‘Projeto para o Pré’
Projeto Brincando com as Letras (Continuação)
Projeto Brincando com as Letras (Continuação).
DATA COMEMORATIVA:
ü Copa do Mundo
JUSTIFICATIVA:
Por causa da antecipação das férias para 28/06/214 a 13/07/2014, dividi esse projeto em duas partes. Essa parte e a finalização do projeto.
Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o aluno como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura, “ Tia, que letra é essa?”. Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.
ÁREAS:
- 1. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
Objetivos:
ü Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
ü Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
ü Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
ü Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.
Atividades:
ü Momento da História: Conta a história do alfabeto e das letras.
ü Brincando com as letras: Cada criança fica com um cartaz com as letras e a professora começa com a letra A. A criança mostra a letra que tirou e pergunta qual criança tem uma outra letra .
ü Momento do Vídeo: Agora eu sei o ABC – Barney
ü Alfabeto dos rótulos: Com os rótulos que as crianças trouxeram de casa realizar o alfabeto
ü Jogo da forca: Jogar com as crianças o jogo da forca.
- 2. MATEMÁTICA;
Objetivos:
ü Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
ü Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.
Atividades:
ü Banquete das Letras – Levar vários alimentos e apresentar as crianças. Escrever o nome do alimento no quadro e pedir que os alunos peguem a letra que começa o alimento.
ü Jogo da Memória: Jogo da memória das letras. Imprimir as letras em um papel e no outro imprimir a imagem e o nome. Para fazer o par certo, o aluno deverá pegar o cartaz da letra e o cartaz da imagem que começa.
- 3. NATUREZA E SOCIEDADE;
Objetivos:
ü Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.
Atividades:
ü Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.
- 4. MOVIMENTO;
Objetivos:
ü Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
Atividades:
ü Corrida dos balões: Colocar cartões com letras dentro da bexiga. Pedir para as crianças correram com o balão na mão e quando chegar à linha de chegada estourar o balão e falar que estava dentro.
- 5. ARTES;
Objetivos:
ü Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
ü Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
ü Vamos brincar de massa de modelar: Construir as letas com massa de modelar
ü Vamos Decorar as Letras: Decorar algumas letras do alfabeto
- 6. MÚSICAS;
Objetivos:
ü Ouvir cantar e dançar musicas diversas.
Atividades:
ü Música sobre as letras
- 7. CUMINÂNCIA;
ü Máscara das letras: Construir e decorar máscara sobre as letras. Fazer com a letra inicial do nome de cada criança.
- 8. MATERIAIS;
ü Cartaz com letras do alfabeto e imagens para o jogo da memória.
ü Livro de história sobre as letras.
ü Balões.
ü Cartaz com as letras.
ü Giz de cera.
ü Canetinha.
ü Folhas
ü Músicas de letras.
ü Televisão.
ü DVD
ü Desenho do Barney
ü Alimentos diversos
ü Rótulos de alimentos.
ü Massa de modelar.
ü Gauche
ü Paetê
ü Látex
ü Máscara com as
Projeto Brincando com as Letras
jul 10
Professora: Carolina Palhas de Souza Turma: Jardim II Turno: 2º turno
Ano: 2014 Bimestre: 2º bimestre Semestre: 1º Semestre
Duração: 02/06/2014 até 27/06/2014 – 4 semanas - 20 dias
Projeto Brincando com as Letras.
DATA COMEMORATIVA:
ü Copa do Mundo
JUSTIFICATIVA:
Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o aluno como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura, “ Tia, que letra é essa?”. Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.
ÁREAS:
- 1. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
Objetivos:
ü Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
ü Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
ü Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
ü Criar, registrar e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
ü Criar, oralmente, textos diversos.
ü Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.
ü Identificar as letras em diversas situações.
