Atividades 5º ano
Texto: MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA (Ruth Rocha)
Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.
Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.
E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!
Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!
E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.
Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...
E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”
Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!
Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!
E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...
E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...
Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!
Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.
E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!
Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto
Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.
Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.
E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!
Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!
E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.
Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...
E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”
Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!
Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!
E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...
E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...
Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!
Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.
E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!
Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto
1. E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também.
Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!
Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!
2. Interpretação:
a) O texto que você acabou de ler é uma narrativa. Que tipo de narrativa é apresentada? Retire uma frase do mesmo que justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem escolheu o nome do irmãozinho e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Relacione o título do texto com a história:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Você acredita realmente que Miguel não goste de seu irmão? Justifique sua resposta:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Você tem irmão ou irmã? Como é o relacionamento entre vocês?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Se a resposta anterior foi negativa, gostaria de ter um irmão ou irmã? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Redação:
Crie uma narrativa onde você possa descrever as características de um amigo ou amiga que você considera como irmão.
- Quem é essa pessoa? Onde a conheceu? Há quanto tempo a conhece?
- Faça a descrição dessa pessoa.
- Qual a importância dessa pessoa na sua vida?
A) LEITURA
Água, dona da vida
Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!
Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!
O nosso sistema hídrico
Está com deficiência
Passando por sacrifícios
Devido aos desperdícios
Ocorridos com frequência!
Desperta povão, desperta
Está na hora de acordar
ÁGUA é dona da VIDA
E não pode ser poluída
Adaptação dehttp://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/textos/agua_vida.html Data de acesso: 10.08.09
B) INTERPRETAÇÃO
a- O texto que você acabou de ler é:
( ) um poema com 3 estrofes e 19 versos;
( ) um poema com 4 estrofes e 19 versos;
( ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.
b- ”Água é sustentação / Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:
( ) a água é dispensável para a vida;
( ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia;
( ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.
c- “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
* Baseando-se no texto, explique os versos destacados acima.
________________________________________________________________________________________
d- “Devido aos desperdícios / Ocorridos com frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.
ð
ð
e- De acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.
A água vem sendo desperdiçada frequentemente. ( )
O texto serve como alerta na preservação da água. ( )
O sistema hídrico está em excelentes condições. ( )
Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. ( )
C) PRODUÇÃO DE TEXTO
A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado"Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.”
Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever uma narrativa em 3ª pessoa (narrador observador) sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:
1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.
Profa. SAra/DF/colegiosantamari
Atividades 5º ano
Texto: MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA (Ruth Rocha)
Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.
Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.
E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!
Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!
E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.
Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...
E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”
Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!
Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!
E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...
E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...
Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!
Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.
E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!
Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto
Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.
Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.
E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!
Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!
E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.
Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...
E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”
Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!
Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!
E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...
E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...
Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!
Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.
E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!
Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto
1. E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também.
Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!
Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!
2. Interpretação:
a) O texto que você acabou de ler é uma narrativa. Que tipo de narrativa é apresentada? Retire uma frase do mesmo que justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem escolheu o nome do irmãozinho e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Relacione o título do texto com a história:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Você acredita realmente que Miguel não goste de seu irmão? Justifique sua resposta:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Você tem irmão ou irmã? Como é o relacionamento entre vocês?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Se a resposta anterior foi negativa, gostaria de ter um irmão ou irmã? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Redação:
Crie uma narrativa onde você possa descrever as características de um amigo ou amiga que você considera como irmão.
- Quem é essa pessoa? Onde a conheceu? Há quanto tempo a conhece?
- Faça a descrição dessa pessoa.
- Qual a importância dessa pessoa na sua vida?
A) LEITURA
Água, dona da vida
Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!
Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!
O nosso sistema hídrico
Está com deficiência
Passando por sacrifícios
Devido aos desperdícios
Ocorridos com frequência!
Desperta povão, desperta
Está na hora de acordar
ÁGUA é dona da VIDA
E não pode ser poluída
Adaptação dehttp://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/textos/agua_vida.html Data de acesso: 10.08.09
B) INTERPRETAÇÃO
a- O texto que você acabou de ler é:
( ) um poema com 3 estrofes e 19 versos;
( ) um poema com 4 estrofes e 19 versos;
( ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.
b- ”Água é sustentação / Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:
( ) a água é dispensável para a vida;
( ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia;
( ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.
c- “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
* Baseando-se no texto, explique os versos destacados acima.
________________________________________________________________________________________
d- “Devido aos desperdícios / Ocorridos com frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.
ð
ð
e- De acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.
A água vem sendo desperdiçada frequentemente. ( )
O texto serve como alerta na preservação da água. ( )
O sistema hídrico está em excelentes condições. ( )
Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. ( )
C) PRODUÇÃO DE TEXTO
A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado"Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.”
Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever uma narrativa em 3ª pessoa (narrador observador) sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:
1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.
Atividades 4º ano
LÍNGUA PORTUGUESA
* Leia o texto com atenção.
O VELHO BURRINHO
Certa vez, uns homens tinham de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.
Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar. O mais velho dos burros, que foi o primeiro a escolher, decidiu carregar o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos homens. Os outros burros caíram na risada:
- Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro...
E lá se foi o burrinho velho com todo aquele peso às costas e, ainda por cima, ouvindo a gozação dos companheiros.
Mas, à medida que a viagem seguia, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio do velho burro. Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e folgado, com seu balaio quase vazio. Enquanto isso, os outros burros ainda suavam com o peso de suas cargas, que não tinham diminuído nem um pouquinho! Pedro Bandeira.
1. Responda de acordo com o texto.
a. No início da viagem, os burros mais novos fizeram gozação com o mais velho. Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
b. Quem levou a melhor no final da viagem? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
c. O que este texto pode ensinar de positivo para as pessoas?
____________________________________________________________________________________________________
2. Circule a sílaba tônica das palavras e classifique-as de acordo com o nº de sílabas e quanto à tonicidade.
a. homens - _________________________
b. pássaro - _________________________
c. comida - _________________________
d. primeiro - _________________________
e. velho - _________________________
3. Acentue as palavras corretamente.
lampada cafe palacio
parabens agua açucar
ambulancia tambem
chao
ja ____ tar bo____ba
ta ____ bor ca____tor
5. Ordene as sílabas e forme palavras. Depois, classifique-as quanto à tonicidade.
a. RA – RE – ÇÃO – FRI - GE ___________ / ____________
b. DO-SA-PE
____________ / ___________
c. ROS-PA-COM-NHEI
____________ / ___________
d. PA-DA-LÂM
___________ / ____________
e. AS-RI-DA
___________ / ____________
6. Circule com lápis azul os adjetivos e com rosa os substantivos.
a. O cafezinho está quente e gostoso.
b. Aquela pequena menina é bondosa.
c. O portão vermelho está estragado.
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
1 - Leitura Interpretativa:
GRIPE A: ENTENDA COMO A EPIDEMIA COMEÇOU.
A gripe A ameaça se alastrar pelo mundo, num devastador efeito dominó, e deixa em alerta autoridades sanitárias de vários países, além da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), que vislumbram o risco de uma nova pandemia internacional. O mal teve início no México, onde em 27 de abril havia suspeita de pelo menos 149 mortes, e em poucos dias atingia os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha e a Grã-Bretanha. Entenda o que é a gripe e como surgiu.
1. O que é a gripe A?
É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos, em abril de 2009, e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, provavelmente com a mesma capacidade de transmissão que a gripe comum tem.
2. Quais os sintomas?
Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o Influenza A (H1N1).
3. Qual é o agente causador da doença?
O vírus da nova gripe é o Influenza A (H1N1). Anteriormente a gripe era chamada de "suína" porque um teste de laboratório mostrou que muitos dos genes do novo vírus eram semelhantes ao vírus influenza que normalmente é encontrado nos porcos da América do Norte.
4. Quais são as formas de contágio?
A nova gripe não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
a – A nova gripe deixa em alerta duas Organizações importantíssimas. Observe as siglas e escreva o que cada uma significa.
OMS __________________________________________________________________________
ONU __________________________________________________________________________
b - Onde essa gripe teve início? Em qual data?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c – A gripe em poucos dias se espalhou por vários países. Quais são eles?
d – A gripe A é uma doença respiratória causada por um vírus. Qual é o nome desse vírus?
Segundo o Ministério da Saúde quais sintomas são comuns em um paciente que esteja com a Gripe A?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f – A gripe já infectou centenas de pessoas em todo o mundo. Como a gripe A pode ser contraída?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Assim como algumas doenças, as palavras nem sempre são conhecidas por todas as pessoas. Observe nos trechos as palavras destacadas e relacione–as de acordo com os seus significados.
( 1 ) “... Num devastador efeito dominó...” ( ) Agente transmissor desconhecido de algumas doenças.
( 2 ) “... O risco de uma nova pandemia...” ( ) Imprevisto, súbito.
( 3 ) “... O vírus foi detectado pela primeira vez...” ( ) Epidemia muito generalizada.
( 4 ) “ A gripe A ameaça se alastrar pelo mundo...” ( ) Qualquer resfriado.
( 5 ) “... apresentar uma febre repentina...” ( ) Diz–se daquele que devasta.
( 6 ) “ A nova gripe não é contraída...” ( ) Espalhar, encher, propagar.
3 – Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão de doenças. Observe a figura (charge) e baseando-se nas perguntas que seguem, desenvolva um texto narrativo (com início, meio e fi ). Lembre-se de criar um título para sua história.
CHARGE
a - Onde acontece a história?
b - Quais são os personagens?
c – Por que o porco está sendo expulso da companhia dos outros animais?
d – A atitude do homem ao expulsar o porquinho é correta? Por quê?
e – O que alguns animais estão utilizando no rosto?
f - Utilizar esse acessório atualmente é correto? Por quê?
g – O que você está fazendo para se prevenir da gripe A (Influenza H1N1)?