"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

IDENTIDADE DO ALUNO

ESSA ATIVIDADE VAI AJUDAR OS PROFESSORES E ALUNOS A SE CONHECEREM MELHOR... NA RODA DE CONVERSA VAI SER SUPER DIVERTIDO ESTIMULAR AS CRIANÇAS...

ATIVIDADE: NOME DOS COLEGUINHAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE: ESCRITA DOS NOMES DA FAMÍLIA

ESCREVER O NOME DA FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS... ESSA ATIVIDADE VAI VALORIZAR MAIS A ESCRITA SIGNIFICATIVA...

CARTÃO DO NOME

ESSA É UMA IDÉIA PARA FAZER UM CARTÃOZINHO E COLAR NO CADERNINHO OU NA AGENDA COM O NOME DA CRIANÇA...

ATIVIDADES : NOME E FAMÍLIA

Essas Atividades são do bloguinho: gibarbosa1.blogspot.com

Atividades : Nome





Essas atividades são do bloguinho: tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com Vale a pena visitar.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE: NOME DO PROFESSOR

ESCREVER O NOME DO PROFESSOR É MUITO IMPORTANTE E SIGNIFICATIVO PARA OS NOSSOS ALUNOS...

ATIVIDADE: NOME

ATIVIDADE: NOME

ESSA ATIVIDADE É SUPER INTERESSANTE .... DÁ PARA LEVAR O TECLADO PARA A SALA DE AULA E BRINCAR COM AS CRIANÇAS DE PROCURAR AS LETRINHAS DO NOME....

ATIVIDADES : NOME

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BRINCADEIRA COM O NOME - cantinho-priscila.blogspot.com

Esse joguinho é muito legal e divertido fazer com as crianças... VCS podem mudar as regrinhas e reinventar... Assim as cças vão se familiarizando com os nomes... vale a pena visitar o bloguinho: cantinho-priscila.blogspot.com

sábado, 20 de março de 2010

sábado, 13 de março de 2010

ATIVIDADE: ESTUDANDO O MEU NOME

sábado, 3 de março de 2012

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NÚMEROS













NÚMEROS VAZADOS E QUANTIDADES









OLHEM QUE FOFINHOS ESSES NÚMEROS.... VAI SER DIVERTIDO TRABALHAR COM NOSSOS ALUNINHOS....

NÚMEROS DO TELEFONE

ESSA ATIVIDADE DÁ PARA FAZER MUITAS ADAPTAÇÕES... AS CRIANÇAS ADORAM TELEFONE... A BRINCADEIRA COM NÚMEROS VAI FICAR LEGAL... COMEÇANDO POR ESCREVEREM O NÚMERO DO TELEFONE DA PRÓPRIA ESCOLA....

quinta-feira, 31 de março de 2011

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mais Umas de Primavera!

Essas atividades eu achei no Blog da Profe Mércia Dutra, achei bem legal, resolvi copiar, mas aí vão os créditos! Bjus Márcia
http://profmarciadutra.blogspot.com/

QUARTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2009

Produzindo seu próprio texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Trabalhar o gênero narrativo de forma coletiva;
• Ampliar as capacidades de argumentar;
• Ampliar a capacidade de criar textos;
• Ampliar a capacidade de estruturar o texto em parágrafos e pontuar;
• Avançar na produção de texto
• Trabalhará também a compreensão da disposição espacial do(s) texto(s) no papel.
• Auxiliar também na compreensão do papel da interação entre alunos

Duração das atividades
3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Conhecer a estrutura que compõe a narrativa que será produzida e o gênero textual escolhido para trabalhar (nesta aula apresento sugestões de contos, mas professor, você pode adaptar para outros gêneros que achar pertinente para sua aula).
■Saber de paragrafar trechos de diálogos.

Estratégias e recursos da aula
Caro professor(a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e se necessário ou desejar fazer adaptações a sua realidade de trabalho.

1. Fazer a leitura de textos para os alunos, coloquei alguns clássicos que retirei da internet como sugestão, mas você pode buscar também em livros contos de autores brasileiros como Ana Maria Machado, Rute Rocha, Ziraldo, etc.
Apresento contos clássicos extraídos do site ( vide Recursos Complementares).

