"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 3 de setembro de 2013


  • EXPRESSÕES NUMÉRICAS:

1. Identifique a propriedade usada, relacionando as  colunas:

(A) Propriedade Associativa                             (    ) 150 + 0 = 150
(B) Propriedade Comutativa                             (    ) 6 + (14 + 2) = 22
(C) Propriedade do Elemento Neutro              (    ) 87 + 9 = 9 + 87

2. Fazendo algumas expressões numéricas:

Efetue primeiro as operações dentro dos parênteses – ( ), depois as que
estão dentro dos colchetes – [ ] e, por último, as interiores às chaves – { },
respeitando-se, ainda, a prioridade das operações (multiplicação, divisão,
soma e subtração).

36 + 2 X {25 + [ 18 – (5 – 2) X 3]} =
= 36 + 2 X {25 + [18 – 3 X 3]} =
= 36 + 2 X {25 + [18 – 9]} =
= 36 + 2 X {25 + 9} =
= 36 +2 X 34 =
= 36 + 68 = 104

3.Agora é a sua vez! Resolva a expressão numérica abaixo:

35 + {2 + [2 X 8 – (4 : 2) + 3]} : 2 =

4. A expressão numérica a seguir apresenta um erro na sequência da resolução. Encontre esse erro e conserte:

180 – (23 x 2) + 5 =
= 157 X 2 + 5 =
= 314 + 5 = 319

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

              Projeto Amizade
 Conteúdos :
Português:
 Pequenos textos; listas de palavras; interpretação de histórias.   
Matemática:
Sequência numérica; quatro operações.
Ciências:
 Higiene pessoal e do ambiente; importância da higiene;
História e Geografia:
 Higiene de antigamente; Tipos de moradias.
Religião:
História dos Discípulos; amizade e respeito.
Artes:
Dramatização; Cartazes; Canções.
 Objetivos (por disciplina):
Português:
 Escrever listas de palavras de acordo com sua fase de escrita;
 Interpretar textos referentes ao tema amizade;
 Ler pequenos textos respeitando sua fase de leitura.
Matemática:
 Contar respeitando a sequência numérica;
Realizar cálculos envolvendo as quatro operações.
Ciências:
Identificar os bons hábitos de higiene;
Conhecer os acessórios que utilizamos para a higiene pessoal e do ambiente;
Reconhecer a importância da higiene do ambiente.
História e Geografia:
Descobrir como as pessoas antigamente faziam sua higiene pessoal;
Conhecer os diferentes tipos de moradias;
Religião:
Respeitar os colegas estabelecendo vínculos de amizade;
Conhecer dos discípulos, comparando suas atitudes;
Demonstrar amor para os amigos como se fosse a nós mesmos;
Conhecer as conseqüências de atos bondosos para com as pessoas e como isso as faz felizes.
Artes:
Dramatizar situações boas e ruins que acontecem numa relação de amizade.
Construir cartazes sobre amizade e higiene;
Cantar canções de amizade e higiene.
 Descrição dos procedimentos (docentes e discentes):
                                                           
Segunda-feira
 Coral;
 Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
 Faremos os grupos da amizade, cada dia os grupos irão utilizar a pulseira da amizade, cada um com a sua cor, e no momento das atividades livres irão conhecer melhor seus amigos.
A professora dará alguns minutos para cada grupo se conhecer e depois cada colega deverá apresentar o seu amigo. Após cada grupo anotará em cartaz as preferências dos amigos.
 Atividade no livro.
 Canção: Deus me fez especial.
 Procedimento discente: quem vem antes e depois.
Terça-feira
 Aula de Inglês;
Educação Física;
Lanche.
 Todos formarão um círculo, cada um no seu grupo, e deverão montar um cartaz com textos e desenhos representando o que os amigos fazem: brincam, conversam, contam histórias, ajudam os outros.
 Atividade no caderno:
Procedimento discente: trazer rótulos de higiene.
Quarta-feira
História bíblica: Jesus e seus 12 amigos/discípulos: os amigos de Jesus aprenderam muitas coisas com ele, inclusive a AMAR.
 Montaremos uma receita da amizade.
 Atividade no livro .
 Lanche.
 Informática/Biblioteca
 Procedimento discente: no livro.

Quinta-feira
Recesso
Sexta-feira
Dia do brinquedo. Aproveitar esta atividade para os amigos emprestarem seus brinquedos, demonstrando carinho e amor uns aos outros.
Atividade no caderno: Conhecendo o outro.

Segunda-feira
Coral;
 Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
 Em duplas farão um autorretrato do amigo, observando cada característica.
Lanche.
Aula de Música.
 Depois a professora mostrará a turma para que identifiquem os colegas.
Canção: Deus me fez especial.
 Parque.
Procedimento discente: no livro.
Terça-feira
 Aula de Inglês;
 Educação Física;
 Lanche.
 Utilizando os rótulos da higiene, vamos separar os iguais, formando um gráfico com as quantidades, cada grupo ficará responsável de anotar qual a finalidade de determinado produto: sabonete, pasta de dente, xampu, entre outros.
 Procedimento discente: no caderno.
Quarta-feira
 História bíblica: Jesus e seus 12 amigos/discípulos: os amigos de Jesus aprenderam muitas coisas com ele, inclusive a AMAR.
 Faremos uma carta para um amigo dizendo como ele é importante, faremos um amigo secreto da amizade.
 Lanche.
 Atividade no caderno: Dicas de higiene.
Informática/Biblioteca
 Procedimento discente: no livro.

Quinta-feira
 Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
 Leitura do texto sobre higiene. Sublinhar palavras que a professora pedir.
 Lanche.
 Educação Física
 Iremos construir as carteirinhas da amizade.
Procedimento discente: no caderno.
Sexta-feira
Entrega de Arquivo Biográfico.

blog educacaoadventista 

TRABALHANDO HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS COM GÊNERO TEXTUAL POEMA

EU QUERO O MEU CAFÉ

Bom dia! Cumprimentou o menino.
“Eu quero o meu café”
E não leite com calda de chocolate
Assim falou o gigante,
“Na hora que eu despertar,
Logo que eu me levante”.

“Ouçam todos na cozinha”,
continuou o gigante,
“eu mato quem não matar
minha fome num instante!”

“Não quero saber de mingau,
nem de ovos, nem de pão.
Eu quero o que eu quero
Eu quero um bocadão”.

“Cem panquecas com geléia,
nem uma a menos ou a mais,
que só assim a minha pança
fica cheia e eu fico em paz.”

Geode, Diane. O livro dos gigantes e dos pequeninos. São Paulo, Compania das Letrinhas, 2001.

1. De acordo com o poema, o gigante quando acorda quer comer:
a) (     ) mingau.
b) (     ) ovos.
c) (     ) panquecas.
d) (     ) pão.

2. Parônimos são palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronúncia. Procure no dicionário o significado dos parônimos destacados nas frases abaixo:
a) O gigante fez uma descrição do seu café.
b) O gigante fez uma discrição do seu café.
c) Os alimentos estavam na despensa.
d) O gigante dispensou os empregados.
e) O gigante vai recrear no lanche.
f) O gigante vai recriar o lanche.
3. Homônimos são palavras diferentes no sentido, mas que tem a mesma pronúncia. Procure no dicionário o significado dos homônimos abaixo e forme frases com cada um deles.
a) calda –
b) cauda 
c) cumprimento –
d) comprimento 
e) acento –
f) assento 
g) concerto –
h) conserto 

4. Esse texto é:
a) (     ) uma biografia.
b) (     ) um poema.
c) (     ) uma narrativa.
d) (     ) um diálogo.

5. O que representa as aspas apresentadas no poema?

6. Qual o outro sinal de pontuação que poderia ser colocado no lugar das aspas?

7. Como podemos identificar o gênero textual desse texto?

8. Observe as frases seguintes:
No mercado, é preciso apreçar a panquecas.
O gigante tem que se apressar para comprar as panquecas.
Agora responda:
a) Qual a diferença entre as palavras destacadas?
b) Essas palavras são homônimas ou parônimas? Explique.


9)   Faça um X nos parônimos certos:    

A   a)A cama tem dois metros de  _______________         .                               
                                       (    )comprimento      (    )cumprimento

b)    b)O ___________     da sandália  ficou ótimo!
                                                                  (    )concerto              (    )conserto

c)    c) O menino colocou o ____________   na palavra certa?                  
                                                                  (    )acento                  (    )assento

d)    d)A professora irá  ___________  os alunos sobre o passeio no bosque. 
                                                                 (    )informar               (    )enformar

e)     e)João Carlos tem muita ______________ .                                                  
                                                                (    )descrição            (    ) discrição

f)     f)A ___________ do peixe é curta.                                                     
                                                               (    )cauda                    (    )calda

EXEMPLOS  DE EXERCICIOS COM NUMERAIS

TROCA-TROCA!



1. Você deverá substituir as expressões entre parênteses
pelas informações numéricas dadas no retângulo. Logo em seguida classifique-os:


2ª 50 7 85 160 20 137 40 4
8 2,5 11 200 10 3ª 1ª



Na (segunda) semana de maio, numa (terça)-feira,
cerca de (quarenta) pessoas participaram da reunião de pais
e professores da nossa escola.
As (primeiras) chegarem foram as mães.
No encontro, (oito) assuntos foram tratados e as
pessoas presentes comeram (cento e sessenta)salgadinhos
e beberam (sete) garrafas de refrigerantes de (dois e meio)
litros cada. O assunto principal da reunião foi a organização
da festa junina. As pessoas presentes decidiram que o
evento aconteceria no dia (vinte) de junho, ou seja, cerca de
(cento e trinta e (sete) dias depois do início das aulas em
fevereiro e (dez) dias antes do mês de julho.
Acredita-se que (duzentas) pessoas irão à festa, bem
mais do que as (oitenta e cinco) do ano passado.






