Várias atividades e passatempos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
domingo, 18 de agosto de 2013
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
ESTÁGIOS DO
DESENVOLVIMENTO HUMANO
A noção de estágio é de certo modo, artificial e surge como instrumento de análise, indispensável para a explicação dos processos e das características que se vão formando ao longo do desenvolvimento da criança.
A criança, à medida que evolui vai–se ajustando à realidade circundante e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta. Os sucessivos ajustamentos da criança ao meio ao longo do seu desenvolvimento devem ser interpretados em função dos seus estágios.
Piaget não considera os estágios de forma global, mas sim, cada estágio não comportando todas as funções mentais, fisiológicas, sociais e afetivas, mas somente funções específicas. Assim considera a existência de estágios diferentes relativamente à inteligência, à linguagem e percepção.
Cada estágio é definido por diferentes formas de pensamento. A criança deve atravessar cada estágio seguindo uma sequência regular, ou seja, os estágios de desenvolvimento cognitivo são sequênciais. Se a criança não for estimulada, motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento. Assim, torna-se necessário que em cada estágio a criança experiencie e tenha tempo suficiente para interiorizar a experiência antes de prosseguir para cada estágio seguinte.
Normalmente, a criança não apresenta características de um único estágio com exceção do sensório-motor, podendo refletir certas tendências e formas do estágio anterior e / ou posterior.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
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FASE SENSÓRIO – MOTOR ( O A 24 MESES )
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CARACTERÍSTICAS
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INFERÊNCIAS
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*Experiência com o imediato*Utiliza o sentido / busca visual*Interage com o meio*Ausência de linguagem*Desenvolvimento mental*Pensamento representativo (objeto) | *Proporcionar experiências visuais à criança*Estimular a criança através do ambiente (objetos):Bola, jogos de encaixe, brinquedos para água e areia, bonecas e carrinho, imitar gestos |
FASE PRÉ – OPERATÓRIO ( 2 A 7 ANOS)
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CARACTERÍSTICAS |
INFERÊNCIAS
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*Já utiliza Inteligência e ação do pensamento*Fase do jogo simbólico*Linguagem egocêntrica*Primeiras atribuições de significados aos desenhos*Pensamento egocêntrico com predomínio da assimilação artificial*Momento do imaginário, sonhador | *Atividades com jogos*Faz de conta*Desenhos livres*Sensibilização e estímulos com canções e histórias*Dramatização*Atividade com destreza manual*Jogos de equipe |
FASE OPERAÇÕES CONCRETAS ( 7 A 12 ANOS)
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CARACTERÍSTICAS |
INFERÊNCIAS
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*Reorganiza o pensamento com realismo* Adquire a capacidade de realizar operações, mais precisa de realidade concreta*Interioriza regras sociais e morais*Super valoriza o grupo de pares*Capacidade maior de concentração | *Atividades utilizando material concreto*Proporcionar momentos para expor opinião construindo regras sociais e morais*Desenvolver trabalhos em grupo*Oportunizar momentos onde o educando possa expressar seu ponto de vista e se colocar no lugar do outro |
FASE OPERAÇÕES FORMAIS ( 12 A 16 ANOS)
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CARACTERÍSTICAS |
INFERÊNCIAS
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*Notáveis transformações nas características do pensamento.*Realiza raciocínio abstrato*Desenvolve a própria identidade*Pensa e formula hipóteses (conceitos e valores)*Resolve os problemas que surgem à sua volta | *Trabalhar com atividades enfocando o realismo (reportagens, entrevistas, gráficos), etc.*Desenvolver atividades do cotidiano utilizando desafios*Proporcionar estudo de textos que gerem debates expondo opinião (ponto de vista)*Oportunizar e direcionar através de projetos e atividades lúdicas conceitos e valores |
Bibliografia
- Bringuier, J., Conversas com Jean Piaget, Bertrand, Lisboa, 1978
- Piaget Jean, Psicologia e Epistemologia, Dom Quixote, Lisboa, 1989.
