EXEMPLOS DE EXERCICIOS COM NUMERAIS
TROCA-TROCA!
1. Você deverá substituir as expressões entre parênteses
pelas informações numéricas dadas no retângulo. Logo em seguida classifique-os:
8 2,5 11 200 10 3ª 1ª
Na (segunda) semana de maio, numa (terça)-feira,
cerca de (quarenta) pessoas participaram da reunião de pais
e professores da nossa escola.
As (primeiras) chegarem foram as mães.
No encontro, (oito) assuntos foram tratados e as
pessoas presentes comeram (cento e sessenta)salgadinhos
e beberam (sete) garrafas de refrigerantes de (dois e meio)
litros cada. O assunto principal da reunião foi a organização
da festa junina. As pessoas presentes decidiram que o
evento aconteceria no dia (vinte) de junho, ou seja, cerca de
(cento e trinta e (sete) dias depois do início das aulas em
fevereiro e (dez) dias antes do mês de julho.
Acredita-se que (duzentas) pessoas irão à festa, bem
mais do que as (oitenta e cinco) do ano passado.
Ana e Carol sentiram uma grande vontade de tomar sorvete na sexta-feira a noite.
Primeiro, elas ligaram para algumas amigas e elas aceitaram o convite.
Enquanto elas não chegavam foram pedindo os sorvetes de morango e metade de chocolate, e três refrigerantes.
Então, Ana tomou o triplo que suas amigas, pois estava com
muita vontade. Hum! Que delicía!!!
muita vontade. Hum! Que delicía!!!
ORDINAIS __________________________________________
CARDINAIS__________________________________________
FRACIONÁRIOS______________________________________
MULTIPLICATIVOS____________________________________
Classifique os numerais:
Na quarta semana de maio, numa quinta-feira,
cerca de setenta pessoas participaram da reunião de pais
e professores da nossa escola.
As primeiras chegarem foram as mães.
No encontro, dez assuntos foram tratados e as
pessoas presentes comeram duzentos e dois salgadinhos
e beberam nove garrafas de refrigerantes de três meio
litros cada. O assunto principal da reunião foi a organização
da festa junina. As pessoas presentes decidiram que o
evento aconteceria no dia quatro de junho, ou seja, cerca de
cento e trinta e oito dias depois do início das aulas em
fevereiro e sete dias antes do mês de julho.
Acredita-se que trezentos pessoas irão à festa, bem
mais do que o dobro do ano passado.
ORDINAIS __________________________________________
CARDINAIS__________________________________________
FRACIONÁRIOS______________________________________
MULTIPLICATIVOS____________________________________
ATIVIDADE COM NUMERAIS:
ATIVIDADE COM NUMERAIS:
· Ana e Carol sentiu um desejo enorme de ter umcomputador.
· Na sexta- feira será dia em que é comemorado o Natal, ela irá ganhar um presente.
· Primeiro, vou estudar muito e passar de ano escolar.
· As crianças foram para a sorveteria e pediram doissorvetes de morango, metade de chocolate, e trêsrefrigerantes.
· Carol comeu o dobro do panetone de Natal ! Que menina faminta!
Escreva nos lugares indicados os numerais do texto classificado-os:
Números cardinais______________________
Números ordinais_______________________
Números fracionários _____________________
Números multiplicativos____________________
TRABALHANDO NUMERAIS COM POEMA
O ÔNIBUS
Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.
Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.
Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carregava no nome
tanta raiva do mundo.
O quarto desceu
em frente à estátua
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.
Desceu o último
tranqüilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.
Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim - ufa!
Podia ir ao banheiro.
Poesia a gente inventa. São Paulo. Ática, 1996.
1. O poema está organizado em partes, isto é, estrofes. Qual o número de estrofes do poema?
2. De acordo com o poema, quantas pessoas havia ao todo no ônibus?
3. Qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus?
4. Esse poema é classificado como poema descritivo ou narrativo? Explique.
5. Numeral é a palavra que representa quantidade numérica, a ordem de uma sequência, número de vezes ou partes de um todo. No poema, que palavra representa quantidade?
6. Circule no texto os numerais que representam a ordem de uma sequência.
7. Quais tipos de numerais foram aplicados no texto? Qual o mais utilizado?
8. Complete as lacunas com o numeral correto:
a) Logo na esquina desceu o _______________ passageiro. (ordinal)
b) Seguiu o motorista com mais _______________ passageiros. (cardinal)
c) Entrou o _______________ de passageiros. (multiplicativo)
d) O motorista percorreu _______________ do caminho. (fracionário)
9. Esse texto é um poema ou uma poesia? Explique.
10. Explique o que representa a interjeição “ufa!” no penúltimo verso
HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CEBOLINHA
1. O que acontceu com o Cebolinha no teceiro quadrinho?
2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) ( ) o primeiro. c) ( ) o terceiro.
2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) ( ) o primeiro. c) ( ) o terceiro.
b) ( ) o segundo. d) ( ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.
3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?
4. As onomatopéias são:
a) ( ) palavras que representam sentimentos.
b) ( ) palavras que representas gritos.c) ( ) palavras que representas som.
d) ( ) sinais que representam movimento.
d) ( ) sinais que representam movimento.
5. Complete as frases de acordo com o numeral solicitado.
a) Cebolinha quebrou ____________________ vaso. (cardinal)
d) Cebolinha quebrou o ____________________ vaso. (ordinal)
b) Cebolinha quebrou o ____________________ dos vasos. (multiplicativo)
c) Cebolinha quebrou ____________________ do vaso. (fracionário)