"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Atividades: pintores famosos











Dicas de Arte


Pinturas com bolas de gude
A criança tem quase nenhum controle sobre o resultado dessa pintura. Porém, o efeito é muito bonito e o processo, divertido. Também é possível observar a dinâmica corporal dos alunos ao realizar a atividade: crianças menores sacodem todo o corpo, ao passo que as mais velhas conseguem mover os braços independentemente do movimento do corpo.

Coloque tinta guache em alguns potes rasos ou vasilhas pequenas, apenas o necessário para cobrir o fundo. Jogue dentro algumas bolinhas de gude.

Coloque uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai "dançar", pintando o lado de trás do papel).

Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e as jogue dentro da caixa e ... sacuda a caixa para os lados. As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito "teia de aranha".

Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor de tinta, várias cores ou preto sobre branco. Todas ficam interessantes.

Falso Vitral

Pode ser feito sobre um modelo para compreender e desenvolver a técnica. Nesse caso, faz-se um esboço em papel Report comum. Depois que os alunos dominarem a técnica, podem criar seus próprios desenhos. Nessa etapa do trabalho, é interessante que utilizem papel vegetal, pois depois de prontos, os falsos vitrais podem ser colocados sobre o vidro da janela da sala e terão um efeito maravilhoso quando receberem a luz do sol.

A técnica consiste em contornar o desenho usando caneta preta permanente (para evitar que borre no contato com a tinta) e depois preencher com caneta hidrográfica, lápis de cor ou tinta plástica.

No segundo caso, deve-se evitar o uso do branco e do preto, pois são opacos e o trabalho perde o efeito de vitral.


Tinta Cristal
Essa tinta tem como base de coloração a anilina, por isso os tons obtidos são muito vivos e encantam as crianças.

1 parte de farinha

1 parte de sal
1 parte de água
Misture os três ingredientes e separe essa "massa" em alguns potes. Coloque em cada um algumas gotas de anilina de cores diferentes. Misture bem.

Para pintar com essa tinta, é necessário que se use pincéis médios a grossos para que cada pincelada tenha todos os "ingredientes".



Produção de texto através das imagens: Os índios






Produção de texto através das imagens de Cailou



Você pode colocar na ordem que desejar, dar uma imagem para cada dupla e depois montar uma história coletiva, use a imaginação.

João e o pé de feijão










Rasputin












BOLETIM DOS PAIS

Esta proposta é muito interessante para fazer com os alunos em sala e socializar os resultados com os pais na reunião de pais e mestres:

Para o filho responder:

SEU PAI OU SUA MÃE:

1. BRINCAM COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

2. SAEM PARA PASSEAR COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

3. ASSISTEM TELEVISÃO JUNTO COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

4. CONTAM HISTÓRIAS PARA VOCÊ DORMIR?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

5. AJUDAM VOCÊ A FAZER SUAS TAREFAS DA ESCOLA?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

6. FAZEM AS REFEIÇÕES JUNTO COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

7. CONVERSAM COM VOCÊ SOBRE O SEU DIA?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

8. ABRAÇAM, BEIJAM E FAZEM CARINHO EM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

9. VÃO AO PARQUE COM VOCÊ?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO

10. EDUCAM VOCÊ ENSINANDO O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO?

___ SIM ___ ÁS VEZES ___ NÃO


Para os pais:

Verifique qual a sua nota contando seus pontos de acordo com o que seu filho marcou:

Para cada: SIM - marque 2 pontos

Para cada: ÁS VEZES - marque 1 ponto

Para cada: NÃO - marque 0 ponto.


RESULTADO:

De 15 a 20 pontos – Parabéns! Você é muito presente na vida do seu filho! Continue incentivando-o e mostrando o carinho que você tem por ele.

De 10 a 15 pontos – você está no caminho certo! Acrescente um pouco mais de tempo para o seu filho que verá os excelentes resultados!

De 0 a 9 pontos – seu filho está precisando da sua atenção! Veja em quais aspectos você precisa melhorar e reveja suas prioridades. O fruto que você plantar agora, colherá mais tarde!

FONTE:
www.educacaodevalor.blogspot.com

A QUE PONTO CHEGAMOS E AINDA CHEGAREMOS???

Recebi por e-mail e achei que valia a pena compartilhar, afinal de contas é o nosso cotidiano... a realidade nua e crua que enfrentamos a cada dia... espero que gostem e comentem...


A QUE PONTO CHEGAMOS!!!
Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica.
A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares. Eis a mensagem gravada:

"Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:
─  Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1.
─  Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2.
─  Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3.
─  Para insultar os professores - tecle 4.
─  Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho
    ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5.
─  Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6.
─  Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7.
─  Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8.
─  Para se queixar do transporte escolar - tecle 9.
─  Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0.
─  Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser
    responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas
    tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue, repense sua responsabilidade na educação dos seus filhos, tome um posicionamento e tenha um bom dia!"
“Essa negligência paterna e materna toma conta da sociedade... É tudo igual.... A grande maioria dos pais de hoje em dia se comporta assim... todos devem ser responsáveis por seus filhos, menos eles...
O resultado já está aí, em nossas salas de aula e nas ruas.. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade???...
Que nada... sem limites nada funciona!

TEXTO ENVIADO AO GRUPO PROFESSORES SOLIDÁRIOS POR CARLA PADOAN