PRIMEIRO ANO - Como planejar a rotina
O AMBIENTE EM QUE OS PEQUENOS VÃO ESTUDAR E BRINCAR E AS ATIVIDADES PROPOSTAS DEVEM LEMBRAR OS MOMENTOS PROPORCIONADOS PELA EDUCAÇÃO INFANTIL!
Não se pode esquecer em momento algum que o primeiro ano não é a antiga primeira série!
Por mais que as crianças agora frequentem um ensino obrigatório, que anteriormente não o era, pois a obrigatoriedade começava aos sete anos, as etapas do desenvolvimento cognitivo da criança não foram alteradas e nunca o serão.
Desta forma, a professora do primeiro ano deve estar preparada para uma rotina diferenciada, com muita atividade lúdica, de forma mais prática do que escrita, visto que a concentração das crianças nesta faixa etária ainda é reduzida e muitas crianças ainda apresentarão dificuldade na abstração de conceitos.
As metas finais ao ensino no primeiro ano mais se assemelham ao que era anteriormente pedido à professora da Pré-escola: conhecimento do alfabeto, escrita e reconhecimento do nome,reconhecimento das letras do seu nome,conhecimento de numerais até 10 e outros conhecimentos nas áreas sociais porém, o respeito ao desenvolvimento individual está presente também na avaliação realizada pela professora e o aluno tem até o final do terceiro ano (8 anos) para estar alfabetizado.
A mudança não foi para adiantar o currículo e sim proporcionar um ano a mais para que as crianças consigam então ao final dos 8 anos, estarem alfabetizadas, o que não vinha ocorrendo até então.
PLANEJAMENTO - primeiro ano
Objetivos Gerais
• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
Conteúdos
Língua Portuguesa
• Comunicação e coordenação motora,
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• As consoantes;
• Alfabeto;
• Aprendendo um pouco mais;
• Vamos ler mais;
• Essa é para cantar;
• Alfabeto móvel;
Matemática
• Aprendendo a contar;
• Números naturais;
• Conhecendo sinais = ‡ > <
• Ordem crescente e decrescente
• Adição – Problemas
• Sistema de numeração decimal
• Subtração – Problemas
• Números pares e impares;
• Geometria
• Vamos brincar
• Vamos brincar
Ciências
• Corpo humano;
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.
Geografia
• A criança;
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões
História
• Datas comemorativas
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue
Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches
Avaliações
Os alunos serão avaliados
• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue
Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches
Avaliações
Os alunos serão avaliados
• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral
Professora de Primeiro ano acesse o link e leia o documento do MEC sobre a alteração curricular e o ensino de 9 anos:
Como organizar o tempo na volta às aulas
Para professores que possuem filhos, excelente video.
Aproveite as primeiras semanas de aula para colocar a rotina escolar das crianças nos eixos. A psicóloga Roseane Schiller, do Colégio Santo Américo, conta como organizar a agenda das tarefas e do brincar e como incentivar as crianças a valorizar a escola. Vale à pena assistir:
Aproveite as primeiras semanas de aula para colocar a rotina escolar das crianças nos eixos. A psicóloga Roseane Schiller, do Colégio Santo Américo, conta como organizar a agenda das tarefas e do brincar e como incentivar as crianças a valorizar a escola. Vale à pena assistir:
Planejamento Educação Infantil
e. Conteúdo Curricular
e1 - Áreas de conhecimento:
Linguagem Oral e Escrita
Objetivos:
1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido;
2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive;
3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números;
Conteúdos/Estratégias
Maternal
Fevereiro
• Desenhos
• Desenhos Livres
• Histórias
• Conversas
• Anúncios
Março
• Propagandas
• Coordenação motora
• Noções de lateralidade
• Desenhos livres
• Conversas
• Colagens
Abril
• Sons
• Conversas
• Coordenação visomotora
• Colagens
• Ampliação de vocabulário através de histórias
• Desenhos livres
• Colagens
• Sons
Maio
• Percepção Tátil
• Percepção Visual
• Criação de histórias
• Diferenças entre letra e número
• A escrita como forma de comunicação
Junho
• Sons
• Desenhos livres
• Conversas
• Relatos
• Sequências de acontecimentos
Agosto
• Criação de histórias
• Adivinhações
• Trava-língua
• Desenhos
Setembro
• Orientação Espacial
• Localização
• Posição
• Desenho
• Orientação Temporal
Outubro
• Conversas
• Semelhanças
• A escrita como forma de comunicação
• Desenhos
• Desenhos livres
• Igual e diferente
Novembro
• Orientação Temporal
• Orientação espacial
