"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
domingo, 1 de setembro de 2013
Projeto interdisciplinar para o
Ensino Fundamental II.
Pluralidade Religiosa
Objetivos:
• Conhecer e entender para conviver.
• Discutir sobre a diversidade religiosa (incluindo os agnósticos e ateus) como expressão da diversidade de experiências de vida.
• Compreender um pouco mais os conflitos religiosos ao redor do mundo.
• Refletir sobre o aceitar as diferenças respeitando as crenças individuais para o crescimento pessoal.
• Conhecer as principais religiões do planeta ou aquelas que, na localidade onde se encontrar a escola, forem mais importantes.
• Entrevistar pessoas próximas para trazer ao nível do cotidiano a discussão sobre as diversas expressões religiosas.
• Criar um fórum para reflexão do tema proposto
• Criar um blog com as informações e esclarecimentos sobre as religiões e com os resultados das discussões ocorridas no processo.
• Envolver o trabalho com os alunos nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
Tempo
O tema proposto pode ser desenvolvido durante todo o ano escolar. Sua estrutura permite este tempo. Entretanto você pode desenvolvê-lo em dois meses. Se decidir pela criação da página eletrônica ao final de cada atividade, a discussão poderá ser continuamente alimentada e reordenada a fim de que os dados e as conclusões sejam constantemente superados e revisados. Assim, há ainda, a possibilidade de trocas de informações e discussões num espaço mais amplo que a escola: a rede mundial - internet. Desta forma o projeto pode durar em torno de 8 a 10 meses.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes, Blogs e vídeos.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 – Debate no senso comum - assistir um filme.
Inicie a aula questionando seus alunos a respeito das diversidades religiosas. Prepare a discussão para que seu desenvolvimento esteja voltado a expressão crítica do tema. A proposta deve ser apresentada aos alunos mostrando que o trabalho a ser desenvolvido é o de conhecer as diferentes expressões religiosas que tem no mundo, portanto não será apresentada ou imposta a religião de cada um deles.
Faça algumas perguntas como: Você acredita em Deus? Acredita em algo maior que não podemos ver, mas que pode estar aqui? Você acredita somente naquilo que pode ver e tocar? Sua crença tem certas regras? Tem um culto próprio?
A palavra religião vem do latim e significa re-ligar. Quer dizer, é uma forma de nos religarmos ao mundo natural do qual fazemos parte, mas nos esquecemos. Vivemos cercados por circunstâncias da cultura, realidades transformadas pelo homem.
O que você pensa sobre isso? Que tal entender um pouco mais sobre as grandes religiões? Saber como são seus cultos? Em que são diferentes das suas crenças? Deixe que os alunos debatam no grupo e intervenha nos momentos em que o tema não estiver sendo o foco. Uma vez que a diversidade de escolhas religiosas é enorme, cultural e humano, esta atividade será excelente para exercitarem a ética e a cidadania.
Atividade 2 – Entrevistas
Assim sensibilizados para o tema, os alunos elaboram uma entrevista com algumas pessoas (pais, tios, professores, colegas, vizinhos, etc.). As entrevistas possibilitam uma quantidade maior de informações e entendimentos sobre a diversidade religiosa.
Depois de realizadas as entrevistas analisem os dados para usá-los em um segundo momento; na confecção de gráficos, na reflexão sobre as respostas adquiridas e para que sejam divulgados os resultados durante a apresentação de outras atividades.
(Professor você pode distribuir as entrevistas em grupos para facilitar seu trabalho. A distribuição das entrevistas com outras pessoas pode ser da seguinte forma:
• pais e mães de família;
• outro adolescentes;
• educadores;
• religiosos;
• pré-adolescentes;
• adolescentes, etc.
Prepare as perguntas para as entrevistas e explique a forma como elas serão apresentadas na aula.
Sugestão de perguntas para as entrevistas:
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
• O que é religião?
• Você tem uma religião? Qual?
• Você segue seus ritos e doutrinas? Por quê?
• Você acha que o homem pode viver sem uma religião? Por quê?
• O que você pensa sobre os conflitos envolvendo religiões?
Após a realização da tarefa questione os alunos com as seguintes indagações: Os entrevistados têm conhecimentos de todas as religiões existentes? Quais as religiões mais apontadas na entrevista? Quais as religiões que os entrevistados são adeptos? O dia a dia dos entrevistados, gostos e preferências dos entrevistados? No dia a dia dos entrevistados, eles seguem doutrinas ou ritos?
Atividade 3 – Pesquisa na Internet
Pesquisar um pouco mais?
Em casa ou na escola (laboratório de Informática) solicite uma pesquisa na internet sobre as grandes religiões? Hinduísmo, Budismo, Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Suas doutrinas (o conjunto das suas idéias mais importantes), livros sagrados, rituais, divisões etc. Há conflitos envolvendo religiões no mundo? Onde? Por quê?
Depois que as pesquisas estiverem prontas questione-os sobre a experiência que tiveram ao fazê-la. Após este bate papo os alunos apresentam os resultados gerais das pesquisas.
Atividade 4 – Leitura individual do livro – criação de fórum – leitura e discussão do livro em grupos
Indique aos seus alunos a leitura do livro da autora Catherine Clement - A Viagem de Theo da editora Companhia das Letras, que conta a história de um menino chamado Theo que sai em busca do conhecimento sobre as diversas religiões ao redor do mundo. Theo está doente, de uma doença aparentemente incurável, e não tem religião, embora goste muito de assuntos religiosos.