- Piaget, J., Inhelder, B., A imagem mental na criança, Livraria Civilização, Porto, 1984
- Sites da internet:
JOGOS – História/Geografia(8)
TRILHA: CONQUISTANDO OS DIREITOS
Organização da turma
- Grupo de 3 a 4 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Oportunizar ao aluno o conhecimento como se deu as lutas e as conquistas dos direitos em nosso país e despertar a conscientização de que as lutas por direitos ainda continua e que ele como cidadão pode contribuir para as conquistas dos mesmos
Material
- Tabuleiro
- Marcadores e fichas em cores: Movimento Camponês- verde; Primeiro de Maio – azul; Movimentos Sociais- amarelo; Abolição da escravidão- rosa
Desenvolvimento
- Reúna o grupo. Coloque as fichas sobre a mesa com as perguntas voltadas para baixo, formando um monte. Para iniciar o jogo, os marcadores devem estar posicionados na largada. Cada jogador (a) lança o dado. Quem conseguir o maior número começa o jogo. O (a) próximo (a) a jogar será aquele (a) que conseguir o segundo maior número, e assim por diante. Cada jogador (a), na sua vez, lança o dado e avança com seu peão o número de casas de acordo com o resultado obtido. Ao longo do percurso existem casas de cor amarela. Se o (a) jogador (a) parar em algumas delas, deve virar uma das fichas e responder à questão. Se acertar, ele (a) fica com a ficha. Se errar, a ficha deve ser devolvida ao final do monte. Vence o jogo quem primeiro cumprir a caminhada e tiver o maior número de fichas.
Clique na imagem para fazer o download do jogo
CORRIDA DO MUNICÍPIO DE IPATINGA
Organização da classe
- Organizar a turma em grupo de até 5 jogadores. (Caso faça opção pela presença do juiz, este fica responsável por conferir se respondeu corretamente e autoriza seguir ou retroceder).
Capacidades a serem trabalhadas
- Apropriar-se de conhecimentos referentes à história e geografia do município de Ipatinga
- Perceber relação entre fatos do passado e sua relação com o presente
- Perceber relações de permanência e mudança no contexto histórico cultural de Ipatinga.
Material
- 1 dado
- Um tabuleiro de trilha
- Pinos para marcar (pinos, carrinhos ou tampinhas) Cartas com perguntas
- Tabela para consulta em caso de dúvidas
Desenvolvimento
Após decidirem a ordem das jogadas que pode ser através de 0 ou 1 e par ou ímpar, inicia-se o jogo. Ao cair em casa que tenham um ponto de interrogação devem retirar uma cartinha do baralho coletivo que se encontra sobre a mesa virado para baixo, se responder corretamente avança 2 casas se errar volta 3 casas.Se precisar recorrer à tabela de dúvidas se mantém no mesmo lugar. Só vence o jogo aquele que ao final conseguir no dado o número certo de casas necessárias para chegar à vitória (casa final).
CURIOSIDADES SOBRE IPATINGA:
-Data oficial da emancipação de Ipatinga – 29 de abril de 1964.
2- Rio que margeia a cidade em sua porção leste – Rio Piracicaba.
3- Parque situado entre os bairros Veneza e Novo Cruzeiro, criado para esporte e lazer da população, inaugurado em 29 de abril do ano 2004. – Parque Ipanema.
4- Bairro conhecido por suas atrações culturais, entre ela o congado e a dança das fitas – Ipaneminha.
5- Bairro da zona rural famoso por seu festival da banana e apresentação cultural do Boi Balaio – Pedra Branca.
6- Bairro da zona rural onde podemos encontrar a montanha do leão sentado.- Tribuna.
7- Bairro mais populoso de Ipatinga – Canaã com 28.510 hab./censo2010.
8- Nome na língua tupi guarani do Município de Ipatinga, contestado pela recente obra Ipatinga Cidade Jardim – Pouso de Água Limpa.
9- Estrada de Ferro que cruza o Município, mudou a forma de transporte de carga do município e atraiu população e siderúrgicas para a região. – Estrada de Ferro Vitória-Minas.
10- Primeira estação Ferroviária do Município, inaugurada em 1922, no Bairro Cariru – Estação da Pedra Mole.
11- Segunda Estação Ferroviária de Ipatinga, conhecida atualmente como Estação Memória, situada na Rua Belo Horizonte, Centro– Estação Ipatinga.
12-Atual Estação Ferroviária, reformada recentemente – Estação Intendente Câmara.
13- Árvore plantada pelos príncipes Japoneses Akihito e Michico, no grupo japonês do Bairro Cariru em 1967.- Ipê
14- Prefeito intendente indicado para Ipatinga em 1964 – Délio da Costa Baeta.
