"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 15 de março de 2015

Sequência Didática - Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho - Uma Proposta Interdisciplinar



Algumas Atividades para envolver os alunos
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos atividades diferenciadas a partir de gênero textual que promovam o interesse pela leitura e escrita e trabalhe com os eixos de ensino da Língua Portuguesa de forma interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
Desenvolver atividades de caráter interdisciplinar partindo do Conto Popular Infantil Chapeuzinho Vermelho;
Envolver os alunos, em seus vários níveis de aprendizagem, com a leitura, oralidade, produção textual e análise linguística;
Levar as crianças ao reconhecimento de valores e ensinamentos implícitos e explícitos presentes no conto Chapeuzinho Vermelho, também vivenciando experiências de grupo/socialização com seus colegas.

Sequência Didática:
Atividades Permanentes:
Oração
Leitura de Oração/ Salmo do dia com conversação
Cantos com gestos e para interação social (Boa tarde coleguinha como vai?)
Contagem de meninos e meninas presentes e professoras (Professora Regente e Professora de Acompanhamento Específico)
Rotina do Dia (atividades a serem desenvolvidas)
Estudo de sílabas com canto de ficha de famílias silábicas e dificuldades ortográficas individuais

Leitura Deleite (após recreio e lanche) com preparação de ambiente e música que antecede a contação de história:
“Era uma vez, uma história assim vai começar... e todos vocês neste mundo encantado vão sonhar... é só escutar com atenção e viajar nas asas da imaginação... e a alegria vai tomar o seu coração.”
Contos diferentes durante a semana (Cinderela, João e Maria, A Galinha Ruiva, etc.)

Atividades a partir do conto Chapeuzinho Vermelho – Interdisciplinar:
Disciplinas/ Áreas do Conhecimento
Atividades
Língua Portuguesa
O que é conto? Autores
Leitura, interpretação (Texto poético do conto)
Ordenação de fatos
Produção de texto coletivo e individual (paragrafação, adjetivos)
Confecção de livro
Gincana do dicionário
Listagem de contos / personagens
Ordem alfabética
Formação de Palavras
Texto Informativo: Lobo
Matemática
Tabuada com cestas da Chapeuzinho
Situações problemas
Medidas de Massa e capacidade (receita de doce/ bolo da vovó)
Conhecimentos Sociais
Zona Urbana e Zona Rural
Trajeto de ruas/ endereço
Planta Baixa
Conhecimentos Naturais
Os cinco sentidos
Ciclo da Vida;
Animais (domésticos, selvagens)
Artes
Desenhos, arte com digital dos personagens
Dedoches com personagens da história
Dramatização com fantoches; expressão facial
Música
Canto (música da Chapeuzinho e do Lobo Mau), observação de rimas, gesticulação.
Educação Física
Jogo da memória em grupo com palavras do conto
Informática
Jogo de direções (Chapeuzinho/ Lobo, site jogos para meninas)
Jogo de receita
Pesquisa Autores de Contos
Religiosidade
Valores: Obediência, diálogo, respeito, boa educação.
Temas Transversais
Trânsito (caminhos alternativos, perigos e segurança)
Respeito ao Idoso
Cuidado com meio ambiente, observação, preservação.

Conclusões:
  No conjunto das experiências com atividades diversificadas com os alunos foi possível perceber maior interesse e envolvimento com as mesmas.
  Alunos de diferentes níveis de aprendizagem interagiram e realizaram todas as propostas de atividade a partir do conto.
  No espaço escolar houve parceria e troca de sequências didáticas entre as professoras.
  É muito bom compartilhar:http://professoraangelapinheiro.blogspot.com.br/

Referência Bibliográfica:
Ápis 3º ano. Letramento e alfabetização. Editora Ática

Chapeuzinho Vermelho. Recontado por João de Barro (Braguinha) Ilustrado por Cláudia Scatamacchia. São Paulo, 2006. 14º impressão. Editora Moderna

Trabalhando com rimas presentes na música do Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho

Leitura e canto das músicas


Os alunos colaboraram com as ilustrações dos cartazes

Brincando com fantoches da história confeccionados com frascos de leite fermentado

Alunos contando história com os fantoches



Situações problemas, zona urbana e rural a partir do conto

"As cestas de Chapeuzinho" Vamos Multiplicar!

Recreação com Jogo da Memória com palavras da história (8 pares). Os alunos participaram da confecção das fichas. Variação do Jogo com pontuação diferenciada para as palavras e trabalho com socialização da turma.
Confecção de livro: Como é bom também levar a história para casa!

Produção de texto, com gravuras em sequência, o texto da foto é de um aluno com Implante Coclear, demonstrando compreensão do conto.

Confecção de dedoches.

Desenhando com impressões da digital e listagem dos personagens.


(Coletânea de imagens e atividades retiradas da internet e modelos de atividades desenvolvidas com os alunos em sala de aula)














Molde para confecção de livro

Molde para confecção de livro

Molde para confecção de livro
Modelo atividade multiplicação (mimeografada)

Modelo atividade zona urbana e rural com situações problemas envolvendo a história Chapeuzinho Vermelho (mimeografada)





Para descontrair acesse o link:
Abaixo clique no link e confira o Glog do aluno Fernando sobre a História da Chapeuzinho Vermelho.


CHAPEUZINHO VERMELHO - ATIVIDADES PARA TODAS AS DISCIPLINAS

Veja abaixo o conto Chapeuzinho Vermelho e atividades para todas as disciplinas. Uma boa forma de trabalhar de maneira multidisciplinar o conto em sala de aula.