Conheça um pouco mais sobre este livro:
http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=224 (acesso em 02/03/2010) ou http://www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-a-viagem-de-theo/ (acesso em 02/03/2010).
Sugestão 1 - Depois da leitura do livro conduza a turma para refletirem e debaterem sobre o livro lido e os assuntos abordados nele.
• Gostaram do livro? Qual o seu comentário a respeito da leitura que fez? O que lhe chamou mais atenção com a leitura do livro? O que ficará marcado, da leitura, em sua vida?
Sugestão 2 – Ler e discutir o livro em família ou entre amigos e levado para sala de aula o parecer do grupo.
Sugestão 3 – Criar um fórum de debate a respeito do livro é bem interessante. Os alunos conhecerão a opinião de outros leitores, interagem com o mundo e podem apresentar seus pontos de vista com argumentações mais fundamentadas por já ter adquirido certa criticidade sobre o assunto nas outras atividades desenvolvidas sobre o tema. O fórum é um recurso que permite a troca de ideias, a criação de ações, o exercício consciente da cidadania e a transformação social.
Atividade 5 – Criação de página na Internet ou no site da escola
Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre diversas religiões, suas crenças e seus modos de fazer, que tal organizarmos todo este conhecimento numa página da internet? Poderia até ser numa página dentro do site da sua escola! Organize esta página de modo que outras pessoas possam conhecer as particularidades de cada uma das religiões pesquisadas e que possam entender que cada um de nós pode ter uma religiosidade diferente. Se precisarem de ajuda conversem com o professor de Informática ou com alguém que possa lhe dar uma ajuda n o desenvolvimento desta atividade.
Atividade 6 – Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Envolva outros professores no tema Pluralidade Religiosa. A sugestão é que o tema seja apresentado de diversas maneiras, por meio de diferentes atividades, nas aulas de professores de outras disciplinas como, por exemplo:
Língua Portuguesa.
Sugestão 1 - os textos propostos pelo professor que estiver desenvolvendo o projeto podem ser usados para desenvolvimento de conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa.
Sugestão 2 – os alunos criam textos de Cordel para expor a diversidade do tema na escola.
História
Sugestão 1 – conhecer a história dos lugares onde as diversas religiões se fazem presente por meio de pesquisa na internet, ou em revistas específicas e depois apresentar aos colegas ou fazer um momento de apresentação chamado “Feira das Expressões Religiosas”. Neste espaço os alunos descrevem as características principais de cada uma das religiões pesquisadas.
Geografia
Sugestão 1 – conhecer e estudar os lugares onde as expressões religiosas surgiram. Fazer um levantamento das áreas de conflito religioso no mundo, relacionando com outras questões em disputa na mesma região. Use as aulas de Informática para pesquisa ou solicite que a façam em casa.
Informática
Sugestão 1 - Para apresentação do resultado das pesquisas realizadas nos diversos momentos do processo ensino aprendizagem, convide os alunos para conhecerem alguns aplicativos do computador. Solicite que as apresentações sejam preparadas no Power Point ou Movie Maker. Eles devem inserir um fundo musical, legenda e algumas informações a respeito das imagens, se for necessário.
Sugestão 2 - Que tal organizar um blog para apresentar os resultados das pesquisas, entrevistas e do conhecimento adquirido? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas sobre o tema em questão.
Artes
Sugestão – elaborar cartazes, desenhos, que representam o que foi significativo para cada grupo sobre o tema e preparar uma exposição na escola dos mesmos.
Filosofia
Sugestão – Depois de uma reflexão filosófica sobre a pluralidade religiosa convide os alunos para preparar algumas comunicações baseados nessas aulas e depois apresentem a outros grupos de colegas. Os recursos para apresentação pode ser escolhido pelos alunos.
Matemática
Sugestão 1 – Se for possível leve os alunos ao laboratório de Informática com os dados das entrevistas e pesquisas nas mãos. Com a ajuda do professor de Informática os alunos conhecem o aplicativo Excel e aprendem a inserir os dados obtidos para gerar gráficos.
Sugestão 2 – com os dados das entrevistas e pesquisas os alunos criam gráficos em seus
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
http://www.liberdadereligiosa.org.br/2009/
ONG voltada para a defesa da liberdade religiosa. Interessante coletânea de textos como a Declaração sobre eliminação de todas as formas de intolerância de discriminação com base na religião ou crença – ONU.
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29105
Reverendo anglicano que fala da importância da cultura de paz
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.
Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Projeto interdisciplinar para 6º do Ensino Fundamental II
6º Ano
Título: Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Objetivos:
• Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
• Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
• Estabelecer a importância do respeito às diferenças entre os colegas.
• Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
Tempo
O projeto, caso você tenha um tempo pequeno, tem a possibilidade de ser desenvolvido em um mês. Entretanto, como o tema é bastante abrangente, instigante e promove resultados significativos depois das atividades realizadas, poderá se estender para três meses, isso com o trabalho em conjunto entre os professores.
E ainda, por ter possibilidade para lançamento de discussões no blog, ao longo do tempo, é um projeto que poderá ser alimentado o ano todo com novas leituras e discussões pertinentes.
Sobretudo o projeto certamente poderá ser pensado de forma oportunista e pontual caso ocorra algum evento na escola ou socialmente em que essa discussão seja pertinente e importante.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Blogs, Filmes.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 – Reflexão com base no senso comum - assistir a um filme.
