"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 6 de março de 2016

PLANEJAMENTO ANUAL 3º ANO ( 2ª SÉRIE ) !!!

PLANEJAMENTO ANUAL DO 3º ANO (2ª SERIE)
PORTUGUÊS

OBJETIVO GERAL DE PORTUGUÊS
Ø Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.

Ø Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).

Ø Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.

Ø Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Ø -Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Ø -Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
Ø -Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
Ø -Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Ø -Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Ø -Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Ø -Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
Ø -Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Ø -Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Ø -Empregar adjetivos de forma correta.
Ø -Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Ø -Utilizar corretamente as regras ortográficas.

CONTEUDOS DE PORTUGUES

Ø Alfabeto
Ø Produção de textos oral e escrita
Ø Poesias
Ø Correspondência
Ø Sinais de pontuação
Ø Acentuação
Ø Gênero do substantivo
Ø Numero do substantivo
Ø Grau do substantivo
Ø Leitura de diferentes textos
Ø Interpretação oral e escrita
Ø Ortografia



MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL DE MATEMÁTICA

Ø Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.

Ø Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Ø -Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ø -Ordenar corretamente os números na ordem
Ø -Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Ø -Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Ø Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Ø -Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Ø -Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Ø -Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Ø -Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Ø -Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
Ø -Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,


CONTEUDOS DE MATEMÁTICA

Ø Construção de figuras geométricas
Ø Construção de sólidos geométricos
Ø Números de 0 a 1000
Ø Números pares e impares
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Dezena
Ø Dúzia
Ø Centena
Ø Dobro, triplo
Ø Tabuada do 0 ao 5
Ø Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Ø Problemas
Ø 04 operações
Ø Sistema monetário
Ø Noção de estatística
Ø Números ordinais até 30.
Ø Calendário




CIÊNCIAS

OBJETIVO GERAL DE CIENCIAS

Ø Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

Ø Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.


Ø Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Identificar os principais astros do Sistema solar.
Ø -Identificar o Sol como uma estrela.
Ø -Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Ø -Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Ø -Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Ø Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
Ø -Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
Ø -Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Ø -Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
Ø -Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Ø -Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.


CONTEUDOS DE CIENCIAS

Ø Astros
Ø Ar
Ø Solo
Ø Água
Ø Lixo
Ø Reciclagem
Ø Saneamento básico
Ø Vegetais
Ø Os animais
Ø Nosso corpo
Ø Os alimentos
Ø Higiene e saúde
Ø Saúde e segurança
Ø Nosso ambiente
Ø Preservação do meio ambiente
Ø As plantas



EDUCAÇÃO FÍSICA


OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇÃO FISICA


Ø Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .

Ø Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;

Ø Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
Ø Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
Ø Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
Ø Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento lingüístico, equilíbrio, concentração.
Ø Descontração, percepção auditiva;
Ø Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
Ø Desenvolver habilidade manual;
Ø Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;


CONTEUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Ø Lateralidade
Ø Jogos
Ø Brincadeiras dirigidas
Ø Musicas
Ø Danças , teatro 





EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇAO ARTISTICA

Ø Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.

Ø Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.


CONTEUDOS DE EDUCAÇAO ARTISTICA

Ø Colar
Ø Pintar
Ø Desenho livre
Ø Desenho dirigido
Ø Montar
Ø Dobraduras - ORIGAMI
Ø Recortar
Ø Maquetes
Ø Dramatização
Ø As cores: primarias e secundarias
Ø Formas geométricas
Ø Pintura
Ø Tangran



HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL DE ESTUDOS SOCIAIS (Historia e Geografia)


Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Ø Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
Ø Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
Ø Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo de transformação.

Ø Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;



OBJETIVOS ESPECIFICOS DE ESTUDOS SOCIAIS
(Historia e Geografia)



Ø O educando devera identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
Ø Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
Ø Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes meios.
Ø Reconhecer sinais de transito
Ø Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
Ø -Identificar diferentes tipos de família.
Ø -Identificar diferentes tipos de moradias
Ø -Identificar sua rua
Ø -Identificando seu bairro
Ø -Identificando sua escola
Ø -Identificando seu município, suas autoridades,
Ø -Identificando os pontos cardeais.
Ø -Reconhecer as estações do ano,
Ø -Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
Ø -Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
Ø -Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
Ø -Desenvolver projetos; transito consciência fiscal e outros...
Ø Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino ( campo ver, mato grosso, nacional , independência e bandeira)
Ø Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
Ø Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;

