"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 15 de maio de 2016

Imã de geladeira

Imã de geladeira
Em E.V.A, prendedor de roupas e imã-2012

Caderno de Receitas

Caderno de Receitas
Em E.V.A-2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
O coelhinho que não era de Páscoa

PÁSCOA - 2012

PÁSCOA - 2012
Com E.V.A

Palhacinho

Palhacinho
copo descartável atrás

Palhacinho

Palhacinho
com E.V.A e lata

Clips decorado

Clips decorado 

Ponteira de lápis com botões

Ponteira de lápis com botões 

Ponterira de lápis com botões

Ponterira de lápis com botões 

Pote de sorvete

Pote de sorvete 

COELHO DA PÁSCOA

COELHO DA PÁSCOA
Com Prendedor de roupa

Literatura Infantil:Páscoa

Literatura Infantil:Páscoa
O Coelhinho que não era de Páscoa

Páscoa

Páscoa
Embalagem para ovos

Crachá

Crachá 

Crachá

Crachá 

Lembrancinha

Lembrancinha
Embalagem para pipoca

Lembrancinha

Lembrancinha
Embalagem para pipoca

Kit Beleza

Kit Beleza
Em E.V.A

Latinha de Nescau

Latinha de Nescau
Usei EVA,puxador de gavetas, laço de cetim

Mais latinha

Mais latinha 

Carinhas de Meninos

Carinhas de Meninos
Em EVA

Carinhas de Meninas

Carinhas de Meninas
Em EVA

Saquinho de guloseimas

Saquinho de guloseimas
Em EVA e TNT

Dia dos Pais

Dia dos Pais
Em E.V.A

Dia dos Pais

Dia dos Pais
Em E.V.A

PÁSCOA

PÁSCOA
Em E.V.A

AGARRADINHO

AGARRADINHO
Em E.V.A e Prendedor de roupas

GARRAFA PET

GARRAFA PET 

GARRAFA PET

GARRAFA PET 

GARRAFA PET

GARRAFA PET 

GARRAFA PET

GARRAFA PET 

GARRAFA PET

GARRAFA PET 

PONTEIRA DE LÁPIS

PONTEIRA DE LÁPIS 

DEDOCHE DE SAPINHO

DEDOCHE DE SAPINHO 

ALFABETO ILUSTRADO

ALFABETO ILUSTRADO 

Pote Decorado

Pote Decorado 

Sacolinha em EVA

Sacolinha em EVA 

Cofrinho de Pet

Cofrinho de Pet 

Painel

Painel
Trabalho dos Alunos

Tartaruga, Joaninha e Aranha

Tartaruga, Joaninha e Aranha
Feito com cx de ovos e tampinha de garrafa

Mateirais para contar histórias

Mateirais para contar histórias
cineminha, avental,chapéus ...

Chapéu de Animais

Chapéu de Animais
Feito com papel cartão

Dedoche de Vogais

Dedoche de Vogais
Feito em E.V.A

Ursinho: Porta Maçaneta em EVA

Ursinho: Porta Maçaneta em EVA 

EVA: Meninos para PAINEL

EVA: Meninos para PAINEL 

Garrafa PET

Garrafa PET
Desenho inspirado Blog Jacirinha

Garrafa PET

Garrafa PET
Desenho inspirado Blog Jacirinha

Garrafa PET

Garrafa PET
Desenho inspirado Blog da Jacirinha

EVA: Jogo da Velha

EVA: Jogo da Velha 

Caixa de Sulfite

Caixa de Sulfite 

Caixa de Sulfite

Caixa de Sulfite 

Caixa de Sulfite

Caixa de Sulfite 

Caixa de Sulfite

Caixa de Sulfite 

Sacola de História

Sacola de História 

Pregador de Roupas

Pregador de Roupas 

Caixa de Sapato

Caixa de Sapato 

Caixa de Sapato

Caixa de Sapato 

Cartaz: Aniversário

Cartaz: Aniversário 

Palhaço de Bexiga

Palhaço de Bexiga 

Dedoche EVA: João e Maria

Dedoche EVA: João e Maria 

Dedoche EVA: Cigarra e a Formiga

Dedoche EVA: Cigarra e a Formiga 

Dedoche EVA: Chapeuzinho

Dedoche EVA: Chapeuzinho 

Dedoche EVA: Três Porquinhos

Dedoche EVA: Três Porquinhos 

Avental: O segredo da Tartanina

Avental: O segredo da Tartanina

Avental:Chapeuzinho Vermelho

Avental:Chapeuzinho Vermelho 

Avental: Três Porqquinhos

Avental: Três Porqquinhos 

Avental:Branca de Neve

 

