"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de julho de 2013

A COR DA AMIZADE, DA CIDADANIA E DA IGUALDADE

A sequência didática a seguir, bem como as atividades propostas, foram desenvolvidas na minha turma de 1º ano da Escola Estadual Cândido Genro:

1 - Realizar a dinâmica Boneca Bonita: Com os alunos sentados em um tapete, em círculo, distribuir diversas bonecas (entre elas uma de pano preto) e permitir que brinquem à vontade. Após, dialogar sobre qual boneca gostaram mais, qual mais bonita, mais feia...
2- Contar a história "Menina bonita do laço de fita" da autora Ana Maria Machado.
3- Realizar a Parte I do Trabalho Avaliativo ou Registro.
  • Colorir a menina com lápis marrom e cobrir os cabelos com linha de lã preta.
4- Reconto oral da história pelos alunos e questionamentos orais;
  • Por que o coelho queria ser preto como a menina? Será que estava insatisfeito com sua cor?
  • Vocês gostam da cor de sua pele? Por quê?
  • Será que existe uma cor de pele mais bonita que a outra?
  • Comentar que todas as pessoas são têm muito valor, independentes de sua cor. Deus fez a todos para que vivam em amor, paz e igualdade, respeitando as diferenças.
5- Realizar a Parte II do Trabalho Avaliativo:





6- Brincar de Caçada aos copinhos de café: Espalhar pelo pátio da escola diversos copinhos de cafézinho e dizer aos alunos que foram esquecidos pelo Coelho Branco, solicitar que os procurem e recolham... Registrar as quantidades em uma tabela e realizar algumas situações matemáticas concretas.

7- Realizar uma releitura da obra "Menina com tranças e laços" do pintor Cândido Portinari, comparando com a menina da história. Registrar na Parte III do Trabalho Avaliativo:


Imagem da obra de Cândido Portinari

8- Visita da menina bonita do laço de fita (que recebeu o nome de Priscila).

9- Confraternização em homenagem ao aniversário de 7 anos da Priscila.

10- Conclusão do Trabalho Avaliativo (Parte IV):
  • Algumas fotos da visita da Menina bonita do laço de fita (Priscila), que foi recebida com muito carinho e entusiasmo pelas crianças...
  • A turma brincou, passeou com a boneca pela escola, apresentando-a como sua nova colega e amiga. Após, realizamos uma festinha em sala de aula.
  • Obs: A boneca de pano foi confeccionada por minha mãe Elaine, com meu auxílio. Utilizamos TNT marrom, flocos de espuma para enchimento, cabelos sintéticos, laços de fita e as roupinhas foram doadas por minhas aluninhas.







FONTES DE PESQUISA:
  • Projeto PLURALIDADE CULTURAL - COMBATENDO A DISCRIMINAÇÃO, da professora Vera Lúcia Duarte Cordeiro.
  • Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA - EDUCAÇÃO NÃO TEM COR, da professora Gisele Gelmi.
  • Projeto de literatura de Ana Lúcia Tessari (home page.
  • Blog Paixão de Educar, da Paty Fonte.

    Atualizando (12/07/13) com mais atividades sobre a história:





  • A turma foi dividida em duplas e cada uma recebeu a imagem de um personagem do Sítio do Picapau Amarelo para representar.
  • Todos foram organizados em círculo e no centro deste foi colocado um baú. A professora comentou que: "Dentro do baú havia um tesouro muito especial para ser entregue a uma das duplas, porém para ganhá-lo deveríam acertar algumas charadinhas sobre a Turma do Sítio.
  • As charadas foram fixadas atrás de cada um dos personagens entregues às duplas. A professora leu as charadas e conforme íam sendo acertadas, o baú passou por uma dupla de cada vez, até chegar aos vencedores.
  • Para poderem abrir o baú, todos os alunos precisaram procurar a chave, que foi previamente escondida no pátio da escola.
  • Após, a chave ter sido encontrada, a dupla vencedora abriu o baú e distribuiu o "tesouro" nele contido, entre todos os colegas.
  • Dentro do baú havia um livro de histórias infantis para presentear cada criança. Esse era o tesouro!

Realizei esta atividade com meus alunos do 1º. Ano da Escola E. E. F. Cãndido Genro, no dia 17/04/2009.

CAÇADA AO COELHINHO DA PÁSCOA

Esta atividade realizei com minha turma de 1º. Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro, situada em Santiago/RS.
Todos entraram no clima de imaginação e muita emplogação. Foi uma animação total, inclusive da profe... As crianças amaram!!!

Objetivos:
  • Despertar a imaginação, socialização, criatividade, destreza e raciocínio lógico.
  • Conhecer os diferentes ambientes e setores da escola.

Materiais:
  • Cesta pascal contendo pequenos ovos de chocolate e pirulitos.
  • Envelopes com bilhetinhos personalizados.

Desenvolvimento:

¬ Motivar os integrantes da turma para receberem uma visita do Coelhinho da Páscoa a nossa escola.
¬ Esconder pelos diversos setores da escola, alguns envelopes contendo bilhetinhos que trazem pistas sobre a localização do Coelhinho, bem como, esconder uma cesta pascal contendo ovinhos de chocolate e pirulitos.
¬ Solicitar que uma funcionária da escola, coloque por baixo da porta da sala de aula, um bilhete supostamente deixado pelo “Coelhinho”.
¬ A professora fará a leitura do bilhete, que indicará um local da escola a ser visitado pela turma a fim de encontrarem o “amigo orelhudo”. Ao chegarem no local, encontararão outro bilhete contendo novas pistas sobre a localização do Coelhinho. E assim, sucessivamente, até encontrarem no pátio da escola a cesta de doces, cujo conteúdo deverá ser dividido entre todos.