João e Maria



Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina, Maria.
A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia comida para todos.
— Minha mulher, o que será de nós? Acabaremos todos por morrer de necessidade. E as crianças serão as primeiras…
— Há uma solução… — disse a madrasta, que era muito malvada. — Amanhã daremos a João e Maria um pedaço de pão, depois os levaremos à mata e lá os abandonaremos.
O lenhador não queria nem ouvir falar de um plano tão cruel, mas a mulher, esperta e insistente, conseguiu convencê-lo.
No aposento ao lado, as duas crianças tinham escutado tudo, e Maria desatou a chorar.
— Não chore — tranqüilizou-a o irmão — Tenho uma idéia.
Esperou que os pais estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedrinhas brancas que brilhavam ao clarão da lua e as escondeu no bolso. Depois voltou para a cama.
No dia seguinte, ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças.
As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas.
João havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao anoitecer, conseguiram voltar para casa.
O pai ficou contente, mas a madrasta, não. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou levá-los ainda mais longe no dia seguinte.
João ouviu a madrasta novamente convencendo o pai a abandoná-los, mas desta vez não conseguiu sair do quarto para apanhar as pedrinhas, pois sua madrasta havia trancado a porta. Maria desesperada só chorava. João pediu-lhe para ficar calma e ter fé em Deus.
Antes de saírem para o passeio, receberam para comer um pedaço de pão velho. João, em vez de comer o pão, guardou-o.
Ao caminhar para a floresta, João jogava as migalhas de pão no chão, para marcar o caminho da volta.
Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou que esperassem até que ela colhesse algumas frutas, por ali. Mas eles esperaram em vão. Ela os tinha abandonado mesmo!
- Não chore Maria, disse João. Agora, só temos é que seguir a trilha que eu fiz até aqui, e ela está toda marcada com as migalhas do pão.
Só que os passarinhos tinham comido todas as migalhas de pão deixadas no caminho.

As crianças andaram muito até que chegaram a uma casinha toda feita com chocolate, biscoitos e doces. Famintos, correram e começaram a comer.
De repente, apareceu uma velhinha, dizendo: - Entrem, entrem, entrem, que lá dentro tem muito mais para vocês.
Mas a velhinha era uma bruxa que os deixou comer bastante até cairem no sono e confortáveis caminhas.
Quando as crianças acordaram, achavam que estavam no céu, parecia tudo perfeito.
Porém a velhinha era uma bruxa malvada que e aprisionou João numa jaula para que ele engordasse. Ela queria devorá-lo bem gordo. E fez da pobre e indefesa Maria, sua escrava.
Todos os dias João tinha que mostrar o dedo para que ela sentisse se ele estava engordando. O menino, muito esperto, perc ebendo que a bruxa enxergava pouco, mostra va-lhe um ossinho de galinha. E ela ficava furiosa, reclamava com Maria:
- Esse menino, não há meio de engordar.
- Dê mais comida para ele!
Passaram-se alguns dias até que numa manhã assim que a bruxa acordou, cansada de tanto esperar, foi logo gritando:
- Hoje eu vou fazer uma festança.
- Maria, ponha um caldeirão bem grande, com água até a boca para ferver.
- Dê bastante comida paro seu o irmão, pois é hoje que eu vou comê-lo ensopado.
Assustada, Maria começou a chorar.
— Acenderei o forno também, pois farei um pão para acompanhar o ensopado. Disse a bruxa.
Ela empurrou Maria para perto do forno e disse:
_Entre e veja se o forno está bem quente para que eu possa colocar o pão.
A bruxa pretendia fechar o forno quando Maria estivesse lá dentro, para assá-la e comê-la também. Mas Maria percebeu a intenção da bruxa e disse:
- Ih! Como posso entrar no forno, não sei como fazer?
- Menina boba! disse a bruxa. Há espaço suficiente, até eu poderia passar por ela.
A bruxa se aproximou e colocou a cabeça dentro do forno. Maria, então, deu-lhe um empurrão e ela caiu lá dentro . A menina, então, rapidamente trancou a porta do forno deixando que a bruxa morresse queimada.
Mariazinha foi direto libertar seu irmão.
Estavam muito felizes e tiveram a idéia de pegarem o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas .
Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo a floresta.
Depois de muito andarem atravessaram um grande lago com a ajuda de um cisne.
Andaram mais um pouco e começaram a reconhecer o caminho. Viram de longe a pequena cabana do pai.
Ao chegarem na cabana encontraram o pai triste e arrependido. A madrasta havia morrido de fome e o pai estava desesperado com o que fez com os filhos.
Quando os viu, o pai ficou muito feliz e foi correndo abraça-los. Joãozinho e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora não haveria mais preocupação com dinheiro e comida e assim foram felizes para sempre.

