"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
domingo, 15 de maio de 2016
PLANO DE CURSO – 2016
N.E.I.E.F.
ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
|
|
ENDEREÇO:
Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
|
|
DISCIPLINA:
Português
|
ANO:
2016
|
PROFESSOR
(A):VALDÉRIA
|
|
|
|
OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
|
|
Desenvolver habilidades e conhecimento do
alfabeto, da escrita de palavras e frases bem como na leitura e interpretação
textual.
|
|
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
|
|
Ø Alfabeto
Ø Ordem alfabética
Ø Vogais
Ø Consoantes
Ø Palavras com
sílabas simples
Ø Cantigas de roda
Ø Trava- línguas
Ø Música
Ø Encontro Vocálico
Ø Encontro
consonantal
Ø Sinais de Pontuação
Ø Acentuação
Ø Uso de CA CO CU CE
CI
|
|
METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
|
|
Aulas
explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa
serão expostos os conteúdos, bem como
jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão
estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação
do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos
conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como
livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para
elaboração de atividades.
|
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER
UTILIZADAS
|
|
A
avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos
como: avaliação diagnóstica, projeto de sondagem, obbservação da participação
da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas
atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação
dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os
requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
|
|
REFERÊNCIAS:
Rosa,Alexandre Miranda. Projeto Lumirá:
Letramento e alfabetização: Português: 3º ano do ensino fundamental I
/Alexandre Miranda Rosa. - 1. Ed – São
Paulo: Ática,2014.
Souza,
Joanita. Assim eu aprendo gramática / Joanita Souza. – 2. ed reform. – São Paulo:Editora do Brasil,
2002.
Noronha,
Maria Eduarda, 1957 – Sucesso sistema de ensino: língua portuguesa: 3º anodo
ensino fundamental em nove anos/ Maria EduardaNoronha, Maria Luiza Soares. –
2. ed. – Recife: Distribuidora de edições pedagógicas, 2008. 288p.: il.
|
Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
|
PLANO DE CURSO – 2016
N.E.I.E.F.
ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
|
|
ENDEREÇO:
Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
|
|
DISCIPLINA:
Arte
|
ANO:
2016
|
PROFESSOR
(A):
|
|
|
|
OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
|
|
Desenvolver habilidades no campo das artes
visuais promovendo melhor desempenho físico motor artístico cognitivo.
Despertando a sensibilidade e a criatividade, tornando os discentes
indivíduos participativos de reflexivos e criativos.
|
|
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
|
|
Ø Desenho e pintura
Ø Recorte e colagem
Ø Música e Dança
Ø Datas comemorativas
Ø Formas geométricas
Ø Cores
Ø Cores primárias e
secundárias
Ø Expressões faciais
Ø Desenho livre
Ø Pontilhismo
|
|
METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
|
|
Aulas
explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa
serão expostos os conteúdos, bem como
jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão
estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação
do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos
conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como
livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para
elaboração de atividades.
|
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER
UTILIZADAS
|
|
A
avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos
como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade,
bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula,
durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha
avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma
avaliação final da I unidade.
|
|
REFERÊNCIAS:
Torres,Andrea
Silvia, 1969 – Sucesso sistema de ensino: artes: 3º ano do ensino
fundamental/ Andrea Silva Torres, Tânia Reinaux F. de Mello – 2. Ed- Recife:
Distribuidora de Edições Pedagógicas, 2010.96.: Il.
Torres,Andrea
Silvia, 1969 – Sucesso sistema de ensino: artes: 3º ano do ensino
fundamental/ Andrea Silva Torres, Tânia Reinaux F. de Mello; Ilustrações
Glauco Alexandre. -: Prazer de ler, 2007. 96p.: il.
|
Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
|
PLANO DE CURSO – 2016
N.E.I.E.F.
ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
|
|
ENDEREÇO:
Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
|
|
DISCIPLINA:
Geografia
|
ANO:
2016
|
PROFESSOR
(A)
|
|
|
|
OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
|
|
Estimular
o discente a perceber se enquanto ser, individuo pertencente a uma sociedade
e ocupante de determinados territórios e lugares. Reconhecer os espaços que
frequenta e o mundo a sua volta, desenvolvendo assim a noção espacial e a
formação do individuo cidadão.
|
|
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
|
|
Ø O lugar onde vivo
Ø Moradia
Ø Os cômodos da
moradia
Ø A escola/ Sala de
aula
Ø As ruas
Ø O município
|
|
METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
|
|
Aulas
explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa
serão expostos os conteúdos, bem como
jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão
estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação
do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos
conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como
livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para
elaboração de atividades.
|
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER
UTILIZADAS
|
|
A
avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos
como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade,
bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula,
durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha
avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma
avaliação final da I unidade.
|
|
REFERÊNCIAS:
Silveira,
Ivana.Aprender e criar geografia, 3/ Ivana Silveira. – 1. Ed. – São Paulo:
Escala Educacional,2014.- (Coleção Aprender e criar).
Vasconcelos,Adson.
Atividade na sala de aula: Geografia: 3º ano: ensino fundamental/ Adson
Vasconcelos. – 1. ed. – São Paulo: Rideel,2012.- (coleção atividade na sala
de aula)
|
Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
|
||||
PLANO DE CURSO – 2016
N.E.I.E.F.
ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
|
|
ENDEREÇO:
Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
|
|
DISCIPLINA:
História
|
ANO:
2016
|
PROFESSOR
(A):
|
|
|
|
OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
|
|
Desenvolver
a reflexão e o conhecimento sobre a própria identidade a própria história e
reconhecimento da importância da família, bem como de fatos históricos
importantes para o país e para a história do município onde vivem.
|
|
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
|
|
Ø Identidade
Ø Dados pessoais
Ø Minha história
Ø A família
Ø Membros da família
Ø Dia do Índio
Ø Dia de Tiradentes
Ø História de Cícero
Dantas
Ø Vivendo em
sociedade
|
|
METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
|
|
Aulas
explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa
serão expostos os conteúdos, bem como
jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão
estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação
do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos
conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como
livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para
elaboração de atividades.
|
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER
UTILIZADAS
|
|
A
avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos
como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade,
bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula,
durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha
avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma
avaliação final da I unidade.
|
|
REFERÊNCIAS:
Lucci,Elian
Alabi.Projeto Coopera:história, 3º ano:ensino fundamental:anos iniciais/
Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro branco.- 1.ed-São Paulo: Saraiva, 2014.
Vasconcelos,Adson.
Atividade na sala de aula: História: 3º ano: ensino fundamental/ Adson
Vasconcelos. – 1. ed. – São Paulo: Rideel,2012.- (coleção atividade na sala
de aula)
|
Cícero Dantas, Bahia _____de_________________ de2016
|
||||
Assinar:
Postagens (Atom)