"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 25 de maio de 2013


Canjinha de galinha

Canjinha de galinha, a verdadeira receita! Uma delicia e ótima para os dias de inverno!



INGREDIENTES:


Um peito de frango limpo e picado
Uma xícara de chá de arroz cru, lavado e escorrido
Duas colheres de sopa de azeite
Quatro dentes de alho amassados
Três litros de água fervente
Dois cubos de caldo de galinha
Um talo de salsão
Um tomate ( sem pele e picado )
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Coloque o azeite junto com o alho em uma panela de pressão e frite até ficar dourado. Coloque a água, o caldo de galinha, o frango, o salsão o tomate e o sal. Tampe a panela e deixe cozinhando por quinze minutos depois que pegar a pressão. Deixe que a pressão saia naturalmente. Adicione o arroz e deixe cozinhando até que fique macio. Tire da panela e já pode servir!

Receita de caldo verde

Receita de caldo verde, para ser servida a qualquer hora!




O principal ingrediente da sopa é o couve. O couve é ótimo por conter ferro, fósforo, potássio e cálcio, alem da vitamina A e complexo B. Também tem poucas calorias.

INGREDIENTES:

Um maço de couve picada
200 gramas de linguiça calabresa
Dois quilos de batata
Dois dentes de alho amassados
Uma cebola ralada
Três litros de água
Uma xícara de chá de azeite
Duas colheres de sopa de óleo
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Em fogo médio, frite o alho até ficar dourado. Coloque a batata, a linguiça, a água e o sal. Deixe cozinhando até as batatas amolecerem. Retire e passe a mistura por um espremedor. Volte as batatas espremidas para a panela. Coloque o couve, o azeite e a cebola, deixando ferver por 10 minutos. Retire e sirva.
Se quiser, pode polvilhar com queijo mussarela ralado e acompanhar com pão.
Receitas de Bolos e Tortas



Bolo de chocolate fácil e rápido

Bolo de chocolate fácil e rápido
Receita de Bolo de chocolate fácil e rápido


Você vai precisar de:

1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
6 colher de sopa cheias de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
6 ovos

Como preparar:

Bater as claras em neve, coloque as gemas e  bata novamente, acrescente o açúcar e bata mais uma vez, acrescente a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite  e bata novamente.
Coloque em uma assadeira untada com margarina e açúcar.
Leve para assar em fogo médio por 40 minutos.

CALDA DE CHOCOLATE PARA O BOLO

Você vai precisar de:

1 xícara (chá)de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
50 gramas de margarina

Como preparar:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até dar ponto de calda.
Coloque quente sobre o bolo já assado.

Saboroso Musse de chocolate

Saboroso Mousse de chocolate
Mousse de chocolate e de dar água na boca.

Ingredientes:
2 colheres de manteiga  sem sal
300 g de chocolate meio amargo
2 colheres de açúcar
500 g de creme de leite
2 claras
2 xícaras de cereais de chocolate para decorar

Modo de preparo:

Em um recipiente derreta em banho maria o chocolate e a manteiga, ( reserve).
Em uma batedeira bata o creme de leite bem gelado, ate ficar em ponto de chantili.
Junte o açúcar e bata ate incorporar.
Bata as claras em neve, misture o chocolate já derretido com o chantili,em seguida a clara em neve.
Misture bem despeje em um recipiente médio, leve a geladeira por 2 horas.
Enfeite com cerejas e sirva



Receita de Sopa de Alface

Receita de Sopa de Alface, muito saudável!
Sopa de Alface

 INGREDIENTES:

Uma xícara de chá de tomate maduro sem pele
Um litro de caldo de carne desengordurado
Um pedaço pequeno de pimenta vermelha
Um pé grande de alface picado em tiras
Uma cebola picada
Uma folha de louro
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Leve ao fogo o caldo e os temperos. Deixe cozinhando durante vinte minutos. Adicione o alface de deixe cozinhar por mais três minutos.
Se desejar, bata a sopa no liquidificador depois.
Sirva.


Projeto Cores e formas



 1) Tema: Brincando com Cores e Formas 
2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança 
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que 
vive. 

3) Justificativa 
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, 
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e 
formas, possibilitando a criança identifica-las. 

4) Perfil do grupo 
Crianças de dois e três anos de idade, participativas e curiosas em contínuo 
processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo. 

5) Objetivos 
- Conceituais: 
• Identificar cores e formas. 
• Nomear cores e formas. 
• Ampliar vocabulário.
Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

- Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.

- Atitudinais:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
6) Janelas:
• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.