O Gato de Botas

(Charles Perrault)
Era uma vez um moleiro muito pobre, que tinha três filhos. Os dois mais velhos eram preguiçosos e o caçula era muito trabalhador.
Quando o moleiro morreu, só deixou como herança o moinho, um burrinho e um gato. O moinho ficou para o filho mais velho, o burrinho para o filho do meio e o gato para o caçula. Este último ficou muito descontente com a parte que lhe coube da herança, mas o gato lhe disse:
__Meu querido amo, compra-me um par de botas e um saco e, em breve, te provarei que sou de mais utilidade que um moinho ou um asno.
Assim, pois, o rapaz converteu todo o dinheiro que possuía num lindo par de botas e num saco para o seu gatinho. Este calçou as botas e, pondo o saco às costas, encaminhou-se para um sítio onde havia uma coelheira. Quando ali chegou, abriu o saco, meteu-lhe uma porção de farelo miúdo e deitou-se no chão fingindo-se morto.
Excitado pelo cheiro do farelo, o coelho saiu de seu esconderijo e dirigiu-se para o saco. O gato apanhou-o logo e levou-o ao rei, dizendo-lhe:
__Senhor, o nobre marquês de Carabás mandou que lhe entregasse este coelho. Guisado com cebolinhas será um prato delicioso.
__Coelho?! - exclamou o rei.
__ Que bom! Gosto muito de coelho, mas o meu cozinheiro não consegue nunca apanhar nenhum. Diga ao teu amo que eu lhe mando os meus mais sinceros agradecimentos.
No dia seguinte, o gatinho apanhou duas perdizes e levou-as ao rei como presente do marquês de Carabás.
Durante um tempo, o gato continuou a levar ao palácio outros presente, todos dizia ser da parte do Marquês de Carabás.
Um dia o gato convidou seu amo para tomar um banho no rio. Ao chegarem ao local o gato disse ao jovem:
__ De hoje em diante seu nome será Marquês de Carabás. Agora, por favor, tire sua roupa e entre n a água.
O rapaz não estava entendendo nada, mas como con fiava no gato atendeu seu pedido.
O gato havia levado rapaz no local por onde devia passar a carruagem real.
esperto gato ao ver uma carruagem se aproximando começou a gritar:
__Socorro! Socorro!
Que aconteceu? - perguntou o rei, descendo da sua carruagem.
Os ladrões roubaram a roupa do nobre marquês de Carabás! - disse o gato.
__ Meu amo está dentro da água, ficará resfriado.
O rei mandou imediatamente uns servos ao palácio; voltaram daí a pouco com um magnífico vestuário feito para o próprio rei, quando jovem.

