Volta as Aulas - Dicas para os Pais
•Mostre aos seus filhos que você tem confiança neles. Faça sempre observações positivas sobre eles. Ao fazer críticas, nunca diga “você é isso” ou “você é aquilo”. Use esta fórmula: “quando você fez..., eu me senti... Da próxima vez, você deve agir assim...”.
•Prepare um cantinho especial para seus filhos fazerem as lições e guardarem livros e cadernos. Escreva os horários das aulas em uma cartolina e pregue num local bem visível.
•Marque um horário fixo para os estudos. Durante o horário de estudo, mesmo que não tenham lição de casa, faça seus filhos lerem os livros da escola e outros livros e revistas que existirem em casa. Depois pergunte de forma informal o que leram, o que acharam mais interessante...
•Converse todos os dias com seus filhos sobre o que eles fizeram e aprenderam na escola.
•Converse sobre notícias e reportagens transmitidas no rádio ou televisão. Peça a opinião deles sobre o que viram e ouviram. Dê a sua própria opinião.
•Conte a seus filhos a história da família. De onde vieram os avós, o que faziam...
•Estimule seus filhos para leitura. Traga para casa todo tipo de material escrito que encontrar. Assim que puder, compre um globo terrestre, mapas e um bom dicionário. Façam com que eles copiem receitas de comida, anotem listas de compras, escrevam um diário, inventem histórias e desenhos.
•Verifique todos os dias os cadernos de seus filhos. Vejam o que escreveram e faça comentários, sempre procurando elogiar o que estiver bem feito, e desafiando-os a melhorar cada vez mais.
• ALESSANDRA Elisa Soares
Neuropsicóloga/ Psicopedagoga Clínica/ Psicopatologista
04/07/2013
08/03/2013
Alfabeto com Música
Amei esse alfabeto com música encontrei no blog Fazendo Arte Patricia Freire
Venham conhecer esse maravilhoso blog.
04/01/2013
21/11/2012
07/10/2012
16/07/2012
Centenário de Jorge Amado
Nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, na Bahia, filho de João Amado de Faria e Eulália Leal. Aos dois anos, a família mudou-se para Ilhéus, onde o menino passou a infância e viveu experiências que marcariam sua literatura: a vida no mar, o universo da cultura do cacau e as disputas por terra. Começou a escrever profissionalmente como repórter aos catorze anos, em veículos como Diário da Bahia, O Imparcial e O Jornal.
Sua obra está publicada em mais de cinquenta países e foi adaptada com sucesso para o rádio, o cinema, a televisão e o teatro, transformando seus personagens em parte indissociáveis da vida brasileira. Jorge Amado morreu em 2001, alguns dias antes de completar 89 anos.
"Mais poderoso é o povo que supera e vence as limitações"
"Fiz da minha vida e da minha obra uma coisa única,unidade do homem e do escritor"
JORGE AMADO
10/06/2012
13/05/2012
28/04/2012
História - A Tartaruguinha
A tartaruguinha
Colorir e dobrar, para dentro, no pontilhado.
Era uma vez uma tartaruguinha que saiu para passear na floresta.
Em seu passeio encontrou vários amigos e ficou encantada ao ver os passarinhos voando, pediu para eles explicarem o que ela podia fazer para voar também. Os passarinhos disseram que ela teria que pegar duas folhas e colar em seu casquinho, ir a uma montanha bem alta e bater essas asinhas até conseguir voar.
A tartaruguinha seguiu os conselhos dos amigos passarinhos, colou as asinhas e foi até a montanha mais alta, ficou esperando o vento aparecer. Quando ele apareceu ela bateu as asinhas até conseguir voar.
Voou, voou bem alto próximo as nuvens, passou pelas borboletas, pelos passarinhos mas de repente o céu se encheu de nuvens e começou a chover, as asinhas da tartaruguinha descolaram e caíram, a tartaruguinha caiu e despedaçou.
Deus que observava tudo ficou com pena da tartaruguinha que era amiga de todos, resolveu colar os pedacinhos da tartaruguinha que agradeceu muito a Deus por ter lhe dado a vida novamente.
Colorir e dobrar, para dentro, no pontilhado.
Parabéns Profª Lourdes. Amei esse texto. Blog Universo Infantil
08/04/2012
02/01/2012
Histórias com Movimentos
HISTÓRIAS GINASTICADAS
LEÃO E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca correndo.(correr)Muito assustado estava o rato pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer. (tremer)
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum
e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo
não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro).
Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu
roer as cordas da rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar pulos de alegria (saltar).
Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado,
tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram sr amigos para sempre.
DORMINDO NO RECREIO
Dei esse nome a brincadeira pois os pequenos a adoram. Alunos deitadosem colchonetes (esses meus colchonetes são muitos simples e eu mesma
fiz- E aquele papelão que vem forrando geladeiras, ou outro móvel
grande. Eu forrei o papelão com TNT colorido)
As crianças deitam nos colchonetes e são convidados a dormirem. Com
a ajuda do professor vão imaginando diferentes formas de dormir:
-com cobertores pequenos, que não conseguem cobrir todo o corpo
- encolhidos - esticados -com calor - com frio - roncando - sonhando - com pesadelo - tranquilos
EXPLORANDO A TERRA
_Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços e pernas).
Muito cuidado para não cair..Ufa! Conseguimos.
Que bela vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)
_Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com
cuidado.
_Agora vamos correr até a praia? (correr)
_Chegamos. Oba! Todos para a água...(nadar)
_ Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
_Vejam... conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
_Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
_Vejam, uma barraquinha> Vamos chupar um sorvete!
_Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios)
Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que tal uma balinha?
(dar a cada criança um balinha com um cartãozinho de incentivo).
O GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.Um dia ele acordou com muita preguiça.(esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama.
Ele saiu correndo para atender a mamãe.(correr)
Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só).
Depois que o pé parou de doer, ele saiu a passear(quadrupedar)
e não prestou atenção nos carros que passavam,
quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás (quadrupedar para trás).
Pipo ficou nervoso e começou a tremer(tremer).
Voltou correndo para casa.(quadrupedar correndo) e se deitou novamente(deitar).
Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos
os lados(movimento do pescoço)
CHAPEUZINHO VERMELHO
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar flores para a vovó que morava no bosque, Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina).
Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços).
Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração)
Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos.
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento)
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento)
Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas.
Começou a apanhá-las. (abaixar)
Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar várias vezes),
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar várias vezes),
logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr).
O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar)
e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxaros músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
- Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar)
e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxaros músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
- Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”
A FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo. Resolveu, então, fugir para uma floresta. Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho
. O palhacinho começou a empurrá-la. Empurrou, empurrou (empurrar)
até que ela saiu do caminho. Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) ,
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) ,
depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo.
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo.
A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho.
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho.
O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou (empurrar)
até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador ( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) ,
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador ( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) ,
depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo.
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo.
A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
Retirada do blog http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com
31/12/2011
Acolhida Neste Ano Novo
No inicio do ano vamos fazer um balanço de tudo que aconteceu
E quais os planos que vamos traçar para 2012.
Trace objetivos e se planeje:
Para olhar as pessoas com mais compaixão, carinho e amor.
Perdoar e esquecer as feridas que se abrem de vez em quando.
Dizer palavras de conforto quando um amigo precisar.
Fazer uma criança sorrir quando estiver com dor.
Nunca mais ter que mentir ou omitir algo de alguém,
Perdoar e esquecer as feridas que se abrem de vez em quando.
Dizer palavras de conforto quando um amigo precisar.
Fazer uma criança sorrir quando estiver com dor.
Nunca mais ter que mentir ou omitir algo de alguém,
Para ter que esconder algo ou agradar por educação.
Ser mais generosa, compreensiva e tolerante.
Ser mais generosa, compreensiva e tolerante.
Conscientizar a todos sobre o amor de Deus por nós.
Enfim, gostaria de dizer a todos que ainda é tempo de ser feliz,
Enfim, gostaria de dizer a todos que ainda é tempo de ser feliz,
Tempo de um recomeço,
Tempo de dizer a Deus um muito obrigada pela vida
E a oportunidade que nos dar a cada novo dia que renasce.
Obrigada Deus por ter olhado do céu e por um amor incondicional
Permitiu que seu filho amado nascesse neste mundo
E que seu ato na cruz permitiu que tivéssemos o direito a vida eterna,
Basta crer em Jesus Cristo como nosso único salvador e redentor,
Então, vamos convidá-lo a estar conosco, na nossa casa todos os dias
Permitiu que seu filho amado nascesse neste mundo
E que seu ato na cruz permitiu que tivéssemos o direito a vida eterna,
Basta crer em Jesus Cristo como nosso único salvador e redentor,
Então, vamos convidá-lo a estar conosco, na nossa casa todos os dias
E fazer uma oração unida com todos da família
Para que Deus abençoe nossos lares hoje e sempre.
E que a união seja uma ponte forte para vivermos feliz neste 2012.
Feliz 2012 a todos os alunos, professores, funcionários, mães, avós, avôs e pais
E que a paz esteja na nossa casa, na escola, no mundo.