"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 2 de setembro de 2013


FESTA DA ESCOLA MOISÉS RIBEIRO GAMA























































 OLHA QUE LINDAS APRESENTAÇÕES
 DO PROJETO DE LEITURA










domingo, 1 de setembro de 2013

Dinâmicas

Dinâmica: Medo de Desafios

Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
    Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
   Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:
   O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.


Dinâmica: do 1, 2, 3
 


Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
    1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
    2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
    3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
    4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida


Dinâmica do Amor

Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
    Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante.

 

Dinâmica: “Convivendo com Máscaras”

 


Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo

 

DIA DAS CRIANÇAS...

site: oriental
PRESENTE PARA DIA DAS CRIANÇAS
FAZER COM A MÃOZINHA DOS ALUNOS


PRIMAVERA...


BORBOLETA COM GARRAFINHA PET E E.V.A
CRÉDITOS :PROFª SILVANA

BRINQUEDO DE SUCATA...Dia das crianças

BRINQUEDO CAI NÃO CAI
MUITO DIVERTIDO...
FEITO COM GARRAFA PET, PALITO DE CHURRASCO E BOLINHA DE GUDE.
PROF° SILVANA

BRINQUEDO DE SUCATA...Dia das crianças

BRINQUEDO CAI NÃO CAI

MUITO DIVERTIDO...

FEITO COM GARRAFA PET,


DIA DAS CRIANÇAS


PROFª JULIANA


DECORAÇÃO PARA DIA DAS CRIANÇAS

PRIMAVERA...

PROFª SUELI

ÁRVORE COM ALFABETO...





TIA VIVI E TIA JOSI
CADA LETRINHA AS CRIANÇAS REPRESENTARAM COM UM DESENHO...



EXPOSIÇÃO DE TRABALHINHOS COM SUCATAS...







TIA SHEILA REVELOU-SE UMA OTIMA PROFESSORA DE ARTES...
NA REUNIÃO DE PAIS, FEZ UMA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHINHOS DOS ALUNOS
FEITOS COM SUCATA... MATERIAL REAPROVEITADO!
NÃO PENSANDO EM ECONOMIA E SIM, NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE...
PARABÉNS!!!


PINTURA COM AREIA COLORIDA...


TIA SHEILA FEZ ESTES QUADRINHOS COM AS TURMAS DO 1°ANO.
A BASE É DE PAPELÃO
FOI PINTADO COM COLA COLORIDA E AREIA COLORIDA

MODELO DE ENVELOPE...


ESSA É A TIA VANESSINHA...
CAPRICHANDO NA CONFECÇÃO DAS PASTAS BIMESTRAIS!!!



AVIÃO DE SUCATA...

PROFESSORA SHEILA

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL...

PROFESSORA KAREN
PROFESSORA VIVIANE


BRINCADEIRAS COM AS SOMBRAS...

EXPERIMENTAÇÕES
Os pequenos percebem como a projecão do corpo muda de tamanho

QUE BICHO É?
Colocadas contra a luz, as mãos viram um monstro projetado na parede da sala
Revista Escola

IDÉIAS...

MARCADOR DE PÁGINAS