Inicie sua aula comentando com os alunos que geralmente a gente pensa que o nosso jeito de ser e de fazer é o normal e nos comparamos com os colegas e com as pessoas à nossa volta. Porém, quando consideramos o outro parecido conosco, aprovamos. Mas quando achamos diferente, diverso, é comum acharmos “errado” ou simplesmente esquisito. Desta forma, pensamos um pouco: será que é mesmo possível que as pessoas tenham jeitos de ser iguais? Será que podemos dizer: aquela pessoa é esquisita, aquela outra não? E aqueles que nós consideramos esquisitos, o que pensam de nós?
Se olharmos para o mundo, vamos encontrar muitas coisas que parecem ser iguais, mas são bastante diferentes! As árvores, por exemplo, tem um jeitão mais ou menos parecido, mas de perto, são diferentes entre si. Mesmo aquelas de um mesmo grupo, de uma mesma espécie, não crescem iguais.
Em seguida questione os alunos: O que você gosta de fazer? Como você costuma assistir às aulas em sua escola? Enfim, como é o “seu jeito de ser”?
Depois de refletirem a este respeito proponha que investiguem essa história de igual e diferente para conhecer os outros à nossa volta. Assim sensibilizados para o tema, poderão, então, elaborar uma entrevista com as pessoas próximas a eles para buscarem outras “formas de viver”. Portanto, solicite que façam como tarefa de casa, a pesquisa abaixo:
Atividade 2 – Pesquisa prática - entrevistas
Pesquisar um pouco mais?
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
1. Qual é o seu nome?
2. Faixa etária de idade:
( ) 7 a 14 anos – ( ) 15 a 21 anos – ( ) 22 a 29 anos – ( ) 30 a 40 anos –
( ) 41 a 50 anos e de ( ) 51 em diante.
3. Como você costuma estudar em casa?
4. Como você costuma assistir às aulas?
5. O que você gosta de fazer nos horários livres?
6. O que é mais legal na escola/trabalho?
7. O que é menos legal na escola/trabalho?
8. O que você gosta de comer?
9. O que você come, normalmente, em sua casa?
10. Por que você come esse tipo de alimento normalmente?
11. O que você acha das pessoas que são diferentes de você?
12. Você acha que é possível viver bem com as diferenças entre as pessoas? Como?
Atividade 3 – organização de blog a partir do resultado das entrevistas. Exposição dos resultados – gráficos – Excel. (Apresentação dos resultados em Power Point, Movie Maker, Cartazes, etc.)
Inicie a aula questionando os alunos sobre a experiência que tiveram em fazer a pesquisa. Quais os costumes, gostos e preferências dos entrevistados? O dia a dia deles pode trazer ao coletivo diferenças interessantes a serem exploradas?
Depois de um bate papo os alunos apresentam os resultados das discussões e pesquisas. Que tal organizar um blog para isso? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas que acessarem o blog. Podemos também repassar os dados das entrevistas para o Excel e criar os gráficos. A atividade de apresentar a estatística pode ser acertada com os alunos de maneira que se juntem em grupos e, quando ficarem prontas, apresentam em Power Point, ou Movie Maker ou em Cartazes que serão espalhados ou expostos pela/para a escola.
Atividade 4 – criação de painel temático com recursos diversos
Proporcionar discussões enriquecidas com as histórias pessoais e dos entrevistados poderá ser organizada nas diversas formas citadas neste projeto.
Temas pertinentes as questões das diferenças e diversidades sociais presentes na realidade dos alunos se fazem presentes permanentemente devido a diversidade do nosso país.
Um grande painel digital (power point, blog, Word, etc.) para novas discussões, leituras de jornais e revistas que estão sempre trazendo casos de intolerância, diferenças sociais, bullyng que surgem a todo instante, pode ser construído. Portanto, sempre que for oportuno retome os temas juntamente com seu conteúdo.
Atividade 5 – Debate em sala – filmes, pesquisa na internet, entrevistas, leitura de artigos em jornais, revistas, mídia televisiva, etc.
Professor outra atividade possível para dinamizar mais o seu trabalho é desenvolver debates sobre as virtudes. Escolha algumas virtudes que você pensa estar de acordo com os seus princípios, de seus alunos e os da escola, separe-as por interesse dos alunos e as distribua em sala para que debatam.
Crie vários grupos na sala de aula (ou outro espaço possível) e cada um deverá discutir entre eles sobre o tema sugerido por você. Em seguida a reflexão dos grupos, eles apresentam a síntese do que foi discutido.
Depois do debate proponha que pesquisem sobre os temas em alguns veículos de comunicação, em vídeos, entrevistando pessoas, pesquisando na internet, etc. Retome o tema no debate entre os grupos para analisarem se a primeira opinião do grupo ainda permanece após estarem com uma bagagem teórica maior.
Pontue com seus alunos que o tema gera conflito, desenvolve o exercício da cidadania na construção de pessoas autônomas, transformadoras da sociedade e de sua realidade, portanto, deve ser trabalhado com respeito e ética em todo processo.
Atividade 6 - Trabalho com música – interpretação da letra e paródias
A partir da letra da música de Charlie Brown – “Vícios e Virtudes” ou “Racismo é Burrice” e “Até Quando” do Gabriel Pensador, aborde e reflita criticamente com seus alunos sobre a diferença e a diversidade social.
Solicite que selecionem frases que falam de cidadania, de atitudes, de diferenças e de outras virtudes que escolherem. Em seguida acessem a música no youtube e a escutem. Depois cada equipe deve criar uma paródia sobre os temas abordados e apresentar para a turma ou para a escola, como fechamento da atividade.
Atividade 7 - Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Língua Portuguesa.
• Sugestão- construir um jornal com os alunos. Veja a sugestão no link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.html (acesso em 02/03/2010). Ele detalha como você pode criar um jornal com seus alunos.
• Sugestão - trabalhar com o Jornal em sala de aula, analisar os artigos que se apresentam nele e retirar destes, os temas desejados. Veja as sugestões de links:
http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula (acesso em 02/03/2010)
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ (acesso em 02/03/2010)
• Sugestão - produzir poesias, textos de cordel, poemas e outros que você achar interessante para esta atividade.
• Sugestão – Construa, depois dos textos prontos, “varais das virtudes” – estender barbantes no pátio da escola como se fossem varais de roupas e colar os textos produzidos. Dessa forma toda a comunidade escolar terá acesso a leitura desses textos. Caso você queira pode construir um mecanismo de votação dos textos produzidos e premiar estes alunos autores.
História.
• Sugestão - trabalhar com a pesquisa na internet. Divida a turma em grupos por regiões brasileiras e encaminhe-os para o computador onde farão uma pesquisa sobre a diversidade e diferenças da região que o grupo ficou responsável. Depois da pesquisa pronta cada grupo informa aos colegas o que aprenderam com a investigação. Aqui é importante preparar um instrumento de pesquisa, com o que você deseja que os alunos pesquisem para direcioná-los e ajudá-los sem perder tempo.
Geografia.
• Sugestão – utilizar a mesma metodologia acima, porém a pesquisa será com base nos espaços geográficos. Por exemplo: depois de feita a pesquisa comparar as regiões e verificar qual que apresenta um índice maior de incidência dos temas. Depois da pesquisa realizada os alunos podem produzir textos no aplicativo Word, bem como preparar uma apresentação para a escola ou outros colegas (trabalho em grupo) com os aplicativos Power Point e Movie Maker, nas aulas de Informática. Neste caso além de aprenderem a utilizar a ferramenta os alunos estarão reforçando o a aprendizagem do conteúdo. Você pode fazer uma votação para escolher os melhores trabalhos produzidos.
Arte.
• Sugestão – Produzir cartazes e colocá-los em pontos estratégicos de visualização na escola. Deixar um cartaz em branco, junto aos outros cartazes, para que as pessoas que por ali passarem, deixem a resposta para a seguinte pergunta: como pratico a lealdade, a generosidade, a ética, etc no meu dia a dia? Usar os resultados para estudo na sala de aula.
• Sugestão – Com o celular, os alunos devem tirar fotos, em casa ou no bairro, de atitudes que apresentam as virtudes trabalhadas. Em seguida, com a ajuda do professor de Informática ou nas aulas no laboratório de informática, eles podem baixar e gravar as fotos inseri-las em um aplicativo como Power Point ou Movie Maker e apresentar aos colegas. Nesta apresentação eles devem colocar um fundo musical, frases importantes que representem a imagem e também uma legenda para facilitar a leitura visual da foto.
Filosofia.
• Sugestão – com os debates feitos em sala, construam textos síntese e solicite que os alunos, usando a técnica de apresentação “mesa redonda”, façam comunicações sobre estes textos para os colegas e, se possível, a comunidade escolar.
• Sugestão – criar o “Espaço Filosófico” na escola, o qual reúne grupos de alunos de várias idades para refletirem sobre as diferenças e diversidades que existe na escola e na sociedade. Os alunos podem se inscrever para participar das assembléias, as quais podem ser uma vez por semana ou uma vez por mês. Determine o tempo de duração e a quantidade de alunos para cada encontro. Sistematize o tempo de reflexão e converse com os alunos sobre a importância deste espaço para expor situações que os incomodam, bem como contar as atitudes que tiveram para fazer valer o que se discute. Desta forma os alunos exercem a cidadania de maneira democrática e consciente, aproximam os pais da escola e, a partir daí podem transformar a sociedade, a relação e o respeito com o outro.
• Sugestão – Este “Espaço Filosófico” pode receber profissionais, pais e outras pessoas para dialogarem a respeito de assuntos que seja de interesse do grupo.
• Sugestão - Os próprios alunos podem, depois de alguns debates e leitura de artigos, preparar palestras sobre determinados temas e apresentá-las na escola para os outros colegas e/ou comunidade escolar. Estas palestras podem conter cenas de filmes, imagens, vídeos instrutivos, etc.
Matemática.
• Sugestão – Solicite ajuda do professor de informática se for necessário e proponha aos alunos que criem gráficos com os dados das pesquisas feitas. Cada grupo se responsabiliza por construir os gráficos com os dados de sua região e apresentar aos outros colegas. Você pode também, para que todos os grupos tenham acesso a tudo, pedir que cada grupo envie, por e-mail, os dados de sua região para um representante do outro grupo. Este, por sua vez, ficará responsável por repassar para os colegas de sua equipe.
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
Texto 1
http://www.pucp.edu.pe/ira/filosofia-peru/pdf/arti_filo_latino/tolerancia.pdf
Trabalho sobre o conceito de tolerância, identidade e diversidade.
Texto 2
http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm
Trabalho sobre a questão no espaço escolar. Atente para a bibliografia ao final deste trabalho, sobretudo ao artigo do Prof. Dr. Kabenguele Munanga.
Texto 3
http://www.palmares.gov.br
Artigo sobre virtudes
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.
Cinco questionários de avaliação
Para você, diretor
AutoavaliaçãoAcompanho dados de frequência, evasão, retenção e distorção idade-série, usando-os para definir ou repensar metas e estratégias?
( ) sim ( ) não
Fico atento à quantidade de alunos enviados por professores à diretoria?
( ) sim ( ) não
Que leitura faço desse tipo de prática? ______
Observo o movimento na escola e se há alunos fora das classes nos horários de aulas?
( ) sim ( ) não
Uso os dados das avaliações internas e externas para pensar a proposta pedagógica da escola e discuti-la com meus colegas?
( ) sim ( ) não
Fomento uma cultura voltada à leitura?
( ) sim ( ) não
Como? __________________
Apoio e ofereço condições para a realização das reuniões pedagógicas?
( ) sim ( ) não
Apoio a realização de reuniões do Conselho Escolar, do Conselho de Classe e da Associação de Pais e Mestres e ofereço condições para que elas aconteçam?
( ) sim ( ) não
Volto minha atenção à aprendizagem, impedindo que os processos administrativos se sobreponham a ela?
( ) sim ( ) não
Faço reuniões regulares com toda a equipe e com cada segmento?
( ) sim ( ) não
Peço a opinião de alunos, pais, professores e funcionários antes de tomar decisões?
( ) sim ( ) não
Sei ouvir críticas e levá-las em conta na mudança de minhas práticas e atitudes?
( ) sim ( ) não
Busco junto à Secretaria de Educação o apoio necessário para aprimorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem?
( ) sim ( ) não
Solicito a ajuda do Conselho Tutelar sempre que preciso?
( ) sim ( ) não
Participo da organização e abertura das reuniões de pais, observando-as e analisando a frequência?
( ) sim ( ) não
Busco soluções sustentáveis e ecologicamente corretas?
( ) sim ( ) não
Zelo pela acessibilidade de todos os integrantes da comunidade interna e externa?
( ) sim ( ) não
Sou pró-ativo na busca de recursos e parcerias externas, sem ficar apenas na dependência dos repasses de verbas?
( ) sim ( ) não
Busco uma boa organização dos registros escolares, da documentação da escola e da vida funcional da equipe?
( ) sim ( ) não
Zelo pelo patrimônio escolar?
( ) sim ( ) não
Procuro garantir os materiais básicos a alunos e professores?
( ) sim ( ) não
Busco aprimorar minha formação, participando de cursos, seminários, palestras e de atividades culturais?
( ) sim ( ) não
Para os funcionários
Caro funcionário, sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de responder de forma sincera a esse questionário. Obrigado!O diretor...
Faz reuniões regulares com os funcionários?
( ) sim ( ) não
Informa a todos sobre os projetos em andamento e pede a colaboração para que eles se realizem?
( ) sim ( ) não
Acompanha a frequência dos funcionários?
( ) sim ( ) não
Valoriza todos os profissionais, do porteiro ao vice-diretor, reconhecendo e promovendo o potencial de cada um?
( ) sim ( ) não
Entende que todos têm um papel importante na aprendizagem dos alunos?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: _________________________________________________
Para professores e coordenadores
Caro colega, suas respostas me ajudarão a melhorar minha atuação como gestor. Conto com suas opiniões e sugestões.O diretor...
Faz reuniões regulares com a coordenação pedagógica?
( ) sim ( ) não
Garante as condições ideais para a realização dos encontros formativos?
( ) sim ( ) não
Entende a escola como lugar de formação continuada?
( ) sim ( ) não
Busca articulação com a coordenação pedagógica para integrar professores de diferentes áreas e séries?
( ) sim ( ) não
Sabe delegar funções, solicitar ajuda e ouvir críticas?
( ) sim ( ) não
Promove uma gestão democrática e participativa?
( ) sim ( ) não
Age com ética e transparência na condução dos processos educativos e administrativos da escola?
( ) sim ( ) não
Observa e promove as questões de segurança e higiene?
( ) sim ( ) não
Dispensa tratamento igual a todos os profissionais, pais e alunos, fazendo cumprir as regras aprovadas no regimento escolar?
( ) sim ( ) não
Faz cumprir o calendário escolar e o mínimo de 200 dias letivos previstos em lei?
( ) sim ( ) não
Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela?
( ) sim ( ) não
Acompanha a frequência dos professores?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: ________________________________________________________
Para os alunos
Querido aluno! Você quer que a escola fique cada vez melhor? Então responda a essas questões!O diretor...
Informa a você e seus colegas sobre o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, a importância dessas instâncias e como participar delas?
( ) sim ( ) não
Abre as portas da diretoria para que as turmas deem sugestões e opiniões sobre as atividades e os projetos?
( ) sim ( ) não
Circula pelos ambientes da escola e conversa com você e seus colegas?
( ) sim ( ) não
Garante uma escola bonita, agradável e limpa para todos?
( ) sim ( ) não
Promove brincadeiras e atividades de leitura e esportivas nas horas de intervalo?
( ) sim ( ) não
Permite que você e seus colegas tenham acesso a computadores, livros, laboratórios e demais equipamentos da escola?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: _____________________________________________________
Para a família
Caros pais, preciso da sua opinião para melhor atendê-los. Por favor, respondam ao formulário e depositem-no na caixa que se encontra na secretaria da escola.O diretor...
Promove reunião de pais em horários adequados à sua rotina?
( ) sim ( ) não
Informa a comunidade sobre os projetos da escola e convida todos a colaborar?
( ) sim ( ) não
Divulga o Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres e como participar deles?
( ) sim ( ) não
Usa os murais da escola para mostrar o trabalho dos alunos e convidar para eventos?
( ) sim ( ) não
Leva em consideração a cultura da comunidade no projeto educativo da escola?
( ) sim ( ) não
Opiniões e sugestões: _____________________________
Revista Nova Escola
Prova Brasil
>
Leitura de textos de complexidades diferentes
A prova pede a compreensão de textos de diferentes complexidades – dadas pela coerência, pela organização, pelo vocabulário etc. –, ainda que com gênero e enredo iguais
Anderson Moço (anderson.moco@fvc.org.br)
A complexidade dos textos apresentados na Prova Brasil é outro fator que influencia o grau de dificuldade das tarefas. A causa disso é a escolha pelo autor dos termos, da organização das frases, dos recursos de coesão e coerência e, enfim, da forma de tratar o conteúdo. Essa diferenciação pode ocorrer dentro de um mesmo gênero. Isso fica claro nas perguntas que exigem a leitura de uma fábula. Apesar de todos os textos desse gênero possuírem características iguais, cada um deles apresenta uma textualidade. Uma mesma fábula, portanto, pode ter diferentes versões em função de sua linguagem. Por isso, os estudantes que têm contato em classe com um variado repertório de leitura conseguem acertar o que se pede com mais facilidade.
Uma das obras do gênero trabalhadas na Prova Brasil é O Galo e a Raposa (leia no primeiro quadro abaixo), de Esopo, fabulista grego do século 6 a.C. Considere a questão: por que a raposa queria que o galo descesse da árvore? Ela mobiliza a capacidade relativa a "Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos dele" (descritor 8).
A resposta certa é a seguinte: para que pudesse pegá-lo e comê-lo, pois raposas comem galos. Chegar a essa conclusão é fundamental para compreender a narrativa, pois ela remete às relações de causalidade entre as ações dos bichos e também à natureza da relação entre eles - predador e vítima -, sem a qual o desenvolvimento da trama não seria possível. Da mesma forma, quando não há o entendimento desses aspectos, alguns recursos linguísticos - como a ironia na fala da raposa - também não podem ser compreendidos.
Para responder à questão "por que o galo disse que viu cachorros vindo ao longe?", os alunos precisam "Inferir uma informação implícita em um texto" (descritor 4). Dessa forma, concluem que o galo percebeu o estratagema da raposa para pegá-lo, já que ela é predadora dele e, da mesma forma, o cachorro é inimigo da raposa. Outros meios de chegar a essa constatação seriam eles já terem isso em seu repertório prévio ou recuperarem o dado em algum trecho. Para ambas as habilidades, a familiaridade com leituras variadas é essencial.
Diferentes habilidades para entender o mesmo enredo
Com outra versão da mesma fábula, a complexidade da tarefa muda. Vamos estabelecer como exemplo a escrita por Monteiro Lobato (1882-1948), nomeada O Galo Que Logrou a Raposa (leia no segundo quadro abaixo). Do mesmo modo que no exemplo anterior, as informações requeridas não são apresentadas explícita e diretamente. Para responder por que a raposa queria que o galo descesse da árvore, o aluno pode recorrer a noções que já possui sobre a relação entre galo e raposa e raposa e cachorro.
Caminhos alternativos são ler o primeiro parágrafo, recuperar o sentido da expressão "te curo" e, depois, articular isso aos dados contidos no segundo parágrafo, em especial o trecho "acabou-se a guerra entre os animais".
Para dar conta da segunda pergunta (Por que o galo disse que viu cachorros vindo ao longe?), ao contrário, não há informações explícitas, sendo necessário tanto "Inferir uma informação..."(descritor 4) como articular as que estão nos últimos quatro parágrafos. Nesse sentido, podemos dizer que, quando se considera a segunda fábula - ainda que ela tenha o mesmo enredo e esteja organizada dentro do mesmo gênero -, o esforço do leitor para indicar a alternativa certa da mesma tarefa é maior do que se a base for a primeira. Isso ocorre por suas características de linguagem.
Outro tipo de desafio comum na Prova Brasil é o que leva o estudante a "Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto" (descritor 2). Se a base fosse a primeira fábula (O Galo e a Raposa), uma tarefa poderia ser determinar a quem se refere a expressão "sua voz". A complexidade dela não é grande, pois o sujeito ao qual ela se liga está na frase anterior. Já se problema semelhante fosse dado à criança após a leitura da narrativa de Lobato - identificar a quem se refere "raspou-se" -, a dificuldade seria maior. Caberia a ela localizar a raposa dois parágrafos acima.
Uma das obras do gênero trabalhadas na Prova Brasil é O Galo e a Raposa (leia no primeiro quadro abaixo), de Esopo, fabulista grego do século 6 a.C. Considere a questão: por que a raposa queria que o galo descesse da árvore? Ela mobiliza a capacidade relativa a "Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos dele" (descritor 8).
A resposta certa é a seguinte: para que pudesse pegá-lo e comê-lo, pois raposas comem galos. Chegar a essa conclusão é fundamental para compreender a narrativa, pois ela remete às relações de causalidade entre as ações dos bichos e também à natureza da relação entre eles - predador e vítima -, sem a qual o desenvolvimento da trama não seria possível. Da mesma forma, quando não há o entendimento desses aspectos, alguns recursos linguísticos - como a ironia na fala da raposa - também não podem ser compreendidos.
Para responder à questão "por que o galo disse que viu cachorros vindo ao longe?", os alunos precisam "Inferir uma informação implícita em um texto" (descritor 4). Dessa forma, concluem que o galo percebeu o estratagema da raposa para pegá-lo, já que ela é predadora dele e, da mesma forma, o cachorro é inimigo da raposa. Outros meios de chegar a essa constatação seriam eles já terem isso em seu repertório prévio ou recuperarem o dado em algum trecho. Para ambas as habilidades, a familiaridade com leituras variadas é essencial.
Diferentes habilidades para entender o mesmo enredo
Com outra versão da mesma fábula, a complexidade da tarefa muda. Vamos estabelecer como exemplo a escrita por Monteiro Lobato (1882-1948), nomeada O Galo Que Logrou a Raposa (leia no segundo quadro abaixo). Do mesmo modo que no exemplo anterior, as informações requeridas não são apresentadas explícita e diretamente. Para responder por que a raposa queria que o galo descesse da árvore, o aluno pode recorrer a noções que já possui sobre a relação entre galo e raposa e raposa e cachorro.
Caminhos alternativos são ler o primeiro parágrafo, recuperar o sentido da expressão "te curo" e, depois, articular isso aos dados contidos no segundo parágrafo, em especial o trecho "acabou-se a guerra entre os animais".
Para dar conta da segunda pergunta (Por que o galo disse que viu cachorros vindo ao longe?), ao contrário, não há informações explícitas, sendo necessário tanto "Inferir uma informação..."(descritor 4) como articular as que estão nos últimos quatro parágrafos. Nesse sentido, podemos dizer que, quando se considera a segunda fábula - ainda que ela tenha o mesmo enredo e esteja organizada dentro do mesmo gênero -, o esforço do leitor para indicar a alternativa certa da mesma tarefa é maior do que se a base for a primeira. Isso ocorre por suas características de linguagem.
Outro tipo de desafio comum na Prova Brasil é o que leva o estudante a "Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto" (descritor 2). Se a base fosse a primeira fábula (O Galo e a Raposa), uma tarefa poderia ser determinar a quem se refere a expressão "sua voz". A complexidade dela não é grande, pois o sujeito ao qual ela se liga está na frase anterior. Já se problema semelhante fosse dado à criança após a leitura da narrativa de Lobato - identificar a quem se refere "raspou-se" -, a dificuldade seria maior. Caberia a ela localizar a raposa dois parágrafos acima.
O Galo e a Raposa
No meio dos galhos de uma árvore bem alta um galo estava empoleirado e cantava a todo o volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imagina algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo, dizendo:
- Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando cm ar tão preocupado.
- Bem - disse o galo - , acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
- Nesse caso, é melhor eu ir embora - disse a raposa.
- O que é isso, prima? - disse o galo. - Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros nesses tempos de paz?!
- Não, não é medo - disse a raposa - mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?
Moral: cuidado com as amizades muito repentinas
Moral: cuidado com as amizades muito repentinas
Fonte: Fábulas de Esopo, Ed. Companhia das Letrinhas
O Galo Que Logrou a Raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: "Deixa estar, seu malandro, que já te curo!..." E, em voz alta:
- Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
- Muito bem! - exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vêm vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro, dona Raposa não quis saber de histórias e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigo Co-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
Contra esperteza, esperteza e meia.
Fonte: Fábulas, Ed. Brasiliense
Reportagem sugerida pelos leitores Denise Morais, Ataleia, MG, Diógenes Henrique Rodrigues da Silva, Itapipoca, CE, Kezya Bernardino, Acarau, CE, e Priscila Santana Suetu, Planaltina, DF
Dramatização sobre Água
PERSONAGENS:
Vários alunos.
DESENVOLVIMENTO
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar:
A Água é minha amiga
Com ela posso contar
Pra lavar e tomar banho
E minha sede matar
Vamos todos protegê-la
E a natureza preservar
Resgatar suas a nascente
Para ela não faltar
Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar
Conscientizar a humanidade
Para a vida que nos dar.
TRÊS DICAS PARA PROTEGER A ÁGUA
1ª Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes;
2ª Não demorar no banho;
3ª Não desperdiçar água ao lavar carros e calçadas.
VOCÊ SABIA?
Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome 135 litros de água.
Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.
Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta 80 litros de água.
Solução: Se fechar a torneira em quanto escova os dentes. economizará 79 litros de água.
Um banho de chuveiro de 30 minutos consome 243 litros de água.
Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.
Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gastamos 243 litros de água.
Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça gastaremos 20 litros de água
A MAGIA DO CIRCO
Projeto A MAGIA DO CIRCO
O circo está associado ao mundo real e imaginário. Por este motivo trabalhar este projeto é proporcionar através de um aprendizado prazeroso, momentos e atividades relacionadas a arte circense, enfocando o convívio, o conhecimento e o respeito com o outro. É uma prática com um alto valor sócio-cultural, traz consigo valores importantes para o ser humano, como a confiança, valores morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social. Através do brincar podemos oportunizar estes valores.
O professor pode estimular um clima de exploração prazerosa das situações, fazendo que o trabalho pedagógico voltado para a formação de conceitos e a compreensão da relação entre eles tenha caráter lúdico. (SÃO PAULO, 1994, p. 22).
Este projeto visa utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender, expressando assim suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.Tem como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral.
A ação na esfera imaginativa, numa situação imaginária, a criação de intenções voluntárias e a formação dos planos de vida real e motivações volitivas – tudo aparece no brinquedo, que se constitui, assim, no mais alto nível do desenvolvimento infantil.
PLANO COOPERATIVO
Em relação ao circo:
O que sabemos?
-É onde todos os palhaços fazem palhaçadas
-É onde os palhaços brincam
-É um lugar que tem homens que andam de moto
-É um lugar onde tem pessoas que rebolam e pulam no arco de fogo
-É onde tem palhaços que fazem brincadeiras
-Nunca fui no circo
-É onde os elefantes se equilibram em uma bola e os palhaços fazem palhaçadas e dão gargalhadas
-É onde tem palhaços que dão cambalhotas no ar
-É uma coisa para a gente assistir
-É o palhaço que faz piruetas
-Quem da comida para os animais?
-Como os palhaços dormem?
-Os palhaços tem o pé grande?
-O circo tem urso?
-O circo mora aqui?
-O circo tem criança?
-O palhaço dorme no circo?
-O circo fecha de dia?
-No circo tem escolas?
Para que aprender?
-Para saber de tudo
-Para não ficar burro
-Para contar para meus amigos
-Para saber
-Para contar para meu irmão
-Para eu ser inteligente
-Para contar para meu irmão
-Para ser inteligente
-Para mim saber
Como aprender?
-Olhando nos livros
-Conversando na rodinha
-Desenhando
-Pintando
O que aprendemos?
-Que o palhaço é uma pessoa como a gente
-Que no circo não tem animais porque maltratam eles
-Como é o nosso corpo
-Algumas letras do nosso nome
-Onde moram os animais e o que eles comem
-Que devemos ser amigos dos animais e das pessoas
OBJETIVO GERAL
Desenvolver nas crianças o gosto pela diversidade considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia, oportunizando a expressão de sua criatividade e participação através de diferentes atividades, respeitando-as em seus diferentes níveis e levando-as a descobrir que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com o ambiente em que vive.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Conhecer a história do circo, e sua comunidade, valorizando a arte circense.
Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
Interessar-se por atividades envolvendo arte, música e poesia, manifestando diferentes percepções.
Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão, familiarizando a criança através da literatura infantil e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações, desenvolvendo a sensibilidade, afetividade e criatividade.
Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
Classificar e seriar objetos a partir de jogos matemáticos e outros materiais desenvolvendo o raciocínio lógico matemático.
Explorar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos, dramatizações e demais situações de interação.
Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
Aprimorar a coordenação motora fina executando atividades diversas.
Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
Analisar a existência de diferentes espécies na natureza, conscientizando-se da necessidade de respeito e cuidado com os animais.
Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar,correr, pular, entre outros
Incentivar a participação em jogos simbólicos, utilizando-se de diversos objetos para vivenciar o lúdico.
Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.
CONTEÚDOS (ÁREA DO CONHECIMENTO)
Identidade e Autonomia:
•Trabalhar sentimentos
•Jogos cooperativos
•Registro das Regras
•Respeito pelo próximo
•Corpo humano
•Mímica
Natureza e sociedade:
•Classificação dos animais
•Habitat natural dos animais
•Alimentação
•Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.
Movimento:
•Expressão corporal (dramatização, dança)
•Coordenação motora ampla
•Lateralidade
•Equilíbrio
Música:
•Ritmo
•Melodia
•Sons
•Canto
Artes visuais:
•Cor
•Forma
•Linhas
•Pontos
•Coordenação motora fina;
•Textura e exploração de materiais diversos;
Linguagem Oral e Escrita:
•Nomes (reforço na escrita do próprio nome);
•Historias: sequencias, personagens, enredo, memória.
•Exploração das histórias através da linguagem oral
.
Matemática:
•Números/quantificação
•Formas Geométricas
•Classificação, seriação.
PROCEDIMENTOS:
•desenho
•Construção com sucatas
•jogos
•Sessão de filme
•Construção de painéis
•Dramatização
•Brincadeira dirigida
•Atividades de relaxamento
•Confecção de fantoches
•Confecção de massinha de modelar
•Produção de textos coletivos
•Releitura de obra de arte
Avaliação:
O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos. No final do projeto será organizado um portfólio com as atividades propostas no decorrer do mesmo e escolhidas pelo aluno.
De acordo com Bassedas, Huguet e Solè (1999, p. 185):
[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividades propostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, elemento indispensável para torna-la mais coerente e fundamentada.
Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.
Referências:
ABREU, Gerson de. Qual é, Bicho? São Paulo: Atual, 1994.
BANDEIRA, Pedro. O Espantalho Inteligente. Contando Ciências Anatomia Humana. Editorial.
BOTELHO, Isabel. A Risada de Biriba. Coleção Dó-Ré-Mi-Fa. São Paulo: Scipione, 2001.
DCL, Difusão Cultural do Livro Ltda. Trombinha e o Circo. Coleção Bichos & Fantasias. São Paulo: Edipar.
FERNANDES, Paulo Dias. As Frutas Magicas. Historias que Vovó contava. Erechim: Edelbra.
NUCCI, Nely A Guernelli. O Atraso. São Paulo: Paulinas, 1990.
PAES, José Paulo. Poesia para crianças. São Paulo: Giordano, 1996.
ROCHA, Ruth. A Arca de Noé. São Paulo: Ática, 1994.
Postado por Professora Mery às 15:31
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