15- Antes da emancipação, Ipatinga era distrito pertencente a – Coronel Fabriciano.
16- Governador de Minas Gerais na época da emancipação – Magalhães Pinto
17- Prefeito indicado pelo Governo Militar, para o mandato de 1969 a 1971 – Almir Roberto Tavares.
18- Número de Regionais em que foi dividida a cidade de Ipatinga – 9 regionais.
19 – Bairro mais próximo do encontro das águas dos Rios Doce e Piracicaba – Bairro Castelo
20 – Motivo principal do desbravamento e ocupação do local e áreas próximas Ipatinga – mineração do ouro e pedras preciosas.
21- Desbravadores que fizeram os primeiros contatos com os índios da região – Bandeirantes.
22 – Primeiros habitantes do local e áreas próximas Ipatinga– Índios Botocudos.
23– Localização Geográfica de Ipatinga no Estado de Minas Gerais – leste.
24- Antiga Rua do Comércio de Ipatinga - Avenida 28 de Abril
25—Ano da inauguração da Câmara dos Vereadores de Ipatinga, – em 1965.
25 – Primeira escola de Ipatinga, antiga fazenda pertencente a Manuel Izídio, onde funcionou o Colégio Assedipa.– A “Fazendinha”,
26 – Primeiro Professor em Ipatinga – Senhor José Raimundo
27 – Em 1955, a Vila Ipatinga tinha poucos habitantes (300 habitantes ).qual a sua principal atividade econômica? – Os habitantes da região viviam da extração de madeira para alimentar os fornos da Belgo-Mineira em João Monlevade.
28- Tipo de vegetação que cobria grandes áreas em Ipatinga – Mata Atlântica.
29- Clima predominante em Ipatinga – Tropical (Clima tropical secoCaracterizado pela ocorrência de uma estação seca durante o ano. Nesta estação, o índice médio mensal de chuvas fica abaixo de 60 mm.)
30 – Estádio de Ipatinga inaugurado em 1982, Conhecido como Ipatingão, que mudou de nome em abril de 2011 – Estádio Municipal João Lamego Neto “ Lamegão”
31- Rodovias que ligam Ipatinga às cidades próximas:
BR 381 Saída para Belo Horizonte e Valadares
BR 458 Saída para Caratinga
MG 232 Saída para Santana do Paraíso.
32- Primeiro Prefeito eleito em Ipatinga - Fernando Santos Coura
DATA OFICIAL DA EMANCIPAÇÃO DE IPATINGA
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BAIRRO CONHECIDO POR SUAS ATRAÇÕES CULTURAIS, ENTRE ELAS O CONGADO E A DANÇA
DAS FITAS
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BAIRRO MAIS POPULOSO DE IPATINGA
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NOME NA LÍNGUA TUPI GUARANI DO MUNICÍPIO DE IPATINGA, CONTESTADO PELA RECENTE OBRA IPATINGA CIDADE JARDIM
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RIO QUE MARGEIA A CIDADEEM SUA PORÇÃO LESTE
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BAIRRO DA ZONA RURAL FAMOSO POR SEU FESTIVAL DA BANANA E APRESENTAÇÃO CULTURAL DO BOI BALAIO
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ESTRADA DE FERRO QUE CRUZA O MUNICÍPIO, MUDOU A FORMA DE TRANSPORTE DE CARGA DO MUNICÍPIO E ATRAIU POPULAÇÃO E SIDERÚRGICAS PARA A REGIÃO.
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PRIMEIRA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO, INAUGURADA EM 1922, NO BAIRRO CARIRU
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PARQUE SITUADO ENTRE OS BAIRROS VENEZA E NOVO CRUZEIRO, CRIADO PARA ESPORTE E LAZER DA POPULAÇÃO, INAUGURADO EM 29 DE ABRIL DO ANO 2004.
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BAIRRO DA ZONA RURAL ONDE PODEMOS ENCONTRAR A MONTANHA DO LEÃO SENTADO
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SEGUNDA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPATINGA, CONHECIDA ATUALMENTE COMO ESTAÇÃO MEMÓRIA, SITUADA NA RUA BELO HORIZONTE, CENTRO
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ATUAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, REFORMADA RECENTEMENTE.