• Histórias
• Colagem
• Dobradura
Dezembro
• Dobraduras
• Desenhos
• Histórias
• Coordenação Motora e Visomotora
• Orientação Espacial
• Relatos de experiências
Pré I - Fevereiro
• Coordenação Visomotora
• Traçados de linhas retas, sinuosas e curvas
• Traçados de linhas contornando objetos
• Desenhos
• A escrita como forma de expressão e comunicação
Março
• Coordenação Visomotora
• Traçado de linhas identificando percurso
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Abril
• Coordenação Visomotora
• Pintura
• Traçados em ritmo gráfico
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Maio
• Percepção Visual
• Figuras de fundo
• Identificação e discriminação: formas e cores
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Junho
• Expressão oral
• Desenvolvimento da fala
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenho
• Agosto
• Conhecendo as vogais - A - e - E -
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Setembro
• Conhecendo as vogais - I - e - O -
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Outubro
• Conhecendo as vogais - U -
• Revisão das vogais
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• Textos trabalhando as vogais A E I O U
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Dezembro
• Revisão das Vogais
• Textos
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Pré II - Fevereiro
• Coordenação Visomotora
• Grafismos
• União de pontos
• Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem,
• Labirinto
• Dobraduras
• Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Março
• Percepção visual
• Identificação de partes do todo
• Descobrir diferenças
• Localizar semelhanças
• Encontros vocálicos
• Revisão a, e, i, o u.
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Vogais manuscritas maiúsculas
Abril
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Letras B - C - D
Maio
• Trabalhar com as consoantes
• Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas
• As letras F - G - H
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Junho
• As letras J - K - L
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Agosto
• As Letras M - N - P
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Setembro
• As letras Q - R - S
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Outubro
• As letras T - V - W
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• As Letras X - Y - Z
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Nome completo
Dezembro
• Nome completo de letra cursiva
• Revisão do alfabeto
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Pré III - Fevereiro
• Trabalhar o nome completo
• Coordenação Visomotora
• Vogais - 4 tipos de letra
• Jogos -memória, bingo etc
• Encontros vocálicos
• Emprego do acento til (~)
• Família B
Março
• Encontros vocálicos
• Famílias C - D
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Ditado mudo
• Começar o alfabeto com rótulos
• Revisar o nome completo dos alunos
Abril
• As famílias do F - G
• Textos: interpretação
• Ditado de palavras
• Ditado mudo
• Jogos: memória, bingo, dominó de palavras e desenho
• Rótulos
• Fichas de leitura
• Nome da Escola
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Maio
• As famílias do J - L
• Textos: Interpretação, ficha de leitura
• Jogos
• Rótulos
• Ditados de letras, palavras, mudo
• Alfabeto de sucatas
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Junho
• As famílias do M - N
• Interpretações de textos: ficha de leitura.
• Ditados
• Jogos
• Rótulos
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Agosto
• As Famílias do P -Q
• Interpretações de textos
• Cópias de textos da lousa para o caderno
• Ficha de leitura
• Jogos
• Rótulos
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• CE - CI
Setembro
• As famílias do R - S - T
• Textos
• Interpretações
• Ditados e fichas de leitura
• Jogos, rótulos
• Alfabeto de sucata
• Som do GE
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Outubro
• As famílias do V- X - Z
• Textos, interpretações, ditados
• Fichas de leitura
• Leitura com gibi, jornal e revista
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• Revisão das famílias
• Revisão do alfabeto
• Textos variados,
• Jogos, bingo
• Cruzadinhas
• Ditados
• A diferença do CA e K
• As letras K - Y - W
Dezembro
• Colagem
• Revisão de toda a matéria
• Jogos e brincadeiras
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Referencial Bibliográfico:
REFERENCIAL Nacional de Educação Infantil - MEC - 1999
FERREIRO, E. e outros. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo,
Cortez e Autores Associados, 1985.
