A educação é o caminho para a democracia. Não há paz sem evolução dos direitos humanos.
AUTORA :Rigoberta Menchu
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
BRINQUEDOS E ATIVIDADES COM SUCATA
Mês
do meio ambiente é bem propício para falar sobre reciclagem e
reutilização de materiais, como forma de nutrir e gerar atitudes
positivas a caminho do desenvolvimento sustentável apresento aqui
diverssas sugestões recolhidas na internet para reaproveitar de forma
prazerosa diversos materiais.
sacolinha com caixinha de leite
abelinha de rolo de papel higiênico
joaninha de rolo de papel higiênico
animais de embalagem de ovo
cofrinho porquinho de garrafa de refrigerante
animais de garrafa pet
animais de pratinho descartável
animais feitos de caixas velhas
galinha de potinho de iogurte
pintinho feito de pratinho descatável
caminhão de caixa de leite
fogãzinho feito de caixa de leite e tampinha de cerveja
joaninha de embalagem de ovo
dominó com caixa de fósforos
centopéia de garrafa pet
maça feita de garrafa pet
trenzinho de garrafa pet
gatinho de palito de picolé
carrinhos feitos de garrafa pet
casinha feita com caixa de leite
cadeira de boneca feita com vidro de amaciante vazio
robozinho de caixinha de remédio
castelo de rolo de papel
avião de rolo de papel
trenzinho de caixas de sabonete
caminhão feito com caixa de leite
pintinho feito com rolo de papel
robozinho de embalagem e tampinhas de refrigerante
moldes de olhinhos para brinquedo de sucata
tartaruga de garrafa pet
diversos animais feitos com pratinhos descartáveis
flor de garrafa pet
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez
mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas
limitações; • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio
corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando
hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; • Estabelecer
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua
autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação
e interação social; • Estabelecer e ampliar cada vez mais as
relações sociais aprendendo aos poucos a articular seus interesses e
pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração; • Observar e explorar o ambiente
com atitude de curiosidade percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando
atitudes que contribuam para sua conservação; • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos desejos e necessidades; •
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e
escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação,
de forma a compreender e ser compreendido expressar suas ideias,
sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de
construção de significados enriquecendo cada vez mais sua capacidade
expressiva; • Conhecer algumas manifestações culturais,
demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a
elas e valorizando a diversidade.
Fonte: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Volume 1 – Página 63
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email
Digite seu Email:
Introdução:
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da
história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de
crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi
também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e
realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer
desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do
interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez
um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional
é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o
apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais
personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu
verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e
atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma
descontraída, como a questão do petróleo.
Justificativa:
Conhecer a obra de
Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de
nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas
escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande
prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato
significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras
significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio
do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras, encontramos para
apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a
paixão pela leitura.
Problemática:
Nossos alunos gostam muito de histórias e desenhos. Por isso
resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas:
historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que
pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas
historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.
Objetivos:
- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e
sente vontade;
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos
colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
Desenvolvimento:
1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Biografia;
- Quebra-cabeça;
- Músicas.
2.Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária;
3.Confecção de livro:
- Produção coletiva;
Culminância:
As
professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia
do livro para as turmas. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e
Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as
crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão
recebidos com música, temas desta obra. Ao final receberão os bolinhos de chuva
da tia Nastácia.
Conteúdos
integrados: Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
Natureza e sociedade: Alimentos e animais;
Avaliação:
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento
das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do
portifólio.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º PERÍODO - 4 ANOS
TEMA PARA FEIRA LITERÁRIA - A LAGARTA LAURA CONTA ATÉ 10
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email
PLACAS PARA PORTA DE SALA
CADERNO DE CALIGRAFIA 62 ATIVIDADES
Olá Pessoal
Após muitos pedidos de atividades de caligrafia resolvi elaborar um
Caderno digital exclusivo de caligrafia com poesia para crianças.
O Caderno está muito legal e o preço de lançamento R$ 10,00é só para cobrir o trabalho de confecção do material, vejam abaixo algumas das atividades do caderno:
ENTREGAMOS EM SEU EMAIL
PROJETO VOLTA AS AULAS 2015
Objetivos:
Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas;
Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo ano letivo;
Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
Traçar objetivos de e conhecer a importância de separar horários de estudo em casa;
Assistir a palestra, junto com os responsáveis, sobre calendário, horário e assuntos afins para o novo ano que se inicia;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, e demais funcionários da escola.
Segunda-feira:
-
- Acolhida e apresentação da e dos alunos.
-Seguindo
horário estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear
pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas.
Há alunos antigos que já a conhecem, mas há os alunos novos, que ainda
precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
Sugestões:
- Confecção do crachá de identificação dos alunos, para as classes de Alfabetização;
-Confecção do mural de direitos e deveres;
-Redação
sobre as férias, ilustração sobre as férias ou, inovando, criar um gibi
das férias, com quadrinhos e balões ilustrados que representem o que o
aluno fez nas férias;
-Avaliando o ano que
se passou: como você foi enquanto aluno, no ano anterior? Que mudanças
gostaria de realizar para o ano que se inicia? O que acha que precisa
mudar?
-Dinâmicas de grupo para socialização, entrosamento etc.
-Apresentação
dos horários para o ano que se inicia, calendário de festas, projetos,
reuniões, requisitos para provas, uniformes etc.
- Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com
de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira
página do caderno de comunicados, recebimento de materiais com
anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu
coração... Quero um amor maior, amor maior que eu... etc), Confecção de
mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo,
etc.
-Obs: O professor pode iniciar tarefas
de sondagem da turma, como: escrita do nome, criar um texto a partir de
gravura, criar frases, ditado de letras, letras móveis para montar
palavras, etc.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a .
-Levar o bilhete avisando aos responsáveis sobre a reunião no dia seguinte.
-
As classes de Ed. infantil levarão para casa as lembrancinhas
confeccionadas pelo professor (pode ser confeccionada junto com a turma
neste primeiro dia) pode ser uma viseira, um lápis-lembrança, marcador
de , porta-lápis, gravata etc.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção. Os
responsáveis podem passear pela escola e conhecer suas dependências,
junto com os coordenadores.
-Organização dos cadernos para o novo ano! Vamos colar a capa de cada caderno? Ilustrar, colorir, etc.
-Iniciando
a sondagem de matemática através de cálculos concretos utilizando
objetos e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária,
iniciar com cálculos e situações problemáticas.
-Música do dia, dinâmica de grupo, jogos lúdicos;
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo;
Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
-
A partir de uma escala, todas as turmas assistirão a um vídeo e
posteriormente farão ilustração ou redação sobre o mesmo. Sugestão:
Tapete
( Um pai do interior sonha em levar seu filho ao cinema e para realizar
o sonho, passará por muitas aventuras. Pode ser desenho animado
dependendo da faixa etária)
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Continuação da sondagem inicial com anotações para avaliação da turma;
_Confeccionando o mural de volta as aulas;
-Pesquisando sobre o Carnaval, confeccionando cartazes;
-
Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe;
Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa
de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo;
Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
-Lanche festivo ou piquenique organizado por turma;
- ou recreação para todas as turmas;
- Exposição dos materiais criados sobre volta às aulas, inclusive os gibis, que ficarão expostos;
-Dinâmicas, jogos, atividades de revisão, sondagem, fixação;
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera;
Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo;
Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Trabalhando as letras do alfabeto;
- Confeccionando cartazes do alfabeto para a sala;
- Criando textos;
_ Início das atividades de Para Casa;
- Caracterização de uma escola de samba (montagem de bandinha, bloco carnavalesco, máscaras, fantasias e desfile)
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das .
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...