Atividades:
ü Que história legal – Contar a História em Cartaz “As letras”
ü Momento descoberta – Em uma caixa, levar vários tipos de materiais impressos como revistas, gibis, livros didáticos, encartes, panfletos e etc. Apresentar para as crianças e conversar sobre a importância das letras em nosso dia-dia em seguida, deixar as crianças manusearem.
ü Vamos Falar Sobre as letras – conversar e apresentar as letras.
ü Cantando a música das letras - Trabalhar a letra e a música que fala das letras .
ü Cartaz sobre as letras – Levar várias figuras espalhar sobre a mesa e pedir que as crianças peguem somente as figuras que começa com a letra solicitada pela professora.
ü Separando as letras – Levar várias letras feitas em cartolina e solicitar que as crianças peguem as letras solicitadas pela professora.
ü Momento de Conversa sobre o Futebol - Roda de conversa sobre a Copa do mundo. Mostrar o mapa mundial.
ü Momento obra de arte - Mostrar o quadro de Candido Portinari que fala o jogo de futebol e perguntar as Crianças o que elas estão vendo Fazendo Registro no blocao e fazendo comparação com a copa do mundo.
ü Alfabeto dos Jogadores – Realizar o alfabeto com os nomes dos jogadores do Brasil.
- 2. MATEMÁTICA;
Objetivos:
ü Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
ü Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
ü Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade
ü Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.
Atividades:
ü Conjunto das letras – Espalhar várias figuras e rótulos no chão montar um gráfico com as letras. Falar uma letra e solicitar que os alunos peguem a figura ou o rótulo que corresponde e colar no gráfico. Ao final, comparar qual letra tem mais figuras e rótulos.
ü Bingo dos nomes – Levar cartelas com os nomes dos alunos. Sortear uma letra e pedir que os alunos pintem a letra se tiver no seu nome. No final fazer um gráfico para saber qual criança tem mais vogais no seu nome.
ü Brincando com as bolas – Mostrar várias bolas feitas de vários tipos diferentes como papel, meia, gude. Questionar as crianças sobre as diferenças.
ü Agrupamento por preferência: Colar a foto dos jogadores do Brasil no blocão. Perguntar qual jogador as crianças gostam e marcar com palitinhos. No final verificar qual jogador as crianças mais gostam.
- 3. NATUREZA E SOCIEDADE;
Objetivos:
ü Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.
Atividades:
ü Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.
ü Pesquisa sobre a copa do mundo – pedir para as crianças perguntarem sobre as copas do mundo anteriores com os pais.
- 4. MOVIMENTO;
Objetivos:
ü Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
Atividades:
ü Brincando com bolas – Brincar com bolas feita de papel.
- 5. ARTES;
Objetivos:
ü Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
ü Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
ü Vamos Desenhar no Chão do Pátio? Desenhar as letras no chão do pátio.
ü Releitura da obra jogo de futebol de Candido Portinari- realizar a releitura do quadro.
ü Vamos enfeitar nossa sala- pedir para os alunos confeccionarem bandeiras para enfeitar nossa sala.
ü Vamos torcer pelo Brasil - Decorar viseira do Brasil Jogo do Brasil
ü Vamos torcer pelo Brasil – Decoar bandeira do Brasil
ü Vamos torcer pelo Brasil – Pintura facial
- 6. MÚSICAS;
Objetivos:
ü Ouvir cantar e dançar musicas diversas.
Atividades:
ü Música sobre as letras
ü Música sobre futebol
- 7. CUMINÂNCIA;
ü Decoração da sala para copa do mundo.
Projeto no Mundo das Letras
jun 11
Jardim Escola Municipal Peixinho Dourado
Professora: Carolina Palhas de Souza Turma: Jardim II Turno: 2º turno
Ano: 2014 Bimestre: 2º bimestre Semestre: 1º Semestre
Duração: 02/06/2014 até 27/06/2014 – 4 semanas - 20 dias
Projeto Brincando com as Letras.
DATA COMEMORATIVA:
Copa do Mundo
JUSTIFICATIVA:
Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o aluno como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura, “ Tia, que letra é essa?”. Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.