SARLI, Eny G. e outros. Este Mundo Maravilhoso - Alfabetização
Casa Publicadora Brasileira, 1992.
Matemática
Objetivos:
1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Conteúdos:
Maternal
Fevereiro
• Colagem
• Dobradura
Coordenação Visomotora
Março
• Formas Geométricas
• Cores
Abril
• Figuras geométricas
• Percepção tátil
• Quente-frio, áspero-macio
• Cores
Maio
• Esquema Corporal
• Lateralidade
Cores
Junho
• Orientação Espacial
• Dobraduras
• Cores
• Formas geométricas
Agosto
• Esquema Corporal
• Orientação espacial
• localização
• posição
• Apresentação do numeral 0
Setembro
• Cores
• Tamanho
• Semelhança
• Formas geométricas
• Apresentação do numeral 1
Outubro
• Dobraduras
• Apresentação do numeral 3
• Cores
• Percepção Tátil
Novembro
• Figura-fundo
• Semelhança
• Tamanho
• Apresentação do numeral 4
• Orientação Temporal - Dia/Noite
Dezembro
• Dobraduras
• Artes plásticas
• Cores
• Orientação Temporal - Dia/Noite
• Apresentação do numeral 5
Pré I
Fevereiro
• Coordenação Motora
• grafismo
• contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e colagem
• Labirinto
Março
• Discriminação Visual
• Cor, forma,
• Igual/Diferente
• Reprodução de figuras
• Relações de afinidades
• Detalhes de cena
• Formação de pares
Abril
• Orientação Espacial
• Aberto/Fechado
• Atrás/na frente/entre
• Dentro/fora
• De frente/de costas
• Em cima/embaixo
• Subindo/descendo
• Esquerda/direita
Maio
• Noções de Geometria
• Linhas abertas/fechadas
• Círculo
• Quadrado
• Triângulo
• Retângulo
• Relação de Dimensão: alto/baixo, maior/menor, pequeno/grande, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, gordo/magro.
Junho
• Relações de massa e de volume
• cheio/vazio
• leve/pesado
• Relações de quantidade
• mais/menos, pouco/muito
• Noções de conjunto
Agosto
• Numerais 0 e 1
Setembro
• Numerais 2 e 3
Outubro
• Numerais 4 e 5
Novembro
• Revisão de conceitos e de numerais
Dezembro
• Revisão de numerais
• Atividades com resoluções de situações problemas
Pré II - Fevereiro
• Coordenação motora
• Numerais de 0 a 5
• Grafismo
• Contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e Colagem
• Labirinto
Março
• Discriminação Visual
• Cor
• Forma
• Igual/Diferente
• Camuflagem
• Complementação de figuras
• Detalhes de cena
• Relações e afinidades
Abril
• Orientação temporal
• Antes/depois
• Ontem/hoje/amanhã
• dia/noite
Maio
• Orientação espacial
• atrás/na frente/no meio/entre
• aberto/fechado
• de frente/de costas
• em cima/embaixo
• em pé/deitado/sentado
• mais longe/mais perto
• mesma posição/posição diferente
• direita/esquerda
Junho
• Noções de geometria
• Linhas abertas
• Linhas fechadas
• mesma forma
• Triângulo - Quadrado - Círculo
Agosto
• Relações de dimensão
• curto/comprido
• grande/pequeno/mesmo tamanho
• grosso/fino
• mais alto/mais baixo
• maior/menor
Setembro
• Sequência e seriação - números
• Relações de massa e volume
• cheio/vazio
• leve/pesado
• Ontem/hoje/amanhã (revisar)
Outubro
• Relações de quantidade
• mais/menos
• muito/pouco/nenhum
Novembro
• Noções de adição/subtração
• Noções de conjunto
• Números
• Par/ímpar
Dezembro
• Revisão de toda a matéria
Pré III
Fevereiro
• Conceitos básicos
• tamanho, quantidade, comprimento
• altura, espessura, textura
• posição, distância, tempo
• Numerais
Março
• Dezena/Unidade
• Geometria: figuras planas, sólidos geométricos, círculo, quadrado, triângulo
• Números
Abril
• Direita/esquerda
• Conjunto: formação, correspondência, tipos de conjunto
• Números
• Ontem/hoje/amanhã
Maio
• Estudando os sinais: = igual / = diferente
• Sequência numérica: antes e depois / pares e impares
• Números
Junho
• Operação da adição
• Números
• Revisão de números
• Dúzia
Agosto
• Início do Sistema de medidas
• Medida de tempo
• Números
Setembro
• Medida de comprimento
• Operação: Subtração
• Números
Outubro
• Operação: adição e subtração
• Medida de capacidade
• Números
Novembro
• Medida de massa
• Revisão de toda a matéria
• Números
• Revisão adição/subtração
Dezembro
• Números
• Revisão dos numerais
Referencial Bibliográfico:
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, Papirus,
1984.