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ÁRVORE PLANTADA PELOS PRÍNCIPES JAPONESES AKIHITO E MICHICO, NO GRUPO JAPONÊS DO BAIRRO CARIRU EM 1967
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PREFEITO INTENDENTE INDICADO
PARA IPATINGA EM 1964
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ANTES DA EMANCIPAÇÃO, IPATINGA ERA DISTRITO PERTENCENTE A …
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PREFEITO INDICADO PELO GOVERNO MILITAR, PARA O MANDATO DE1969 A1971
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NÚMERO DE REGIONAISEM QUE FOI DIVIDIDAA CIDADE.
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BAIRRO MAIS PRÓXIMO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS DOS RIOS DOCE E PIRACICABA
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MOTIVO PRINCIPAL DO DESBRAVAMENTO E OCUPAÇÃO DO LOCAL E ÁREAS PRÓXIMAS IPATINGA.
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DESBRAVADORES QUE FIZERAM OS PRIMEIROS CONTATOS COM OS ÍNDIOS DA REGIÃO
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PRIMEIROS HABITANTES DO LOCAL E ÁREAS PRÓXIMAS IPATINGA
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LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE IPATINGA NO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
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ANTIGA RUA DO COMÉRCIO DE IPATINGA
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ANO DA INAUGURAÇÃO DA CÂMARA DOS VEREADORES DE IPATINGA
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PRIMEIRA ESCOLA DE IPATINGA ANTIGA FAZENDA PERTENCENTE A MANUEL IZÍDIO, ONDE FUNCIONOU O COLÉGIO ASSEDIPA.
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PRIMEIRO PROFESSOR EM IPATINGA.
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EM1955, A VILA IPATINGA TINHA POUCOS HABITANTES (300 HABITANTES ).QUAL A SUA PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA?
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TIPO DE VEGETAÇÃO QUE COBRIA GRANDES ÁREAS EM IPATINGA
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CLIMA PREDOMINANTE EM IPATINGA.
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ESTÁDIO DE IPATINGA INAUGURADO EM 1982, CONHECIDO COMO IPATINGÃO E A PARTIR DE 2011 COMO LAMEGÃO
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RODOVIAS QUE LIGAM IPATINGA ÀS CIDADES PRÓXIMAS.
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PRIMEIRO PREFEITO ELEITO EM IPATINGA
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TREM DA HISTÓRIA DE IPATINGA
Clique na imagem para fazer o download do Trem da história de Ipatinga.
DESCOBRINDO O UNIVERSO INDÍGENA
Organização da classe
- Formar grupos de dois participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Permitir ao educando conhecer o universo indígena
- Estimular o respeito à cultura indígena
Material
- Cola, tesoura, papel cartão
- Gravuras e ou palavras chaves sobre o tema “o povo indígena”
Desenvolvimento
Na sala, forme grupos de duas crianças. Distribua as cartinhas de forma exata para os competidores. O aluno escolhido para iniciar a brincadeira, lança a primeira cartinha e seu parceiro de jogo continua. Caso não tenha a cartinha que faça o par passa a vez para o amiguinho. Ganha a partida quem ficar primeiro sem as cartinhas.
Fonte: Revista Projetos Escolares – Ano 4, nº 4
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É DIREITO OU É DEVER
Organização da classe
- Formar duplas
Capacidades a serem trabalhadas
- Estabelecer a diferença entre direito e dever
- Despertar a importância de cumprir seus deveres
- Fazer com que seus direitos sejam garantidos
Material
- Tabuleiro montado pelo professor com gravuras alusivas ao tema
- Dado e marcadores
Desenvolvimento
- Define o jogador iniciante (sorteio, par ou ímpar, etc.)
- Lançar o dado respeitando cada um a sua vez. Avançar, retroceder ou permanecer no lugar de acordo com a cor da casinha
VERMELO: volta uma casa
AMARELO: permanece na mesma casa
VERDE: lê o dever ou o direito e avança uma casa
- Será vencedor o jogador que ultrapassar a linha de chegada primeiro.
Sugestões para o percurso da trilha
1- Ser respeitado qualquer que seja seu idioma, costumes ou religião
2- Ter um nome e uma nacionalidade
3- Ajudar na limpeza e organização do seu lar
4- A igualdade sem distinção de raça, cor, língua, riqueza, religião ou nacionalidade
5- Ter alimentação, moradia, assistência médica
6- Ser protegido contra o abandono, crueldade e a exploração no trabalho
7- Cooperar ajudando nas tarefas do lar
8- Preservar a natureza e cuidar do ambiente onde vive
9- Ter amor e compreensão por parte dos pais e da família
10- Participar da vida artística, desportiva e cultural
11- A igualdade de oportunidades
12- Divertir – se, brincar e reunir – se com seus amigos
13- Estudar antes de trabalhar
14- Expressar – se livremente.
Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica / Adaptação da revistas Projetos Escolares
ACERTANDO O ALVO
Organização da classe
- Dividir a turma em dois grupos. Tema: trânsito e meios de transporte
Capacidades a serem trabalhadas
- Identificar os variados tipos de meios de transporte
- Classificar os meios de transporte em: aéreo, aquático e terrestre
- Ter atitudes adequadas no trânsito independente do papel que ele assume em cada situação
- Compreender a história evolutiva dos meios de transporte
Material
- Quatro caixinhas com perguntas nas mesmas cores do prato
- Pratinho de papelão pintado com cores diferentes (cada cor indica uma quantidade de pontos)
- Dado
Desenvolvimento
- Define a equipe iniciante
- O jogador desta equipe lança o dado no prato e responderá uma pergunta da caixinha da mesma cor onde caiu o dado
- Acertando a pergunta adquire pontuação para a sua equipe, de acordo com a tabela abaixo:
Amarelo: 10
Azul: 30
Vermelho: 70
Preto: 100
- Estipula anteriormente o número de rodadas
- Vence a equipe que obtiver maior número de pontos
Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica
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TRILHA: A VIAGEM DE CABRAL
Organização da turma
- Formar duplas
Capacidades a serem trabalhadas
- Fixar a aprendizagem vivenciando de uma maneira prazerosa a história sobre a viagem de Cabral para o caminho das Índias e sua chegada ao Brasil .
Material
- Tabuleiro com a trilha, 1 dado e os marcadores
- Uma caixa de sapato, pintada e colada uma alça para transformá-la em maleta
- Vários objetos utilizados em nossa higiene pessoal
- Cartas com atitudes ou ações relacionadas ao objeto
Desenvolvimento
Escolhe quem irá iniciar o jogo lançando o dado. Começa quem tirar o número maior. Joga o dado e segue as orientações escritas no tabuleiro. Vence o jogo quem fizer a viagem toda de ida e volta e chegar primeiro a Portugal.
TRILHA: FOLCLORE, EXPRESSÃO CULTURAL
Organização da turma
- Organize os alunos em grupos de 2 a 4 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Permitir que o aluno perceba as diversidades culturais que existem de um lugar para o outro .
Material
- Tabuleiro com a trilha
- 1 dado e os marcadores para cada participante
Desenvolvimento
Joga o dado, quem tirar o número maior começa o jogo. Dá inicio fazendo o lançamento do dado para saber quantas casas deve avançar. .Ao chegar a uma casa , deve ler em voz alta a explicação que está ali e avançar mais ou voltar, conforme o que estiver escrito. Ganha quem atingir o ponto de chegada primeiro.
FONTE: Revista NOSSO AMIGUINHO
TRILHA: SINAL VERDE
Organização da turma
- Organize os alunos em grupo de 2 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Demonstrar aos alunos de uma forma prazerosa algumas regrinhas básicas de como se devem comportar quando se usa um transporte coletivo (ônibus) para se ter segurança, principalmente se a criança não estiver em companhia de adulto.
Material
- Tabuleiro com as regrinhas e ilustrações alusivas ao tema
- 2 botões de cores diferentes e um dado comum
Desenvolvimento
Os jogadores definem quem irá iniciar o jogo através do lançamento do dado. Lança o dado e segue as instruções da casa onde cair lendo em voz alta o que diz cada informação. Quem chegar primeiro é o vencedor.
FONTE: O GLOBO, PROJETOS DE MARKETING – RIO DE JANEIRO
ÁLBUM DE FIGURINHAS
Organização da classe
- As figurinhas são distribuídas de acordo com critérios como:
- Leitura dos livrinhos de literatura
- Resolução do para casa
- Participação das aulas
- Acertos no ditado
- Etc.
Capacidades a serem trabalhadas
- Incentivar a leitura
- Desenvolver a leitura e compreensão de textos
- Promover interação e cooperação entre os alunos
- Valorizar os jogos e brincadeiras de ontem relacionando-os aos atuais
- Perceber a importância das brincadeiras para o desenvolvimento social
Material
- Confecção de um álbum pelo professor com informações e curiosidades sobre o tema (folha chamex)
- Figurinhas alusivas ao tema (xerox /imprimidas ), envelope
- Cola
Desenvolvimento
- Cada aluno recebe um álbum
- Cada vez que o aluno atingir a meta (que deverá ser estipulada anteriormente pelo professor e combinado com a turma) ganhará um envelope com figurinhas
Ex.: Ler o livro de história e responder uma pergunta, se acertar ganha um envelope de figurinhas
- A figurinha deverá ser colada no lugar apropriado, como resposta à curiosidade citada no álbum
- Será vitorioso aquele que preencher o álbum todo primeiro
Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica
Clique no link para fazer o donwload do álbum.
JOGOS – Matemática(12)
SERPENTES E ESCADAS
Organização da classe
- Formar grupos de 2 a 4 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Explorar contagem e sequência
- Reconhecer ordem crescente e decrescente
- Chegar primeiro à casa 100
Material
- 2 dados
- Tabuleiro
- Peões
Desenvolvimento
Para determinar quem começa cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu topo. Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo.
O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.
JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Organização da classe
- Formar grupos de 3 a 5 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Perceber que o número é formado de algarismos ordenados
- Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas
Material
- 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
- Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas
Desenvolvimento
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.
Registro – jogo das fichas coloridas
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Aluno(a) | |||||
Cartas/Jogadas | Vermelha | azul | verde | branca | Número formado |
1ª | |||||
2ª | |||||
3ª | |||||
4ª | |||||
5ª |
Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática
BOTAS DE MUITAS LÉGUAS
Organização da classe
- Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas
Capacidades a serem trabalhadas
- Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos básicos
Material
- 2 dados
- Folhas com várias retas numéricas
Desenvolvimento
Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.
Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas para as duplas, que jogarão os dados para efetuar as jogadas traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira proposta. Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.
O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão. Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no número 12.
Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática
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DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS
Organização da classe
- Formar duplas, trio ou individual
Capacidades a serem trabalhadas
-Desenvolver coordenação motora fina
- Construir conceitos de fração, área e perímetro
- Identificar figuras geométricas
Material
- Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente
- Lápis de cor, tesoura
Desenvolvimento
Colorir os hexágonos nas respectivas cores: amarelo, azul, vermelho e verde. Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos. A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do amarelo que fica no centro da nova montagem.
É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, levando o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e fração equivalente. Exemplos:
1- Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?
2- Que fração do novo hexágono, são as peças de cores: amarela____ azul ___ verde____ vermelho____
3- Quais polígonos você formou quando recortou os hexágonos pequenos?
4- O que você observou no hexágono maior em relação à área de cada cor?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
Fonte: Atividades e jogos com números
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JOGO DAS POSSIBILIDADES
Organização da classe
- Formar grupos com 4 a 5 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Trabalhar fatos simples
- Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico
- Explorar conceito intuitivo de probabilidade
Material
- 2 dados coloridos
- Tabuleiro com escudos dos times
- Quadro de registro das jogadas
Desenvolvimento
Cada participante escolhe ou sorteia o time para apostar. O primeiro jogador lança os dois dados de cores diferentes e observa se a coluna horizontal e vertical contém o escudo do time que ele escolheu. Se tiver nas duas colunas soma os pontos dos dois dados, se tiver apenas em uma das colunas, subtrai os números dos dados. Caso não tenha em nenhuma das duas colunas passa a vez para o colega. Cada jogador registra no quadro as jogadas. Ganha o jogo o participante que obtiver o maior número no total.
Intervenções possíveis
- Quais os times mais difíceis de sair?
- Como posso obter a pontuação 12?
- Qual o time que tem as mesmas chances de sair?
- Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da subtração pela adição
REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES | ||||||
Aluno(a) | ||||||
Jogadas/Times | 1ª jogada | 2ª jogada | 3ª jogada | 4ª jogada | 5ª jogada | Total |
Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.
MAIS JOGOS: DOMINÓ HUMANO
Pratinho dos fatos ( fixar fatos da multiplicação, adição ou subtração)
Pratinho das ordens
Representação dos Fatos
Operando com varetas
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