EDUCAÇÃO INFANTIL - educação para o trânsito
Se os alunos tiverem ambulância, carro de bombeiros, carro de polícia ou motociclista policial de brinquedo, podem trazer para a escola no dia combinado. Quem não tiver, pode adaptar um carrinho ou motocicleta com adesivos. Basta recortar etiquetas brancas na forma de estrelas e pintá-las de preto. Em outra etiqueta escreve-se a palavra polícia. Para as sirenes, o ideal é a massinha de modelar. Deixe que as crianças brinquem livremente com seus carrinhos e representem as situações em que eles estão presentes. Amplie a compreensão desse tema, fazendo perguntas:
.Por que será que esses tipos de carro e moto tem sirene?
.Se um desses carros começa a tocar a sirene no meio do trânsito, o que os motoristas de outros carros devem fazer?
.Por que será que o carro de bombeiros é vermelho? (É visto mais facilmente no trânsito, lembra a cor do fogo).
.Como será que é uma ambulância por dentro?
.Como é o uniforme das pessoas que usam cada um desses tipos de veículo?
.Por que a ambulância e o carro de bombeiros tem as palavras ambulância e bombeiros escritos ao contrário? (Para que possam ser lidas pelos motoristas de outros carros, usando o espelho retrovisor).
Com os alunos, faça carrinhos usando caixas de papelão.
Primeiro,retire a tampa e o fundo da caixa. Faça alças com barbante. Desenhe as portas, as lanternas, os faróis, a chapa e outros detalhes do carro ou cole papel colorido para representá-los.
Para essa atividade, separe com antecedência modelos e materiais adequados, como cartolina e lápis de cor ou papel celofane vermelho, amarelo e verde para representar as cores dos semáforos.
Quando tudo estiver pronto, escolha um lugar do pátio em que se possa representar uma rua ou estrada fictícia. Alguns alunos podem representar guardas de trânsito, outros podem ser os pedestres, e outros, os motoristas dos carros. É interessante trocar os papéis, para que todos tenham oportunidade de atuar como guarda, pedestre e motorista.
Converse com os alunos sobre a lei que regulamenta o transporte escolar. Esse é um modo de perceberem que há leis estabelecidas para o funcionamento da sociedade. A lei de transito diz o seguinte:
.o veículo escolar deve ter uma faixa amarela na qual deve estar escrita a palavra ESCOLAR pintada em preto dos dois lados do carro e na parte traseira.
.o motorista e todos os passageiros devem usar cinto de segurança.
.o motorista deve ter mais de 21 anos.
Converse com os alunos sobre os espaços da cidade reservados ao trânsito de carros e ao transito de pedestres. Como é feita essa organização? Se possível, faça um passeio pelo quarteirão da escola, para observar esse aspecto da cidade. na volta, os alunos desenham o que viram e montam uma exposição na classe.
.Por que será que esses tipos de carro e moto tem sirene?
.Se um desses carros começa a tocar a sirene no meio do trânsito, o que os motoristas de outros carros devem fazer?
.Por que será que o carro de bombeiros é vermelho? (É visto mais facilmente no trânsito, lembra a cor do fogo).
.Como será que é uma ambulância por dentro?
.Como é o uniforme das pessoas que usam cada um desses tipos de veículo?
.Por que a ambulância e o carro de bombeiros tem as palavras ambulância e bombeiros escritos ao contrário? (Para que possam ser lidas pelos motoristas de outros carros, usando o espelho retrovisor).
Com os alunos, faça carrinhos usando caixas de papelão.
Primeiro,retire a tampa e o fundo da caixa. Faça alças com barbante. Desenhe as portas, as lanternas, os faróis, a chapa e outros detalhes do carro ou cole papel colorido para representá-los.
Para essa atividade, separe com antecedência modelos e materiais adequados, como cartolina e lápis de cor ou papel celofane vermelho, amarelo e verde para representar as cores dos semáforos.
Quando tudo estiver pronto, escolha um lugar do pátio em que se possa representar uma rua ou estrada fictícia. Alguns alunos podem representar guardas de trânsito, outros podem ser os pedestres, e outros, os motoristas dos carros. É interessante trocar os papéis, para que todos tenham oportunidade de atuar como guarda, pedestre e motorista.
Converse com os alunos sobre a lei que regulamenta o transporte escolar. Esse é um modo de perceberem que há leis estabelecidas para o funcionamento da sociedade. A lei de transito diz o seguinte:
.o veículo escolar deve ter uma faixa amarela na qual deve estar escrita a palavra ESCOLAR pintada em preto dos dois lados do carro e na parte traseira.
.o motorista e todos os passageiros devem usar cinto de segurança.
.o motorista deve ter mais de 21 anos.
Converse com os alunos sobre os espaços da cidade reservados ao trânsito de carros e ao transito de pedestres. Como é feita essa organização? Se possível, faça um passeio pelo quarteirão da escola, para observar esse aspecto da cidade. na volta, os alunos desenham o que viram e montam uma exposição na classe.
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