FERREIRO, E. et alii. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo,
Cortez e Autores Associados, 1985
REFERENCIAL Nacional para a Ed. Infantil - MEC 1999.
Gondim, Maria da Salete A., Lápis na Mão, FTD, 1995
Natureza e Sociedade
Objetivos:
1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;
3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).
Conteúdos:
Maternal, Pré I, Pré II e Pré III
SOCIEDADE
FEVEREIRO
A origem do nome.
Endereço e Telefone
Descendência familiar.
MARÇO
Carnaval.
O bairro e a origem da Escola.
ABRIL
Os tipos de casa e as localizações.
Quais os tipos de habitantes.
Dia do Índio
Descobrimento do Brasil
MAIO
As profissões.
O trabalho.
Dia das mães.
JUNHO
Cidades e Regiões
Festa Junina
AGOSTO
Folclore
Dia dos Pais
SETEMBRO
Os meios de Transporte e o Trânsito.
Dia da Árvore
Primavera
OUTUBRO
Animais em extinção.
Dia das Crianças
NOVEMBRO
Proclamação da República e Dia da Bandeira
Meios de Comunicação
DEZEMBRO
Natal
NATUREZA
FEVEREIRO
O corpo humano - as partes, os sentidos, a altura
MARÇO
A nossa alimentação ...e as origens dos alimentos
De onde vem e onde compramos os produtos que consumimos
ABRIL
As estações do ano.
Os períodos do dia.
Os dias da semana.
Os meses do ano.
MAIO
Boas maneiras
Como nós devemos nos comportar e agir
JUNHO
Ecologia e Meio Ambiente
A reciclagem
AGOSTO
O Universo
O planeta Terra
Os planetas
As estrelas
O dia e a noite
O tempo: estações
SETEMBRO
Seres vivos
Seres não vivos
OUTUBRO
Animais
Animais que vivem na água
Animais que vivem no ar
Animais que vivem na terra
Animais com penas
Animais com pêlos
Alimentação dos animais
Onde vivem os animais
Animais domésticos, selvagens e noturnos
NOVEMBRO
Plantas
Partes das plantas
Cuidado com as plantas
Conservando o meio ambiente
O tamanho das plantas
Onde são encontradas
As plantas que trazem benefício ao homem
Do que precisam as plantas: água, luz e sol.
DEZEMBRO
Evite acidentes
Primeiros Socorros
Nas áreas de conhecimento: Formação Pessoal e Social - Identidade e Autonomia, Música, Movimento e Artes Visuais, os objetivos e conteúdosserão os mesmos para todas as classes (Maternal, Pré I, Pré II e
Pré III). O grau de dificuldade para cada classe, será analisado pelas professoras durante o decorrer das atividades. Isso será registrado em planejamento diário e ficará a disposição para supervisão.
Formação Pessoal e Social
Identidade e Autonomia
Objetivos:
1. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
2. Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
3. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
4. Brincar.
Conteúdos:
Fevereiro - Meu nome, seu nome
Março - Respeito às regras simples de convívio social
Abril - Independência
Maio - Interação - Cooperação - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
Junho - Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
Agosto - Jogos e brincadeiras
Setembro - Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano.
Outubro - Respeito às características pessoais relacionadas ao genêro, etnia, peso, estatura, etc.
Novembro - Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo.
Dezembro - Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.
Referência Bibliográfica:
REREFENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999
Artes Visuais
Objetivos:
1. O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças.
2. Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diversos materiais, explorando suas características e possibilidades de manuseio.
3. Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (nacionais e internacionais).
4. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de construção e criação.
Conteúdos:
Durante todo o ano, trabalharemos:
• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.
• Criação de desenhos, pinturas, colagens à partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem.
• Conhecer e reconhecer obras de pintores famosos como: Picasso, Monet etc.
• Construção com sucatas sendo livre ou dirigida de acordo com o tema trabalhado no mês.
• Modelagens usando massinha ou argila; sendo livre ou dirigida.
• Recortes e colagens explorando assuntos tratados durante o mês, ampliação da linguagem e coordenação dos movimentos.
• Pinturas usando tintas (guache, tinta plástica, giz de cera, canetinha, lápis de cor, anilina, etc.).
Fevereiro - Vincent Van Gogh
Março - Claude Monet
Abril - Michelangelo
Maio - Edward Hopper
Junho - Leonardo Da Vinci
Agosto - Salvador Dali
Setembro - Pablo Picasso
Outubro - Paul Gauguin
Novembro - Paul Klee
Dezembro - Henrique Toulose - Lautrec
Referencia Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil - MEC - 1999
Música
Objetivos:
1. Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais.
2. Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
3. Perceber e expressar sensações, sentimetnos e pensamentos por meio das músicas.
Conteúdos:
• A exploração de materiais e a escuta de obras músicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical: o som e o silêncio.
• Interpretação de músicas e canções diversas.
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a música.
Fevereiro - Samba
Março - Valsa
Abril - Pagode
Maio - Rock
Junho - Sertaneja
Agosto - Clássica
Setembro - Romântica
Outubro - Tecno-Music
Novembro - MPB
Dezembro - Natalinas
Referências Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999
e1 - Áreas de conhecimento:
Linguagem Oral e Escrita
Objetivos:
1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido;
2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive;
3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números;
Conteúdos/Estratégias
Maternal
Fevereiro
• Desenhos
• Desenhos Livres
• Histórias
• Conversas
• Anúncios
Março
• Propagandas
• Coordenação motora
• Noções de lateralidade
• Desenhos livres
• Conversas
• Colagens
Abril
• Sons
• Conversas
• Coordenação visomotora
• Colagens
• Ampliação de vocabulário através de histórias
• Desenhos livres
• Colagens
• Sons
Maio
• Percepção Tátil
• Percepção Visual
• Criação de histórias
• Diferenças entre letra e número
• A escrita como forma de comunicação
Junho
• Sons
• Desenhos livres
• Conversas
• Relatos
• Sequências de acontecimentos
Agosto
• Criação de histórias
• Adivinhações
• Trava-língua
• Desenhos
Setembro
• Orientação Espacial
• Localização
• Posição
• Desenho
• Orientação Temporal
Outubro
• Conversas
• Semelhanças
• A escrita como forma de comunicação
• Desenhos
• Desenhos livres
• Igual e diferente
Novembro
• Orientação Temporal
• Orientação espacial
• Histórias
• Colagem
• Dobradura
Dezembro
• Dobraduras
• Desenhos
• Histórias
• Coordenação Motora e Visomotora
• Orientação Espacial
• Relatos de experiências
Pré I - Fevereiro
• Coordenação Visomotora
• Traçados de linhas retas, sinuosas e curvas
• Traçados de linhas contornando objetos
• Desenhos
• A escrita como forma de expressão e comunicação
Março
• Coordenação Visomotora
• Traçado de linhas identificando percurso
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Abril
• Coordenação Visomotora
• Pintura
• Traçados em ritmo gráfico
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Maio
• Percepção Visual
• Figuras de fundo
• Identificação e discriminação: formas e cores
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Junho
• Expressão oral
• Desenvolvimento da fala
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenho
• Agosto
• Conhecendo as vogais - A - e - E -
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Setembro
• Conhecendo as vogais - I - e - O -
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Outubro
• Conhecendo as vogais - U -
• Revisão das vogais
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• Textos trabalhando as vogais A E I O U
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Dezembro
• Revisão das Vogais
• Textos
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Pré II - Fevereiro
• Coordenação Visomotora
• Grafismos
• União de pontos
• Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem,
• Labirinto
• Dobraduras
• Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Março
• Percepção visual
• Identificação de partes do todo
• Descobrir diferenças
• Localizar semelhanças
• Encontros vocálicos
• Revisão a, e, i, o u.