ESTUDOS SOCIAIS ( HISTÓRIA E GEOGRAFIA)
Ø Família
Ø Casa
Ø Rua
Ø Bairro
Ø Escola
Ø Município
Ø Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
Ø Orientação
Ø Tempo
Ø Meios de transporte
Ø Meios de comunicação
Ø Transito
Ø Trabalho
Ø Datas comemorativas
Ø Zona rural
Ø Zona urbana
Ø Reino da natureza
Ø Relevo
Ø Clima
Ø Rio
Ø Vegetação
Ø Indústria
Ø Comercio
Ø Hinos




METODOLOGIA
Pretendemos alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.
Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos como:

Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Dicionários
Ø Atividades orais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Fichas
Ø Mapas
Ø Globo
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Retro projetor
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Internet
Ø Entre outros

AVALIAÇÃO


O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.


Clara Libe

AULA DE JOGO




Tema: “Jogo”
Conceito: Habilidades motoras de locomoção (correr, saltar, saltitar...)
Enfoque do conceito: utilizamos as habilidades motoras de locomoção (correr, saltar) para nos movimentarmos de um ponto a outro no espaço.








Problematização I
O professor indaga:
• Quais são as formas de movimento que podemos utilizar para nos deslocarmos no espaço?













Descrição da atividade








Atividade: “A disputa da bicharada”


Material: nenhum
Organização do espaço: quadra de esportes ou pátio
Organização dos alunos: dispostos livremente na quadra
Desenvolvimento:
• O professor falará em voz alta os nomes de algumas espécies do reino animal, que deverão ser lembrados pelos alunos de acordo com as suas características de movimentação.
• Todos os alunos terão que memorizar a seqüência, iniciando pela ameba => girino => sapo => tubarão => coelho => macaco => homem => super-homem.
• Cada aluno, para se comunicar com o outro, deve executar o movimento característico de cada espécie e, para evoluir, deve encontrar outro da mesma espécie e tirar “Jóquei Pó”. O vencedor evolui para a próxima espécie e o perdedor permanece na mesma espécie. Quando chegar à última evolução (super-homem), se perder, o aluno deverá regredir para ameba.
Obs:. Somente os alunos da mesma “espécie” poderão jogar o “Jóquei Pó”.
Problematização 2• Neste jogo, os bichos se movimentam da mesma forma que o homem?
• Como o homem se movimenta?
• Como você se movimenta na escola e em sua casa



Destaque do bate-papo/problematização
O homem, como único animal racional, possui uma forma própria de se movimentar, o que lhe possibilita a realização de diferentes movimentos, imitando, inclusive, a forma de movimento dos animais.




Sistematização da aprendizagem
* Alunos: Em grupos, montar um painel em cartolina com recortes (jornais, revistas, etc.) de imagens humanas em diferentes situações de movimento, explicando-as.
* Professor: Deverá avaliar as produções dos alunos, no momento do registro e principalmente durante a realização da atividade.




* FONTE: OFICINAS CURRICULARES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E MOTORAS

ESPORTE/ GINÁSTICA /JOGO - CICLOS I e II - (ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL)
PLANEJAMENTO PARA O 3º ANO / 2ª SÉRIE

PLANEJAMENTO PARA O 3º ANO / 2ª SÉRIE
3° ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS


Disciplina – Língua Portuguesa

Objetivos

. Ler, escrever, escutar e falar;
Dar continuidade ao processo de alfabetização escolar;
Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado.

Objetivos Específicos

Os alunos deverão produzir os mais diversos tipos de textos contendo dramas e soluções;
Expressar-se oralmente e fisicamente por meio de dramatizações;
Desenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem e competência;

O aluno deverá ser capaz de:

Conhecer e utilizar os mais diferentes tipos de textos;
Entender a escrita e a leitura como fonte de informação e socialização;
Aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Conteúdo

Leitura diversificada dos mais diferentes tipos de textos;
Escrita e reescrita de textos diferenciados;
Estruturação de palavras, frases e textos;
Noção de tempo: passado, presente e futuro;
Gramática contextualizada;

Desenvolvimento Metodológico

Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.

Justificativa da disciplina

O ensino da Língua Portuguesa é meio para que o aluno aprimore seu nível de linguagem e entendimento dentro de uma sociedade, incentivando a um processo de aprendizagem contínuo, consciente e reflexivo.


Avaliação

Será continua por meio de observação e interferência, possibilitando uma reavaliação do professor e progressos dos alunos, respeitando suas possibilidades e limitações.