7) Etapas
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre
as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando
suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico
(a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores?, Etc.
Ouvir a música arco íris (Xuxa)
- Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança
na música;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;

- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu; 
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando
mistura de cores de tinta guache com buchinha.
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem
de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e
como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que
a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho
para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa
Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem
esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,
identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas
geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e
cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os
colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos
cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma
deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas
crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado
apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha
e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um
caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos
coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma
pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.
Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários
amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar
um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.
- Realizar brincadeira no salão: usar um grande lençol e várias bolinhas
coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol
e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e
propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.
Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor
para guardar.
- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo
azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado
vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...

8) Avaliação
• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas.
9)Duração
• Aproximadamente dois meses junto com outras atividades trabalhadas também, ou seja, esse projeto NÃO deve ser trabalhado isoladamente.


ALFABETO DA TURMA DA MÔNICA



























Curso de Educação Infantil

Curso de Educação Infantil
  • Você sabia que a Educação Infantil representa um mercado de trabalho em ampla expansão?
  • Você sabia que educar crianças pequenas é muito mais que brincar e cuidar? E que há métodos e fundamentosnesta educação?
      
  • Você sabia que pesquisas mostram que esta primeira etapa da educação determina o quanto a criança vai ser bem-sucedida depois, ao longo da vida escolar?
     
  • Você sabia que há muitas atividades que integram brincadeira e aprendizagem para estimular adequadamente ascrianças muito pequenas, que podem ser feitas tanto pelos pais em casa como por professores em salas de aula?
Se você deseja entrar neste mercado de trabalho promissor da educação Infantil, aperfeiçoar-se para desempenhar melhor suas tarefas, ou se você apenas quer entender melhor como estimular seus próprios filhos, o Curso de Educação Infantil lhe fornecerá a mistura perfeita entre teoria e prática, apresentando o fundamento pedagógico da educação infantil e sugerindo uma série de atividades práticas para as diferentes idades.
Tem atividades para dias de chuva, atividades com música, com histórias, com desenhos, com flores e natureza...
Organizado em dois Módulos complementares, o Curso de Educação Infantil começa definindo o que é Educação Infantil, sua história e como ela se enquadra na legislação brasileira. E ensina:
  • A diferença dos conceitos de pedagogia, educação e didática;
  • As diferentes linhas pedagógicas, como Piaget, Montessori, Vigotsky, Waldorf;
  • Os métodos de alfabetização;
  • Como as crianças aprendem linguagem, números, ciências;
  • A diferença entre cuidar, brincar e educar;
  • A organização da rotina na sala de aula;
  • A importância da Música para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social
Além disso, o Curso traz historinhas e fábulas e sugere brincadeiras e atividades como Caça ao Objeto, Corrida com Pés Amarrados, O Enigma da Ilha, Pintando com os Pés, Corrida de Estátuas, sempre explicando como realizar a atividade e apresentando seu conteúdo pedagógico.
O Curso é inteiramente on-line, com apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar.

Os principais tópicos do curso de Educação Infantil são:
  • O Que é Educação Infantil?
  • Construção da Linguagem Oral e Escrita
  • Construção do Conhecimento Lógico-Matemático
  • Formação Pessoal e Social
  • Conhecimento de Mundo
  • Natureza e Sociedade
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • A Pedagogia e a Filosofia
  • Repensando a Educação Infantil
  • O Papel dos Pais na Educação Escolar
  • Linha Tradicional
  • Linha Construtivista
  • Linha Montessoriana
  • Linha Waldorf
  • A Troca de Letras na Alfabetização
  • A Literatura Infantil
  • Métodos de Alfabetização
  • O Ensino de Matemática na Educação Infantil
  • Propostas de Livros Didáticos para o Ensino da Matemática
  • O Ensino de Matemática por meio de Jogos Infantis
  • Brincadeiras com Conteúdo
  • Mapa da Vizinhança
  • Como Estimular o Uso de Números
  • A Motricidade Infantil
  • Formando Crianças Livres de Preconceitos
  • Aprender e Brincar
  • A Ciência e a Educação Infantil
  • A Rotina na Educação Infantil
  • Avaliação na Educação Infantil
  • A Importância da Música na Aprendizagem
  • As Modalidades de Textos Infantis
  • As Fábulas e Exemplos de Fábulas
  • Contos de Fadas, Lendas e Poesia
  • Atividades para Educação Infantil
  • Dinâmicas para Educação Infantil                                                                            NÃO PERCA TEMPO