pesquise sem acento
Pesquisa personalizada
Mostrando postagens com marcador Folclore. Mostrar todas as postagens
1
Durante o Projeto "É Brincando que se Aprende", da Escola Municipal Shakespeare, as crianças trabalharam escrita do nome, identidade, identificação das letras e escrita de palavras a partir de Cantigas de roda e parlendas.
Através da parlenda qual a letra do nome do seu namorado, aconteceu a apresentação das letras do alfabeto: Os alunos podem escrever os nomes, num grande cartaz.
Veja algumas atividades que foram realizadas:
A partir da Cantiga A canoa virou, cada aluno pode desenhar a si mesmo e escrever o próprio nome na "canoa", para formarem um belo cartaz! Se o aluno ainda não escreve o nome, o professor pode escrever e ele faz o desenho de si mesmo.
Escrita de palavras com a inicial A e ilustração, recorte e colagem, montagem de cartaz.
A partir da cantiga de roda "Se eu fosse um peixinho", cada aluno fez o seu peixinho com prato descartável, escreveu o próprio nome (o professor escreve para quem ainda não consegue grafar o nome) e montaram este belo cartaz!
Créditos: Atividades desenvolvidas pela Escola WILLIAM SHAKESPEARE.
Atividades de letramento a partir de cantigas de roda e parlendas
Através da parlenda qual a letra do nome do seu namorado, aconteceu a apresentação das letras do alfabeto: Os alunos podem escrever os nomes, num grande cartaz.
Veja algumas atividades que foram realizadas:
A partir da Cantiga A canoa virou, cada aluno pode desenhar a si mesmo e escrever o próprio nome na "canoa", para formarem um belo cartaz! Se o aluno ainda não escreve o nome, o professor pode escrever e ele faz o desenho de si mesmo.
Escrita de palavras com a inicial A e ilustração, recorte e colagem, montagem de cartaz.
A partir da cantiga de roda "Se eu fosse um peixinho", cada aluno fez o seu peixinho com prato descartável, escreveu o próprio nome (o professor escreve para quem ainda não consegue grafar o nome) e montaram este belo cartaz!
Também foram trabalhadas:
Passando o ANEL
Brincando de Elefantinho Colorido
As Irmãs da música Tangolomango
Conhecendo o corpo com a música: Olhos, Ouvidos, boca e nariz
e a parlenda
Um, dois, feijão com arroz...
Créditos: Atividades desenvolvidas pela Escola WILLIAM SHAKESPEARE.
0
Os trava-línguas são pequenos textos difíceis de pronunciar. E as crianças geralmente se divertem, tentando. Repetem, repetem e isso rende horas de brincadeiras e por que não aprendizado? Aí vai uma sugestão da Escola Municipal Shakespeare para trabalhar o trava-línguas abaixo:
OLHA O SAPO DENTRO DO SACO
O SACO COM O SAPO DENTRO
O SAPO BATENDO PAPO
E O PAPO SOLTANDO VENTO.
Atividade 1 - Texto fatiado: O professor apresenta o texto impresso e recortado, para que eles organizem.
Atividade 2 - As turmas em fase de alfabetização podem anotar palavras com a letra S, recortar e colar ou ainda criar textos com a palavra SAPO.
Atividade 3 - Pesquisar sobre a vida e desenvolvimento dos anfíbios. Assistir a vídeos e conversar sobre o tema em sala de aula.
Atividade 4 - Realizar a atividade de recorte e colagem "o sapo dentro do saco". Veja a ilustração abaixo:
Dentro da temática higiene, na Educação infantil, os pequenos podem fazer a dobradura do sapo, cantar a música abaixo e a sugestão de literatura é "O sapo bocarrão".
Veja a letra da música abaixo, ela também pode ser um bom recurso incentivador.
Como fazer a dobradura do sapo bocarrão?
Veja abaixo:
Durante o Projeto "É Brincando que se Aprende", da Escola Municipal Shakespeare, as crianças trabalharam escrita do nome, identidade, identificação das letras e escrita de palavras a partir de Cantigas de roda e parlendas.
Através da parlenda qual a letra do nome do seu namorado, aconteceu a apresentação das letras do alfabeto: Os alunos podem escrever os nomes, num grande cartaz.
Veja algumas atividades que foram realizadas:
A partir da Cantiga A canoa virou, cada aluno pode desenhar a si mesmo e escrever o próprio nome na "canoa", para formarem um belo cartaz! Se o aluno ainda não escreve o nome, o professor pode escrever e ele faz o desenho de si mesmo.
Escrita de palavras com a inicial A e ilustração, recorte e colagem, montagem de cartaz.
A partir da cantiga de roda "Se eu fosse um peixinho", cada aluno fez o seu peixinho com prato descartável, escreveu o próprio nome (o professor escreve para quem ainda não consegue grafar o nome) e montaram este belo cartaz!
Atividades com trava-línguas para o Projeto Folclore: O sapo dentro do saco
Os trava-línguas são pequenos textos difíceis de pronunciar. E as crianças geralmente se divertem, tentando. Repetem, repetem e isso rende horas de brincadeiras e por que não aprendizado? Aí vai uma sugestão da Escola Municipal Shakespeare para trabalhar o trava-línguas abaixo:
OLHA O SAPO DENTRO DO SACO
O SACO COM O SAPO DENTRO
O SAPO BATENDO PAPO
E O PAPO SOLTANDO VENTO.
Atividade 1 - Texto fatiado: O professor apresenta o texto impresso e recortado, para que eles organizem.
Imagem da Escola Municipal Shakespeare |
Atividade 2 - As turmas em fase de alfabetização podem anotar palavras com a letra S, recortar e colar ou ainda criar textos com a palavra SAPO.
Atividade 3 - Pesquisar sobre a vida e desenvolvimento dos anfíbios. Assistir a vídeos e conversar sobre o tema em sala de aula.
Atividade 4 - Realizar a atividade de recorte e colagem "o sapo dentro do saco". Veja a ilustração abaixo:
Imagem da Escola Municipal Shakespeare |
Dentro da temática higiene, na Educação infantil, os pequenos podem fazer a dobradura do sapo, cantar a música abaixo e a sugestão de literatura é "O sapo bocarrão".
Veja a letra da música abaixo, ela também pode ser um bom recurso incentivador.
Imagem da Escola Municipal Shakespeare |
Como fazer a dobradura do sapo bocarrão?
Veja abaixo:
Desconhecemos a autoria do passo a passo.
Moldes e desenhos de sapo que podem ser úteis durante as atividades:Atividades: Desenhos da Turma da Mônica sobre o Folclore!
Atividades de letramento a partir de cantigas de roda e parlendas
Através da parlenda qual a letra do nome do seu namorado, aconteceu a apresentação das letras do alfabeto: Os alunos podem escrever os nomes, num grande cartaz.
Veja algumas atividades que foram realizadas:
A partir da Cantiga A canoa virou, cada aluno pode desenhar a si mesmo e escrever o próprio nome na "canoa", para formarem um belo cartaz! Se o aluno ainda não escreve o nome, o professor pode escrever e ele faz o desenho de si mesmo.
Escrita de palavras com a inicial A e ilustração, recorte e colagem, montagem de cartaz.
A partir da cantiga de roda "Se eu fosse um peixinho", cada aluno fez o seu peixinho com prato descartável, escreveu o próprio nome (o professor escreve para quem ainda não consegue grafar o nome) e montaram este belo cartaz!