Disciplina: Matemática

Objetivos


• Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair;
Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento;
Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia e a terminologia matemática.

Objetivos Específicos

• Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração;
Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações;
Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo;
Compreender tabelas e gráficos;

Conteúdo

• Sistema de numeração decimal;
Adição, subtração, multiplicação e divisão;
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
Sistema monetário
Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário;

Desenvolvimento Metodológico

• Sistema de numeração decimal;
Leitura e escrita de um número;
As quatro operações envolvendo os números naturais;
Antecessor e sucessor de um número;
Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;
Interpretar tabelas e gráficos;

Justificativa da Disciplina

O ensino da Matemática tem por finalidade:

• contribuir para a construção da cidadania;

Avaliação

Contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida.
Disciplina História

Objetivos

•Sua identidade e origem na história;
Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País;
Compreender a Migração e Imigração dentro de um País;
Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

Objetivos Específicos

• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
Registrar informações pessoais;
Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas;
Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País;

Conteúdo

• Identidade:
- Quem é você?
- História de sua vida (linha do tempo)
Fatos importantes dos deslocamentos populacionais no Brasil;
História dos primeiros habitantes;
Construção da América;
Calendário e suas datas comemorativas;

Desenvolvimento Metodológico

• Proporcionar condições que leve o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico;
Possibilitar ao aluno por meio do estudo da História sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.


Justificativa da disciplina

• Permitir ao aluno condições para rever pré-conceitos elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercer sua cidadania, expor idéias e pensamentos e situar-se em relação ao tempo histórico.

Avaliação

• Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.





Disciplina Geografia

Objetivos

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modifica-lo;
Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

Objetivos específicos

• Conhecer o Município – lugares e sociedade;
Identificar os limites e governo do Município;
Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município;

Conteúdo

• Cartografia;
Informações gerais sobre o Estado de São Paulo;
Os vizinhos do Município de São Paulo;
As paisagens do Município de São Paulo: Relevo e Vegetação;
A água do Município: poluição, utilização e origem;
As principais atividades econômicas do Município;

Desenvolvimento Metodológico

• Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e |Município de São Paulo;
• Localização dos vizinhos do município de São Paulo, partindo da localização de seu próprio bairro;
• Discussão sobre a poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola;
• Ampliar os conhecimentos para os atuais problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;

Justificativa da disciplina

• O ensino da Geografia tem como objetivo levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

Avaliação

• Contínua e sistemática, com respostas livres e pessoais possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo.

Disciplina Ciências

Objetivos

• Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

Objetivos Específicos

•Água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos;
Ar sua importância e prejuízos da poluição;
Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade;
Identificar dentro da fauna brasileira vertebrada e invertebrada, cadeia alimentar, reprodução da espécie e sua classificação;
Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

Conteúdo

• Higiene e Saúde;
• Universo;
• Água:
- Estados físicos;
- Ciclo da água na natureza;
•Ar:
- Poluição do ar;
- Temperatura e umidade do ar;

•Plantas:
- Como são as plantas;
- Partes de uma planta;
- Necessidades de uma planta;
- Respiração e transpiração;
- Nutrição e reprodução;
• Animais:
- Como são e como se alimentam;
- Classificação;
- Animais úteis e prejudiciais ao homem;
- Reprodução dos seres vivos;


Desenvolvimento Metodológico

• Desenhos
Elaboração de relatórios
Observação de fatos concretos
Discussões em grupo a partir de leituras.

Justificativa da disciplina

Propor ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

Avaliação

A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura.

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de

errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:

Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

  • § localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
  • § estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
  • § ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
  • § revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
  • § compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
  • § produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
  • § escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
  • § considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;

  • § Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
  • § Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.

MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”

Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;

COMPETÊNCIAS e  HABILIDADES:
  • § resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
  • § elaborar hipóteses;
  • § propor soluções e explorar possibilidades;
  • § identificar informações em tabelas e gráficos que  permitam  aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
  • § desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental  e estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
            Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
  • § observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
  • considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)

OBJETIVOS GERAIS:
            Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
            Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e  COMPETÊNCIAS:
  • § comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª, 3ª e 4ª  SÉRIES
  • § leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
  • § manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
  • § socialização das experiências de leitura;
  • § busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
  • § leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
  • § análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
  • § leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
  • § revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
  • § escuta de textos lidos pela professora;
  • § atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
  • § utilização estratégias de leitura;
  • § análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
  • § produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
  • § uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
  • § o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
  • § produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
  • § revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
  • § participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
  • § manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
  • § narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
  • § descrição (dentro de uma narração  ou de uma exposição) de personagens e objetos;
  • § exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
  • § adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
  • § análise da qualidade da produção oral , alheia  e própria (com ajuda);
  • § escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
2ª SÉRIE
  • § número natural;
  • § exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
  • § seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
  • § sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
  • § agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
  • § unidade, dezena e centena;
  • § leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
  • § decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
  • § as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
  • § percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.
3ª SÉRIE
  • § sistema de numeração decimal;
  • § ordens, classes, leitura e escrita;
  • § números ordinais;
  • § operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • § situações- problema envolvidas com números naturais;
  • § frações, números decimais;
  • § medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
  • § geometria: curvas, retas, polígonos;
  • § perímetro e área.
4ª SÉRIE
  • § número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
  • § operações com números naturais;
  • § utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
  • § conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
  • § números racionais absolutos;
  • § formas fracionárias; frações equivalentes;
  • § adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
  • § multiplicação de um número natural por fração;
  • § fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
  • § porcentagem;
  • § unidade de capacidade – litro;
  • § unidade de massa;
  • § conceito de área e superfície;
  • § medidas de superfície com unidades não padronizadas;
  • § o metro quadrado – problemas com perímetro;
  • § geometria – superfície – conceito;
  • § superfície delimitada nas figuras planas variadas.
2ª SÉRIE
  • § Higiene pessoal (física, mental e social).
  • § A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
  • § As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
  • § Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
  • § Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
  • Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
3ª SÉRIE
  • § O Planeta Terra;
  • § O solo;
  • § A água;
  • § O ar;
  • § Transformações no ambiente;
  • § Seres vivos.
4ª SÉRIE
  • § Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
  • § Influência da energia solar e das chuvas;
  • § Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
  • § Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
  • § Efeito dos ventos nas atividades humanas;
  • § Relação do solo e vegetação;
  • § Aproveitamento dos recursos naturais;
  • § Diferenças de estações do ano;
  • § Constelações, referenciais dos hemisférios;
  • § Bússola – instrumento de orientação;
  • § Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
  • § Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
  • § Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
  • § Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
  • § Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
  • § O corpo humano – órgãos e aparelhos;
  • § Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
  • § Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
  • § Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
  • § Medidas de Primeiros  Socorros;
  • § Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
  • § Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
2ª SÉRIE
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
  • § A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
  • § Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
  • § A história pessoal e familiar;
  • § Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
  • § Exploração do meio ambiente pelos sentidos.


I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA  E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
  • § Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
  • § Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
  • § Inauguração de lojas e fábricas;
  • § Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
  • § Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
  • § Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
  • § Datas comemorativas.
  • § A escola, a casa nos grupos sociais;
  • § Espaço e tempo (físico e social);
  • § Regras, normas e leis;
  • § O trajeto casa / escola;
  • § Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
  I I I – ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
  • § Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
  • § Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
  • § Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
  • § Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
  • § Convivência solidária e democrática.
3ª SÉRIE
  • § A história do seu município:
    • paisagem, relevo, clima, vegetação;
    • zonas urbana e rural;
    • limites;
    • agricultura e pecuária;
    • indústria e comércio;
    • transporte e comunicação;
    • governo do município.
4ª SÉRIE
  • § Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
  • § Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
  • § Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
  • § Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
  • § A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
  • § A questão da posse da terra e imigração campo – cidade;
  • § A produção na cidade e no campo;
  • § A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
  • § As atividades agropecuárias no seu Estado;
  • § O comércio;
  • § As cidades e conservação dos serviços públicos;
  • § Os impostos e seus empregos na sociedade;
  • § As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
  • § A conservação ambiental e a destruição da natureza;

I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • Aulas dialogadas;
  • Aulas expositivas;
  • Aulas na biblioteca;
  • Aulas na sala de informática;
  • Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
  • Cartazes;
  • Debates;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Discussão;
  • Estudo do Meio;
  • Feira (Ciências , Livro);
  • Gravador  / som;
  • Leituras de vários gêneros  textuais;
  • Livros Paradidáticos;
  • Material de Artes;
  • Material de sucata;
  • Palestras;
  • Realização de experimentos;
  • Recortes de jornais e revistas;
  • Seminários;
  • Trabalhos em grupos;
  • Trabalhos individuais;
  • Vídeo (documentários e entretenimento);
  • Mapas.

I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO

  • A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.

  • Recuperação paralela:  será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.