ÁREAS:
- 1. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
Objetivos:
- Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
- Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
- Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
- Criar, registrar e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
- Criar, oralmente, textos diversos.
- Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.
- Identificar as letras em diversas situações.
Atividades:
- Que história legal – Contar a História em Cartaz “As letras”
- Momento descoberta – Em uma caixa, levar vários tipos de materiais impressos como revistas, gibis, livros didáticos, encartes, panfletos e etc. Apresentar para as crianças e conversar sobre a importância das letras em nosso dia-dia em seguida, deixar as crianças manusearem.
- Vamos Falar Sobre as letras – conversar e apresentar as letras.
- Cantando a música das letras - Trabalhar a letra e a música que fala das letras .Escrever as palavras que começa com A,E,I,O e U na música (Inicialmente trabalhar as letras A , E , I , O , U)
- Cartaz sobre as letras – Levar várias figuras espalhar sobre a mesa e pedir que as crianças peguem somente as figuras que começa com a letra solicitada pela professora.
- Separando as letras – Levar várias letras feitas em cartolina e solicitar que as crianças peguem as letras solicitadas pela professora.
- Momento de Conversa sobre o Futebol - Roda de conversa sobre a Copa do mundo. Mostrar o mapa mundial.
- Momento obra de arte - Mostrar o quadro de Candido Portinari que fala o jogo de futebol e perguntar as Crianças o que elas estão vendo Fazendo Registro no blocao e fazendo comparação com a copa do mundo.
- 2. MATEMÁTICA;
- Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
- Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
- Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade
- Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.
Atividades:
- Conjunto das letras – Espalhar várias figuras no chão montar um gráfico com as letras. Falara uma letra e solicitar que os alunos peguem a figura que corresponde e colar no gráfico. Ao final, comparar Qual vogal tem mais figuras.
- Banquete das letras – Levar vários alimentos que começa com as letras como acelera, empada, iogurte, ovo de corona e uva. Levar as letras grande impressos na cartolina e solicitar que as crianças adivinhem com que vogal começa cada alimento. Colar a letra no alimento que começa. No final fazer a degustação dos alimentos.
- Bingo dos nomes – Levar cartelas com os nomes dos alunos. Sortear uma letra e pedir que os alunos pintem a letra se tiver no seu nome. No final fazer um gráfico para saber qual criança tem mais vogais no seu nome.
- Brincando com as bolas – Mostrar várias bolas feitas de vários tipos diferentes como papel, meia, gude. Questionar as crianças sobre as diferenças.
3. NATUREZA E SOCIEDADE;
Objetivos:
- Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.
Atividades:
- Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.
- Pesquisa sobre a copa do mundo – pedir para as crianças perguntarem sobre as copas do mundo anteriores com os pais.
4. MOVIMENTO;
Objetivos:
- Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
- Equilibrar-se sem necessidade de apoio.
Atividades:
- Andando pelas letras – Traçar no chão com fita crepe as letras trabalhadas e solicitar que as crianças andem sobre ela.
- Brincando com bolas – Brincar com bolas feita de papel.
5. ARTES;
Objetivos:
- Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
- Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
- Vamos Decorar as letras – Decoração das letras.
- Vamos Desenhar no Chão do Pátio? Desenhar as letras no chão do pátio.
- Releitura da obra jogo de futebol de Candido Portinari- realizar a releitura do quadro.
- Vamos enfeitar nossa sala- pedir para os alunos confeccionarem bandeiras para enfeitar nossa sala.
- Vamos torcer pelo Brasil - Decorar viseira do Brasil Jogo do Brasil
- Vamos torcer pelo Brasil – decoar bandeira do Brasil
6. MÚSICAS;
Objetivos:
- Ouvir cantar e dançar musicas diversas.
Atividades:
- Música sobre as letras
- Música sobre futebol
7. CUMINÂNCIA;
- Decoração da sala para copa do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário