- EXPRESSÕES NUMÉRICAS:
1. Identifique a propriedade usada, relacionando as colunas:
(A) Propriedade Associativa ( ) 150 + 0 = 150
(B) Propriedade Comutativa ( ) 6 + (14 + 2) = 22
(C) Propriedade do Elemento Neutro ( ) 87 + 9 = 9 + 87
2. Fazendo algumas expressões numéricas:
Efetue primeiro as operações dentro dos parênteses – ( ), depois as que
estão dentro dos colchetes – [ ] e, por último, as interiores às chaves – { },
soma e subtração).
36 + 2 X {25 + [ 18 – (5 – 2) X 3]} =
= 36 + 2 X {25 + [18 – 3 X 3]} =
= 36 + 2 X {25 + [18 – 9]} =
= 36 + 2 X {25 + 9} =
= 36 +2 X 34 =
3.Agora é a sua vez! Resolva a expressão numérica abaixo:
35 + {2 + [2 X 8 – (4 : 2) + 3]} : 2 =
4. A expressão numérica a seguir apresenta um erro na sequência da resolução. Encontre esse erro e conserte:
180 – (23 x 2) + 5 =
= 157 X 2 + 5 =
= 314 + 5 = 319
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
segunda-feira, 11 de julho de 2011
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Projeto Amizade
Conteúdos :
Português:
Pequenos textos; listas de palavras; interpretação de histórias.
Matemática:
Sequência numérica; quatro operações.
Sequência numérica; quatro operações.
Ciências:
Higiene pessoal e do ambiente; importância da higiene;
História e Geografia:
Higiene de antigamente; Tipos de moradias.
Higiene de antigamente; Tipos de moradias.
Religião:
História dos Discípulos; amizade e respeito.
História dos Discípulos; amizade e respeito.
Artes:
Dramatização; Cartazes; Canções.
Dramatização; Cartazes; Canções.
Objetivos (por disciplina):
Português:
Escrever listas de palavras de acordo com sua fase de escrita;
Interpretar textos referentes ao tema amizade;
Ler pequenos textos respeitando sua fase de leitura.
Escrever listas de palavras de acordo com sua fase de escrita;
Interpretar textos referentes ao tema amizade;
Ler pequenos textos respeitando sua fase de leitura.
Matemática:
Contar respeitando a sequência numérica;
Realizar cálculos envolvendo as quatro operações.
Contar respeitando a sequência numérica;
Realizar cálculos envolvendo as quatro operações.
Ciências:
Identificar os bons hábitos de higiene;
Conhecer os acessórios que utilizamos para a higiene pessoal e do ambiente;
Reconhecer a importância da higiene do ambiente.
Identificar os bons hábitos de higiene;
Conhecer os acessórios que utilizamos para a higiene pessoal e do ambiente;
Reconhecer a importância da higiene do ambiente.
História e Geografia:
Descobrir como as pessoas antigamente faziam sua higiene pessoal;
Conhecer os diferentes tipos de moradias;
Descobrir como as pessoas antigamente faziam sua higiene pessoal;
Conhecer os diferentes tipos de moradias;
Religião:
Respeitar os colegas estabelecendo vínculos de amizade;
Conhecer dos discípulos, comparando suas atitudes;
Demonstrar amor para os amigos como se fosse a nós mesmos;
Conhecer as conseqüências de atos bondosos para com as pessoas e como isso as faz felizes.
Respeitar os colegas estabelecendo vínculos de amizade;
Conhecer dos discípulos, comparando suas atitudes;
Demonstrar amor para os amigos como se fosse a nós mesmos;
Conhecer as conseqüências de atos bondosos para com as pessoas e como isso as faz felizes.
Artes:
Dramatizar situações boas e ruins que acontecem numa relação de amizade.
Construir cartazes sobre amizade e higiene;
Cantar canções de amizade e higiene.
Dramatizar situações boas e ruins que acontecem numa relação de amizade.
Construir cartazes sobre amizade e higiene;
Cantar canções de amizade e higiene.
Descrição dos procedimentos (docentes e discentes):
Segunda-feira
Coral;
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Faremos os grupos da amizade, cada dia os grupos irão utilizar a pulseira da amizade, cada um com a sua cor, e no momento das atividades livres irão conhecer melhor seus amigos.
A professora dará alguns minutos para cada grupo se conhecer e depois cada colega deverá apresentar o seu amigo. Após cada grupo anotará em cartaz as preferências dos amigos.
Atividade no livro.
Canção: Deus me fez especial.
Procedimento discente: quem vem antes e depois.
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Faremos os grupos da amizade, cada dia os grupos irão utilizar a pulseira da amizade, cada um com a sua cor, e no momento das atividades livres irão conhecer melhor seus amigos.
A professora dará alguns minutos para cada grupo se conhecer e depois cada colega deverá apresentar o seu amigo. Após cada grupo anotará em cartaz as preferências dos amigos.
Atividade no livro.
Canção: Deus me fez especial.
Procedimento discente: quem vem antes e depois.
Terça-feira
Aula de Inglês;
Educação Física;
Lanche.
Todos formarão um círculo, cada um no seu grupo, e deverão montar um cartaz com textos e desenhos representando o que os amigos fazem: brincam, conversam, contam histórias, ajudam os outros.
Atividade no caderno:
Procedimento discente: trazer rótulos de higiene.
Educação Física;
Lanche.
Todos formarão um círculo, cada um no seu grupo, e deverão montar um cartaz com textos e desenhos representando o que os amigos fazem: brincam, conversam, contam histórias, ajudam os outros.
Atividade no caderno:
Procedimento discente: trazer rótulos de higiene.
Quarta-feira
História bíblica: Jesus e seus 12 amigos/discípulos: os amigos de Jesus aprenderam muitas coisas com ele, inclusive a AMAR.
Montaremos uma receita da amizade.
Atividade no livro .
Lanche.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Montaremos uma receita da amizade.
Atividade no livro .
Lanche.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Recesso
Sexta-feira
Dia do brinquedo. Aproveitar esta atividade para os amigos emprestarem seus brinquedos, demonstrando carinho e amor uns aos outros.
Atividade no caderno: Conhecendo o outro.
Atividade no caderno: Conhecendo o outro.
Segunda-feira
Coral;
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Em duplas farão um autorretrato do amigo, observando cada característica.
Lanche.
Aula de Música.
Depois a professora mostrará a turma para que identifiquem os colegas.
Canção: Deus me fez especial.
Parque.
Procedimento discente: no livro.
Terça-feira
Aula de Inglês;
Educação Física;
Lanche.
Utilizando os rótulos da higiene, vamos separar os iguais, formando um gráfico com as quantidades, cada grupo ficará responsável de anotar qual a finalidade de determinado produto: sabonete, pasta de dente, xampu, entre outros.
Procedimento discente: no caderno.
Educação Física;
Lanche.
Utilizando os rótulos da higiene, vamos separar os iguais, formando um gráfico com as quantidades, cada grupo ficará responsável de anotar qual a finalidade de determinado produto: sabonete, pasta de dente, xampu, entre outros.
Procedimento discente: no caderno.
Quarta-feira
História bíblica: Jesus e seus 12 amigos/discípulos: os amigos de Jesus aprenderam muitas coisas com ele, inclusive a AMAR.
Faremos uma carta para um amigo dizendo como ele é importante, faremos um amigo secreto da amizade.
Lanche.
Atividade no caderno: Dicas de higiene.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Faremos uma carta para um amigo dizendo como ele é importante, faremos um amigo secreto da amizade.
Lanche.
Atividade no caderno: Dicas de higiene.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Leitura do texto sobre higiene. Sublinhar palavras que a professora pedir.
Lanche.
Educação Física
Iremos construir as carteirinhas da amizade.
Procedimento discente: no caderno.
Leitura do texto sobre higiene. Sublinhar palavras que a professora pedir.
Lanche.
Educação Física
Iremos construir as carteirinhas da amizade.
Procedimento discente: no caderno.
Sexta-feira
Entrega de Arquivo Biográfico.
blog educacaoadventista
blog educacaoadventista
EU QUERO O MEU CAFÉ
Bom dia! Cumprimentou o menino.
“Eu quero o meu café”
E não leite com calda de chocolate
Assim falou o gigante,
“Na hora que eu despertar,
Logo que eu me levante”.
“Ouçam todos na cozinha”,
continuou o gigante,
“eu mato quem não matar
minha fome num instante!”
“Não quero saber de mingau,
nem de ovos, nem de pão.
Eu quero o que eu quero
Eu quero um bocadão”.
“Cem panquecas com geléia,
nem uma a menos ou a mais,
que só assim a minha pança
fica cheia e eu fico em paz.”
Geode, Diane. O livro dos gigantes e dos pequeninos. São Paulo, Compania das Letrinhas, 2001.
1. De acordo com o poema, o gigante quando acorda quer comer:
a) ( ) mingau.
b) ( ) ovos.
c) ( ) panquecas.
d) ( ) pão.
2. Parônimos são palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronúncia. Procure no dicionário o significado dos parônimos destacados nas frases abaixo:
a) O gigante fez uma descrição do seu café.
b) O gigante fez uma discrição do seu café.
c) Os alimentos estavam na despensa.
d) O gigante dispensou os empregados.
e) O gigante vai recrear no lanche.
f) O gigante vai recriar o lanche.
3. Homônimos são palavras diferentes no sentido, mas que tem a mesma pronúncia. Procure no dicionário o significado dos homônimos abaixo e forme frases com cada um deles.
a) calda –
b) cauda –
c) cumprimento –
d) comprimento –
e) acento –
f) assento –
g) concerto –
h) conserto –
4. Esse texto é:
a) ( ) uma biografia.
b) ( ) um poema.
c) ( ) uma narrativa.
d) ( ) um diálogo.
5. O que representa as aspas apresentadas no poema?
6. Qual o outro sinal de pontuação que poderia ser colocado no lugar das aspas?
7. Como podemos identificar o gênero textual desse texto?
8. Observe as frases seguintes:
No mercado, é preciso apreçar a panquecas.
O gigante tem que se apressar para comprar as panquecas.
Agora responda:
a) Qual a diferença entre as palavras destacadas?
b) Essas palavras são homônimas ou parônimas? Explique.
9) Faça um X nos parônimos certos:
9) Faça um X nos parônimos certos:
A a)A cama tem dois metros de _______________ .
( )comprimento ( )cumprimento
b) b)O ___________ da sandália ficou ótimo!
( )concerto ( )conserto
c) c) O menino colocou o ____________ na palavra certa?
( )acento ( )assento
d) d)A professora irá ___________ os alunos sobre o passeio no bosque.
( )informar ( )enformar
e) e)João Carlos tem muita ______________ .
( )descrição ( ) discrição
f) f)A ___________ do peixe é curta.
( )cauda ( )calda