Ana e Carol sentiram uma grande vontade de tomar sorvete na sexta-feira a noite.
Primeiro, elas ligaram para algumas amigas e elas aceitaram o convite.
Enquanto elas não chegavam foram  pedindo os sorvetes de morango e metade de chocolate, e três refrigerantes.
Então, Ana tomou o triplo que suas amigas, pois estava com

 muita vontade.  Hum! Que delicía!!!


ORDINAIS  __________________________________________


CARDINAIS__________________________________________
FRACIONÁRIOS______________________________________
MULTIPLICATIVOS____________________________________


Classifique os numerais:


Na quarta semana de maio, numa quinta-feira,
cerca de setenta pessoas participaram da reunião de pais
e professores da nossa escola.
As primeiras chegarem foram as mães.
No encontro, dez assuntos foram tratados e as
pessoas presentes comeram duzentos e dois salgadinhos
e beberam nove garrafas de refrigerantes de três meio
litros cada. O assunto principal da reunião foi a organização
da festa junina. As pessoas presentes decidiram que o
evento aconteceria no dia quatro de junho, ou seja, cerca de
cento e trinta e oito dias depois do início das aulas em
fevereiro e sete dias antes do mês de julho.
Acredita-se que trezentos pessoas irão à festa, bem
mais do que o dobro do ano passado.


ORDINAIS  __________________________________________
CARDINAIS__________________________________________
FRACIONÁRIOS______________________________________
MULTIPLICATIVOS____________________________________



ATIVIDADE COM NUMERAIS:
  
·      Ana e Carol sentiu um desejo enorme de ter umcomputador.

·      Na sexta- feira será  dia em que  é comemorado o Natal, ela irá ganhar um presente.

·      Primeiro, vou estudar muito e passar de ano escolar.

·      As crianças foram para a sorveteria e pediram doissorvetes de morango, metade de chocolate, e trêsrefrigerantes.

·      Carol comeu o dobro do panetone de Natal ! Que menina faminta!


Escreva nos lugares indicados os numerais do texto classificado-os:


Números cardinais______________________

Números ordinais_______________________

Números fracionários _____________________

Números multiplicativos____________________

TRABALHANDO NUMERAIS COM POEMA


O ÔNIBUS

Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.

Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.

Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carregava no nome
tanta raiva do mundo.

O quarto desceu
em frente à estátua
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.

Desceu o último
tranqüilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.

Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim - ufa!
Podia ir ao banheiro.

Poesia a gente inventa. São Paulo. Ática, 1996.

1. O poema está organizado em partes, isto é, estrofes. Qual o número de estrofes do poema?
2. De acordo com o poema, quantas pessoas havia ao todo no ônibus?
3. Qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus?
4. Esse poema é classificado como poema descritivo ou narrativo? Explique.
5. Numeral é a palavra que representa quantidade numérica, a ordem de uma sequência, número de vezes ou partes de um todo. No poema, que palavra representa quantidade?
6. Circule no texto os numerais que representam a ordem de uma sequência.
7. Quais tipos de numerais foram aplicados no texto? Qual o mais utilizado?
8. Complete as lacunas com o numeral correto:
a) Logo na esquina desceu o _______________ passageiro. (ordinal)
b) Seguiu o motorista com mais _______________ passageiros. (cardinal)
c) Entrou o _______________ de passageiros. (multiplicativo)
d) O motorista percorreu _______________ do caminho. (fracionário)
9. Esse texto é um poema ou uma poesia? Explique.
10. Explique o que representa a interjeição “ufa!” no penúltimo verso

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CEBOLINHA

 

 

1. O que acontceu com o Cebolinha no teceiro quadrinho?
2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) (     ) o primeiro.                         c) (     ) o terceiro.
b) (     ) o segundo.                         d) (     ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.

3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?


4. As onomatopéias são:
a) (     ) palavras que representam sentimentos.
b) (     ) palavras que representas gritos.c) (     ) palavras que representas som.
d) (     ) sinais que representam movimento.

5. Complete as frases de acordo com o numeral solicitado.
a) Cebolinha quebrou ____________________ vaso. (cardinal)
d) Cebolinha quebrou o ____________________ vaso. (ordinal)
b) Cebolinha quebrou o ____________________ dos vasos. (multiplicativo)
c) Cebolinha quebrou ____________________ do vaso. (fracionário)