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Vogais manuscritas maiúsculas
Abril
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Letras B - C - D
Maio
• Trabalhar com as consoantes
• Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas
• As letras F - G - H
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Junho
• As letras J - K - L
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Agosto
• As Letras M - N - P
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Setembro
• As letras Q - R - S
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Outubro
• As letras T - V - W
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• As Letras X - Y - Z
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Nome completo
Dezembro
• Nome completo de letra cursiva
• Revisão do alfabeto
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Pré III - Fevereiro
• Trabalhar o nome completo
• Coordenação Visomotora
• Vogais - 4 tipos de letra
• Jogos -memória, bingo etc
• Encontros vocálicos
• Emprego do acento til (~)
• Família B
Março
• Encontros vocálicos
• Famílias C - D
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Ditado mudo
• Começar o alfabeto com rótulos
• Revisar o nome completo dos alunos
Abril
• As famílias do F - G
• Textos: interpretação
• Ditado de palavras
• Ditado mudo
• Jogos: memória, bingo, dominó de palavras e desenho
• Rótulos
• Fichas de leitura
• Nome da Escola
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Maio
• As famílias do J - L
• Textos: Interpretação, ficha de leitura
• Jogos
• Rótulos
• Ditados de letras, palavras, mudo
• Alfabeto de sucatas
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Junho
• As famílias do M - N
• Interpretações de textos: ficha de leitura.
• Ditados
• Jogos
• Rótulos
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Agosto
• As Famílias do P -Q
• Interpretações de textos
• Cópias de textos da lousa para o caderno
• Ficha de leitura
• Jogos
• Rótulos
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• CE - CI
Setembro
• As famílias do R - S - T
• Textos
• Interpretações
• Ditados e fichas de leitura
• Jogos, rótulos
• Alfabeto de sucata
• Som do GE
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Outubro
• As famílias do V- X - Z
• Textos, interpretações, ditados
• Fichas de leitura
• Leitura com gibi, jornal e revista
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• Revisão das famílias
• Revisão do alfabeto
• Textos variados,
• Jogos, bingo
• Cruzadinhas
• Ditados
• A diferença do CA e K
• As letras K - Y - W
Dezembro
• Colagem
• Revisão de toda a matéria
• Jogos e brincadeiras
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Referencial Bibliográfico:
REFERENCIAL Nacional de Educação Infantil - MEC - 1999
FERREIRO, E. e outros. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo,
Cortez e Autores Associados, 1985.
SARLI, Eny G. e outros. Este Mundo Maravilhoso - Alfabetização
Casa Publicadora Brasileira, 1992.
Matemática
Objetivos:
1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Conteúdos:
Maternal
Fevereiro
• Colagem
• Dobradura
Coordenação Visomotora
Março
• Formas Geométricas
• Cores
Abril
• Figuras geométricas
• Percepção tátil
• Quente-frio, áspero-macio
• Cores
Maio
• Esquema Corporal
• Lateralidade
Cores
Junho
• Orientação Espacial
• Dobraduras
• Cores
• Formas geométricas
Agosto
• Esquema Corporal
• Orientação espacial
• localização
• posição
• Apresentação do numeral 0
Setembro
• Cores
• Tamanho
• Semelhança
• Formas geométricas
• Apresentação do numeral 1
Outubro
• Dobraduras
• Apresentação do numeral 3
• Cores
• Percepção Tátil
Novembro
• Figura-fundo
• Semelhança
• Tamanho
• Apresentação do numeral 4
• Orientação Temporal - Dia/Noite
Dezembro
• Dobraduras
• Artes plásticas
• Cores
• Orientação Temporal - Dia/Noite
• Apresentação do numeral 5
Pré I
Fevereiro
• Coordenação Motora
• grafismo
• contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e colagem
• Labirinto
Março
• Discriminação Visual
• Cor, forma,
• Igual/Diferente
• Reprodução de figuras
• Relações de afinidades
• Detalhes de cena
• Formação de pares
Abril
• Orientação Espacial
• Aberto/Fechado
• Atrás/na frente/entre
• Dentro/fora
• De frente/de costas
• Em cima/embaixo
• Subindo/descendo
• Esquerda/direita
Maio
• Noções de Geometria
• Linhas abertas/fechadas
• Círculo
• Quadrado
• Triângulo
• Retângulo
• Relação de Dimensão: alto/baixo, maior/menor, pequeno/grande, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, gordo/magro.