O dono do gato vestiu-se e ficou tão bonito que a princesa, assim que o viu, dele se enamorou. O rei também ficou encantado e murmurou:
__Eu era exatamente assim, nos meus tempos de moço.
O rei convidou o falso marquês para subir em sua carruagem.
__ Será que a vossa majestade nos dá a honra de visitar o palácio do Marquês de Carabás? – perguntou o gato, diante do olhar aflito do rapaz
O rei aceitou o convite e o gato saiu na frente, para arrumar uma recepção par ao rei e a princesa.
O gato estava radiante com o êxito do seu plano; e, correndo à frente da carruagem, chegou a uns campos e disse aos lavradores:
__O rei está chegando; se não lhes disserem que todos estes campos pertencem ao marquês de Carabás, o rei mandará cortar-lhes a cabeça.
De forma que, quando o rei perguntou de quem eram aquelas searas, os lavradores responderam-lhe:
__Do muito nobre marquês de Carabás.
__Que lindas propriedades tens tu!- elogiou o rei ao jovem.
O moço sorriu perturbado, e o rei murmurou ao ouvido da filha:
__Eu também era assim, nos meus tempos de moço.
Mais adiante, o gato encontrou uns camponeses ceifando trigo e lhes fez a mesma ameaça: __Se não disserem que todo este trigo pertence ao marquês de Carabás, faço picadinho de vocês.
Assim, quando chegou a carruagem real e o rei perguntou de quem era todo aquele trigo, responderam:
__Do mui nobre marquês de Carabás.
O rei ficou muito entusiasmado e disse ao moço:
__ Ó marquês! Tens muitas propriedades!
O gato continuava a correr à frente da carruagem; atravessando um espesso bosque, chegou à porta de um magnífico palácio, no qual vivia um ogro muito malvado que era o verdadeiro dono dos campos semeados. O gatinho bateu à porta e disse ao ogro que a abriu:
__Meu querido ogro, tenho ouvido por aí umas histórias a teu respeito. Dizei-me lá: é certo que te podes transformar no que quiseres?
__ Certíssimo - respondeu o ogro, e transformou-se num leão.
__ Isso não vale nada - disse o gatinho. - Qualquer um pode inchar e aparecer maior do que realmente é. Toda a arte está em se tornar menor. Poderias, por exemplo, transformar-te em rato?
__ É fácil - respondeu o ogro, e transformou-se num rato.
O gatinho deitou-lhe logo as unhas, comeu-o e desceu logo a abrir a porta, pois naquele momento chegava a carruagem real. E disse:
__ Bem vindo seja, senhor, ao palácio do marquês de Carabás.
__ Olá! - disse o rei
__ Que formoso palácio tens tu! Peço-te a fineza de ajudar a princesa a descer da carruagem.
O rapaz, timidamente, ofereceu o braço à princesa e o rei murmurou-lhe ao ouvido:
__ Eu também era assim tímido, nos meus tempos de moço.
Entretanto, o gatinho meteu-se na cozinha e mandou preparar um esplêndido almoço, pondo na mesa os melhores vinhos que havia na adega; e quando o rei, a princesa e o amo entraram na sala de jantar e se sentaram à mesa, tudo estava pronto.
Depois do magnífico almoço, o rei voltou-se para o rapaz e disse-lhe:
__ Jovem, és tão tímido como eu era nos meus tempos de moço. Mas percebo que gostas muito da princesa, assim como ela gosta de ti. Por que não a pedes em casamento?
Então, o moço pediu a mão da princesa, e o casamento foi celebrado com a maior pompa. O gato assistiu, cal çando um novo par de botas com cordões encarnados e bordados a ouro e preciosos diamantes.
E daí em diante, passaram a viver muito felizes. E se o gato às vezes ainda se metia a correr atrás dos ratos, era apenas por divertimento; porque absolutamente não mais precisava de ratos para matar a fome...

2. Separe os alunos em grupos e entregue a eles uma imagem (foto ou desenho), abaixo apresento algumas sugestões de imagens, mas você pode extrapolar e adaptar a qualquer temática que já esteja desenvolvendo em sala, um tema que esteja sendo muito discutico, como por exemplo a Influenza A(H1N1) e pedir ao grupo que criem uma história, com começo, meio e fim a partir daquela imagem.
3. Durante a produção do texto, o(a) professor(a) acompanha aleatoriamente os grupos, fazendo mínimas intervenções e ou sugestões, para avaliar como as crianças desenvolverão seus textos, como elas analisaram as imagens e como elas trabalharão em equipe, se respeitarão a opinião do outro, etc.
4. A correção das produções poderá ser feita posteriormente por você.
5. O professor(a) também poderá usar outras estratégias de revisão como :
A) revisão realizada pelo próprio grupo a partir das sugestões da professor(a)a;
B) Após a primeira revisão, os grupos poderão trocas entre si os textos para uma segunda revisão.
6. Nesse momento professor(a) dê dicas aos seus alunos do que analisar, como: se o texto tem coerência, se a organização tem sentido, se as idéias se complementam, observar se as informações estão completas, ou se não estão muito longas. Pedir a eles que opinem se concordam ou não com o final da história,
7. Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar seu texto as outras crianças. Caso professor(a), faça a opção de trocas os textos entre os grupos, pode-se eleger uma criança do grupo para dar o retorno para o grupo de origem (o que produziu o texto). Neste momento você pode observar as interações, aceitação de opinião, respeito ao colega, etc.

Sugestões de fotos e imagens para que os alunos criem textos:


Recursos Complementares
Fonte dos textos: http://www.qdivertido.com.br/contos.php
Dica do site para imagens: www.plenarinho.gov.br;

Acessados em 19/08/2009

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Avaliação
1. Observar a participação das crianças sob os seguintes aspectos:
• Interesse
• Coerência
• Criatividade
• Compreensão da estrutura textual ( título, parágrafos, pontuação)
• Organização das idéias ( começo, meio e fim do texto)
2. Analisar a produção escrita, observando a ortografia, estrutura do texto, coerência da história pelo grupo, criatividade, e outros aspectos que julgar relevantes.
3. Observar durante a apresentação da história a postura da criança, a participação do grupo e o interesse dos demais alunos.
Atividade elaborada pela professora Mariane Patricia Madeira Lopes (Portal do Mec)

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2009

MEUS PRIMEIROS PRESENTES!

Ólhem só que recepção bem boa ao mundo das blogueiras!
Já ganhei até presentinho esses aqui quem me mandou foi minha mais nova amiga e colaboradora blogueira Carla Patrícia do maravilhoso blog Amo Alfabetizar http://www.bycarlapathy.blogspot.com/

Obrigada querida amiga por esse carinho e pela lembrança!
Com todo esse calor humano e toda essa energia,já estou começando a me sentir uma blogueira!



Regrinha:

1. listar sete coisas que não saem da sua cabeça

2. indicar sete blogs para receber o selinho



Sete coisas que não saem da minha cabeça:


meus filhos

minha família

meus livros

meus alunos

meu blog

minhas amigas

minha faculdade



Blogs indicados:

http://amigasdaedu.blogspot.com/

http://mundinhodacrianca.blogspot.com/

http://educandocomamor.blogspot.com/

http://fernanda-atividadespedagogicas.blogspot.com/

http://baladegoma.blogspot.com/

http://espaçodacriança.blogspot.com/

http://letrinhasecompanhia.blogspot.com/


SUBSTANTIVO

ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS 
AS LUAS DE LUÍSA (1ª parte)
Diléia Frate

A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, chorona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta luas perto de si. Cada lua representava um estado de espírito diferente. A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu. Era quando a mãe chegava e dizia: “Pare com isso, amanhã você tem que acordar cedo”. O que já era suficiente para despertar a pior das luas: a do mau humor. Nesse momento ela batia o pé, chorava, xingava, e a mãe dizia apenas: “Luísa, você é de lua!”. E fechava a janela. (...)


1. Responda:
a) No texto, o que significa ter luas?


b) Você acha que também tem tantas luas como Luísa?


2. Na primeira frase do texto, como a autora mostra as mudanças de lua de Luísa?




3. Reescreva o trecho a seguir, de acordo com o que se pede, fazendo as adaptações necessárias:
“A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde...”


a) Substitua lua por luas:


b) Substitua Luísa por Luísa e seu irmão:




c) Substitua brincadeiras por brincadeira:




4. Com base nas transformações que você fez na atividade anterior, responda:
a) Quais palavras na frase dada não sofreram alterações nas reescritas? 




b) Quais palavras da frase dada sofreram alteração pelo menos uma vez?








5. Observe a frase: A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu.
Faça uma lista com as palavras da frase que são nomes, isto é, que são substantivos.




6. Entre os substantivos que você encontrou na questão anterior, escreva os que nomeiam:
a) atitudes/ação


b) objetos


c) seres que você vê, embora não consiga tocar




7. Releia: A Terra tem uma lua (...), mas Luísa (...) tinha pelo menos umas trinta perto de si.
Nessa frase, o substantivo lua tem o mesmo significado nas duas vezes em que aparece? Explique.


9. Para conhecer um pouco mais sobre os substantivos, vamos brincar de adivinhar.


a) O que é, o que é? Esse parece trazer um pensamento profundo: antes de o pai nascer, a filha já corre o mundo.


b) Atenção aos três irmãos: o primeiro já morreu, o segundo vive aqui, o terceiro não nasceu.


c) Não existe sem fazer, quem faz às vezes vai fundo, demora de vez em quando, transforma a vida e o mundo.


d) Simplesmente estraga a vida, faz a boca arreganhar, é tão malvada e bandida que faz a gente chorar.


e) Revoa mas não é pássaro, rebrilha mais que ouro puro, pisca e não é olho, tem luz, mas vive no escuro.


10. Dos substantivos que você descobriu, identifique os que nomeiam:
a) coisas:


b) momentos do tempo:


c) animais:


d) sensações:


e) partes do corpo:


f) ação praticada:


11. Com base nessa informação, classifique:
a) O substantivo dor encontrado na charada.


b) O substantivo dente.




12. Considere o que você aprendeu sobre substantivo concreto e abstrato e vamos ver como o substantivo lua pode ser classificado no texto.
a) Ao referir-se aos satélites de Saturno, o substantivo luas foi utilizado com sentido concreto ou abstrato?


b) Ao referir-se às alterações de humor de Luísa, portanto as emoções e sentimentos, o termo luas é um substantivo concreto ou abstrato?


13. Entre os substantivos que você encontrou nas charadas, escreva:
a) Um substantivo simples:


b) Um substantivo composto:

Você já viu um filhote de porco espinho?

E não é que é bonito o danadinho?

A Fábula doPorco-espinho




Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.


Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. 
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: 
Ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. 
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. 
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. 
E assim sobreviveram.


Moral da História 


O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

“As crianças podem esquecer o que você disse...mas nunca vão esquecer o que sentiram.” Carl W. Buehner

PERFIL IDEAL DE PROFESSOR PARA O ENSINO PARTICIPATIVO
1. Professor Entusiasta.
Seja simples e direto na maneira de ensinar, porém, sempre com entusiasmo. O professor entusiasmado é aquele que possui exaltação criadora; dedica-se ardentemente em tudo que faz e sempre fala com veemência, vigor e paixão.
Entusiasmo verdadeiro contagia os alunos. Eles entram no clima do professor e se lançam às atividades de aula com surpreendente interesse. Ao preparar suas lições, faça com satisfação e alegria. Sinta-se feliz todas as vezes que sua classe estiver reunida para a aula.
2. Professor Líder.
a) Amor e dedicação altruísta por seus alunos.
O professor líder conhece seus alunos, caminhando lado a lado com eles. Mantém contato individual, sensibilizando-se com as necessidades do grupo. Jesus sempre amou a todos e se interessava por seus problemas. O mestre se interessava mais por pessoas do que por credos, cerimônias, organizações ou equipamentos. O professor tem o dever de amar seus alunos e demonstrar um vivo interesse pelo bem-estar deles. Sua preocupação com a vida dos alunos suprirá em boa parte as deficiências de conhecimento pedagógico.

b) Coragem.
Professor, ter coragem não significa nunca ter medo ou vacilar. Não quer dizer que você jamais irá sentir-se confuso. É fazer o que é certo, independente das circunstâncias. 
c) Bondade e mansidão.
O professor líder deve sempre considerar os sentimentos de seus alunos. Estar aberto para aprender e não se orgulhar a ponto de recusar a correção. Jamais deve menosprezar os alunos considerados fracos e ineptos. Deve sim, corrigi-los com bondade. 
d) Generosidade. 
O professor líder deve dar de si sem esperar retorno: animar, incentivar os outros para que eles tenham sucesso. Dar de seu tempo, dispensar atenção, partilhar suas experiências etc.
e) Sinceridade.
O professor líder não deve manipular a verdade. Quando falamos menos que a verdade, estamos mentindo, ou seja, devemos evitar insinuações, silêncios, omissões (Ef 4.14,15). O que o mestre irradia (seu caráter e compromisso) é muito mais importante do que aquilo que ele diz (a comunicação de sua aula). Como diz o provérbio popular: “Aquilo que você é fala tão alto que não posso ouvir o que você diz”.
f) Perdão.

