Música de Folclore: Você sabe o que é folclore? Vou lhe dar explicação... Paródia de Asa Branca
Esta é uma paródia da música de Luiz Gonzaga Asa Branca e pode ser utilizada durante as atividades de Folclore com a turma.Que tal criarem a sua própria paródia, a partir da música Asa Branca?
Letra:
Folclore (Paródia da música Asa Branca - Luiz Gonzaga)
Você sabe o que é folclore ?
Vou lhe dar a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.
Tem a lenda da Mãe d'Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
Quem não tem cão, caça com gato.
Olho por olho, dente por dente.
Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.
Tem a lenda da Mãe d'Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
Quem não tem cão, caça com gato.
Olho por olho, dente por dente.
Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,
Tem caruru e tem vatapá.
Isso tudo pode crer...
Foi do povo que saiu.
É o folclore da minha gente,
Da gente boa do meu Brasil.
Vídeos:
Projeto: Música e aprendizagem uma experiência harmônica na sala de aula
Atividades com a música Aquarela aqui e aqui.
Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula
Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula
Denise
Badim Teixeira, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental
na rede pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, é formada em
Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e habilitada em Gestão
Escolar. Completamente apaixonada por Educação, realiza-se na construção
do conhecimento de seus alunos e na aplicação de projetos que despertem
o interesse deles. Entende que o lúdico é fundamental para estimular a
aprendizagem e, por isso, relaciona, entre outras coisas, a música como
suporte. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula apresenta diversas atividades, algumas foram selecionadas para a socialização com outros professores.
Por que Música?
O
desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é
fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de
atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de
aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é
mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens,
com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem
musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e
a interação entre as crianças.
A
música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de
despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança
no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio
corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se
alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da
coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e
espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das
canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além
de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o
seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem
destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula
enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de
descontração através de vivências com a música e socialização de
sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua
extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e
sadio da criança.
A
música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a
sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança,
pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão
inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é
carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os
sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).
Alguns objetivos
- Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
- Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
- Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
- Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
- Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
- Analisar criticamente letras de músicas diversas.
- Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
- Ampliar o vocabulário.
- Despertar a criatividade.
- Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
- Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
Recursos
- Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
- 01 aparelho de som
- 01 televisão
- 01 videocassete/DVD
- Multimídias (CD)
- Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
- Caderno
- Hidrocores e canetas
Como Avaliar?
Através da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.
COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira atividade
O que eu gosto de ouvir...
O que eu gosto de ouvir...
- Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
- Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
- Socialização das respostas de cada um.
- Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.
Segunda atividade:
Xô preconceito: Clássica (Tchaikovski – Valsa das flores)
Axé/forró/funk
Xô preconceito: Clássica (Tchaikovski – Valsa das flores)
Axé/forró/funk
- Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura das músicas.
- Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
- A primeira música será instrumental, de preferência, clássica.
- Deixar que ouçam e respondam.
- Socialização das respostas.
- Dizer a eles que irão fazer novamente o mesmo exercício, agora com outra música (axé ou forró).
- Tocar a música enquanto respondem.
- Socializar as respostas.
Ficha – Atividade: Xô, preconceito
1 - Ao escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente
b) ( ) Ouve atentamente
c) ( ) Compra o CD
d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
a) ( ) Desliga imediatamente
b) ( ) Ouve atentamente
c) ( ) Compra o CD
d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome.
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3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
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4 - O que você sente ao ouvir essa música?
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5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
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6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
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7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música?
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8 - Você gosta desse tipo de música?Por quê?
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Terceira atividade com videocassete/DVD
Curtindo o clipe
Curtindo o clipe
- Apresentação de um clipe musical (escolha de acordo com a turma).
- Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
- Socialização das respostas.
- Distribuição da letra da música.
- Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.
Ficha – Atividade: Curtindo o clipe
Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva
Quarta atividade: Quebra-cabeça musical (em duplas)
Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas
- Distribuir frases de músicas que se completam para diferentes pessoas.
Ex.: 1. Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada.
Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.
Segundo momento: Quebra-cabeça
- Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.
- Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.
- Em seguida, tocar a música para que possam conferir.
- Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.
Quinta atividade: Enviando um presente
- Distribuir a letra de uma música que seja popular.
- Tocar a música e solicitar que todos cantem acompanhando a letra.
- Fazer os seguintes questionamentos e pedir que respondam no caderno:
- Você compraria o CD com essa música?
- Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da sala.) Por quê?
- Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe o CD com essa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.
Sexta atividade: Discutindo a música
- Distribuir a letra de uma música (de preferência, bem polêmica).
- Tocar o CD para que todos possam cantar.
- Fazer a interpretação da música destacando pontos polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais, estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.
Sétima atividade: Trilha sonora
- Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura da música.
- Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
- Socialização das respostas.
- Distribuir a letra da música.
- Tocar a música para que todos cantem juntos.
Ficha – Atividade: Trilha sonora
1 - Dê dois adjetivos para essa música.
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2 - Se a música fosse de um filme, qual seria?
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3 - Sobre o que seria o filme?
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4 - Onde a história se passaria?
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5 - Quais seriam os personagens?
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6 - Como terminaria o filme?
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Oitava atividade: O que está faltando?
- Distribuir cópias com a letra incompleta de uma música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão faltando.
- Tocar a música para que possam conferir se preencheram a ficha corretamente.
- Colocar no quadro as palavras que foram utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a escrita.
- Solicitar aos alunos que façam parágrafos utilizando as palavras encontradas.
- Socialização do parágrafo de cada um espontaneamente.
Nona atividade: Parceria com o compositor
- Distribuir a letra de uma música.
- Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos.
- Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra).
- Solicitar que respondam às questões:
- Qual é o nome do compositor da música?
- Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?
- Em que momento você acha que ele escreveu a música?
- Você gostou da música?
- Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao compositor:
- Dizendo se gostou ou não da música e por quê.
- Sugerindo mudanças na música.
a
importância da música na educação, música e educação, modelos de
atividades com música, envolvendo trabalhos e tarefas musicais;
Poderá também gostar de:
Vamos cantar? Karaokê
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