Professora: Carolina Palhas de Souza  Turma: Jardim II  Turno: 2º turno
Ano: 2014   Bimestre: 2º bimestre  Semestre: 1º Semestre
Duração:  02/06/2014  até 27/06/2014  – 4 semanas -  20 dias
Projeto Brincando com as Letras.
DATA COMEMORATIVA:
ü  Copa do Mundo
JUSTIFICATIVA:
Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o 
aluno
 como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos 
disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura, 
“ Tia, que letra é essa?”.
 Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais 
concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença 
destas no cotidiano.
ÁREAS: 
- 1.      LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
 
Objetivos:
ü  Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
ü  Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
ü  Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
ü  Criar, registrar  e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
ü  Criar, oralmente, textos diversos.
ü  Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.
ü  Identificar as letras em diversas situações.
Atividades:
ü  
Que história legal – Contar a História em Cartaz “As letras”
ü  
Momento descoberta –
 Em uma caixa, levar vários tipos de materiais impressos como revistas, 
gibis, livros didáticos, encartes, panfletos e etc. Apresentar para as 
crianças e conversar sobre a importância das letras em nosso dia-dia em 
seguida, deixar as crianças manusearem.
ü  
Vamos Falar Sobre as letras – conversar  e apresentar as letras.
ü  
Cantando a música das letras  -  Trabalhar a letra e a música  que fala das letras .
ü  
Cartaz sobre as letras – Levar várias figuras espalhar 
sobre a mesa e pedir que as crianças peguem somente as figuras que 
começa com a letra solicitada pela professora.
ü  
Separando as letras – Levar várias letras feitas em cartolina e solicitar que as crianças peguem as letras solicitadas pela professora.
ü  
Momento de Conversa sobre o Futebol - Roda de conversa sobre a Copa do mundo. Mostrar o mapa mundial.
ü  
Momento  obra de arte - Mostrar o quadro de 
Candido Portinari
 que fala o jogo de futebol e perguntar as Crianças o que elas estão 
vendo Fazendo Registro no blocao e fazendo comparação com a copa do 
mundo.
ü  
Alfabeto dos Jogadores – Realizar o alfabeto com os nomes dos jogadores do Brasil.
- 2.      MATEMÁTICA;
 
Objetivos:
ü Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
ü Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
ü Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade
ü Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.
   Atividades:
ü   
Conjunto das letras – Espalhar várias figuras e rótulos no
 chão montar um gráfico com as letras.  Falar uma letra e solicitar que 
os alunos peguem a figura ou o rótulo que corresponde e colar no 
gráfico. Ao final, comparar  qual letra tem mais figuras e rótulos.
ü  
Bingo dos nomes – Levar cartelas com os nomes dos alunos. 
Sortear uma letra  e pedir que os alunos pintem a letra se tiver no seu 
nome. No final fazer um gráfico para saber qual criança tem mais vogais 
no seu nome.
ü  
Brincando com as bolas – Mostrar várias bolas feitas de vários tipos diferentes como papel, meia, gude.  Questionar as crianças sobre as diferenças.
ü  
Agrupamento por preferência:  Colar a foto dos jogadores do
 Brasil no blocão. Perguntar qual jogador as crianças gostam e marcar 
com palitinhos. No final verificar qual jogador as crianças mais gostam.
- 3.      NATUREZA E SOCIEDADE;
 
Objetivos:
ü  Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.
Atividades: 
ü  
Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.
ü  
Pesquisa sobre a copa do mundo – pedir para as crianças perguntarem sobre as copas do mundo anteriores com os pais.
- 4.      MOVIMENTO;
 
Objetivos:
ü  Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
Atividades:
ü  
Brincando com bolas – Brincar com bolas feita de papel.
- 5.      ARTES; 
 
Objetivos:
ü Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, 
concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
ü  Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
ü  
Vamos Desenhar no Chão do Pátio? Desenhar as letras no chão do pátio.
ü  
Releitura da obra jogo de futebol de Candido Portinari- realizar a releitura do quadro.
ü  
Vamos enfeitar nossa sala- pedir para os alunos confeccionarem bandeiras para enfeitar nossa sala.
ü  
Vamos torcer  pelo Brasil - Decorar viseira do Brasil Jogo do Brasil
ü  
Vamos torcer pelo Brasil – Decoar bandeira do Brasil
ü  
Vamos torcer pelo Brasil – Pintura facial
- 6.      MÚSICAS;
 
Objetivos:
ü  Ouvir cantar e dançar musicas diversas.
Atividades: 
ü  Música sobre as letras
ü  Música sobre futebol
- 7.        CUMINÂNCIA;
 
ü  Decoração da sala para copa do mundo.