O professor líder é capaz de perdoar porque já experimentou em sua própria vida o que é ser perdoado (Mt 18.22).
g) Bom senso.

Devemos tomar cuidado para que os regulamentos não nos aprisionem a ponto de nos impedirem de vermos, sentirmos e nos importarmos com as necessidades das pessoas.
“Amar as pessoas e usar as coisas é diferente de amar as coisas e usar as pessoas.”
Leis e regulamentos são feitos para ajudar e não para atrapalhar.

h) Submissão.
A vontade do Pai era o ideal maior de Jesus (Lc 22.41,42). Buscar orientação de Deus em todas as áreas da sua vida como pessoa e como líder.
i) Enérgico, positivo, firme.
O professor líder deve ser firme sem, contudo, ser autoritário, ditador. Ser firme nas decisões, nos objetivos, no propósito, sem se fechar para sugestões.
j) Organizado.
O professor líder deve buscar orientação de Deus, traçar objetivos, ordenar prioridades, ser mordomo do tempo.
l) Compreensivo.
O professor líder deve dizer sempre a verdade, mas por compreensão da natureza humana saber ouvir e fazer as colocações necessárias, em amor.
m) Simpático.
O professor líder não pode se cansar, nem se irritar. O líder não deve ser inconveniente. Deve ser desprovido de artifícios. Ser atraente pelo que é e não por aquilo que os outros querem que seja.

3. Professor Criativo.

Experimente pôr de lado a rotina por um momento e dar asas à imaginação no que se refere ao seu método de ensino, ao conteúdo, aos seus alunos e à sua sala de aula. Você descobrirá que o pensamento criador é uma atividade fascinante e altamente lucrativa. Procure novos caminhos. Desperte o poder criador que já existe na maioria de seus alunos.
O professor deve criar um ambiente de constante expectativa do “novo”, do atraente, da curiosidade. O aluno quer livrar-se do tédio e da monotonia. Ele deseja entrar em atividade e demonstrar que também é habilidoso e criativo.
O mestre que simplesmente reproduz enfadonha e rotineiramente o conteúdo da revista, sem empreender o esforço da pesquisa, está irremediavelmente fadado ao fracasso.
Todos os que têm o Espírito Santo em sua vida são naturalmente criativos. O problema é que na maioria das vezes nos julgamos incapazes de realizar algo interessante, atraente, inédito. O pessimismo sempre foi o inimigo número um da criatividade.
Desde tenra idade temos acumulado muitas informações e conhecimentos. Não fazemos idéia do que guardamos no recôndito de nossas mentes ao longo desses anos. Esses materiais estão escondidos, trancafiados nos cantinhos de nossa mente; precisam ser descobertos e liberados para serem transformados em coisas novas.
O que fazer para nos tornar professores criativos?
a) Procure obter novas experiências. De vez em quando, faça algo que nunca fez antes. Pense em alguma coisa que você gostaria de fazer e ainda não teve oportunidade. Aprenda a tocar um instrumento, estude arte, ande a cavalo, visite um bairro desconhecido, fale com alguém que não tenha intimidade. Ouse sair do “quadrado”, dos seus limites e você descobrirá que possui habilidades que nem imaginava.
b) Arrume tempo para sonhar. O cérebro fica mais ativo quando sonhamos (acordados). Precisamos de tempo para não fazer nada. Ficarmos sozinhos, apenas pensando, sonhando, refletindo sobre nossas vidas. Deixe sua mente divagar (nem que seja por pouco tempo) por caminhos desconhecidos, perguntando “Por quê?”, “Será?”, “É possível?”. Cultive sua imaginação. Sabe porque as crianças são mais criativas? Elas não perderam a capacidade de sonhar.
c) Trabalhe com outros professores. Às vezes, temos idéias brilhantes, mas não temos coragem de levá-las a efeito ou apresentá-las a alguém. Achamos que tais idéias não são originais ou, talvez, não sejam tão interessantes. Porém, se partilharmos nossas idéias com outros professores, elas poderão ser aproveitadas, melhoradas, ampliadas e colocadas em prática.
d) Brinque. Brinque todas as vezes que tiver oportunidade para isso. Faça do seu local de trabalho um lugar divertido. A brincadeira pode nos tornar pessoas mais criativas. A brincadeira descansa a mente e nos faz pensar em outras coisas e assim nos ajuda a gerar novas idéias. A brincadeira nos traz prazer, e uma pessoa alegre é mais criativa.
e) Leia. Se você deseja ser uma pessoa criativa, precisa ter bagagem. E não existe melhor maneira de adquiri-la se não por meio da leitura. Leia todos os dias! Leia tudo o que puder: jornais, revistas, livros, poemas, ficção, contos, crônicas etc.
Recorte artigos, desenhos, ilustrações interessantes e guarde tudo num arquivo, de acordo com o assunto. Quando você menos esperar vai precisar de tudo isso.
4. Professor Socializador. 
A educação e o ensino são fenômenos de interação psicológica e comunicação social. Os alunos precisam sentir-se parte de um grupo. Às vezes, nos esquecemos que nossos alunos têm carências sociais e afetivas, dificuldades de relacionamento e necessidades de cultivar amizades sinceras. O professor deve propiciar um clima de amizade entre os alunos.



