Planejamento Anual Educação Infantil Jardim 2 Em tabela do Word.
Já postamos vários Planejamentos anuais para educação infantil, de todas as etapas, inclusive desta na página Planos de Aula Educação Infantil,
Planejamento Anual Educação Infantil Jardim 3 Listagem de Conteudo.
Fevereiro
Período Preparatório
·
Cor/forma
·
Igual/diferente
·
Mais/menos
·
Muito/pouco
·
Leve/pesado
·
Cheio/vazio
·
Grande/pequeno
·
Comprido/curto
·
Alto/baixo
·
Maior/menor
·
Grosso/fino
·
Largo/estreito
·
Perto/longe
·
Dentro/fora
·
Aberto/fechado
·
Direita/esquerda
·
Frente/costas
·
Sentado/em
pé
·
Em
cima/embaixo
Março
Comunicaçao e Linguagem
·
Nome
·
Lançar
as vogais
·
Encontro
vocálico- (abraço mágico)
Matematica
·
Conjunto
– (trabalhar linhas abertas/fechadas)
·
Tipos
de conjuntos
·
Quantidade
de elementos do conjunto (correspondência entre conjuntos)
·
Numerais
de 0 até 9
Sociedade e Natureza
·
Quem
sou eu?
·
Minha
família
·
Pessoas
da família
·
Como
vive a família
Datas Comemorativas
·
Carnaval(data
móvel)
·
08/03-
dia internacional da mulher
·
15/03-dia
do circo
·
23/03-inicio
do outono
Ciências
·
A
natureza
·
Seres
vivos e seres não vivos
Abril
Comunicaçao e Linguagem
·
Nome
·
Lançar
os ajudantes V, D, L , M
·
Monossílabos
Matematica
·
Estudando
os sinais
·
Sólidos
geométricos
·
Continuação
numerais 0 ate 9
Sociedade e Natureza
·
A
casa
·
Os
tipos de casa
·
As
dependências da casa
Datas Comemorativas
·
18/04
– dia do livro
·
22/04-dia
do descobrimento do Brasil
·
19/04-
Páscoa
Ciências
·
O
homem modifica a natureza com o seu trabalho
·
Como
usamos as plantas
Maio
Comunicaçao e Linguagem
·
Nome
completo
·
Lançar
P, R, T
·
Dissílabos
·
Separar
os abraços
Matemática
·
Operações
de adição e subtração
·
A
adição: tabuadas da adição
·
A
subtração: Tabuadas
Sociedade e Natureza
·
A
escola
·
A
sala de aula
·
Os
coleguinhas
·
As
pessoas que trabalham na escola
Datas Comemorativas
·
01/05-
dia do trabalho
·
Dia
das mães – data móvel
Ciências
·
O
corpo humano
·
Cuidados
higiênicos com o corpo
·
Os
sentidos
Junho
Comunicaçao e Linguagem
·
Nome
completo
·
Lançar
B,S,J,N
·
Dissílabo
Matemática
·
Sistema
de numeração decimal
·
A
dezena
·
Ordem
crescente /decrescente
·
Antes/depois
– (vizinho)
·
Família
10 ate 19
Sociedade e Natureza
·
A
cidade
Datas
Comemorativas
·
Festa
Junina – data móvel
·
05/06-
dia mundial do meio ambiente
·
21/06-inicio
do inverno
Ciências
·
A
água
·
Os
vegetais
Agosto
Comunicaçao
·
Nome
completo
·
Lançar
F, X, C, Z
·
Dissílabo
·
Formação
de palavras
Matematica
·
Adição
e subtração
·
Família
do 20
·
Vizinhos
·
Dúzia/meia
dúzia
Estudos
Sociais
·
Meio
de transporte
Datas
Comemorativas
·
Dia
dos pais (data móvel)
·
22/08-
dia do folclore
·
25/08-
dia do soldado
Ciências
·
Jardim/horta/pomar
·
Como
nascem as plantas
·
Partes
da planta
Setembro
Comunicaçao e Linguagem
·
Nome
completo
·
Trissílabo
·
Formaçao de palavras
·
Separar
os abraços
·
Lançar
RR
Matematica
·
Família
do 30
·
Adiçao/subtraçao
·
Vizinhos
·
Sequencia
numérica
Sociedade e Natureza
·
Transito
Datas
Comemorativas
·
07/09-
dia da Independência
·
10/09-
dia da imprensa
·
21/09-dia
da arvore/inicio da primavera
Ciências
·
Os
animais
·
Nos
e os animais
·
Animais
domésticos e selvagens
Outubro
Comunicaçao e Linguagem
·
Dissílabos
e lançar trissílabos
·
Uso
do ao
·
Frases
Matematica
·
Família
do 40
·
Numeros
ordinais ate 9
·
Numeros
pares e impares
·
Adiçao
e subtraçao- (problemas)
Sociedade e Natureza
·
Meio
de comunicaçao
Datas comemorativas
·
12/10-
dia das crianças
·
15/10-
dia do professor
Ciências
·
O
tempo
Novembro
Comunicaçao e Linguagem
·
Uso
dos artigos A e O
·
Uso
do CE e CI
·
Trissílabos
·
Frases
·
Pequenos
textos
·
Lançar
ajudantes maiusculos
Matematica
·
Família
do 50
·
O
tempo – (hora)
·
Dinheiro
·
Sistema
de medidas – (metro, quilo e litro)
·
Metade
Sociedade e Natureza
·
Profissoes
Datas Comemorativas
·
15/11-dia
da Proclamaçao da Republica
·
19/11-dia
da Bandeira
·
Natal
Ciências
·
Estaçoes
do ano
História das vogais e
consoantes
Vogais- Relembrar que as vogais (os animais)
viviam no circo, mas a vida no circo estava ficando chata, então eles
resolveram ir para um lugar novo.
O Leão Léo sabia de um lugar muito bonito e
legal, a floresta Mágica.
Caso esse Planejamento seja de sua autoria favor informar para que possamos dar os devidos créditos.
Grata Gi
Grata Gi
Retirei do blog Ideia Criativa
Planejamento Anual Educação Infantil Jardim 2
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
OBJETIVO
- Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
- Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
- Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
- Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
- Iniciação as famílias silábicas.
CONTEÚDO
- Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
- Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
- Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
- Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
- Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
- Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
- Histórias, músicas, vídeo e livros.
- Atividades com sucatas (ex: embalagens).
- Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através da
participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.
Verificação da
aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios
gráficos.
MATEMÁTICA – JARDIM II
OBJETIVO
- Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
- Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
- Desenvolver o processo de adição.
CONTEÚDO
- Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
- Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
- Operação com Números: adição: total até 9.
- Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
- Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
- Fração: inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
- Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
- Recorte, colagem e pintura.
- Atividade com sucatas.
- Músicas e histórias.
- Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação através das atividades realizadas pelos
alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e
aprendizagem.
Avaliação
contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
- Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
- Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos,
com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades,
auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação,
companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
- Formar bons hábitos de higiene e saúde.
- Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
- Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
- Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
- Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
- ESTRATÉGIA
- Explorar o meio em que estamos.
- Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
- Pinturas colagens, recortes.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
- Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados
pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação,
espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
- Adaptar a criança à escola e à vida social.
- Promover condições de um convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
- Adquirir habilidades sociais.
- Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
- Datas Comemorativas:
- (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
- Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
- Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos,
no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem,
comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a
execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
- Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
- Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
- Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
- Cores.
- Números.
- Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
- Músicas.
ESTRATÉGIA
- Vídeo.
- Cartazes.
- Desenhos.
- Atividades gráficas.
- Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a
aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo:
Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente. - Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Caso esse Planejamento seja se sua autoria favoer informar para que possamos repassar os devidos créditos.
Grata Gi
Planejamento Anual Maternal 1
Maternal
I
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
- Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
- Identificação do nome próprio.
- Identificação das letras do nome próprio.
- Identificação das vogais.
CONTEÚDO
- Coordenação Motora Ampla.
- Coordenação Motora Fina.
- Discriminação Auditiva e Visual.
- Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
- Estudo do nome próprio.
- Estudo das letras do nome próprio.
- Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
- Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
- Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
- Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
- Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
- Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
- Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
- Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
- Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
- Brincadeiras sem regras.
- Brincadeiras com poucas regras simples.
- Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
- Estimulação e motivação.
- Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
- Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
- Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
- Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
- Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
- Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
- Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
- Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
- Conceito de lateralidade.
- Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
- Coordenação Motora.
- discriminação audiovisual.
- Seqüência e seriação.
- Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
- Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
- Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
- Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
- Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
- Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
- Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
- Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de
pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem
simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois,
desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças
e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do
conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um
barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando
utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de
quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no
manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais
facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
- Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
- Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
- Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
- Calendário (relação espaço tempo).
- Família.
- Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
- Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
- Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
- Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
- Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
- Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos.
- Estimular o cuidado com a natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- Discriminação entre liso e áspero.
- Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
- Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
- Horticultura e jardinagem.
- Animais.
- Texturas (liso e áspero).
- Alimentos.
ESTRATÉGIA
- Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
- Plantação de mudas e flores.
- Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
- Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
- Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
- Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e criatividade do professor.
- Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Caso esse Planejamento seja de sua autoria favor informar para que possamos dar os devidos créditos.
Grata Gi
Grata Gi