Avental: História Meio ao Contrário

Avental: História Meio ao Contrário 

Baú de História

Baú de História 

Baú de História

Baú de História 

Papel Machê

Papel Machê 

Papel Machê

Papel Machê 

Papel Machê

Papel Machê 

Cartão

Cartão 

Cartão

Cartão 

Cartão

Cartão 

Origame: Porta Guardadnapo

Origame: Porta Guardadnapo 

CLIPS DECORADO DE BICHINHOS

 

Clips

 

Clips

Clips 

Clips

Clips 

Clips

Clips
PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: Português
ANO: 2016
PROFESSOR (A):VALDÉRIA

OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Desenvolver habilidades e conhecimento do alfabeto, da escrita de palavras e frases bem como na leitura e interpretação textual.
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  Alfabeto                                      
Ø  Ordem alfabética
Ø  Vogais
Ø  Consoantes
Ø  Palavras com sílabas simples
Ø  Cantigas de roda
Ø  Trava- línguas
Ø  Música
Ø  Encontro Vocálico
Ø  Encontro consonantal
Ø  Sinais de Pontuação
Ø  Acentuação
Ø  Uso de CA CO CU CE CI




METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como: avaliação diagnóstica, projeto de sondagem, obbservação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
 Rosa,Alexandre Miranda. Projeto Lumirá: Letramento e alfabetização: Português: 3º ano do ensino fundamental I /Alexandre Miranda Rosa. -  1. Ed – São Paulo: Ática,2014.
Souza, Joanita. Assim eu aprendo gramática / Joanita Souza. – 2. ed  reform. – São Paulo:Editora do Brasil, 2002.
Noronha, Maria Eduarda, 1957 – Sucesso sistema de ensino: língua portuguesa: 3º anodo ensino fundamental em nove anos/ Maria EduardaNoronha, Maria Luiza Soares. – 2. ed. – Recife: Distribuidora de edições pedagógicas, 2008. 288p.: il.


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
 







PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: Arte
ANO: 2016
PROFESSOR (A):


OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Desenvolver habilidades no campo das artes visuais promovendo melhor desempenho físico motor artístico cognitivo. Despertando a sensibilidade e a criatividade, tornando os discentes indivíduos participativos de reflexivos e criativos.
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  Desenho e pintura
Ø  Recorte e colagem
Ø  Música e Dança
Ø  Datas comemorativas
Ø  Formas geométricas
Ø  Cores
Ø  Cores primárias e secundárias
Ø  Expressões faciais
Ø  Desenho livre
Ø  Pontilhismo






METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
Torres,Andrea Silvia, 1969 – Sucesso sistema de ensino: artes: 3º ano do ensino fundamental/ Andrea Silva Torres, Tânia Reinaux F. de Mello – 2. Ed- Recife: Distribuidora de Edições Pedagógicas, 2010.96.: Il.
Torres,Andrea Silvia, 1969 – Sucesso sistema de ensino: artes: 3º ano do ensino fundamental/ Andrea Silva Torres, Tânia Reinaux F. de Mello; Ilustrações Glauco Alexandre. -: Prazer de ler, 2007. 96p.: il.


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
 







PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: Geografia
ANO: 2016
PROFESSOR (A)


OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Estimular o discente a perceber se enquanto ser, individuo pertencente a uma sociedade e ocupante de determinados territórios e lugares. Reconhecer os espaços que frequenta e o mundo a sua volta, desenvolvendo assim a noção espacial e a formação do individuo cidadão.


CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  O lugar onde vivo
Ø  Moradia
Ø  Os cômodos da moradia
Ø  A escola/ Sala de aula
Ø  As ruas
Ø  O município






METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
Silveira, Ivana.Aprender e criar geografia, 3/ Ivana Silveira. – 1. Ed. – São Paulo: Escala Educacional,2014.- (Coleção Aprender e criar).
Vasconcelos,Adson. Atividade na sala de aula: Geografia: 3º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. ed. – São Paulo: Rideel,2012.- (coleção atividade na sala de aula)


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador
 







PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: História
ANO: 2016
PROFESSOR (A):


OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Desenvolver a reflexão e o conhecimento sobre a própria identidade a própria história e reconhecimento da importância da família, bem como de fatos históricos importantes para o país e para a história do município onde vivem.
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  Identidade
Ø  Dados pessoais
Ø  Minha história
Ø  A família
Ø  Membros da família
Ø  Dia do Índio
Ø  Dia de Tiradentes
Ø  História de Cícero Dantas
Ø  Vivendo em sociedade
METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.

FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
Lucci,Elian Alabi.Projeto Coopera:história, 3º ano:ensino fundamental:anos iniciais/ Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro branco.- 1.ed-São Paulo: Saraiva, 2014.
Vasconcelos,Adson. Atividade na sala de aula: História: 3º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. ed. – São Paulo: Rideel,2012.- (coleção atividade na sala de aula)


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________ de2016
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador