"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 1 de setembro de 2013

Adivinhações



O que há no meio do coração?
Resposta: a letra “a”

Quem inventou a fila?
Resposta: as formigas

Na televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa incentiva o lazer. O que é?
Resposta: a rede
Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
Resposta: a balança

Por que os loucos nunca estão em casa?
Resposta: porque vivem fora de si.

O que detestamos na praia e adoramos na panela?
Resposta: caldo

O que é que cai de pé e corre deitado?
Resposta: as gotas da chuva

Por que é que o boi sobe o morro?
Resposta: porque não pode passar por baixo

Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?
Resposta: alho

O que é o que é, tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca mas não fala, tem asa mas não voa? Resposta: bule

Qual a semelhança que há entre a arrumação de uma casa e o samba
Resposta: em ambas mexemos com as cadeiras

O que a banana falou para o tomate?
Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha?

O que a areia da praia falou para o mar?
Resposta: deixa de onda...

O que são vários pontinhos amarelos na parede?
Resposta: fandangos alpinistas

O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
Resposta: pipoca

Por que algumas pessoas colocam o despertador debaixo do travesseiro?
Resposta: para acordar em cima da hora.

O que o tomate foi fazer no banco?
Resposta: tirar extrato

O que é que se põe na mesa, parte, reparte mas não se come?
Resposta: baralho

O que é que se tem debaixo de um tapete do hospício?
Resposta: Um doido varrido

Qual a diferença entre o gato e a Coca- cola?
Resposta: O gato mia, a Coca- cola light.

Qual é o queijo que mas sofre?
Resposta: O Queijo ralado.

Por que o boi baba?
Resposta: porque ele não sabe cuspir!!

Tem asa, tem bico, e fica em baixo da cama
Resposta: as pessoas irão respoder pinico, mas é bule! hehehe...o bule é meu eu coloco onde quiser! rs

O que é , o que é? Quando a gente fica em pé ele fica deitado e quando a gente fica deitado ele fica em pé?
Resposta: O Pé

O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe?
Resposta: Abacaxi

Qual o pé que é mais rápido?
Resposta: O pé- de- vento!!!

O Que é, uma casinha sem tranca e sem janela?
Resposta: OVO

O que o chão falou para mesa?
Resposta: Fecha as pernas que eu tô vendo tudo.

Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água morrerei?
Resposta: O Sal

Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?
Resposta: O seu colo.

O que é que anda com os pé na cabeça?
Resposta: O piolho!

O que a fechadura disse pra chave?
Resposta: Vamos dar uma voltinha?

Dois vizinhos. Um não vai a casa do outro e os dois não se vêem por causa de um morrinho ? Quem são eles ???
Resposta: Os olhos

O que o cavalo foi fazer no orelhão?
Resposta: passar um trote

Porque o elefante usa óculos verde?
Resposta: Para ver de perto.

Porque o elefante usa óculos vermelho?
Resposta: Para ver melhor.

O que entra na água e não se molha?
Resposta: A sombra

O que mais se tira mas aumenta?
Resposta: O buraco.

O cinema estava cheio de cimento, qual o nome do filme?
Resposta: Nenhum, o cinema estava em construção.

O que pesa mais no mundo?
Resposta: a balança

O que é, o que é? Do tamanho de uma bolota e enche a casa até à porta?
Resposta: A Luz

O que é, o que é? Éramos dois irmãos unidos, os dois de uma cor. Nunca fiquei sem missa, mas meu irmão já ficou. Para festas e banquetes a mim convidarão. Para festas de cozinha, convidarão meu irmão.
Resposta: vinho e vinagre

O que é, o que é? Qual o céu que não possui estrelas?
Resposta: O céu da boca

O que é, o que é? Que é irmã de minha tia e não é minha tia?
Resposta: A minha mãe

O que é, o que é? Enche uma casa completa, mas não enche uma mão. Amarrado pelas costas, entra e sai sem ter portão.
Resposta: O Botão

O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?
Resposta: A cama

O que é, o que é? Anda deitado e dorme em pé?
Resposta: O Pé

O que é, o que é? À direita sou um homem, facilmente acharás. Às avessas só à noite e nem sempre encontrarás.
Resposta: Raul e luar

Um pato vai subindo uma ladeira e põe um ovo. O ovo desce ou sobe?
Resposta: O pato não põe ovo, quem põe ovo é a pata!

O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu?
Resposta: O meu nome

Por que o computador foi preso?
Resposta: Porque ele executou um programa.

O que é que quanto mais rugas tem mais novo é?
Resposta: O Pneu.

O gafanhoto traz na frente e a pulga traz atrás?
Resposta: A sílaba "ga"

Fruta vermelha, doce e saborosa
Quando está madura fica mais gostosa
Resposta: caqui

O Que é o que é?Estou no início da rua,no fim do mar e no meio da cara?
Resposta: A letra " r"

De leite é feito, muito bom e nutritivoSe nome rima com beijo.
Resposta: Queijo

Todas as mães têm.
Sem ele não tem pão.
Some no inverno
Aparece no verão.
Resposta: O til~

se você mudar uma letra em meu nome irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo
Resposta: Rato

Trabalha tempo dobrado.Sempre de noite e de diaSe teima em ficar parado, só com uma corda andaria
Resposta: O Relógio

Em um aquário tem 10 peixes 5 morreram afogados. Quantos sobraram?
Resposta: Peixe não morre afogado

O que é o que é?O que é, o que é, que fica cheio de boca para baixo e vazio de boca para cima? Resposta: O Chapéu

Eu tenho uma enxada uma pá e uma foice.
Quantas ferramentas eu tenho?
Resposta: Duas,porque uma foi-se

O que é o que é: Quando parte uma partem as duas, quando chega uma chegam as duas?Resposta: Pernas

Qual a coisa mais veloz do mundo?
Resposta: O Pensamento

O que é que nós matamos quando está nos matando?
Resposta: A Fome

O que é que correr pela casa toda e depois dorme num canto?
Resposta: A vassoura

O que é que quanto mais se perde, mais se tem?
Resposta: O Sono

Qual o sobrenome que todo mundo tem?
Resposta: Costa

Qual a maior boca do mundo?
Resposta: A boca da noite

O que é que faz virar a cabeça de um homem?
Resposta: O Pescoço


QUEM É QUE NASCE NO RIO, VIVE NO RIO E MORRE NO RIO, MAS NÃO ESTÁ SEMPRE MOLHADO?
Resposta: O CARIOCA.

O QUE É QUE CORRE EM VOLTA DO PASTO INTEIRO SEM SE MEXER?
Resposta: A CERCA.

O QUE É QUE NUNCA PASSA, E SEMPRE ESTÁ NA FRENTE?
Resposta: O FUTURO.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MULHER E O LEÃO?
Resposta: A MULHER USA BATOM E O LEÃO RUGE.

O QUE É QUE PODE SER DE FERRO, DE GELO, DE CHOCOLATE E DE ÁGUA AO MESMO TEMPO?
Resposta: BARRA.

QUAIS AS CAPITAIS BRASILEIRAS MAIS FALADAS NO MÊS DE DEZEMBRO?
Resposta: NATAL, BELÉM E SALVADOR.

O QUE É QUE QUANDO SE ESCREVE COM “O” COSTUMA MATAR, E COM “A” SÓ SERVE PARA AMARRAR?
Resposta: TIRO/TIRA.

O QUE É QUE PODE PASSAR DIANTE DO SOL SEM FAZER SOMBRA?
Resposta: O VENTO.

O que o zero disse para o oito?
Resposta: Que cinto maneiro!!!

Quatro pés, em cima de quatro pés, esperando quatro pés chegar. Quatro pés não veio, quatro pés foi embora, quatro pés ficou. O que é o que é?
Resposta: O gato em cima da mesa esperando o rato chegar, o rato não veio, o gato foi embora e a mesa ficou.


O que a zebra disse para a mosca?
Resposta: Você está na minha lista negra

O Que o nadador faz para bater o recorde?
Resposta: Nada.

COM DEZ PATAS VAI DE LADO, CONSTELAÇÃO TEM SEU NOME, NÃO TEM PESCOÇO E É CAÇADO PORQUE É GOSTOSO E SE COME.
Resposta: CARANGUEJO.

TODO MUNDO PRECISA, TODO MUNDO PEDE, TODO MUNDO DÁ, MAS NINGUÉM SEGUE?
Resposta: CONSELHO.

Você está em uma sala escura com um unico fósforo na mão,à sua frente tem uma vela,uma lamparina e uma pilha de lenha o que você acenderia primeiro?
Resposta: o fósforo

Qual a cidade Sulamericana que pende nos galhos da árvore?
Resposta: Lima

O que é o que é? Subindo o sol Vai se encurtando descendo o sol vai se alongando?
Resposta: A Sombra

Tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta?
Resposta: O Dente

O que é, o que é: De dia fica no céu e à noite fica na água?
Resposta: A dentadura

O QUE É O QUE É NÃO TEM PÉ E CORRE, TEM LEITO E NÃO DORME, QUANDO PÁRA, MORRE?
Resposta: O rio

O QUE É O QUE É RESPONDA DEPRESSA, NÃO SEJA BOCÓ, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
Resposta: Manga

O QUE É O QUE É: É VERDE E NÃO É PLANTA, FALA E NÃO É GENTE?
Resposta: Papagaio

O QUE É O QUE É UMA CAIXINHA DE BOM PARECER, NÃO HÁ CARPINTEIRO QUE SAIBA FAZER?
Resposta: A Noz

ESTÁ NO MEIO DO OVO?
Resposta: A LETRA V.

O QUE É QUE É QUE NUNCA VOLTA, EMBORA NUNCA TENHA IDO?
Resposta: O PASSADO.


O que é, o que é?
É verde e não é capim.
É branco e não é algodão.
É vermelho e não é sangue
É preto e não é carvão
Resposta: Melancia

O que é, o que é?Que não se come,mas é bom para se comer?
Resposta: Talher

O que é, o que é? Que mesmo atravessandoo rio consegue não se molhar?
Resposta: A Ponte

O que é, o que é?Me diga se for capaz.
Me diga quem é aqueleque num instante se quebra se alguém diz o nome dele?
Resposta: O Silêncio

O que é, o que é o castelo que nem um rei ou rainha mora?
Resposta: O castelo de areia

Por que o louco toma banho com o chuveiro desligado?
Resposta: Porque comprou xampu para cabelos secos

Qual a maior injustiça do Natal?
Resposta: O Peru morre e a missa é do Galo


O que é o que é: Destrói tudo com três letras?
Resposta: Fim

O que é o que é: Não tem olhos, mas pisca; não tem boca, mas comanda?
Resposta: O semáforo

Qual o vinho que não tem álcool?
Resposta: O-vinho de codorna.

Como a bruxa sai na chuva?
Resposta: De rodo

O que é o que é: Quanto mais eu tiro mais eu tenho?
Resposta: fotografias

Quem é o rei da horta?
Resposta: O Rei Polho.

Por que o Batman colocou o batmóvel no seguro?
Resposta: Porque ele tem medo que robin.

Qual é o fim da picada?
Resposta: Quando o pernilongo vai embora.

O que é, o que é: cintura fina e perna alongada, toca corneta e leva bofetada?
Resposta: O pernilongo.

O que é o que é: Tem 5 dedos, mas não tem unha?
Resposta: A luva

O que é o que é:Que quanto mais cresce menos se vê?
Resposta: A escuridão

Quem morre em pé?
Resposta: A vela

Tem cabeça e não é gente, tem dente e não é pente?
Resposta: alho

Os pais desse bebê não tem braços, qual é o nome do filme?
Resposta: Ninguém segura esse bebê.

Tem um gato chamado tido ele sempre fica no cesto,certo dia ele foi embora,qual é o nome do filme?
Resposta: O sexto sentido

Tenho forma redonda e sou rosa porém nem todos os rios do mundo puderam me encher?Resposta: Peneira.

Ao todo são 3 irmãos: o mais velho já se foi o do meio está conosco e o caçula não nasceu?Resposta: Passado, presente e futuro.

Por que a vaca baba?
Resposta: Porque não consegue cuspir!

O que é que anda com a barriga para trás?
Resposta: A perna da gente.

Por que é difícil enterrar o elefante?
Resposta: Porque os parentes lotam o cemitério.

Duas pulgas decidiram passear. O que uma perguntou a outra?
Resposta: Vamos a pé ou tomamos um cachorro.

Qual é o animal que não vale mais nada?
Resposta: O javali.

Onde é que o boi consegue passar, mas o mosquito fica preso?
Resposta: Na teia de aranha.

Qual é o melhor dia para jogar basquete?
Resposta: Na Sexta-Feira.

O que é, o que é, que anda deitado e dorme em pé?
Resposta: É o pé!

O que o cirurgião e o matemático têm em comum?
Resposta: Ambos vivem fazendo operações.

Por que o menino colocou o despertador embaixo da cama?
Resposta: Para acordar em cima da hora.

Qual é a palavra que só tem três letras e acaba com tudo?
Resposta: Fim.

Quando é que um tigre se parece com um velho?
Resposta: Quando é um tigre de bengala.

O que é que nasce grande e morre pequeno?
Resposta: O lápis.

O que a zebra disse para a mosca?
Resposta: Você está na minha listra negra.

O que tem no meio do ovo?
Resposta: A letra 'V'.

O que é, o que é que se alimenta de léguas?
Resposta: O Papa-léguas.

Música: Folclore



Música: Folclore (   Paródia da música Asa Branca - Luiz Gonzaga  ) 

Você sabe o que é folclore ?
Vou lhe dar a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.


Tem a lenda da Mãe d'Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
Quem não tem cão, caça com gato.
Olho por olho, dente por dente.


Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,
Tem caruru e tem vatapá.

Isso tudo pode crer...
Foi do povo que saiu.
É o folclore da minha gente,
Da gente boa do meu Brasil.

PROJETO JORNAL NA ESCOLA

PROJETO JORNAL NA ESCOLA

TEMA: Eu Faço Parte Dessa História...

1- PROBLEMA:
Como maneira de diversificar a forma de aprender e ensinar, a escola aderiu a estas novas formas de trabalhar a produção textual, pois já não se faz necessário escrever sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito; é preciso incentivar o educando a criar e escrever a sua própria história de várias formas e com novos contextos. Ás vezes os Professores trabalham as informações de acordo com seu plano de trabalho, procurando desenvolver junto aos seus alunos as habilidades que não os levam a criticar, sugerir, ler, interpretar e até mesmo de escrever sobre diversos assunto. Tais habilidades são indispensáveis nessa sociedade em que tudo envolve muita interpretação. O professor como mediador tem papel fundamental na articulação destas informações, principalmente na filtração para o uso na educação. A busca através da pesquisa proporciona muitas descobertas, principalmente quando os mesmos produzem as suas próprias informações. Alunos resgatam sua auto-estima ao descobrir que sua produção pode ser trabalhada por outros colegas, valorizando ainda mais a sua produção. O trabalho com informativos ou jornais escolares são exemplos de produções significativas que vem ganhando campo em muitas escolas, principalmente por possibilitar um universo de abordagens. O projeto “jornal Escolar” visa proporcionar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a produção e participação direta dos alunos, desta forma desenvolvendo os mais variados tipos de habilidades.

O “Jornal escolar” visa a superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.

2- PÚBLICO ALVO:

O projeto será direcionado a educadores, equipe técnica e educandos do 4º ciclo ( 8ª série) do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Canavieiras-BA.

3-JUSTIFICATIVA:

O jornal, como fonte primária de informação (FARIA, 2005) pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos leitores envolvidos, principalmente se essa comunicação abordar princípios pedagógicos e de conhecimentos. A interpretação, a produção, os erros ortográficos e gramaticais, a falta de criatividade são fatos que preocupam a educação atualmente, mesmo com tantas inovações metodológicas, a forma com que o sistema avalia nossos alunos continua a mesma. As avaliações que medem os índices de níveis de aprendizados cobram muito a interpretação e a produção. Conseqüentemente professores buscam na medida do possível trabalhar vários tipos de linguagem textual para tentar amenizar os índices. Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir, corrigir, etc.

4- OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL

Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar, integrar e atacar os problemas relacionados à composição textual, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas de nível institucional e educacional à comunidade.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a leitura e escrita;

- Despertar a criatividade; -

Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;

- Promover a integração dos alunos;

- Divulgar informações institucionais e educacionais;

- Trabalhar informações e temas atuais;

- Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações;

- Incentivar a cooperação;

- Elaborar uma produção significativa;

- Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;

6- REVISÃO DE LITERATURA:

Segundo TAJRA (2001: 137), A produção de textos é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nossos conhecimentos. Quem se expressa, expressa-se em função de alguma situação e finalidade; quem conclui desenvolve uma visão critica sobre algo. O jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, já que na elaboração do roteiro poderá ser distribuídas editorias de outras áreas, além do português. Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa sistematização desperta as habilidades, resgata a auto - estima e participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

Um trabalho de produção pode desenvolver algumas habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas. Sistematizar as ações é fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, considerando sempre alguma flexibilidade no que diz respeito à seleção de editoriais e grupo de trabalho. A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver várias habilidades nos leva a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa.