Junho
• Relações de massa e de volume
• cheio/vazio
• leve/pesado
• Relações de quantidade
• mais/menos, pouco/muito
• Noções de conjunto
Agosto
• Numerais 0 e 1
Setembro
• Numerais 2 e 3
Outubro
• Numerais 4 e 5
Novembro
• Revisão de conceitos e de numerais
Dezembro
• Revisão de numerais
• Atividades com resoluções de situações problemas
Pré II - Fevereiro
• Coordenação motora
• Numerais de 0 a 5
• Grafismo
• Contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e Colagem
• Labirinto
Março
• Discriminação Visual
• Cor
• Forma
• Igual/Diferente
• Camuflagem
• Complementação de figuras
• Detalhes de cena
• Relações e afinidades
Abril
• Orientação temporal
• Antes/depois
• Ontem/hoje/amanhã
• dia/noite
Maio
• Orientação espacial
• atrás/na frente/no meio/entre
• aberto/fechado
• de frente/de costas
• em cima/embaixo
• em pé/deitado/sentado
• mais longe/mais perto
• mesma posição/posição diferente
• direita/esquerda
Junho
• Noções de geometria
• Linhas abertas
• Linhas fechadas
• mesma forma
• Triângulo - Quadrado - Círculo
Agosto
• Relações de dimensão
• curto/comprido
• grande/pequeno/mesmo tamanho
• grosso/fino
• mais alto/mais baixo
• maior/menor
Setembro
• Sequência e seriação - números
• Relações de massa e volume
• cheio/vazio
• leve/pesado
• Ontem/hoje/amanhã (revisar)
Outubro
• Relações de quantidade
• mais/menos
• muito/pouco/nenhum
Novembro
• Noções de adição/subtração
• Noções de conjunto
• Números
• Par/ímpar
Dezembro
• Revisão de toda a matéria
Pré III
Fevereiro
• Conceitos básicos
• tamanho, quantidade, comprimento
• altura, espessura, textura
• posição, distância, tempo
• Numerais
Março
• Dezena/Unidade
• Geometria: figuras planas, sólidos geométricos, círculo, quadrado, triângulo
• Números
Abril
• Direita/esquerda
• Conjunto: formação, correspondência, tipos de conjunto
• Números
• Ontem/hoje/amanhã
Maio
• Estudando os sinais: = igual / = diferente
• Sequência numérica: antes e depois / pares e impares
• Números
Junho
• Operação da adição
• Números
• Revisão de números
• Dúzia
Agosto
• Início do Sistema de medidas
• Medida de tempo
• Números
Setembro
• Medida de comprimento
• Operação: Subtração
• Números
Outubro
• Operação: adição e subtração
• Medida de capacidade
• Números
Novembro
• Medida de massa
• Revisão de toda a matéria
• Números
• Revisão adição/subtração
Dezembro
• Números
• Revisão dos numerais
Referencial Bibliográfico:
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, Papirus,
1984.
FERREIRO, E. et alii. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo,
Cortez e Autores Associados, 1985
REFERENCIAL Nacional para a Ed. Infantil - MEC 1999.
Gondim, Maria da Salete A., Lápis na Mão, FTD, 1995
Natureza e Sociedade
Objetivos:
1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;
3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).
Conteúdos:
Maternal, Pré I, Pré II e Pré III
SOCIEDADE
FEVEREIRO
A origem do nome.
Endereço e Telefone
Descendência familiar.
MARÇO
Carnaval.
O bairro e a origem da Escola.
ABRIL
Os tipos de casa e as localizações.
Quais os tipos de habitantes.
Dia do Índio
Descobrimento do Brasil
MAIO
As profissões.
O trabalho.
Dia das mães.
JUNHO
Cidades e Regiões
Festa Junina
AGOSTO
Folclore
Dia dos Pais
SETEMBRO
Os meios de Transporte e o Trânsito.
