSE NO BURACO
Conceito: velocidade e agilidade
Desenvolvimento: divide o grupo em 2 colunas. O professor na frente com 2 arcos, o primeiro aluno sai correndo passa por dentro do arco volta e bate na mão do próximo e assim sucessivamente até o ultimo.
Obs.: pode-se trabalhar dentro/fora de cima para baixo, de baixo para cima.
MATERIAL: bambolê.
3ª Atividade – CORRIDA DO NÓ
Conceito: velocidade, coordenação e movimento segmentar.
Desenvolvimento: formar 2 colunas de acordo com o numero dos participantes, entrega uma tira para cada equipe. Dado o sinal este sai correndo e amarra a fita na corda, volta bate a mão no próximo e este vai buscar a fita e assim sucessivamente até o final. Vence quem terminar primeiro.
Variações: pode-se também dar uma fita para cada aluno da equipe e individualmente. Dado ao sinal o primeiro vai e amarra, volta bate a mão do segundo e este vai amarrar até o ultimo, quando chegar o primeiro ele começa novamente indo desamarrar. Vence quem terminar primeiro.
MATERIAL: tiras de pano, cordas ou utilizar a trave do gol.
4ª Atividade – Ataque dos bastões
Conceito: velocidade e atenção
Desenvolvimento: divide a turma em 2 equipes ao sinal do professor o primeiro aluno sai correndo e vai buscar um bastão, volta e o próximo vai buscar o outro e assim sucessivamente até o final.
O professor coloca na frente de cada equipe um bambolê com vários bastões de acordo com o numero de participantes.
MATERIAL: cabo de vassoura pequeno ou rolo de papel higiênico.
5ª Atividade – Calçando as cadeiras.
Conceito: coordenação e agilidade.
Desenvolvimento: formar 2 colunas de acordo com o numero dos participantes, a uma certa distancia de cada equipe colocar uma cadeira perto um par de tênis. Ao sinal o primeiro aluno sai correndo calça a cadeira e volta, volta e bate na mão do segundo aluno que vai e tira o tênis e assim sucessivamente até que a equipe vence.
Obs.: Os primeiros e segundo anos somente colocar os tênis.
Os terceiros e quartos anos, colocar e amarrar os tênis.
MATERIAL: tênis e cadeiras.
sexta-feira, 23 de março de 2012
Atividades para aula de a EDUCAÇÃO FÍSICA
Corrida da centopéia
Dado o sinal para começar, todas as equipes devem estar formadas, por exemplo, em grupos de 5 crianças;
Cada equipe deve formar uma “fila” (um atrás do outro), estando cada criança com as mãos na cintura do colega da frente;
Devem ir em direção à linha de chegada, sem ter desfeita a fila;
Caso a corrente se rompa (se uma das crianças soltar o colega da frente), a equipe deve voltar ao lugar de partida e recomeçar o trajeto.
Vencerá a equipe que chegar primeiro à linha de chegada sem romper a fila.
Corrida com jornais
Cada criança deve estar com duas folhas de jornal nas mãos.
Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela;
Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás;
Farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.
Vencerá quem chegar primeiro sem rasgar o jornal.
Corrida do bonde
Providencie algumas cadeiras e arrume-as assim:
(a) Coloque-as uma ao lado da outra formando a primeira fileira;
(b) Forme a segunda fileira de cadeiras (uma ao lado da outra) de frente para a primeira fileira;
(c) Deixe um espaço de 2 ou 3 metros entre as duas fileiras.
Deve haver uma cadeira a menos que o número de participantes;
Cada criança deve sentar-se numa cadeira, com exceção de uma que permanece em pé no espaço entre as duas fileiras;
A criança que ficar em pé deve contar uma história, e no meio da história deve gritar: “Olha o bonde!”. Quando esta frase for pronunciada, as crianças que estão sentadas trocam de lugar, mudando de uma fileira para a outra;
A criança que estava em pé também deve correr para tentar se sentar; Quem ficar em pé deve continuar a história da criança anterior ou contar outra.
Para haver um vencedor, é necessário retirar uma cadeira a cada troca.
Corrida da latinha
Providencie várias latinhas de extrato de tomate pequenas (dessas que vem com a tampinha, pois as outras, em que é preciso usar o abridor, podem causar cortes nas mãos das crianças!);
Divida a turma em dois (ou mais) grupos;
Os participantes de ambos os grupos devem formar duas filas (uma fila em cada grupo);
Dado o sinal de partida, um integrante de cada grupo deve colocar uma latinha na palma da mão (sem segurá-la) e caminhar até um determinado lugar e voltar sem derrubar a latinha. Se a latinha cair ele deve recomeçar o trajeto do local de partida;
O próximo integrante fará o mesmo trajeto, porém com duas latinhas. O seguinte com três e assim por diante.
Vencerá a equipe que fizer a tarefa primeiro, sem derrubar as latinhas!
Imitando os animais
Todas as crianças podem estar de pé ou sentadas, formando um círculo;
Dizer no ouvido de cada um o nome de um animal, e a um sinal dado todos deverão imitar o grito do animal soprado no ouvido;
A seguir, dizer novamente no ouvido de cada criança o nome de outro animal. (na verdade, dizer no ouvido de cada um para ficar quieto, menos no ouvido de uma das crianças. Talvez a mais esportiva ou gaiata, pedir para imitar um galo ou um bode);
Uma vez que tiver passado a falar no ouvido de todos, pedir que cada qual imite com toda a força o grito do animal soprado no ouvido.
O resultado será bem divertido, pois todos ficarão calados e somente um imitará o animal.
O mais importante
As crianças devem estar sentadas em círculo. Colocar ao centro uma caixa de papelão com um espelho dentro. Cortar um círculo na tampa da caixa de forma que cada criança consiga ver seu reflexo no espelho, mas só consiga fazê-lo quando estiver próxima da caixa. Caso contrário, as outras crianças entenderão a brincadeira antes do tempo!Cada criança deve ir até ao centro e olhar dentro da caixa, para contemplar a coisa mais importante do mundo. Ninguém pode dizer nada, enquanto todos não olharem dentro da caixa.
Faça um pequeno debate com as crianças a respeito da “importância” de cada uma delas, por exemplo, em sua família, na escola, em seu bairro... Enfim, na sociedade...