7- METODOLOGIAS

O desenvolvimento do projeto terá inicio com a escolha do grupo de trabalho. No segundo momento será atribuído um nome ao jornal escolar, através de sugestões de alunos da escola e avaliada por votação e equipe de professores e integrantes da equipe do jornal. O terceiro momento será para a definição e distribuição das reportagens abordadas. Observando que estas deverão ser produzidas pelos próprios educando e deverão conter assuntos relacionados com o Colégio Estadual Osmário Batista. E que todas as matérias do jornal deverão ter a participação de professores que fazem parte do colégio, principalmente aqueles que já estão a mais tempo no quadro efetivo. A pesquisa e produção serão trabalhadas com professor de português e Inglês responsáveis pelas turmas organizadoras do jornal. Em seguida inicia-se a fase de esquematização e designer no laboratório de informática, também com professor responsável. Nessa etapa do projeto serão definidos pelos alunos envolvidos, os padrões, modelos, letras e cores. Só depois de revisado os textos é que será iniciada a digitação do trabalho. Para finalizar, o projeto terá uma nova revisão seguindo a última fase, a de impressão.

8- RECURSOS HUMANOS

Alunos do 4º ciclo do ensino fundamental;

Professores, estagiárias

Equipe técnica e gestores da escola.

MATERIAIS

Jornais antigos e atuais;

Revistas;

Papel A4 ou A6 para impressão;

Impressora jato de tinta colorida;

Computador;

Internet;

Livros e documentos históricos;

Cadernos;

Mídias de CD;


9-CRONOGRAMA:

MÊS ATIVIDADES PARA DESENVOLVER

AGOSTO

04 - 07 -Apresentar o programa para a diretora da escola;

-Fazer a seleção das turmas na escola que participará do projeto e apresentar o projeto para as professoras das turmas selecionadas;

10-20 - Coletar materiais ( livros, documentos, revistas, edições antigas de jornais, etc);

- selecioná-los para a realização das atividades e entregá-los para os professores, estimulando-os para a elaboração do projeto;

24-31 - Definir as turmas que participarão do projeto;

- Capacitar professores e equipe técnica que desenvolverão as atividades;

SETEMBRO

01-04 - Distribuir os temas que serão trabalhados por grupos ou turmas;

07-11 - Aplicar as oficinas para a confecção dos textos ( matérias) do jornal em Português e Inglês;

-Iniciar a avaliação dos alunos, registrando as oficinas realizadas com seus respectivos resultados;

-Produzir relatório das atividades para a avaliação;

14-18 - Escolha de modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do programa a ser trabalhado;

-Primeira digitação no programa Publisher e impressão para revisão;

25 -Apresentação do trabalho para a comunidade

26 - Apresentação do trabalho para a comunidade

-Produção de relatório final;

-Revisão de relatório final.

27 -Entrega de relatório final.
RESULTADOS ESPERADOS

O projeto em questão será avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar, quanto aos temas e ações desenvolvidos durante e depois pela repercussão dentro do contexto. Como o trabalho passa por várias etapas de revisão, será observada em cada grupo de trabalho a participação ativa em todas as tarefas desenvolvidas, em todas as revisões e visita no laboratório. Ao trabalhar caminhos percorridos para a solução do erro (sem saber que errou) conseguimos encontrar as falhas e corrigi-lás sem que ofenda o aluno e/ou diminua sua auto-estima, desta forma incluir e não excluir nossos alunos. Toda construção acontece pela verificação e depuração de caminhos. Ao avaliar, não queremos medir conhecimentos, mas verificar falhas em nossa prática como mediadores e tentar outros métodos e metodologias que nos ajude a corrigi-lás.

10- REFERÊNCIAS:

• LAGE, Nilson S. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2000

• PENA, Felipe S. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006

• SANTA’ANA, Armando S. Propaganda – Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998

DINÂMICA DA CAIXA DE BOMBOM



DINÂMICA DA CAIXA DE BOMBOM

1. Parabéns! Você foi escolhido para começar a brincadeira. Não fique com o presente. Ofereça o presente para uma pessoa ALEGRE.
2. O que seria de nós sem alegria? Continue animando a todos para que, embora nos momentos difíceis a vida se torne bela. Dê este presente a uma pessoa mais SÉRIA da sala.

3. Séria hein? Eu sei. Mas seriedade também é muito importante. Tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Tente descobrir agora alguém que você considere REVOLUCIONÁRIO.

4. Tenha coragem de mudar o que pode ser mudado e de aceitar o que não pode ser mudado. Dê este presente para uma pessoa muito CORAJOSA.

5. Feliz é quem sabe enfrentar sem medo a verdade, porque assim estará construindo um mundo mais autêntico. Você agora tem uma missão "difícil", encontrar alguém que goste de FALAR BASTANTE.

6. Feliz é quem tem o dom da palavra certa na hora certa. Presenteie agora alguém que você considereOTIMISTA.
7. Enfrente os problemas da vida com otimismo, porque as soluções são encontradas por aqueles que buscam a verdade. Será que você consegue encontrar aqui alguém TIMIDO?

8. Colega, timidez não é defeito. Às vezes é preciso nos recolhermos em nós mesmos para que Deus fortaleça nosso espírito. Ofereça este presente para pessoa SENSíVEL.

9. O sensível se envolve com facilidade. Vai fundo e sofre muito. Esteja sempre alerta. Sua participação é muito importante nas grandes decisões devido a sua sensibilidade. Boa dica de decisão: decida-se a dar este presente para uma pessoa CRIATIVA.

10. Que bom que você foi considerado criativo. Isso facilita muitas vezes a resolução de problemas de forma inédita, quebrando os paradigmas. Mostre essa sua qualidade dando esse presente a uma pessoaPONDERADA
11. A ponderação reflete equilíbrio. E num grupo, é sempre necessário a presença de alguém equilibrado. Por isso continue bem vindo entre nós e, equilibrado como você é, passará este presente a uma pessoaPRESTATIVA

12. Você que é uma pessoa prestativa, dê este presente para uma pessoa BIRRENTA e tenteconvencê-la que isto não leva a nada.

13. Você foi considerada uma pessoa birrenta, precisa mudar este jeito. Para isso acontecer comece dando este presente para uma pessoa TEIMOSA.
14. Esta sua teimosia não leva a nada. Não implique com as coisas que a vida lhe dá. Passe este presente para uma pessoa SORRIDENTE.

15. Este teu sorriso encanta todo mundo, principalmente quando a pessoa está triste. Dê este presente para uma pessoa ESTUDIOSA.
16. Muito bem, são poucas as pessoas que gostam de estudar. Continue sempre estudando. Mas por enquanto dê este presente para uma pessoa INTELIGENTE.

17. Você deverá usar sua inteligência para a felicidade dos outros. Dê este presente para uma pessoaAGRADÁVEL.

18. Agradável, você foi escolhido. Sua companhia agrada muita gente. Dê este presente para uma pessoaORGULHOSA.
19. Cuidado para não tropeçar no seu orgulho, porque você pode acabar se machucando. Dê este presente para uma pessoa NAMORADEIRA.

20. Quem muito quer nada tem. Escolha apenas uma pessoa para ficar com você. Enquanto essa pessoa não chegar dê este presente para uma pessoa BONDOSA.

21. É tão bom que se descobre o valor de estar a serviço. Mas cuidado, nem sempre o outro entende seu proposta e, às vezes, se desencadeia o processo de exploração. Como aqui não é o caso, preste-se a doar este presente para uma pessoa GENEROSA.

22. Parabéns a você que foi considerada uma pessoa generosa. É belo doar, quando solicitado é mais belo, porém, dar sem ser solicitado por haver compreendido. E para os generosos, procurar quem receberá é uma alegria maior ainda que dar. Generoso nos fala de amor, respeito, compreensão, partilha e perdão. Por isso o presente é seu. Faça dele o que quiser.

Lembrança para o dia das mães







                                               Sapatinho de papel