**As atividades estão prontas para serem salvas em seu computador ou para serem impressas.

conto-chapeuzinho-vermelho-1conto-chapeuzinho-vermelho-2conto-chapeuzinho-vermelho-atividadesconto-chapeuzinho-vermelho-atividades-colorirconto-chapeuzinho-vermelho-atividades-disciplinasconto-chapeuzinho-vermelho-ciênciasconto-chapeuzinho-vermelho-ciências-naturais
conto-chapeuzinho-vermelho-matemáticaCréditos: Professora Sheila Mendes

Os três porquinhos












quinta-feira, 12 de março de 2015

Planos de Ensino - 3º, 4º e 5º Ano do ensino fundamental

7 PLANOS DE ENSINO: SÉRIES INICIAIS DO E.FUNDAMENTAL



LÍNGUA PORTUGUESA:

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, Milhares de tentativas erradas devem ser feitas”.
(Rubem Alves)

OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
* localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
* estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
* ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
* revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
* compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
* produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
* escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
* considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;
* Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
* Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.

MATEMÁTICA:

“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
(Rubem Alves)

OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;

COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
* elaborar hipóteses;
* propor soluções e explorar possibilidades;
* identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
* desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados
CIÊNCIAS:

“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)

OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.

COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
* considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:

“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)

OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.

HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
* comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.

LÍNGUA PORTUGUESA:
3º, 4º e 5º ano

*leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
*manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
*socialização das experiências de leitura;
*busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
*leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
*análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
*leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
*revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
*escuta de textos lidos pela professora;
*atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
*utilização estratégias de leitura;
*análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
*produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
*uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
*o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);

*produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
*revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
*participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
*manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
*narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
*descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
*exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
*adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
*análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
*escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.

MATEMÁTICA:
3º Ano
*número natural
*exploração da contagem de rotina (100 até 1000)
*seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento (a ordem e inclusão de classes)
*sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas
*agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1
*unidade,dezena e centena
*leitura e escrita de números naturais menores que 1000
*decomposição de um número nas unidades das diversas ordens
*as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias
*percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos,faces,vértices e arestas de um polígono,medidas de tempo.
5º Ano
*sistema de numeração decimal
*ordens,classes, leitura e escrita
*números ordinais
*operações com números naturais:adição,subtração,multiplicação e divisão
*situações-problema envolvidas com números naturais
*frações,números decimais
*medidas:comprimento,massa,volume,tempo
*geometria:curvas,retas,polígonos
*perímetro e área
5º Ano
*número natural–leitura, escrita e ordenação;decomposição nas diversas ordens
*operações com números naturais
*utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias
*conceito de múltiplos e divisores de um número natural
*números racionais absolutos
*formas fracionárias;frações equivalentes
*adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência
*multiplicação de um número natural por fração
*fração decimal–divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos
*porcentagem
*unidade de capacidade-litro
*unidade de massa
*conceito de área e superfície
*medidas de superfície com unidades não padronizadas
*o metro quadrado–problemas com perímetro
*geometria–superfície–conceito
*superfície delimitada nas figuras planas variadas

CIENCIAS
:
3º Ano
*Higiene pessoal (física, mental e social).
*A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
*As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
*Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
*Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
*Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
4º Ano
*O Planeta Terra;
*O solo;
*A água;
*O ar;
*Transformações no ambiente;
*Seres vivos.
5º Ano
*Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
*Influência da energia solar e das chuvas;
*Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
*Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
*Efeito dos ventos nas atividades humanas;
*Aproveitamento dos recursos naturais;
*Diferenças de estações do ano;
*Constelações, referenciais dos hemisférios;
*Bússola – instrumento de orientação;
*Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
*Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
*Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
*uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
*Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
*O corpo humano – órgãos e aparelhos;
*Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
*Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
*Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
*Medidas de Primeiros Socorros;
*Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
*Cadeias alimentares.

HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
3º Ano

I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO

*A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
*Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
*A história pessoal e familiar;
*Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
*Exploração do meio ambiente pelos sentidos.

II – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE

*Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
*Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
*Inauguração de lojas e fábricas;
*Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
*Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
*Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
*Datas comemorativas.
*A escola, a casa nos grupos sociais;
*Espaço e tempo (físico e social);
*Regras, normas e leis;
*O trajeto casa / escola;
*Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
III - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL

*Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
*Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
*Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
*Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
*Convivência solidária e democrática.

4º Ano
*A história do seu município:
*paisagem, relevo, clima, vegetação;
*zonas urbana e rural;
*limites;
*agricultura e pecuária;
*indústria e comércio;
*transporte e comunicação;
*governo do município.
5º Ano
*Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
*Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
*Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
*Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
*A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
*A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;
*A produção na cidade e no campo;
*A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
*As atividades agropecuárias no seu Estado;
*O comércio;
*As cidades e conservação dos serviços públicos;
*Os impostos e seus empregos na sociedade;
*As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
*A conservação ambiental e a destruição da natureza;

IV – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA

*Aulas dialogadas;
*Aulas expositivas;
*Aulas na biblioteca;
*Aulas na sala de informática;
*Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
*Cartazes;
*Debates;
*Dinâmicas de grupo;
*Discussão;
*Estudo do Meio;
*Feira (Ciências , Livro);
*Gravador / som;
*Leituras de vários gêneros textuais;
*Livros Paradidáticos;
*Material de Artes;
*Material de sucata;
*Palestras;
*Realização de experimentos;
*Recortes de jornais e revistas;
*Seminários;
*Trabalhos em grupos;
*Trabalhos individuais;
*Vídeo (documentários e entretenimento);
*Mapas.

V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO

*A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.

*Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.

VI - Projeto de informática

1.Objetivo

•Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
•Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.

Disciplinas: Integração de todas sendo recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas, terceiras e quartas séries

OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino–aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz e a realidade da escola


Fontes: 





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