5. Professor Orientador. 
O ensino consiste na orientação que se deve dar aos alunos em seu aprendizado. A tarefa do professor não se resume em simplesmente apresentar os fatos à sua classe, mas em conduzi-la até o ponto de encontrar as devidas conclusões. Afinal, o que o professor faz é relevante em virtude do que ele leva seus alunos a fazerem. Em outras palavras, o educador não deve somente apontar aos alunos o caminho do conhecimento e da aprendizagem, mas antes conduzi-los diligentemente ao longo desse caminho. A missão do professor é estimular a busca do conhecimento.
A concepção que muitos educadores tinham, alguns anos atrás, era a de que deviam selecionar certo acervo de informações e, por assim dizer, amontoá-lo nas mentes de seus alunos. Tinha-se como um bom aluno aquele que fosse capaz de decorar a maior parte possível dessas informações e reproduzi-las quando para isso solicitado.
O ensino não consiste em que se faça alguma coisa para o aluno, mas sim em que os alunos sejam orientados enquanto fazem, eles mesmos, alguma coisa. Isto nos lembra um adágio popular que diz: “Poderás levar o cavalo até a água, mas não poderás fazê-lo beber.” A postura do professor precisa mudar de uma atitude professoral para uma atitude de facilitador da aprendizagem.
Carls Rogers em uma de suas preleções afirmou com muita propriedade: “Não se pode ensinar a outra pessoa, diretamente; podemos somente facilitar-lhe a aprendizagem.”
A educação  não consiste em que coloquemos algo sobre nossos alunos, mas sim em que contribuamos para que alguma coisa aconteça dentro deles.
6. Professor Aprendiz. 
“Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores”.
(Richard Bach)


Como é bom ser criança, 
Ficar na barriga
E depois nascer

Como é bom ser criança
Conhecer o mundo
E poder viver

Que pena, a gente tem que crescer
Oooh...
Criança sempre eu quero ser

Pra ficar brincando,
Pra ficar sonhando
E voar

La no azul do céu
Eu quero ser
Uma estrela pequenina a brilhar
Pra te iluminar

Ah, se eu pudesse ter 
A magica
Eu fazia todo mundo mais feliz...
Muito mais feliz !
 

sábado, 3 de outubro de 2009

O Valor de um Educador





Ser transmissor de verdades,

De inverdades...

Ser cultivador de amor,

De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.

Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...

Esse é o valor de ser educador