Dia da Árvore
Primavera
OUTUBRO
Animais em extinção.
Dia das Crianças
NOVEMBRO
Proclamação da República e Dia da Bandeira
Meios de Comunicação
DEZEMBRO
Natal
NATUREZA
FEVEREIRO
O corpo humano - as partes, os sentidos, a altura
MARÇO
A nossa alimentação ...e as origens dos alimentos
De onde vem e onde compramos os produtos que consumimos
ABRIL
As estações do ano.
Os períodos do dia.
Os dias da semana.
Os meses do ano.
MAIO
Boas maneiras
Como nós devemos nos comportar e agir
JUNHO
Ecologia e Meio Ambiente
A reciclagem
AGOSTO
O Universo
O planeta Terra
Os planetas
As estrelas
O dia e a noite
O tempo: estações
SETEMBRO
Seres vivos
Seres não vivos
OUTUBRO
Animais
Animais que vivem na água
Animais que vivem no ar
Animais que vivem na terra
Animais com penas
Animais com pêlos
Alimentação dos animais
Onde vivem os animais
Animais domésticos, selvagens e noturnos
NOVEMBRO
Plantas
Partes das plantas
Cuidado com as plantas
Conservando o meio ambiente
O tamanho das plantas
Onde são encontradas
As plantas que trazem benefício ao homem
Do que precisam as plantas: água, luz e sol.
DEZEMBRO
Evite acidentes
Primeiros Socorros
Nas áreas de conhecimento: Formação Pessoal e Social - Identidade e Autonomia, Música, Movimento e Artes Visuais, os objetivos e conteúdosserão os mesmos para todas as classes (Maternal, Pré I, Pré II e
Pré III). O grau de dificuldade para cada classe, será analisado pelas professoras durante o decorrer das atividades. Isso será registrado em planejamento diário e ficará a disposição para supervisão.
Formação Pessoal e Social
Identidade e Autonomia
Objetivos:
1. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
2. Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
3. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
4. Brincar.
Conteúdos:
Fevereiro - Meu nome, seu nome
Março - Respeito às regras simples de convívio social
Abril - Independência
Maio - Interação - Cooperação - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
Junho - Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
Agosto - Jogos e brincadeiras
Setembro - Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano.
Outubro - Respeito às características pessoais relacionadas ao genêro, etnia, peso, estatura, etc.
Novembro - Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo.
Dezembro - Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.
Referência Bibliográfica:
REREFENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999
Artes Visuais
Objetivos:
1. O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças.
2. Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diversos materiais, explorando suas características e possibilidades de manuseio.
3. Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (nacionais e internacionais).
4. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de construção e criação.
Conteúdos:
Durante todo o ano, trabalharemos:
• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.
• Criação de desenhos, pinturas, colagens à partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem.
• Conhecer e reconhecer obras de pintores famosos como: Picasso, Monet etc.
• Construção com sucatas sendo livre ou dirigida de acordo com o tema trabalhado no mês.
• Modelagens usando massinha ou argila; sendo livre ou dirigida.
• Recortes e colagens explorando assuntos tratados durante o mês, ampliação da linguagem e coordenação dos movimentos.
• Pinturas usando tintas (guache, tinta plástica, giz de cera, canetinha, lápis de cor, anilina, etc.).
Fevereiro - Vincent Van Gogh
Março - Claude Monet
Abril - Michelangelo
Maio - Edward Hopper
Junho - Leonardo Da Vinci
Agosto - Salvador Dali
Setembro - Pablo Picasso
Outubro - Paul Gauguin
Novembro - Paul Klee
Dezembro - Henrique Toulose - Lautrec
Referencia Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil - MEC - 1999
Música
Objetivos:
1. Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais.
2. Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
3. Perceber e expressar sensações, sentimetnos e pensamentos por meio das músicas.
Conteúdos:
• A exploração de materiais e a escuta de obras músicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical: o som e o silêncio.
• Interpretação de músicas e canções diversas.
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a música.
Fevereiro - Samba
Março - Valsa
Abril - Pagode
Maio - Rock
Junho - Sertaneja
Agosto - Clássica
Setembro - Romântica
Outubro - Tecno-Music
Novembro - MPB
Dezembro - Natalinas
Referências Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999